Câmera

NOTA tt
9.0

Review Canon SX120IS

A primeira coisa que chama a atenção na excelente SX120 IS da Canon é seu poderoso zoom ótico de 10x. É impossível não experimentar com ele nas primeiras fotos e ficar encantado com a versatilidade que a o zoom oferece...

Lauri Paulo
por
em

A primeira coisa que chama a atenção na excelente SX120 IS da Canon é seu poderoso zoom ótico de 10x. É impossível não experimentar com ele nas primeiras fotos e ficar encantado com a versatilidade que a o zoom oferece. Levei esse modelo já consolidado no mercado para uma série de testes visando o fotógrafo ocasional, aquela pessoa que gosta de ter um equipamento em que seja possível configurar algumas coisas como abertura, exposição e ISO, mas que também queira uma câmera sem muitas complicações para fotos rápidas.

Canon SX120IS_001Canon SX120IS (Foto: Lauri Paulo)

Design

Com uma boa empunhadura para a mão direita e controles fáceis de acessar, a SX120IS transmite segurança ao usuário. Seu corpo em plástico preto tem uma construção robusta e muito bem acabada. O zoom ótico de 10x, apesar de enorme para uma câmera de suas dimensões, se encaixa muito bem no design. A cereja do bolo é o LCD de três polegadas que mostra de forma fiel o que esta sendo clicado, apesar de que em dias com muito sol sua visibilidade fica um pouco comprometida.

Tamanho

A SX120IS é uma câmera compacta. Medindo pouco mais de dez centímetros de largura por sete de altura, e pouco mais de quatro de profundidade, ela pode ser carregada facilmente em uma mochila ou bolsa. Para situações em que é necessário estar atento para fotos rápidas, a correia de pulso que acompanha o modelo é muito útil.

Funcionalidades

Canon SX120IS_002Canon SX120IS (Foto: Lauri Paulo)

São muitas as funcionalidades presentes na câmera da Canon. Na parte superior um dial da acesso a diversos modos de fotografia: Filme, Pôr do Sol, Interior, Crianças e Animais, Fotografia Noturna, Paisagem, Retrato, Fácil, Auto, Programa, Prioridade Obturador, Prioridade Abertura, Manual e Programa.

Na parte traseira, junto com o LCD de três polegadas, ficam localizados botões para ajustes rápidos como habilitar ou não a detecção de faces, nível ISO, função macro, temporizador, habilitar ou não o flash, etc. O botão de modo macro também da acesso ao foco manual que é controlado com o dial giratório, isso impossibilita fotos rápidas e é indicado mais para situações em que você tenha tempo para bater a foto com calma.

Um botão na parte central do dial giratório dá acesso as opções do modo de foto atualmente escolhido. Em modos automatizados, como Paisagem, você consegue definir apenas o modo de disparo – único ou contínuo – além da resolução da foto. No modo Fácil você não pode escolher nem a resolução – o que é indicado se você não tem certeza do melhor modo para uma situação. Nos modos de Prioridade Obturador, Prioridade Abertura, Manual e Programa você pode definir varias configurações como tipo de luz, modo de cor (Off, Vivo, Neutro, Sépia, PB e personalizado), intensidade do flash, tipo de foco, etc.

Custo/Benefício

Mesmo sem contar com filmagem em alta definição e um sensor com uma resolução maior, a SX120IS é uma boa opção de câmera se você está procurando algo que se adapte bem a diversas situações. Certamente ele não irá desapontar para clicar um aniversário, as suas férias e uma ida a praia, com algum nível de controle sobre as configurações. Até mesmo usuários mais avançados vão encontrar opções interessantes para configurações mais detalhadas. A falta de um visor ocular faz bastante falta em fotos externas com muito sol, em que a visibilidade do LCD fica um pouco comprometida. Atualmente essa câmera está com um preço muito interessante, transformando a SX120IS em uma boa opção de compra para o natal.

Canon SX120IS_003Canon SX120IS (Foto: Lauri Paulo)

Considerações finais

A Canon SX120 IS é uma ótima câmera com um excelente custo benefício. Por estar a algum tempo no mercado e ter um sensor de 10 megapixels seu preço caiu muito, chegando a uma faixa muito interessante. As fotos tem uma qualidade muito boa, mesmo nos modos automáticos, e a detecção de faces funciona muito bem. Se filmagens de alta definição e a falta de um visor ocular (view finder) não importam muito, acreditamos que não irá se arrepender da sua compra. Lembre-se de comprar também um bom conjunto de pilhas recarregáveis.

Ficha técnica

Resolução 10 megapixel
Zoom ótico 10x
Zoom digital 4x
Processador de imagem Processador de imagem:
ISO AUTO, 80, 100, 200, 400, 800, 1600
Tela LCD 3 polegadas
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo AVI
Cartão de memória SD card 128MB
Conexões Mini USB
Dimensões 11,0 x 7,0 x 4,4 cm
Peso 245g
Itens inclusos Pilhas alcalinas tamanho AA (x2), Correia de pulso, Digital Camera Solution CD-ROM, Cabo USB

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Funcionalidades
9
Custo-benefício
10

Prós

  • * Excelente zoom ótico.
  • * Qualidade de imagem.
  • * Tela com 5 níveis de brilho.
  • * Bastante configurável.
  • * Aceita flash externo.

Contras

  • * Sensor um pouco defasado.
  • * Zoom limitado nos vídeos.
  • * Não filma em HD.
  • * Não tem visor ocular.
  • * Flash demora para carregar.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares