Câmera

NOTA tt
7.0

Review Canon PowerShot SX30 IS

A superzoom SX30 IS, da Canon, além de aproximar 35 vezes, vem com um estabilizador ótico bastante funcional e grava videos em HD. No entanto, apesar de impressionar com esses recursos exagerados, a qualidade das imagens registradas, por sua vez, não é das melhores. Em nossos testes, as fotos apresentaram granulação com ISO a partir de 800.

Verônica Vasque
por
em

A superzoom SX30 IS, da Canon, além de aproximar 35 vezes, vem com um estabilizador ótico bastante funcional e grava vídeos em HD. No entanto, apesar de impressionar com esses recursos exagerados, a qualidade das imagens registradas, por sua vez, não é das melhores. Em nossos testes, as fotos apresentaram granulação com ISO a partir de 800.

Canon PowerShot SX30 IS (Foto: Divulgação)A Canon PowerShot SX30 IS é difícil de manusear. (Foto: Divulgação)

Visual

O design da SX30 IS não é dos mais confortáveis, uma vez que não tem um encaixe legal na mão dos usuários e é difícil de manusear. No entanto, é visualmente agradável, desenvolvida em uma material preto brilhante com detalhes em prata.

Com relação aos botões, entretanto, estes são bem posicionados, ficam situados na traseira, à direita, bastante acessíveis. A câmera conta com as dimensões de 12,29 x 9,24 x 10,77 cm e pesa 647 gramas.

A tela LCD de 2,7 polegadas, giratória, com resolução de 230 mil pixels, possibilita uma visualização otimizada e permite capturar os mais variados ângulos. No display, o usuário tem acesso às informações a respeito do modo de operação, da bateria, do flash, bem como da memória.

Recursos

A Canon SX30 IS tem uma boa configuração. A grande objetiva possibilita um incrível zoom óptico que aproxima 35 vezes, que oferece um domínio de possibilidades criativas, expansível de 24mm a 840mm equivalentes e uma abertura de diafragma de f/2.7-f/8.0 (W) e f/5.8-f/8.0 (T). O sensor tem resolução de 14,1 megapixels e a sensibilidade do ISO varia de 80 a 1600.

As funções desta câmera são outro ponto alto. Os modos de exposição contam com manual, prioridade de abertura, obturador e automático. Além de detector de faces, sensor de orientação, estabilizador óptico bastante confiável e configurações de cena para esporte, paisagem e retrato.

A SX30 IS não possui memória interna, portanto, o espaço para armazenamento se dá a partir de cartões de memória. A câmera é compatível com os formatos SD, SDHC, SDXC, MMC, MMCplus e HC MMCplus. Já com relação às conexões, possui saídas HDMI e RCA.

Qualidade das imagens


A qualidades dos registros da Canon SX30 IS deixou a desejar. Em nossos testes com o ISO acima de 800, as imagens apresentaram granulação em todas as configurações. Além disso, também percebemos problemas de nitidez central, bem comoa aberração cromática ciano em fotos tiradas em grande angular. As cores, ao contrário, são bem fiéis à realidade.

Com relação ao vídeos, o desempenho da câmera é bom. A SX30 IS pode gravar em resolução de 720p, de 640 x 480 (VGA) e em resolução de 320 x 240, em QVGA, a 30 quadros por segundo. Os vídeos que gravamos apresentaram qualidade compatível com a categoria da câmera, diferente das fotos.

Ficha Técnica

Tela 2,7 polegadas
Resolução da tela 230 mil pixels
Resolução 14,1 megapixels
Zoom óptico 35 vezes
Abertura do diafragma f/2.7-f/8.0 (W) e f/5.8-f/8.0 (T)
Vídeos resolução de 720p, de 640 x 480 (VGA) e em resolução de 320 x 240, em QVGA
Peso 647 gramas
Dimensões 12,29 x 9,24 x 10,77 cm
Compatibilidade de cartão de memória SD, SDHC, SDXC, MMC, MMCplus e HC MMCplus

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Zoom de 35 x.
  • * Estabilizador óptico muito bom.
  • * Bom desempenho nas gravações vídeo.

Contras

  • * Granulação com ISO acima de 800.
  • * Aberração cromática.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares