Filmadoras

NOTA tt
9.0

Review Canon HF S21

Talvez grandes diretores de cinema tenham começado assim: um roteiro, imaginação, alguns amigos para bancar os atores e, principalmente, uma boa câmera. Se você é um desses caras e tem recursos para investir no seu hobby, temos uma boa opção para você. Basta ler o nosso review e tirar suas próprias conclusões...

Gustavo Ats
por
em

Talvez grandes diretores de cinema tenham começado assim: um roteiro, imaginação, alguns amigos para bancar os atores e, principalmente, uma boa câmera. Se você é um desses caras e tem recursos para investir no seu hobby, temos uma boa opção para você. Basta ler o nosso review e tirar suas próprias conclusões.

Design

As câmeras da Canon, tanto as máquinas fotográficas profissionais quanto as filmadoras têm uma ótima pegada e uma das alças mais confortáveis que já passaram pelas mãos dos nossos editores. Os controles são posicionados de forma que você possa fazer as operações básicas com apenas uma das mãos.

Na parte de cima, temos a sapata para acessórios (proprietária da Canon), botões de zoom, disparador de fotos e o flash, que fica escondido enquanto não está sendo usado. Quando se abre o display, a primeira surpresa é o tamanho da tela: 3.5 polegadas e depois temos outra boa surpresa: 2 slots para cartão de memória SD/ SDHC.

Para quem prefere câmeras que focam mais no design, pode não curtir muito esta Canon por ela ser "basicona". No entanto, quem foca me qualidade, vai gostar!

Canon HF S21 (Foto: Divulgação)Canon HF S21é excelente para amadores, mas custa bem caro (Foto: Divulgação)

Desempenho

Assim como o design, a qualidade de imagem é muito boa, no geral apenas os especialistas podem se sentir irritados com alguns pequenos problemas que a máquina tem, mas vamos por partes:

Fidelidade de cores

A máquina reproduz bem a imagem, mas a fidelidade de cores poderia ser um pouco melhor. Acontece que ela tem uma margem de erro de 1% nas cores, por exemplo, uma pessoa branca pode ficar um pouco mais morena do que é. Mas não haverá muitos problemas em relação a isso.

Isso não chega a ser preocupante. Na verdade só os olhos mais atentos chegam a perceber essa diferença, ou seja, um usuário comum acaba deixando esse defeito passar despercebido e com uma boa regulagem, a filmagem sai perfeita

Foco

Não há do que reclamar do foco da máquina. Em movimento ou em imagens mais paradas, as lentes Canon se mostraram capazes de mostrar totalmente a cena. Em termos leigos, isso significa que a câmera não embaça, mesmo que você resolva filmar algo que está em movimento como aves, esportes, crianças e outros.

Aqui só sentimos falta de um recurso como Slow Motion (que capturasse pelo menos 240 fps) para efeitos especiais como simulação de tiroteios, filmagem de animais em slow motion e outros.

Em pouca luz

Se há uma coisa que não surpreende nessa máquina é a filmagem em pouca luz. Dá para usar a máquina só com o flash embutido e obter efeitos muito interessantes, mas ainda há muito o que melhorar para fazer filmagens noturnas.

A qualidade de imagem, por exemplo, é aceitável só no alcance do flash. Se você precisar filmar algo mais distante, vai precisar de um iluminador externo bem potente ou então deve se contar com o ruído na imagem.

Geral

No geral, a câmera tem um desempenho acima da média do mercado, mas ainda há bastante o que melhorar no quesito de filmagem em pouca luz. Também seria desejável um modo de vídeo Super Slow Motion para dar efeitos interessantes na imagem.

Com um pouco de imaginação, amigos suficientemente malucos e esta máquina, você vai conseguir fazer produções incríveis para mostrar à galera. No entanto, pode decepcionar os aficcionados por qualidade.

Outros dados

A câmera usa um SSD de 64 GB mas se você acha pouco, pode colocar não 1, mas dois cartões de memória SD ou SDHC para expandir a memória. O tamanho máximo suportado não foi informado pela Canon.

A duração da bateria nem é das melhores, dura menos de 2 horas. Para ser mais exato ela dura 72 minutos, então é bom comprar uma bateria melhor do que a que vem com a máquina, se quiser usá-la por mais de 1h e 12 minutos.

Como outros recursos ela conta com controles manuais e automáticos, gravação AVCHD, Vários framerates ( 60i, 24p, 30p e 24p nativo), estabilizador óptico de imagem, zoom digital de 200x, foco manual que funciona tanto no anel quanto no display touchscreen e vários outros.

Custo-benefício

Se há um problema com essa câmera é apenas o preço. No Brasil, ela custa entre 4 e 5 mil reais e mesmo nos Estados Unidos ela não pode ser considerada uma câmera barata: Custa entre 999,00 e 1.199,00 dólares.

Ficha técnica

Resolução 6MP (Video) 8MP (imagem), 60i, 24p, 30p e 24p nativo
Zoom ótico 10x
Zoom digital 200x
Tipo de sensor CMOS 1 /2,3”
Tela LCD 3,5”
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo AVCHD
Cartão de memória 2x Cartões de memória SD
Bateria Íon Lítio até 80 minutos de filmagem.
Conexões HDMI / USB / Headphone, Hot Shoe/ Cold Shoe
Peso 502 g
Itens incluídos Cabo USB, AV, pulseira de segurança, bateria recarregável de Li-ion, carregador, CD-ROM

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Controles manuais.
  • * Ótima qualidade de imagem.
  • * Usa SSD no lugar de HDD.
  • * 2 Slots de cartão.

Contras

  • * Muito cara.
  • * Baixa duração de bateria.
  • * Não suporta SDXC.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares