Jogos de estratégia

NOTA tt
9.5

Review Civilization Revolution 2

A sequência da versão mobile do game conseguiu se adaptar muito bem às limitações dos gadgets. Confira a análise completa!

Daniel Ribeiro
por
em

Civilization Revolution 2 é o mais novo título da famosa franquia de simulação e estratégia por turnos Civilization. Desenvolvido para gadgets e com controles totalmente adaptados para às telas touchscreen, o jogo possui uma mecânica mais simples e fluída, tornando suas partidas rápidas e dinâmicas.

Sunset Overdrive: novo trailer mostra detalhes do modo multiplayer do game

O novo game da série Civilization para mobile possui controles e dinâmicas mais adequados à dispositivos móveis (Foto: Divulgação/2K Games)O novo game da série Civilization para mobile possui controles e dinâmicas mais adequados à dispositivos móveis (Foto: Divulgação/2K Games)

Exibindo um ótimo visual tridimensional, mas com um ar mais lúdico do que os outros games de sua série, a 2K Games e Firaxis produzirão este jogo exclusivamente para aparelhos móveis, diferente do título anterior que havia sido adaptado.

Além disso, o game possui novas unidades, construções e tecnologias, três modalidades de partida diferentes e uma série de novidades em sua jogabilidade que deixam a experiência de jogo mais acelerada e sofisticada.

Com uma enorme variedade de novidades, Civilization Revolution 2 consegue satisfazer os fãs da franquia e atrair jogadores novatos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com uma enorme variedade de novidades, Civilization Revolution 2 consegue satisfazer os fãs da franquia e atrair jogadores novatos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Modos de jogo e condições de vitória

Com uma dinâmica mais prática e veloz, Civilization Revolution 2 possui três modalidades de jogo diferentes, porém não possui suporte multiplayer para partidas online contra outros jogadores.

Civilization Revolution 2 manteve os mesmos líderes do jogo anterior e acrescentou Winston Churchill e John F. Kennedy (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Civilization Revolution 2 manteve os mesmos líderes do jogo anterior e acrescentou Winston Churchill e John F. Kennedy (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

As opções “Random Map” e Scenario Generator”, acessíveis através no menu do Single Player, são bastante semelhantes, diferindo, respectivamente, somente quanto a aleatoriedade ou personalização das características dos cenários.

Ambas alternativas representam a modalidade mais tradicional da série Civilization, colocando o jogador no papel de um líder que precisa desenvolver sua civilização e dominar o mundo cultural, cientifica, econômica ou militarmente.

Os combates entre as unidades do game apresentam rápidas animações em zoom (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os combates entre as unidades do game apresentam rápidas animações em zoom (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

No entanto, Civilization Revolution 2 tornou bem mais simples os objetivos do game, bastando conquistar certos marcos para vencer o jogo, como criar monumentos ou personalidades, acumular determinadas quantias de créditos ou dominar todas as tecnologias existentes.

Outro modo de partida é o “Play a Scenario”, no qual o jogador poderá escolher qualquer líder, mas encontrará mapas com características especiais e que só poderão ser vencidos de acordo com condições bem peculiares.

Cada líder de Civilization Revolution 2 possui habilidades específicas que poderão ajudar a desenvolver melhor a sua civilização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Cada líder de Civilization Revolution 2 possui habilidades específicas que poderão ajudar a desenvolver melhor a sua civilização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A última modalidade de Civilization Revolution 2 encontra-se na opção “Live Events”, logo na tela inicial do game. As partidas deste modo são disponibilizadas pelos desenvolvedores e se baseiam em eventos históricos específicos.

O jogador deverá controlar um líder exclusivo que precisará enfrentar os inimigos de acordo com as rápidas instruções iniciais. Sem contar com opções para guardar o progresso, as partidas desta modalidade são mais rápidas, porém possuem um nível de dificuldade desafiador.

A modalidade Live Events colocará o jogador em reconstruções de momentos históricos específicos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A modalidade "Live Events" colocará o jogador em reconstruções de momentos históricos específicos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)



Aparência e efeitos sonoros

Civilization Revolution 2 apresenta gráficos tridimensionais caricatos, mas muito mais bem elaborados do que o game que o antecedeu. Com novos modelos gráficos, suas animações possuem mais fluidez tornando a experiência de jogo bastante agradável.

Com um excelente visual, as partidas do game são facilitadas pelo constante auxílio dos assessores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com um excelente visual, as partidas do game são facilitadas pelo constante auxílio dos assessores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Elaborado exclusivamente para aparelhos móveis, sua interface possui botões e comandos localizados de maneira organizada e funcional, tornando a jogabilidade e os controles por touchscreen mais simples e práticos.

Com controles mais limitados, Civilization Revolution 2 deixa o jogador mais livre para curtir o seu visual de seus cenários e planejar suas estratégias. Para facilitar essa dinâmica, os assessores de seu líder irão informar e apresentar todas as novidades logo no início do turno, tornando as partidas mais dinâmicas.

As estranhas falas dos personagens do game deixam as partidas mais leves e divertidas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)As estranhas falas dos personagens do game deixam as partidas mais leves e divertidas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Assim como nos títulos mais clássicos da franquia Civilization, este game possui um conjunto sonoro que se destaca bastante. Combinando com o ar mais irreverente de seus ambientes e modelos gráficos, todas as unidades, líderes e assessores reproduzem falas balbuciadas de forma engraçada e caricata.

