Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review Chronology

Chronology coloca você no controle de dois personagens com habilidades para manipular o tempo para impedir um devastador cataclisma. Será que funciona? Confira o nosso review completo!

Daniel Ribeiro
por
em

Chronology é um jogo de aventura que possui uma interessante jogabilidade e uma história empolgante e divertida, misturando incríveis cenários em plataforma bidimensional com uma dinâmica de raciocínio e quebra-cabeças, e contando com dois personagens diferentes, o game oferece aos jogadores uma mecânica bastante peculiar, permitindo viajar de volta e à frente no tempo ou paralisar o tempo para escapar de obstáculo e resolver os vários enigmas ao longo das fases.

Review: Aerena – Clash of Champions

Em Chronology o jogador terá ajudar um inventor e um caracol a impedir um acidente catastrófico (Foto: Divulgação/osao games)Em Chronology o jogador terá ajudar um inventor e um caracol a impedir um acidente catastrófico (Foto: Divulgação)

Com um visual agradável e extremamente caprichado, os desenvolvedores de Chronology buscaram representar os personagens, ambientes, máquinas e criaturas inspiradas no fantástico universo criado por Hayao Miyazaki, famoso roteirista e produtor de animações japonesas.

Manipulando o tempo

Apresentando uma história agradável e misteriosa, Chronology é protagonizado por Old Inventor, um habilidoso e engenhoso inventor que acordou desnorteado em um futuro devastado futuro sem se lembrar do que aconteceu.

O personagem Old Inventor possui a habilidade de viajar de volta ou à frente no tempo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O personagem Old Inventor possui a habilidade de viajar de volta ou à frente no tempo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Assim que o game começa, este personagem encontra um relógio especial que permite alternar entre um momento do passado, antes de acontecer uma catástrofe que mudou o mundo, e o futuro após esse incidente.

Decidido a se lembrar do que ocorreu e reencontrar com Mentor, seu antigo mestre, Old embarca em uma jornada para o centro da cidade para entender o que aconteceu e impedir os eventos que devastaram do mundo.

Os protagonistas de Chronology seguem em direção ao centro da cidade para encontrar Mentor e entender sobre a catástrofe arrasou o mundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os protagonistas de Chronology seguem em direção ao centro da cidade para encontrar Mentor e entender sobre a catástrofe arrasou o mundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Durante os estágios iniciais de Chronology, Old conhece um simpático caracol gigante chamado The Snail, que tem a habilidade de parar o tempo e um passado misterioso que se relaciona de alguma forma com o terrível incidente catastrófico.

Ambos formam uma parceria e seguem o plano de Old, dirigindo-se para o centro da cidade, onde está Mentor. No entanto, eles precisam usar constantemente os seus poderes de controle do tempo para contornar os vários obstáculos e perigos dessa longa jornada.

Equipado com uma concha especial, o simpático personagem The Snail consegue paralisar o tempo a qualquer momento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Equipado com uma concha especial, o simpático personagem The Snail consegue paralisar o tempo a qualquer momento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Gráficos bonitos e excelente conjunto sonoro

Chronology possui um visual leve, bonito e extremamente agradável, apresentando-se em uma plataforma em 2D com cenários fantásticos variados e bastante caprichados e modelos gráficos muito bem elaborados.

Segundo os produtures de Chronology, o universo do game é inspirado nos desenhos de Hayao Miyazaki (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Segundo os produtures de Chronology, o universo do game é inspirado nos desenhos de Hayao Miyazaki (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A sua narrativa é toda feita pelo personagem Old, que além de fazer vários comentários ao longo das partidas e durante as rápidas animações do game, ainda dá explicações sobre o seu passado e dicas sobre os vários quebra-cabeças.

Além disso, o jogo é embalado por uma trilha sonora suave e empolgante e também possui uma série de divertidos diálogos entre os personagens Old e The Snail, facilitando a resolução dos enigmas e desenvolvendo a história de forma bastante leve e animada.

Ao longo das partidas do game Old e The Snail passam por várias aventuras e descobrem mais sobre o evento que mudou o seu mundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ao longo das partidas do game Old e The Snail passam por várias aventuras e descobrem mais sobre o evento que mudou o seu mundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Controles simples e dinâmica interessante

Oferecendo um excelente suporte para o idioma português, Chronology conta com uma interface e legendas muito bem traduzidas, ajudando bastante o jogador a entender a história e a progredir pelos capítulos.

Em Chronology o jogador precisa alternar o controle entre os dois protagonistas para resolver os vários enigmas dos estágios (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em Chronology o jogador precisa alternar o controle entre os dois protagonistas para resolver os vários enigmas dos estágios (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Os seus comandos são bastante simples, bastando coordenar os movimentos dos personagens pelas setas direcionais, alternar o controle entre os protagonistas pela tecla A, utilizar artefatos com a tecla E e acionar suas habilidade de manipulação do tempo pelo W.

Os poderes de controle do tempo dos dois personagens tornar o game bastante interessante, mas a jogabilidade de cada um também é bem divertida. Enquanto Old possui mais liberdade de movimentos e tem a habilidade de invocar The Snail, este pode subir por paredes e possui um casco resistente que pode ter inúmeras utilidades.

Ao longo do game os jogadores terão que encontrar formas de interagir com personagens e obstáculos que impedem o avanço dos protagonistas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em Chronology o jogador precisa alternar o controle entre os dois protagonistas para resolver os vários enigmas dos estágios (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ao longo do game os jogadores terão que encontrar formas de interagir com personagens e obstáculos que impedem o avanço dos protagonistas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O desenvolvimento pelas fases de Chronology exige que o jogador saiba cada vez mais combinar as habilidades e os poderes destes protagonistas, auxiliando-os a atravessar obstáculos e resolver os vários quebra-cabeças das fases.

Apesar desta mecânica atraente, o game pode deixar o jogador frustrado com alguns problemas na interface, com a câmera deixando de mostrar partes importantes do cenário, e também com a pouca quantidade de estágios, limitando-se a somente sete capítulos.

Chronology exige que os jogadores saibam combinar os poderes de manipulação do tempo de The Snail e Old (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Chronology exige que os jogadores saibam combinar os poderes de manipulação do tempo de The Snail e Old (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Conclusão

Chronology é um game de aventura com uma história cativante, controles interessantes e uma mecânica empolgante e cada vez mais desafiadora. Apesar de não ser um jogo muito grande e apresentar a interface em ângulos que prejudicam sua jogabilidade, a sua dinâmica e o desenvolvimento de sua trama conseguem prender a atenção do jogador e proporcionar um ótimo entretenimento.


Qual será melhor: Steam Machine ou Xbox One?
Opine no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
10

Prós

  • - Visual excelente e conjunto sonoro animado
  • - Comandos simples e práticos
  • - Jogabilidade divertida e original
  • - Enredo empolgante
  • - Dinâmica progressivamente mais desafiante

Contras

  • - O ângulo da câmera pode prejudicar a jogabilidade
  • - Não é um game muito longo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares