Computadores

NOTA tt
8.0

Review Cooler Master Hyper TX3

Com as constantes melhorias de desempenho dos novos processadores, o consumo de energia e o calor dissipado também acabam aumentando. O problema é ainda mais grave se considerarmos que o Brasil é um país de clima predominantemente tropical, com temperaturas que frequentemente passam dos 30ºC no verão...

Paulo Higa
por
em

Com as constantes melhorias de desempenho dos novos processadores, o consumo de energia e o calor dissipado também acabam aumentando. O problema é ainda mais grave se considerarmos que o Brasil é um país de clima predominantemente tropical, com temperaturas que frequentemente passam dos 30ºC no verão. Apesar de os processadores virem com um cooler padrão, nem sempre ele dá conta do recado. É aí que aparece a necessidade de um sistema de refrigeração mais eficiente.

Cooler Master Hyper TX3 (Foto: Divulgação)Cooler Master Hyper TX3   (Foto: Divulgação)

Construção e design

O Cooler Master Hyper TX3 é um cooler em formato torre, isto é, a fan fica localizada perpendicularmente a base do dissipador de calor. Esse formato é bastante utilizado em sistemas de alto desempenho, mas tem o inconveniente de não refrigerar os componentes em volta do processador, como o chipset da placa mãe.

Entre os destaques do Cooler Master Hyper TX3 está a possibilidade de instalar uma fan adicional, para resfriar melhor o processador. Os heatpipes do dissipador (tubos que levam o calor para longe) ficam em contato direto com o chip, o que garante uma refrigeração melhor, mas a base do cooler acaba tendo alguns pequenos vãos e você precisará utilizar uma quantidade maior de pasta térmica, já incluída na caixa do produto.

Na máquina de testes, nenhum slot de memória ou PCI-Express foi inutilizado. No entanto, a base do dissipador não cobriu todo o processador, deixando aproximadamente 2 mm de fora, o que felizmente não afetou o desempenho do cooler.

A fixação da fan é realizada por meio de clipes de metal. Na caixa, você encontrará quatro deles: dois para a fan principal e dois para uma segunda fan, não inclusa. Infelizmente, o manual não mostra de maneira detalhada o processo de instalação, mas a empresa disponibilizou um vídeo explicando como realizar o processo.

Cooler Master Hyper TX3 - 1 (Foto: Paulo HIga)Apesar de ser maior que o normal, o cooler cabe na maioria dos gabinetes  (Foto: Paulo HIga)

Desempenho

O processador testado, um AMD Phenom II X4 955 Black Edition, permanece em 39ºC quando ocioso e chega a 65ºC em utilização total, com o cooler padrão da AMD. Apesar de a temperatura em full não ser muito alta, o cooler da AMD chega a 5000 RPM, gerando um ruído acima da média, que pode ser ouvido a cinco metros de distância da máquina.

Com o Cooler Master Hyper TX3, a temperatura em idle abaixou para 31ºC. Mesmo após alguns minutos de stress test, com o Prime95, a temperatura não passou de 51ºC – isso com a fan girando a 2000 RPM e com um barulho muito mais baixo do que o gerado pelo cooler da AMD.

O Hyper TX3 não é exatamente um cooler voltado para os entusiastas de overclock, mas após um aumento de 3.2 GHz para 3.85 GHz, ele conseguiu segurar o processador em 59ºC em full, um desempenho muito bom.

Cooler Master Hyper TX3 - 2 (Foto: Paulo HIga)A base do dissipador pode não cobrir todo o processador  (Foto: Paulo HIga)

Custo-benefício

O custo-benefício do Hyper TX3 é muito bom e talvez ele seja o melhor em sua faixa de preço, servindo até mesmo para quem faz pequenos overclocks. Pode ser encontrado em lojas confiáveis por menos de R$ 60 e é compatível com diversos processadores, inclusive os novos processadores Sandy Bridge, da Intel, que utilizam socket LGA1155.

Ficha técnica

Peso 470g
Dimensões 90 x 51 x 139 mm
Velocidade da fan 800-2800 RPM
Sockets compatíveis Intel LGA775/1155/1156, AMD 754/939/940/AM2/AM3.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
7
Custo-benefício
9

Prós

  • * Ótimo custo-benefício.
  • * Suporte a vários processadores.
  • * Permite instalação de uma segunda fan.

Contras

  • * Manual não é dos mais detalhados.
  • * Base do cooler não é lisa.
  • * Pode não cobrir todo o processador.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patricia Arcanjo
    2011-10-31T10:42:04

    Em relação ao ruído, ao usar em um game, fica muito alto? Se for comparar o ruído com o cooler original do Phenon 955, como ficaria? Obrigada