Jogos de corrida

NOTA tt
8.0

Review Cars 2

Aproveitando o sucesso do filme Carros 2 (Cars 2) nos cinemas de todo o Brasil, a Disney lançou um jogo baseado no longa metragem. Confira a nossa análise.

Diego Borges
por
em

Nome: Cars 2: The Videogame
Gênero: Corrida
Distribuidora: Disney / Pixar (Distribuidora no Brasil: Arvato)
Plataformas: PS3 / Xbox 360 / DS / Wii 

Cars 2 (Foto: Divulgação)Cars 2 (Foto: Divulgação)

Aproveitando o sucesso do filme Carros 2 (Cars 2) nos cinemas de todo o Brasil, a Disney lançou um jogo baseado no longa metragem. Confira a nossa análise: 

Agradando a um público mais jovem 

Antigamente, o leque de jogos infantis lançados para os consoles de gerações anteriores era gigantesco, o que representava um alívio para os pais, que não precisavam pesquisar muito em busca de títulos para o entretenimento de seus filhos. Com a geração atual de consoles isso tudo mudou. Hoje, procurar títulos que se encaixem exatamente nesta faixa etária é uma tarefa um tanto quanto árdua, pois a maioria envolve tiros e violência enquanto outros são infantis demais. 

Somente uma empresa poderia salvar esses pais desesperados: A poderosa Disney. Tudo graças ao mais recente título baseado em uma produção da empresa: Cars 2. Além de acertar em cheio essa faixa etária carente de títulos, a empresa ainda conseguiu quebrar o tabu de que games baseados em filmes nunca dão certo.  

Porém, é importante ressaltar que o jogo não segue o mesmo enredo do filme, e prefere apostar no apelo dos títulos de corrida, mesclando elementos interessantes de clássicos como Blur e Mario Kart. E não se preocupe, pois independente da idade é difícil não se encantar com o game. 

Cars 2  (Foto: Divulgação)Cars 2 (Foto: Divulgação)

Mais que um simples game de corrida 

Cars 2 é o típico game que não se limita a corridas comuns onde vence quem chega na frente. O game conta com diversos modos de jogo como Battle Race (onde há armas espalhadas pela pista), Attack (onde você deve eliminar seus adversários antes que o tempo acabe) e Arena, entre outros. 

Cars 2  (Foto: Divulgação)Cars 2 (Foto: Divulgação)

O “armamento” utilizado não possui a mesma variedade de games como Mario Kart e Chocobbo Racing, mas entretém e auxilia a batalha dentro da pista. No modo Battle Race, as armas são limitadas a foguetes, metralhadoras e raios direcionados. Já no modo Arena, elas podem surgir como enormes lasers que destroem uma determinada área ou mísseis teleguiados.  

Estes modos devem ser habilitados no C.H.R.O.M.E Missions, que funciona de forma parecida com um modo carreira. Nele é preciso evoluir em inúmeras missões que, quando concluídas, ficam disponíveis no modo Free Play.

E se você é fã dos filmes, vai gostar de saber que Cars 2 conta com uma incrível variedade de personagens. Além de colecioná-los, também é possível jogar com todos eles, cada um com sua habilidade. Vale lembrar que os personagens do game possuem as vozes originais do filme. 

Cars 2  (Foto: Divulgação)Cars 2 (Foto: Divulgação)

Jogabilidade digna de Oscar 

Para os mais exigentes, é bom lembrar que Cars 2 é um game voltado para o público infantil, por isso nada de comparações com ícones do gênero como Gran Turismo ou Dirt 3.  

O jogo apresenta uma jogabilidade simples e prática baseada nos games de corrida estilo arcade, ou seja, acelere o tempo todo e abuse do freio. O game também conta com um sistema de turbo muito parecido com o utilizado em Blur, no qual que você precisa derrapar e executar o famoso Drift para encher uma barra de energia e depois usá-la para acelerar o carro. O problema é que essas manobras são bem artificiais, ao ponto de ser possível completar quase todo um percurso apenas derrapando com seu carro. 

Outro ponto que chama a atenção é o fato do game rodar a 60 frames por segundo. Isso acontece porque o game não conta com elementos que sobrecarreguem graficamente o jogo. Mesmo assim pode-se notar uma queda de frames em alguns momentos, principalmente nos modos multiplayers. E apesar de rodar a 60 fps, ele não consegue passar uma boa sensação de velocidade, como outros jogos do gênero.

Cars 2  (Foto: Divulgação)Cars 2 (Foto: Divulgação)

Visual deixa a desejar 

Se no filme ficamos encantados com toda a animação produzida pela Disney/Pixar, no game o deslumbramento não é igual. É visível a simplicidade gráfica do game, principalmente em relação a elementos externos como cenários e obstáculos.  

Os personagens estão muito parecidos com o desenho original, mas durante o jogo, é possível notar pequenas falhas em relação a luzes e sombras. Por mais que o cenário apresente esse efeitos de forma eficiente, o mesmo não se aplica aos carros, resultando em desenhos bem sólidos.  

Conclusão  

Cars 2 surge quebrando os paradigmas de que não existem jogos infantis de qualidade na atual geração e que games baseados em filmes são uma tremenda decepção. Com a ajuda de seus personagens carismáticos, o game mescla corridas simples a batalhas no melhor estilo Mario Kart. Um item obrigatório para quem busca diversão com os filhos ou irmãos mais novos.  

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Diversão surpreendente
  • - Jogabilidade simples
  • - Variedade de modos de jogo

Contras

  • - Gráficos medianos
  • - Movimentação lenta
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares