Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Pacote com os primeiros jogos da série marca o retorno triunfal do marsupial para a nova geração

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

A Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é a compilação com os três primeiros jogos protagonizados pelo famoso marsupial. Publicada pela Activision e disponível para PS4, a trilogia traz gráficos redesenhados e gameplay clássico para agradar os fãs de longa data e conquistar uma nova geração de jogadores. Confira, no review a seguir, as impressões do TechTudo sobre o game.

Veja curiosidades e Polêmicas da Franquia Crash Bandicoot

Apesar de ser uma franquia produzida pela Naughty Dog, N. Sane Trilogy ficou nas mãos do estúdio Vicarious Visions, responsável por refazer toda a parte artística dos três jogos. A tarefa de manter intacta a identidade do mascote não foi fácil, afinal a empresa teve que projetar a remasterização sem ter acesso ao código-fonte original do PS1.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: confira a análise da coleção remasterizada (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: confira a análise da coleção remasterizada (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O resultado é surpreendente, e o título cumpre à risca o que prometeu desde que foi anunciado na conferência da Sony na E3 2016. Ele resgata o sentimento de nostalgia dos tempos áureos de PlayStation One, ao mesmo tempo em que consegue revigorar uma das marcas mais fortes dos videogames e um gênero pouco explorado hoje.

A prova de que o Crash Bandicoot N. Sane Trilogy está no caminho certo é o seu sucesso de vendas. Ele conseguiu "derrubar" jogos de peso e ficou entre os títulos mais vendidos da semana no Reino Unido – na frente de GTA 5 e Fifa 17, por exemplo. 

Uma visita às origens do marsupial

A partir do menu inicial, é possível alternar entre os três clássicos de PS1: Crash Bandicoot, Crash Bandicoot: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped (o melhor, inclusive, ainda é o segundo). Se você gosta de caçar troféus, ainda há um incentivo adicional para revisitar as aventuras, já que são três troféus de platina em um único game - sendo um para cada jogo.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy tem gráficos atualizados e suporte a três troféus de platina (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Crash Bandicoot N. Sane Trilogy tem gráficos atualizados e suporte a três troféus de platina (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Além da parte visual ter sido completamente retrabalhada, o game faz bom uso da técnica de upscale ao 4K do console mais recente da Sony, o PS4 Pro, e oferece suporte ao recurso HDR, que também funciona no PS4 padrão. Graficamente falando, os três jogos parecem pertencer facilmente a atual geração graças aos cenários mais coloridos, efeitos sofisticados de iluminação e um número maior de detalhes nos ambientes.

Reimaginados sem a aparência poligonal pela qual são conhecidos, Crash, Coco Bandicoot e o vilão Dr. Neo Cortex parecem ter saído de uma animação de cinema, tamanha qualidade visual. Ainda que o design de alguns inimigos tenha ficado preso à estética do passado, a adaptação gráfica foi feita de forma exemplar.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é fiel ao conteúdo original (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é fiel ao conteúdo original (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Assim como o level design das fases foi mantido, a trilha sonora e interface também são fiéis ao material original. As músicas com clima tropical e o efeitos de áudio clássicos, como quando Crash quebra uma caixa e coleta uma fruta Wumpa, aquecem o coração de tanta nostalgia.

Mantendo a forma

Não se engane: nada mudou em relação à jogabilidade. A câmera, por exemplo, que intercala entre perspectiva lateral e profundidade 3D, é a mesma - inclusive com os mesmos problemas. Os movimentos de Crash são basicamente iguais aos de 20 anos atrás e não oferecem nenhuma mudança, assim como a física. Crash se afunda na lama e desliza pelo gelo exatamente como fez nos 90.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: jogabilidade funciona como no PS1 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: jogabilidade funciona como no PS1 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Para não dizer que não há nenhuma novidade relevante, o compilado permite se aventurar pelos estágios com ninguém menos que Coco Bandicoot, a irmã mais nova de Crash, que ganha destaque a partir de Cortex Strikes Back, o segundo episódio. Agora, a heroína pode participar de fases que até então exigiam o controle do protagonista.

