Câmera

NOTA tt
8.0

Review Canon PowerShot S90

Ser um usuário avançado de máquinas fotográficas e entender bem do assunto pode ser uma tarefa não muito fácil. O público leigo até tem uma ajudinha com o modo automático da maioria das câmeras digitais, o que facilita, e muito, o trabalho de fazer fotos. Porém...

Arize Oliveira
por
em

Ser um usuário avançado de máquinas fotográficas e entender bem do assunto pode ser uma tarefa não muito fácil. O público leigo até tem uma ajudinha com o modo automático da maioria das câmeras digitais, o que facilita, e muito, o trabalho de fazer fotos. Porém, a qualidade da imagem pode ficar bem longe do profissional com algumas câmeras.

A PowerShot S90 é a compacta da Canon que oferece imagens com alto padrão de qualidade, com boa nitidez e core. Ela também possui recursos acessíveis até para quem não entende muita coisa de fotografia. Isso é possível graças aos menus em português e algumas dicas que são apresentadas no modo “cenas”.

Para o usuário doméstico, que já está acostumado com câmeras digitais, basta dar uma olhadinha no manual e não será difícil entender os principais comandos e configurações. Ainda assim, a Canon PowerShot S90 também é uma boa alternativa de segunda câmera para os usuários avançados e profissionais.

Para uma compacta, ela surpreende no quesito fotos noturnas e em locais de baixa iluminação. A Canon PowerShot S90 figura a lista de melhores da categoria com 10,1 megapixels, objectiva grande-angular de 28-105mm com zoom óptico de 3,8x e uma abertura máxima de F2.0.

canon s90 2 (Foto: Divulgação)Imagens tiradas no modo noturno são destaque da PowerShot S90 (Foto: Divulgação)

Modos

Com a Canon PowerShot S90, você pode escolher entre os modos: Automático, Manual, Programa, Prioridades de abertura e de velocidade, Cenas, Vídeo e Luz fraca. Entre as predefinições disponíveis no modo “Cenas”, é possível selecionar Retrato, Paisagem, Crianças, Praia e outros 13 modos, incluindo “troca de cor”, no qual o usuário aponta para cores a serem trocadas numa foto.

Tamanho e visual

Nada de tamanhos grandes, a PowerShot S90 cabe bem na palma da mão e no bolso. A compacta possui dimensões 10,0 x 5,84 x 3,09 cm e pesa 175 gramas. Só tome cuidado para a câmera não escorregar da mão, o que não é difícil de acontecer, já que ela é leve, pequena e não possui áreas texturizadas.

Gostamos da tela LCD brilhante de três polegadas com 461 mil pixels, que exibe bem as fotos tiradas com uma transição de imagens com efeito fade.

Zoom e macro

 

canon s90 (Foto: Divulgação)Canon S90 tem zoom ótico de até 3,75x (Foto: Divulgação)

O zoom ótico de 3,75x pode não ser tão satisfatório, mas o comprimento focal de 28-105mm é interessante. Isso permite fazer imagens com ângulos de visão desde os mais amplos até mais fechados.

Assim, é possível aproximar significantemente objetos e desfocar o fundo das fotos.
Fazer close-ups com a PowerShot S90 também gera bons resultados. Na função macro, a objetiva consegue focar a uma distância mínima de cinco centímetros. Razoável para uma compacta.

O que nem adianta tentar é usar o zoom ótico no vídeo. Aliás, a gravação de vídeos da câmera deixa muito a desejar. A resolução de 640x480 em VGA perde feio para vídeos em alta definição.

Lentes e a luz fraca

Não poderia haver compacta melhor para quem tira fotos em ambientes iluminados artificialmente ou à noite. Isso é possível graças a abertura da lente. Com um valor de f/2.0 na grande angular e f/4.9 com o zoom no máximo ela deixa as concorrentes para trás.

O sensor CCD de 1/1,7’’ também contribui para as fotos de baixa ilimunação, já que ele lida bem com ISO. Vale lembrar que na opção luz fraca, as fotografia de alta sensibilidade, com ISO expandido até 12800 baixam a resolução máxima da imagem para 2,5 megapixels.


Luz forte

Se no escuro a PowerShot S90 é referência, para alta exposição à luz a câmera não é tão boa assim. Ela não possui visor ocular e limita o uso da máquina em condições extremas de claridade.

Ficha técnica

Tipo Compacta
Resolução       10 MP
Zoom optico 3.8x
Zoom digital 4x (com Conversor Digital de Teleobjetiva de aproximadamente 1,4x ou 2,3x e Zoom de Segurança). Combinado o zoom pode chegar a 15x
Processador de imagem             DIGIC 4
Tipo de sensor CCD de 1/1,7 polegadas
ISO AUTO, 80, 100, 125, 160, 200, 250, 320, 400, 500, 640, 800, 1000, 1250, 1600, 2000, 2500, 3200
Estabilizador ótico de imagem Sim
Detecção de rostos Sim
Tela LCD PureColor II de 3,0 polegadas
Touchscreen Não
Formato de imagem JPEG, RAW e compatível com Formato de Ordem de Impressão Digital [DPOF]
Formato de vídeo MOV
Cartão de memória SD, SDHC, MMC, MMCplus, HC MMCplus
Bateria Bateria Recarregável de Lítio NB-6L
Conexões Hi-Speed USB (MTP, PTP), mini-conector HDMI e saída A/V (PAL/NTSC)
Dimensões 10,0 x 5,84 x 3,09 cm
Peso 175 g
Ítens icluídos Bateria NB-6L, Carregador de Bateria CB-2LY, Correia de pulso WS-DC9, Digital Camera Solution CD-ROM, Cabo de Interface IFC-400PCU e Cabo AV AVC-DC400

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Tamanho compacto
  • * Boa qualidade de imagens
  • * Fácil de usar
  • * Excelente modo noturno

Contras

  • * Baixa resolução para vídeos
  • * Zoom ótico razoável
  • * Zoom não funciona para vídeos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares