Câmera

NOTA tt
9.3

Review Canon Rebel T3i

A T3i é a DSLR da Canon lançada em fevereiro de 2011. A câmera de entrada possui visor LCD de cristal líquido giratório de 3 polegadas e um sensor CMOS APS-C de 18 Megapixel. Confira no review se ainda é vantajoso adquirir este modelo.

Anna Kellen Bull
por
em

A Canon EOS Rebel T3i, também conhecida como 600D, é uma câmera digital single-lens reflex que foi lançada em fevereiro de 2011. Sucessora da Rebel T2i, a DSLR tornou-se um emblemático modelo de entrada da empresa e trouxe muitas novidades na época do lançamento. 

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Canon T3i trouxe como principal novidade o monitor giratório de 3 polegas (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


A principal inovação, em relação à câmera antecessora, é o seu monitor de três polegadas giratório, que disponibiliza maior mobilidade ao usuário. Confira o review completo no TechTudo e descubra se ainda vale a pena investir nesta semiprofissional.

Características

A T3i possui um sensor CMOS APS-C de 18 Megapixels e um processador DIGIC 4 de 14 bits. Estes atributos são grandes responsáveis por capturar imagens com ótima qualidade em descrição de nitidez e detalhes, além de impressionantes gradações de cores. É possível, por exemplo, destacar o azul do céu ou evidenciar o degrade de várias tonalidades de cores.  

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Cores vibrantes em fotografia capturada com a T3i  (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

O modelo é considerado de entrada, pois responde às expectativas de pessoas com diferentes níveis de conhecimento. Dessa maneira, ele foi projetado para atender basicamente dois tipos de usuários: os profissionais que estão ingressando no mercado fotográfico e os entusiastas da fotografia. 

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Equipamento é recomendado para amadores e para os fotógrafos que estão entrando no mercado (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Com um ISO de 100-6400 expansível a 12800, a câmera permite tirar fotografias naturais e nítidas, mesmo em locais com pouca luz.  Além disso, ela grava vídeos em Full HD progressivo com até 30fps e o bitrate de gravação, segundo a Canon, é de 330 MB/min.

A velocidade do obturador vai de 1/4000 seg. até 1/60 seg e o disparo contínuo atinge velocidade máxima de 3,7 imagens por segundo (ims).

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Ambiente fotografado com ISO 100 e ISO 1600. Não há ruídos mesmo com ISO mais alto (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Para proporcionar maior controle ou rapidez ao fotografar, o equipamento disponibiliza duas zonas no seletor de modos: a básica e a criativa. A zona básica foi feita para o público mais amador, pois todas as definições se adequam ao motivo fotografado automaticamente. Para isso, é necessário apenas escolher o modo desejado e carregar o botão do obturador. Entre as cenas disponíveis estão: inteligente auto, flash off, criativo auto, retrato, paisagem, grande plano, esportes e retrato noturno.

Em contrapartida, a zona criativa é ideal para as pessoas que desejam mais autonomia no controle manual de imagem e exposição. Neste modo, é possível ajustar a velocidade do obturador, a abertura do diafragma, o ISO, o balanço de branco, entre outras funcionalidades. As definições manuais são: P (programa AE), TV (prioridade de obturador AE), M (exposição manual) e A-DEP (profundidade de campo automática AE).

Design e recursos

A pequena gigante de lentes intercambiáveis conservou algumas características físicas presentes na T2i. Ao analisar mais atentamente, percebe-se que ela está um pouco mais robusta e pesada do que a predecessora, com 530 gramas. 

O corpo da câmera, que é revestido em policarbonato, possui algumas partes emborrachadas e mede, aproximadamente, 128,8 x 97,5 x 75,3 mm. A borracha oferece mais segurança para o manuseio e dificulta que o aparelho escorregue. No geral, achamos muito confortável o formato e o acessos aos seus botões. Em nossos testes, no entanto, ocorreram arranhões na parte em que as unhas encostam. Há a possibilidade de deixar riscos na superfície ao segurar a câmera com as unhas grandes, portanto é melhor tomar cuidado. 

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)LCD flexível é ideal para tirar "selfies" (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Em relação ao monitor, uma das maiores vantagens do modelo, há pouco o que reclamar. O visor LCD de cristal líquido possui três polegadas (1 milhão de pontos) e é giratório, sendo ideal para tirar “selfies” ou para os fotógrafos que utilizam um tripé. 

O equipamento conta com entrada para cartão de memória do padrão SDXC, com capacidade de até 32 GB. Estão disponíveis saídas A/V e HDMI, para áudio e vídeo. Há, ainda, entrada para microfone externo e cabo disparador.

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Detalhe das entradas da Canon 600D (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Ele apresenta a mesma compatibilidade HDMI que a T2i, que não só permite reproduzir imagens em sua HDTV, como também controlar as funções de reprodução da câmera através do Consumer Electronics Protocol (CEC).

A câmera de entrada da Canon traz flash embutido de número da guia 13/43, que cobre até 17 mm de comprimento focal da lente. Ela também é efetiva como luz estroboscópica para auxílio do foco automático em situações de baixa luz. Além disso, a T3i tem sapata Hot Shoe para o uso de unidades de flash externos.