É impressionante ver como as mecânicas de Crash envelheceram bem. A dificuldade aumenta naturalmente à medida que o jogador vai se familiarizando com os desafios e inimigos pelo caminho. Algumas fases são fáceis e levam poucos minutos para serem finalizadas, mas todas elas têm segredos e itens colecionáveis. O primeiro game, aliás, ainda permanece como o mais difícil da série.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Um ponto relevante a ser considerado é que o gameplay, ao menos nos botões analógicos, não funciona tão bem. Por exigir precisão absoluta em certos obstáculos, os botões direcionais continuam sendo a melhor opção, especialmente se você pretende obter todas as caixas e cristais. Embora os pontos de salvamento estejam aprimorados, os carregamentos excessivos entre uma tela e outra podem frustrar depois de um tempo.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é a definição de remasterização bem feita (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é a definição de remasterização bem feita (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Conclusão

O Crash Bandicoot N. Sane Trilogy mostra aos fãs como uma verdadeira remasterização deve ser feita e proporciona uma incrível viagem no tempo. Com gráficos atualizados e em alta definição, a coleção consegue se manter fiel às obras originais e traz conteúdo de sobra em um único pacote. Esperamos que este seja, enfim, o retorno definitivo do mascote às plataformas atuais.

Quais jogos de PS1 ou PS2 você gostaria de ver no PS4? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
9

Prós

  • Gráficos atualizados
  • Fiel às obras originais
  • Jogos envelheceram bem
  • Três jogos em um

Contras

  • Carregamentos excessivos
  • Pequenas falhas de design
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Gonçalves
    2017-07-04T12:26:16  

    Comparar Crash com GTA, só aqui mesmo ... quanto tempo tem que já lançou GTA V? não é nenhuma façanha superar em vendas um game de 2015, FIFA 17 já esta para ser substituído pelo FIFA 18 ... Crash é um jogo bem legal, e não precisa destas comparações sem sentido.

    recentes

    populares

    • Vinicius Gonçalves
      2017-07-04T12:26:16  

      Caso você procure os jogos que mais vendem no reino unido, verá que nesses 4 anos poucos jogos conseguiram ultrapassar o mesmo em número de vendas... por isso foi citado na matéria. Jogos AAA novos não vendem mais que GTA lá.

  • Diogo
    2017-07-05T10:47:15

    Na minha Opinião o PS4 nem precisaria investir muito em outros jogos imaginem ele remasterizando os Residents Parasite evil

  • Cesar Silva
    2017-07-05T10:41:35

    Se incluíssem o CTR Crash Team Racing iriam vender quase o dobro.

  • Hygor Meireles
    2017-07-04T23:12:24  

    Volta Megaman, Metroid, Castlevania, Top Gear, Syphon Filter, Quake, entre outros...

    recentes

    populares

    • Hygor Meireles
      2017-07-04T23:12:24  

      Castlevania Syphony of the Night é um que eu mais quero jogo top

  • Walace Mattos
    2017-07-04T13:08:05  

    JAMAIS GTAV É O JOGO COM MELHOR GRÁFICO E O JOGO MAIS VENDIDO DA HISTÓRIA!! MELHOR JOGO DO MUNDO SEM DÚVIDAS.

    recentes

    populares

    • Walace Mattos
      2017-07-04T13:08:05  

      GTA => Game Todo Avacalhado

    recentes

    populares

    • Walace Mattos
      2017-07-04T13:08:05  

      quem teve PS1 já jogou Crash e zerou os 3 imagine com graficos melhores já era imaginado que passaria GTA

  • Bruno Cruz
    2017-07-04T16:00:34  

    Avisa estes estagiários, que GTA foi lançado em 2013, lógico que um jogo em seu lançamento na primeira semana possa superar as vendas na semana de outro que foi lançado há 4 anos. Mesma coisa com o fifa, com o Fifa 18 quase lançando, quem vai comprar o 17? são muito juvenis.

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2017-07-04T16:00:34  

      Obrigado. Eu ia comentar isso.

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2017-07-04T16:00:34  

      tudo a ver futebol quando passa o ano ninguém quer agora GTA continua sendo GTA mesmo após 4 anos seu nerd

  • Diego Lima
    2017-07-04T21:29:34  

    Queria muito que tivesse também o Crash nitro Kart, era viciado na versão de corrida.

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2017-07-04T21:29:34  

      é mesmo! Tô na expectativa tbém, o Team Rancing!

  • William Santos
    2017-07-05T07:43:33

    Não tem para Xbox? :(

  • Marcelo Victor
    2017-07-04T17:22:00  

    saudades de tenchu pra ps1.. esse sim era um game das galaxyas. kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo Victor
      2017-07-04T17:22:00  

      Nuuuuu nem me fale!

    recentes

    populares

    • Marcelo Victor
      2017-07-04T17:22:00  

      tive que comentar ...so joguei ele durante muitoooo tempo

  • Samuel Silva
    2017-07-04T11:16:27

    as mesmas historias ja cancei de virar!!!!!!

  • Mensageiro Verdade
    2017-07-04T19:02:36

    Vem pro Steam vem!!!

  • Marcia
    2017-07-04T17:25:53

    Nunca ouvi tanto game over rsrs

  • Bruno Ribeiro
    2017-07-04T17:03:01

    PC > Consoles

  • Commentator
    2017-07-04T16:39:46

    O ideal seria pegar o exemplo desse game e remasterizar todos os jogos do PS1, tenho certeza que todos os usuário iriam sair bem mais felizes do que com os atuais jogos que vem sendo lançados...

  • Alessandro Bezerra
    2017-07-04T11:59:25  

    Volta mega man

    recentes

    populares

    • Alessandro Bezerra
      2017-07-04T11:59:25  

      Experimento o jogo "Mighty No. 9" dos mesmo desenvolvedores do Mega man

  • Rafael Bertoni
    2017-07-04T15:00:16

    Vai pra baixa da égua com essa conversa

  • Roberto Sousa
    2017-07-04T11:39:46  

    Ata, devem ta falando do gta 1, so pode, porq GTA V quero ver quem vai supera-lo.

    recentes

    populares

    • Roberto Sousa
      2017-07-04T11:39:46  

      Crash foi lançado na década de 90" para PS1, epoca que a marca Xbox nem sequer existia, nem sonhava em nascer. GTA V foi lançado primeiro em 2013 pra PS3 e X360, sério que quer comparar? Se for comparar os gráficos de Uncharted 4 ou Horizon Zero Dawn com GTA V, ai este apanha feio, pois mesmo remasterizado, é datado e não tem todos os recursos e visuais desses jogos modernos de 2016-2017. Para Crash, a remasterização foi perfeita, considere que o jogo tem uns 20 anos de idade, não se esqueça disso!! ;)

  • Alice Lopes
    2017-07-04T11:13:37  

    falta lançar pro xbox 360

    recentes

    populares

    • Alice Lopes
      2017-07-04T11:13:37  

      fato

    recentes

    populares

    • Alice Lopes
      2017-07-04T11:13:37  

      Com RGH e emulador vc joga..

  • Raúl Gomes
    2017-07-04T12:24:48

    Superar as vendas na semana, jogos de anos atrás não é tão complicado. Eles já venderam o que tinham que vender

  • Paulo Fernandes
    2017-07-04T11:38:09

    As boas vendas só mostram que os jogos clássicos são o que o público realmente quer. Em agosto Sonic Mania será lançado e com certeza será outro campeão de vendas.

  • Rodrigo R
    2017-07-04T11:11:11  

    Supera GTA. Duvido . GTA é febre em todos Pais . Slk conta outra kkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo R
      2017-07-04T11:11:11  

      kkkkkkkkkkkkkkk, ta eh loko, gta the best!