Computadores

NOTA tt
9.0

Review Core i3 2100

Segunda geração de processadores Core i3, o modelo de entrada da linha Core i da Intel. Veja nossas impressões!

Gustavo Ats
por
em

Esta é a segunda geração de processadores Core i3, o modelo de entrada da linha Core i da Intel. O modelo em questão é um processador com dois núcleos (dual core) construído na arquitetura de 32 nm, Clock de 3.1 Ghz e Hyper Threading (aquela tecnologia da Intel que faz cada núcleo executar duas threads ao mesmo tempo).

Além disso, o processador conta com gráficos integrados da Intel, para tentar substituir sua placa de vídeo. Já adiantamos que não dá para competir com uma placa gráfica dedicada, mas é uma ótima solução de baixo custo para quem quer ver vídeos em HD ou jogar com um desempenho um pouco melhor.

Corei3 (Foto: Divulgação)Core i3 2100 (Foto: Divulgação)

Desempenho

Podemos dizer que, apesar de ser um processador de entrada, a Intel caprichou no processador podendo comparar até com um Core i5 de primeira geração, em termos de desempenho. Acontece que, graças ao Hyper Threading, o sistema operacional acha que está trabalhando com um processador Quad Core, o que melhora consideravelmente o desempenho geral do sistema.

A nota do Windows Seven quanto ao processador foi de 7.1, 4.1 para o Windows AERO e 5.9 para jogos 3D.

Durante os testes de jogos, o processador até conseguiu rodar com um desempenho satisfatório, jogos como GTA San Andreas, Doom 3 e outros jogos não tão exigentes com boas configurações de vídeo, e até o pesado Crysis o processador conseguiu rodar sem engasgos, mas com a configuração reduzida. Isso somado a 4 GB de Memória Ram e sem placa de vídeo dedicada.

Na prática o desempenho do processador atende a vários usuários, desde aquele que só quer o computador para jogar paciência e digitar textos no Word, até um gamer casual, que não liga tanto assim para gráficos.

Custo-benefício

Por ser um processador relativamente novo, é comum os lojistas inflarem um pouco o preço para empurrar o estoque antigo. Por isso é comum encontrar esse processador custando quase 500 reais aqui no Brasil. Então vale a pena dar uma boa pesquisada, pois o preço mínimo encontrado foi de R$ 219,00.

Esse processador oferece um ótimo custo-benefício para pessoas que não exigem muita potência do computador, mas que querem um PC com força suficiente para rodar alguns joguinhos, ver vídeo em HD e até editar os vídeos da família no Vegas ou no Premiere Elements.

Ficha técnica

Processador Intel Core i3
Modelo 2100
Apresentação Box com Cooler
Núcleo Duplo (Dual Core) - HT (Hyper-Threading)
Frquência 3,1 GHz
Barramento 5 GT/s
Cache L2 3 MB
Soquete LGA1155
Tecnologia Intel Turbo Boost Technology 2.0,
Virtualização,
Bit de Desativação de Execução,
SpeedStep e Hyper-Threading

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Vídeo Integrado.
  • * Hyper Threading.

Contras

  • * Custo um pouco alto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares