Filmadoras

NOTA tt
7.0

Review Canon Vixia HF100

Canon apresenta um modelo elegante e compacto, bons recursos e boa qualidade de vídeo. O preço, no entanto, é bem alto.

Victor Hugo
por
em

A Canon geralmente acerta em seus produtos. E um deles é a câmera Vixia HF100, que apresenta um modelo elegante e compacto, bons recursos e boa qualidade de vídeo. O preço, no entanto, é bem alto. Acompanhe neste review!

Design

A HF100 é uma câmera compacta e leve. O suficiente para caber no bolso de uma jaqueta! Ela é menor do que a principal concorrente, a Sony Handycam HDR-CX7 e mais compacta do que a Vixia HG10. Corpo de plástico se sente bastante sólido.

Como dito anteriormente, ela tem um visual elegante, o modelo cinza fosco compacto chama a atenção daqueles que gostam de um aparelho com um design sofisticado, mas que ao mesmo tempo, não deixam a praticidade de lado.

Canon HF 100 (Foto: Divulgação)Canon HF 100 é elegante e tem um bom desempenho (Foto: Divulgação)

Desempenho e funcionalidade

Durante nossos testes, a  HF100 não teve nenhum problema de usabilidade. Os botões são grandes e fáceis de operar. O botão de funções liga/desliga e o de navegação agora está localizado no painel LCD. Isso pode atrapalhar um pouco (ou bastante), já que você vai ter de operar simultaneamente os controles e segurar firme a câmera.

A Canon HF100 grava vídeo AVCHD com um máximo de 17 megabits por segundo (2 horas e 5 minutos de vídeo), e pode armazenar até 6 horas e 5 minutos de vídeo na menor taxa de bits de 5Mbps. Você pode gravar vídeos com uma qualidade ainda melhor no cartão SDHC Classe 4 ou superior (Classe 6 é o mais rápido atualmente). Com a classe 4 - 16GB - Kingston, a câmera teve um bom funcionamento.

Tirando o zoom ótico, que é de até 12x, a Canon HF100 tem as características bastante comuns aos modelos da Canon semiprofissionais.  Você também pode gravar de forma progressiva 30 ou 24 quadros por segundo (fps), bem como os modos 60i.  A camcorder também fornece um conjunto completo de portas e conectores: a mini-HDMI para a reprodução na TV diretamente, com fone de ouvido e microfone, além de entrada USB.

A nova lente tem um ótimo desempenho. O sistema de estabilização óptica da imagem SuperRange funcionou satisfatoriamente durante todo o nosso teste. No entanto, quando há a necessidade de mudar o foco,  existe um lag  bem chatinho.

No geral, as imagens são bem nítidas. O lado negativo é que o alto contraste deixa as bordas maiores do que as habituais faixas.

O microfone estéreo, localizado embaixo da lente, geralmente, proporciona boa qualidade de áudio. No entanto, em recentes modelos da Canon, o vento mudou a opção de filtro manual para automático, e desde então pareceu ficar menos eficaz.

Custo-benefício

Quem já testou ou possui a HF10 não deve trocar para a HF100 já que não existe muita diferença entre os dois modelos. No entanto, se você não tem nenhuma das duas e a sua dúvida se restringe a elas, decida pelo design que mais lhe agrada: o preto da HF10 ou o cinza da HF100.

A diferença de custo entre as duas exatamente reflete o preço atual de 16GB de memória interna da HF10, o que a torna tentadora. No entanto, o recomendável é comprar o modelo mais barato e comprar um cartão adicional, quando os preços inevitavelmente cairão. O preço médio da HF100 é R$ 1.800,00.

Ficha técnica

Sensor de imagem CMOS
Slot para cartão de memória Memory Stick Duo, SDHC
Tamanho do visor LCD 2,7 polegadas
Foco 1.8 - 3.0 graus
Zoom óptico 12 x
Zoom digital 200 x
Microfone Sim
Saída de vídeo Vídeo componente
USB Sim
Peso 380 g

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Design.
  • * Qualidade de imagem.
  • * Zoom óptico.

Contras

  • * Desfoque.
  • * Lag em alguns momentos.
  • * Preço.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denis Bueno
    2011-12-10T16:24:58

    gosto muito de fimadoras pena que agora não tem mais de vhs se for fazer inscriçõe para o bbb como mandará um video pois pela internet não dá certo?