Câmera

NOTA tt
8.5

Review Canon Rebel T3

Com resolução um pouco mais baixa que a T3i e monitor fixo, a Canon Rebel T3 ganha no custo-benefício. Além do preço acessível, oequipamento produz ótimas imagens grava vídeo em HD. Veja análise

Mariana Coutinho
por
em

A Canon EOS Rebel T3 é a câmera digital ideal para quem quer começar a se aprofundar no mundo da fotografia. Lançada em 2011, ela consegue produzir fotos e vídeos com qualidade profissional, além de o equipamento ter design amigável e um manuseio bastante intuitivo. Confira o nosso review completo:

Quer saber como a Canon Rabel T3i foi em nossos testes? Confira o review

Canon t3 (1) (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A câmera é indicada para fotógrafos iniciantes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A câmera vem com lente EF-S 18-55 mm f/3.5-5.6, sendo compatível com qualquer Canon EF lentes, incluindo lentes EF-S. A Rebel T3 não tem a tela giratória da T3i, mas, em compensação, é mais leve e compacta. Sua principal vantagem é o custo-benefício, afinal temos uma semiprofissional completa com lentes intercambiáveis por preço que varia entre R$1800 e R$2400.

Características

A câmera disponibiliza foco automático, reconhecimento de faces e detector de sorrisos. Com ISO 100-6400, o equipamento promove boa qualidade de imagem mesmo em locais com pouca iluminação.

As fotos podem ficar um pouco escuras nessas situações, mas o resultado é satisfatório para uma semiprofissional. Além disso, a Rebel T3 possui um sensor CMO de 12,2 megapixels e processador de imagem DIGIC 4, que garantem uma qualidade razoável. Ela ainda vem com monitor de LCD tem 2,7 polegadas, que não é giratório e nem touchscreen. Isso pode prejudicar um pouco na hora de selfies ou filmagens próprias com a câmera. No mais, não há prejuízos.  

Imagem feita com a Canon Rebel T3 em ambiente pouco iluminado (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)Imagem feita com a Canon Rebel T3 em ambiente pouco iluminado (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)

Por falar em filmagem, ela permite gravar nos formatos RAW + JPEG simultâneos em cartão de memória. Há função de Balanço de Branco e Balanço de Branco Automático, além dos modos Padrão, Retrato, Paisagem, Neutro, Fiel, Usuário, Monocromático, Definido 1-3. Ainda, as configurações manuais da zona criativa possibilitam que o usuário mais familiarizado possa ajustar manualmente a abertura do diafragma, a velocidade do obturador, o ISO etc. O equipamento grava vídeos em HD com definição de 720p e áudio. Outra vantagem é a bateria, que dura em torno de uma hora sem precisar ser trocada. É uma boa duração se comparada a outras câmeras com as mesmas funções.

Canon t3 (2) (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A bateria é uma vantagem da câmera se comparada aos modelos semelhantes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design e recursos

De corpo leve revestido de policarbonato, com dimensões aproximadas de 10 cm x 13 cm x 8 cm, a câmera tem algumas áreas emborrachadas, assim como a T3i. Isso permite uma leveza na câmera, ideal no quesito portabilidade. O corpo, entretanto, é robusto o suficiente para garantir uma boa pegada ao fotógrafo 

O equipamento apresenta flash embutido e fixo. Ele até garante uma compensação razoável em ambientes de pouca luz, mas, não garante uma iluminação aconselhável para uma fotografia de qualidade. 

Os botões se encontram em posições bastante intuitivas para quem gostar de fotografar olhando no visor, e não pelo monitor. A câmera oferece suporte para tripé, tem entrada para cartão SD e cabo HDMI e apresenta sapata para uso de flash externo.

O manuseio para troca de lentes é feito de forma bastante fácil, seguindo as indicações na própria parte superior da câmera e as instruções no Guia do Usuário. 

Desempenho

Para uma semiprofissional, o desempenho da Canon Rebel T3 em nossos testes foi excelente para o que se propõe. Porém, não queira ousar com o equipamento em ambientes noturnos ou de baixa luz, pois mesmo o ISO mais elevado não é suficiente e ainda faz fotos mais granuladas do que o comum. 

Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, retratado pelas lentes da Canon Rebel T3  (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)Bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, retratado pelas lentes da Canon Rebel T3 (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)


Em paisagens diurnas, entretanto, a Canon Rebel T3 cumpre vem a sua função e produz imagens realmente profissionais sem muito esforço. Basta ajustar o modo Paisagem e bater.

Para os fotógrafos iniciantes que ainda estão em processo de aprendizagem, ela possui alguns modos automáticos adequados para determinadas situações e garantem uma ótima qualidade. 

A lente EF-S 18-55 f/3.5-5.6 III é considerada uma lente básica, que vem no jogo, atinge a diferentes objetivos. Para fotográfos iniciantes, essa lente combinada ao modo Cena Inteligente, que ajusta as configurações de acordo com a cena a ser retratada, pode trazer belos resultados. No entanto, a lente que vem com o equipamento se mostra insuficiente em várias situações para fotógrafos mais avançados.

Imagem feita com o modo Paisagem da Canon Rebel T3  (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)Imagem feita com o modo Paisagem da Canon Rebel T3 (Foto: Mariana Coutinho/ TechTudo)

Achamos o foco automático (AF) da câmera um pouco lento, mas bastante eficiente. É muito mais simples optar pelo AF do que tentar um foco manual. Além disso, a Rebel T3 apresenta recursos como disparo automático, disparo contínuo e detector de sorrisos.

Acessórios

Canon t3 (3) (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A Canon T3 é uma ótima opção para fotógrafos iniciantes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A câmera vem com ocular e tampa de corpo, tampa da frente e de trás da lente EF-S 18-55 f/3.5-5.6 III e correia. Acompanha ainda um Guia do Usuário em inglês e francês, manual em português, CD de instalação de softwares, bateria,  carregador de bateria, cabo de interface USB IFC -130U e outro cabo AV AVC- DC400ST. Alguns kits apresentam também cartão de memória SD e até uma bolsa para guardar o equipamento.

Custo-benefício

A Canon Rebel T3 é um dos maiores custos-benefícios de sua categoria. Menos famosa que a T3i, ela agrega a maioria de suas funções por um preço mais acessível. Com esse equipamento, você vai poder produzir fotos com qualidade profissional em diversas situações, mas desfrutando do manuseio simples de uma semiprofissional.

O monitor não-giratório pode ser uma grande desvantagem da câmera, se comparada à T3i, que também apresenta uma qualidade mais alta de imagem, com 18 megapixels, mas o preço da T3 pode pesar no lado contrário. Se você quer uma câmera semiprofissional com boas funcionalidades e um custo acessível, essa é uma boa opção.

*Colaborou Luciana Maline

Tabela de especificações da Canon Rebel T3 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações da Canon Rebel T3 (Foto: Arte/TechTudo)



Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Qualidade da Imagem
9
Peso/Tamanho
8
Funcionalidades
9
Custo-benefício
8

Prós

  • - Manuseio simples
  • - Entrada HDMI
  • - Lente intercambiável
  • - Reconhecimento de rostos

Contras

  • - Monitor fixo
  • - Foco automático lento
  • - Microfone interno não é muito bom
  • - Não tem estabilizador de imagens
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leo Anne
    2018-03-23T23:57:52

    T3 semiprofissional? Nunca nem vi

  • Daniel Synclair
    2016-06-10T20:36:31

    O Nome da câmera esta escrito errado não é "RABEL" É "REBEL"

  • Allan Cm
    2016-04-20T19:22:05

    Vocês erraram lá em cima na chamada. Ta escrito "Além do preço acessível, oequipamento produz ótimas imagens grava vídeo em Full HD. Veja análise" mas ela filma em HD e não Full HD. E "oequipamento" está junto.

  • Irlandes Junior
    2015-06-18T08:09:11

    Tudo bem que não é um equipamento específico para filmagens, mas gravar a 720p hoje em dia chega a ser ridículo. O preço da câmera nem é tão alto, mas hoje em dia, pela praticidade e qualidade dos celulares uma câmera tem que oferecer imagens muito melhores do que essa