Além disso, suas partidas são embaladas por um conjunto de músicas empolgantes e bastante variadas e uma série de efeitos sonoros característicos temperam sua mecânica, desde sons de combates até discretos bipes para administrar cidades ou coordenar unidades.

Civilization Revolution 2 possui um conjunto sonoro agradável e variado que contribuem bastante para tornar as partidas mais animadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Civilization Revolution 2 possui um conjunto sonoro agradável e variado que contribuem bastante para tornar as partidas mais animadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Comandos e dinâmica inovadores

Alterando muito dos tradicionais controles e mecânicas da série, Civilization Revolution 2 apresenta uma jogabilidade especial, que se aproxima da dinâmica de outros títulos, mas se caracteriza pela clareza e praticidade.

Com muitas caixas de diálogos e opções interativas de assessores, bárbaros e outros líderes, Civilization Revolution 2 possui uma dinâmica bem mais fluída (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com muitas caixas de diálogos e opções interativas de assessores, bárbaros e outros líderes, Civilization Revolution 2 possui uma dinâmica bem mais fluída (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O jogador poderá contar com os botões de conteúdo e interação, na lateral esquerda da tela, para acessar a “Civilopedia”, visualizar as cidades ou exibir a interface de relações diplomáticas.

Com as especiarias deixando de fazer tanta importância para o jogo, a parte superior das partidas de Civilization Revolution 2 exibe uma barra com a data, a relação dos recursos e um mostrador sobre as pesquisas científicas em andamento.

Com um visual diferente e comandos especiais, a “Civilopedia” oferece vastas informações sobre as unidades, tecnologias, líderes e civilizações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com um visual diferente e comandos especiais, a “Civilopedia” oferece vastas informações sobre as unidades, tecnologias, líderes e civilizações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Por fim, no lado direito da interface, encontram-se dois botões, um para acessar rapidamente suas cidades e outro para mobilizar unidades que estiverem ociosas no turno. Quando o jogador completar todos os seus movimentos, este último comando será substituído por uma barra quer encerra o turno quando arrastada.

A movimentação de tropas e veículos é realizada por toques para ordenar o deslocamento ou o ataque, enquanto as habilidades especiais poderão ser acionadas através de um discreto comando sobre sua figura. Porém, faltou ao game uma interface com quadros estatísticos e um mini mapa para ajudar a visualizar o cenário.

Apresentando os recursos de forma mais simples, Civilization Revolution 2 deixa que os colonos formem cidades em qualquer posição do cenário (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Apresentando os recursos de forma mais simples, Civilization Revolution 2 deixa que os colonos formem cidades em qualquer posição do cenário (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A dinâmica das partidas de Civilization Revolution 2 é extremamente simples, exibindo constantemente os poucos recursos que os terrenos poderão oferecer para as cidades e permitindo que os colonos fundem novas povoações em qualquer lugar.

Voltado para a resolução rápida da partida, o game não apresenta os desafios econômicos e sociais típicos da franquia, colocando o jogador em uma sistemática mais objetiva e acelerada, o que deixou a construção de monumentos descaracterizada, deixando de ser edifícios únicos de cada cidade e civilização.

As batalhas do jogo apresentam em destaque os números de defesa e ataque dos combatentes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)As batalhas do jogo apresentam em destaque os números de defesa e ataque dos combatentes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, os combates também se apresentam de maneira mais prática, mostrando os números de defesa e ataque de cada unidade e as suas bonificações. No entanto, o jogo não oferece comandos para atualizar suas tropas e veículos obsoletos.

Com cinco níveis de dificuldade diferentes, modificando bastante a tenacidade inteligência artificial, Civilization Revolution 2 possui ainda uma série de medalhas e conquistas que são recebidas de acordo com as vitórias e realizações do jogador.

Conforme o jogador for vencendo as partidas, medalhas, conquistas e figuras de obras de arte vão sendo desbloqueadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Conforme o jogador for vencendo as partidas, medalhas, conquistas e figuras de obras de arte vão sendo desbloqueadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Conclusão

Civilization Revolution 2 explora muito bem a sua dinâmica e jogabilidade de simulador com estratégia por turnos, conseguindo atrair os fãs da série Civilization e agradar jogadores novatos. Com gráficos excelentes e um ótimo conjunto sonoro, o jogo ainda possui uma boa variedade de modos de partida e inúmeras medalhas e conquistas para alcançar. O game consegue apresentar uma mecânica divertida e instigante, porém faltou uma modalidade multiplayer e uma revisão mais apurada da necessidade de certas inovações.


Civilization ou Age of Empires: qual o melhor?
Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
10
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Gráficos tridimensionais de excelente qualidade
  • - Conjunto sonoro agradável e divertido
  • - Jogabilidade dinâmica e original
  • - Dinâmica instigante e fluída
  • - Possui três modalidades de partidas
  • - Vasto conteúdo informativo

Contras

  • - Não possui multiplayer
  • - Algumas mudanças na jogabilidade são estranhas
  • - Faltam o minimapa e o quadro de análises
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares