Impressora

NOTA tt
9.0

Review Canon Selphy CP780

As impressoras de sublimação caseiras são pouco difundidas em lojas de informática, mas quem procura qualidade de impressão para suas fotos sabe que não importa o quão perfeita sejam as novas jato de tinta, elas jamais se equiparam a este tipo de impressora...

Gustavo Ats
por
em

As impressoras de sublimação caseiras são pouco difundidas em lojas de informática, mas quem procura qualidade de impressão para suas fotos sabe que não importa o quão perfeita sejam as novas jato de tinta, elas jamais se equiparam a este tipo de impressora.

Sabendo disso, é bom encontrar uma pequena impressora que faça esse tipo de impressão, que seja barata e fácil de manter. E, um bom exemplo disso é a Canon Selphy CP780, modelo que avaliamos para você.

Canon Selphy (Foto: Divulgação)Canon Selphy CP780 tem uma qualidade de impressão excelente  (Foto: Divulgação)

Design

Olhando o design dessa impressora , dá pra ver que ela foi focada no público doméstico. Nos Estados Unidos, Japão e Europa ela está disponível em cores quentes como rosa e azul, mas no Brasil só conseguimos encontrar o modelo prata que ilustra a primeira foto deste artigo.

Um display de 2.5” localizado no centro da impressora e uma pequena valeta ao centro do aparelho dão um diferencial bacana e deixam a impressora com um visual bem simpático. É uma pena que toda essa simpatia não mereceu um painel sensível ao toque e os botões em relevo acabam destoando do conjunto.

Canon Selphy Blue (Foto: Divulgação)Aparelho ocupa pouco espaço (Foto: Divulgação)

Os botões grandes têm uma vantagem nada estética: a operação. Graças a eles a operação é bem facilitada, mesmo em ambientes que exijam pressa. Em nossos testes, por exemplo, era possível identificar os botões da impressora mesmo em ambientes totalmente escuros e até dentro da bolsa. Podemos dizer que o aparelho pode ser operado até por pessoas com dificuldades visuais.

O leitor de cartões é muito bem posicionado, bem separado e bem definido, embora falte uma tampinha para proteger as entradas de poeira enquanto a impressora não é utilizada.

Desempenho

A qualidade da impressão é fantástica. Realmente não há o que questionar na impressão de fotografias com a Sephy, a não ser alguma pequena distorção de cor que possa ocorrer dependendo da máquina utilizada.

Nos nossos testes algumas fotos ficaram com o branco um pouco estourado quando utilizamos um câmera Cybershot e enviamos o arquivo diretamente para a impressão. Problema resolvido quando utilizamos o balanceamento de branco na própria impressora, com o modo de "retrato", na câmera ou no computador. Não chega a ser um ponto contra, mas é um pequeno inconveniente.

A velocidade da máquina também é ótima. Para imprimir uma foto 10x15 ela demorou menos de 1 minuto. Na verdade, 42 segundos são suficientes para que uma foto saia perfeita na bandeja.

Os recursos da impressora são interessantes. Não somente interessantes e diversificados: Primeiro detector de face, que reconhece alguns rostos na foto e corrige alguns errinhos, tipo: balanço de contraste e brilho baseando-se nos rostos detectados na foto. A otimização de retrato faz mais ou menos a mesma coisa, só que com parâmetros diferentes, daí vale a pena olhar o display LCD para saber qual ajuste fica melhor para cada foto.

Acessórios

Apesar de ser bem completa, a ausência de uma bateria para uso fora de casa faz falta, mas para isso basta pedir ao seu logista para encomendar um kit de bateria para ela. Sim, ela suporta bateria externa, pena que ela custe uns US$ 100,00.

Ainda na área de acessórios, quem quer imprimir do celular pode sentir falta do bluetooth nela, mas a Canon também pensou nesse público e colocou no mercado um adaptador para dar recursos sem fio para a impressora. O adaptador bluetooth também deve ser encomendado e custa na faixa de US$ 50,00.

Ficha técnica

Tecnologia de impressão Sublimação
Slot para cartão de memória Sim
Tempo de impressão (cor) 45 segundos
Conectividade USB e Bluetooth (via adaptador)
Dimensões 176 x 132,6 x 75,6 mm
Peso 950g
Itens inclusos Impressora compacta Selphy CP780, cabo AC, adaptador compacto, software CD Printer Solution, Kit de impressão de inicialiazação e manual em português.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Belo design.
  • * Recursos de correção de fotos.
  • * Opção de adicionar bateria.
  • * Impressão rápida.

Contras

  • * Acessórios difíceis de encontrar.
  • * Preço acima das concorrentes.
  • * Não vem com bolsa de transporte.
  • * Bateria vendida separadamente.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thalita Almeida
    2012-01-02T16:58:06

    Boa tarde, sobre a impressora cannon selphy CP780 eu queria saber como faço para adquirir o papel de imprenssão e a tinta que a layser