Publicidade

Por Pedro Cardoso; Por TechTudo


Quando o seu objetivo é comprar uma câmera, o preço não deve ser o item mais importante na escolha, mas você pode ter um produto de qualidade e pagar um preço justo, nessa faixa de valor. A Powershot Canon SX110IS apresenta ISO 1600, zoom de 10x e 9 megapixels de resolução, o que não é nenhum absurdo de 12 ou 14 mp, mas é mais do que o suficiente para a maioria dos usos.

Essa é uma câmera de qualidade, com vários ajustes finos para quem quer se aventurar no mundo da fotografia com uma câmera compacta. Mas ela possui alguns erros graves na sua construção. Veremos a seguir as virtudes e os defeitos desta câmera digital.

CanonSX110IS_01 — Foto: TechTudo

Lentes

Essa câmera digital utiliza a Canon Zoom Lens, que se não é a melhor lente do mercado, consegue registrar imagens com boa qualidade. Porém, se você por muito exigente, poderá notar que ela distorce um pouco o tom de cor quando o registro é feito sob luz artificial, o que pode frustrar alguns usuários.

Com a luz do sol, a fotos saem com cores bem vivas e fiel ao original. Isso somado ao seu zoom de 10x lhe dão imagens de ótima qualidade, de cenas que estejam até do outro lado da rua.

Flash

Um dos defeitos das câmeras da Canon que ela parece não querer resolver é o tempo de recarga do flash. Se você quiser tirar várias fotos em um ambiente escuro, com certeza não vai conseguir e vai perder aquele clique valioso, ou irritar o personagem da foto por fazê-lo esperar tanto. O tempo que o flash leva para ficar funcional novamente entre um clique e outro é muito grande, e isso consideramos aqui no TechTudo uma falha gravíssima.

Outra falha desta câmera é o posicionamento da lente. Apesar de estar no topo do corpo da câmera, ao contrário da maioria das compactas, o grande conjunto de lentes atrapalha a foto em certos ângulos, criando sombra no objeto que está sendo clicado.

Armazenamento

A Canon é conhecida por ser sovina na hora de fornecer o cartão de memória que acompanha suas câmeras. No caso da Powershot Canon SX110IS ela vem com um memory card SD de ridículos 32 MB de capacidade de armazenamento. Portanto, você terá que necessariamente comprar um cartão de memória no ato da compra da sua câmera, para não se sentir frustrado com o pouco espaço na hora de registrar suas férias.

Outros recursos

Apesar de ser uma câmera compacta, ela possui dezenas de funções e ajustes manuais, para aquele fotógrafo iniciante. Assim, você pode aumentar e diminuir o tempo de exposição da foto (para até 15 minutos), regular a abertura do obturador, o tempo de abertura do mesmo, entre outros recursos que farão você ficar horas testando e clicando.

Além desses recursos que vão até o totalmente manual, ela tem programações de cenários e situações, como locais com neve, crianças e animais fogos de artifício, cenas com sol, noite e outros. Você consegue bons resultados usando estes recursos, mas não espere milagre.

Infelizmente ela não vem com bateria recarregável, o que fará você gastar também com pilhas recarregáveis. Mas que está disposto a gastar com uma boa câmera, está disposto a fazer alguns pequenos sacrifícios financeiros.

Fica técnica

Tabela

Resolução 9.0 megapixel
Zoom ótico 10x
Zoom digital 4x
ISO 80 a 1600
Tela LCD 3 polegadas
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo AVI
Cartão de memória: SD de 32 MB
Fabricante das lentes Canon Lens
Conexões USB
Dimensões (L x A x P) 110.6 x 70.4 x 44.7mm
Peso 245g
Itens inclusos Cabo USB, manual, cartão de memória 32 MB
7

Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Ótimo zoom de 10x.
  • * Diversos ajustes.
  • * Leve apesar do tamanho.

Contras

  • * Flash demorado.
  • * Lentes fazem sombra.
  • * Sem bateria recarregável.

Mais do TechTudo