Na parte da frente do corpo, há o botão do obturador, o temporizador automático, sensor do telecomando, o encaixe da objetiva, o botão de pré-visualização de profundidade de campo, o botão do flash e o microfone. Já na traseira, há ocular do visor, o botão de informações, o menu, o LCD, a opção de abertura, controle rápido, a função de reprodução, o botão de definição, opção de apagar, função de seleção de ponto AF, botão de bloqueio AE, entre outros.

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Design da parte superior da T3i e o flash embutido (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Já na parte superior encontram-se o seletor de modos, o flash incorporado, botão de definição da sensibilidade ISO, seletor principal, botão de visualização, além de outras opções. Ao lado direito do corpo ficam a tampa do cartão e o orifício do cabo DC. A tampa do terminal de áudio e vídeo, telecomando, microfone externo, miniterminal e HDMI OUT ficam no canto esquerdo da máquina.

Existe, ainda, uma funcionalidade chamada de Recurso de Eliminação de Poeira que realiza a limpeza manual do sensor ou executa a auto limpeza quando a energia for ligada ou desligada.

Desempenho

O desempenho da Canon 600D, como também é conhecida, foi excelente em nossos testes, mas há algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a qualidade das imagens produzidas alcança um resultado quase profissional. Com capacidade de processar fotos em JPEG, RAW (14-bit, original da Canon) ou RAW+JPEG, ela ainda possui filtros criativos, como o efeito olho de peixe ou miniatura.  

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Imagens tiradas com a câmera de entrada da Canon surpreendem (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Nós testamos a máquina fotográfica com a lente EF- S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II da Canon incluída no kit mais em conta. Sua distância focal é equivalente a 28-99mm no formato 35mm, sendo assim, ela é considerada uma lente básica do dia a dia e atinge diferentes objetivos. 

Para os fotógrafos menos experientes, a Canon disponibiliza um guia de ajuda incorporado e o modo de Cena Inteligente (A+) que analisa o ambiente e aplica as configurações necessárias automaticamente.

Após ler o manual completo, não há dificuldades com os controles. Os botões são organizados de maneira intuitiva e existem telas explicativas disponíveis para ajudar a regular o equipamento. 

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Os botões são organizados intuitivamente (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

A T3i vem equipada com um sistema de foco automático bem rápido baseado em nove pontos, com o ponto central cruciforme. Isso significa que ela acompanha os assuntos usando os pontos de auto focagem em todo o frame. 

Embora o número de pontos de AF ser o mesmo que o da 60D, a T3i tem uma vantagem significativa pelo fato de todos os seus pontos serem do tipo cruzado, ou seja, são sensíveis aos detalhes horizontais e verticais.

Estão disponíveis três modos de foco no modo Live View: rápido, live e detecção de Face. No entanto, o resultado da focagem no Live View não foi tão satisfatório assim. O autofoco neste modo é muito lento, assim como no sistema de filmagem. Esteja ciente de que o modo Live View queima a vida da bateria mais rápido e reduz o número de fotos por carga em mais da metade.

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Modo Live View da 600D (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Aliás, os vídeos filmados em Full HD (1080p) merecem destaque. Na sua mais alta qualidade, ela oferece uma taxa média de cerca de 45Mbps. Além disso, a T3i pode produzir vários “filmes” por vez e depois os une em um único arquivo. O recurso, chamado de Video Snapshot, é muito recomendado para os “vlogueiros”, pois é possível filmar de forma mais dinâmica e profissional, sem ser necessário editar antes de postar. Em relação ao áudio, a câmera é equipada com um microfone monaural interno e possui, também, um conector para microfone externo estéreo e filtro para o ruído do vento. 

Testamos a DSLR em condições de baixa luminosidade com ISO 3200 e captamos o ambiente noturno razoavelmente bem. São perceptíveis alguns ruídos na cena, mas nada fora do comum. Afinal, quanto maior o ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz e, consequentemente, aparecem pontinhos granulados nas áreas mais escuras. Em geral, a T3i tem um perfil de ruído muito bom, surpreendentemente semelhante ao da 60D, a sua concorrente.

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Foto tirada com ISO 3200 em ambiente com luz fraca. Poucos ruídos somente nas partes escuras(Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Com velocidade do obturador de 1/4000 seg. até 1/60 seg, o disparo contínuo atinge apenas 3,7 imagens por segundo. Neste quesito, não existe vantagem em relação à T2i: ambas estão limitadas a 34 fotos em JPEG e 6 em RAW. Depois de capturar a quantidade máxima de retratos, ela perde a velocidade e fica indisponível alguns segundos. Uma dica para quem deseja alcançar a quantidade máxima de disparos é utilizar o modo de disparo “esportes”.

O desempenho da bateria, entretanto, não foi dos melhores. A máquina tira cerca de 440 fotos por carga da bateria, número ligeiramente abaixo da média em câmeras reflex. Se o usuário usar o Live View, então, a quantidade cai para 180.

Acessórios

O kit completo e mais em conta da Canon T3i vem com ocular e tampa do corpo, a lente EF- S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II, tampas da frente e de trás da lente (com kit de lente) e correia larga EW-100DB III. Além disso, acompanha um carregador de bateria LC- E8E, uma bateria LP- E8, um cabo de interface USB IFC -130U e outro cabo AV AVC- DC400ST. Há, também, softwares em CD- ROMs, cartão de garantia e manuais.

Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Alguns acessórios que acompanham o kit da Canon T3i (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Custo-benefício

Com a irmã mais velha, a T2i, ainda disponível e com o lançamento da T4i e da T5i fica a pergunta: será que vale a pena adquirir a EOS 600D? Muitas questões devem ser avaliadas para tomar esta decisão. O primeiro aspecto a ser discutido é o preço: a T3i é encontrada por, aproximadamente, R$ 2.799. A T2i é mais barata, é claro. Mas é importante deixar bem claro que a qualidade de imagens produzidas por ambas é excelente. A principal diferença entre a T2i ou a T3i, contudo, é o monitor. Você precisa de uma tela LCD giratória? Se sim, prefira a T3i. Caso a dúvida seja entre a 600D e as sucessoras, tenha em mente que a T4i possui tela touch screen e foco contínuo em vídeo. Já a principal inovação da T5i está na lente que acompanha a máquina, uma EF-S 18-55 milímetros f/3.5-5.6 IS ST. Ela tem um sistema de foco rápido e recurso de estabilização para fotos e vídeos. Dito isso, a boa notícia é que seja qual for a sua decisão, esta será correta. Os quatro modelos capturam fotografias surpreendentes, por isso, é só uma questão dos recursos procurados e de quanto dinheiro será investido.

Tabela configurações Canon EOS Rebel T3i (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações Canon EOS Rebel T3i (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Qualidade da Imagem
10
Peso/Tamanho
10
Funcionalidades
8
Custo-benefício
9

Prós

  • Monitor LCD giratório
  • Excelentes imagens, mesmo em ISO 1600
  • Gravação de vídeo Full HD
  • ISO varia de 100 a 6400 , expansível para 12.800
  • Captura imagens RAW de 14 bits
  • 9 pontos AF
  • Saída HDMI
  • Cena Inteligente
  • Video Snapshot
  • Filtros criativos

Contras

  • O foco automático no modo Live View é muito lento
  • Não processa arquivos RAW na câmera
  • Vida de bateria fraca no Live View
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roni Lima
    2017-09-19T09:57:10

    Nesse Review diz que a câmera suporta um cartão dscx de 32gb no máximo. No entanto quero dizer que tenho uma câmera desta e uso um cartão Lexa profissional 1000x 150mb com 64gb. Agora estou pensando em comprar um cartão de 128gb. Minha dúvida é saber se ela vai superar a marca de 64gb já que na descrição diz que ela suporta até 32gb?

  • Elielson Souza
    2017-06-19T22:56:05

    A lente do kit e equivalente a uma 28-88mm, no artigo esta escrito 28-99mm.

  • Du Hard
    2015-06-22T00:47:58

    eu tenho uma t3i desde 2012, falar que a t3i não tem ruido em ISO elevado só pode estar de brincadeira! ISO100 e ISO200 tira fotos otimas, ISO400 regular. Acima disso não acho aceitavel nessa maquina.

  • Douglas Patrick
    2016-04-29T13:47:23  

    Tenho este modelo é diferente da postagem a cima ela funciona com cartão de 64GB, queria saber se ela vai funcionar com cartão de 128GB

    recentes

    populares

    • Douglas Patrick
      2016-04-29T13:47:23  

      Também quero saber.

  • Aurelio Moraes
    2014-11-13T20:18:03

    Essa é uma câmera de entrada. Não compensa. Existem modelos melhores e mais baratos da Olympus, como a E 510.

  • William Souza
    2014-04-19T22:03:24

    nessa última foto só colocaram o iso3200 e deveriam colocar a velocidade e abertura....vejo que foi em longa exposição e por isso essa claridade toda.

  • Kls Balzarch
    2014-03-20T20:30:28

    Parece matéria comprada. Sério mesmo que não tem ruídos em ISO 1600? Esse teste deve ser feito à noite e não numa praça ensolarada... E sim, mesmo numa praça ensolarada tem ruído sim.

  • Mably Soares
    2014-03-19T15:25:59

    Belo Artigo!

  • Sergio Pereira
    2014-03-16T00:03:15

    Ótima matéria, mas não entendo o porque de informar esse preço, sendo que em bons sites (vide buscadores de preços) encontra-se o produto por bem menos de R$ 2.000, 00.

  • Alexandre Szameitat
    2014-03-15T15:39:52

    Muito boa avaliação, parabéns a autora!

  • Ronaldo Souza
    2014-03-15T14:44:38

    tenho uma e ja fiz vario trabalho para youtube e fotos em geral sou amador mas ficou com qualidade profissional.. recomento.. é show de bola. pra min seria 10 e não 9.3. Até eu conseguir algo melhor. =p