Acessórios

NOTA tt
5.3

Review Chargerleash

Carregador Chargerleash apresenta alarme que avisa ao usuário do esquecimento e evita perda do cabo. A função, porém, não justifica o preço.

Marina Madeiro
por
em

Com o aumento de celulares com a bateria viciada, os carregadores portáteis se tornaram itens quase indispensáveis nas mochilas. Seja em casa ou no trabalho, os usuários estão sempre recarregando seus smartphones. Porém, nesses deslocamentos, é comum que alguns carregadores acabem se perdendo.

Carregador portátil: lista reúne modelos bonitos e ‘baratos’

Para evitar isso, a fabricante Etacoleta desenvolveu o Chargerleash, um cabo para carregar bateria com entrada USB que, ao ser desconectado do celular, começa a piscar e emitir sons.

Chargerleash (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)Chargerleash é um cabo de carregador com alarme (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)

O intuito é lembrar o usuário de guardar o cabo assim que terminar o carregamento do dispositivo. E nem adianta tentar ignorar, pois o alarme só desliga quando o botão “Snooze” (soneca) é pressionado. Mesmo assim, a luz azul continuará piscando até que o cabo seja desconectado da tomada (ou PC) ou que o telefone seja recolocado. Dessa forma, espera-se que o carregador não seja esquecido em algum lugar.

Apesar de ter uma proposta interessante, algumas dúvidas surgem quanto à eficácia do acessório. Afinal, não há qualquer tipo de alarme para quando o cabo ainda está conectado ao celular, mas é desligado da tomada.

Chargerleash (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)Chargerleash cumpre a função que promete (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)

Outro aspecto negativo é a inconveniência de ser obrigado a desconectar o carregador da tomada ou do computador todas as vezes em que se desconectar o telefone. Em casa, é natural que o usuário desconecte o celular enquanto a bateria ainda não está 100% carregada, use-o e depois conecte-o novamente. Porém, se você estiver usando o conector da Etacoleta, será preciso apertar o botão de soneca ou mesmo desconectar da tomada para não ter a luz piscando constantemente – como se o acessório estivesse gritando contigo.

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Fora isso, o preço do produto não anima. Custando R$ 120, ele está na mesma faixa do Cabo Lightning original da Apple e muito acima do conector Micro-USB para aparelhos com Android, o que é um pouco salgado para um acessório genérico.

Chargerleash (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)Chargerleash tem preço parecido com cabo original do iPhone (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)

Um ponto alto que pode ser destacado é a compatibilidade. Além da entrada USB, que se conecta com os principais adaptadores de tomada e permite carregar e sincronizar os dados no computador, o Chargerleash possui na outra ponta uma porta Micro-USB (compatível com os celulares Android) que também vira Lightning, para carregar iPhones ( a partir da versão 5).

Além disso, o cabo tem um bom comprimento. Com 1,20 metro, o conector é consideravelmente maior que os acessórios padrão da Apple e Samsung, por exemplo.

Chargerleash (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)Chargerleash tem 1,20 m de tamanho (Foto: Marina Madeiro/TechTudo)

Portanto, a compra do micro conector USB da Etacoleta pode ser interessante apenas para usuários que tenham histórico de perda de carregadores e queiram tentar uma maneira de mudar isso. Do contrário, não há justificativa para comprar um cabo com basicamente as mesmas funções daquele que acompanha o smartphone.

 Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
5.3
Design
5
Funcionalidades
7
Desempenho
7
Custo-benefício
2

Prós

  • Compatível com a maioria dos celulares
  • Bom comprimento

Contras

  • Alerta apenas o esquecimento do cabo
  • Preço elevado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Catarina Lee
    2016-02-04T16:00:05

    Excelente matéria!! Muito explicativa!