Publicidade

Por Allan Melo; Por TechTudo


Criado para os entusiastas de música e gamers de plantão, a Creative lançou o X-Fi Titanium Fatal1ty Pro provando como a empresa se mantem na liderança do mercado até hoje. Outras placas de áudio dos concorrentes chegam perto na qualidade, mas quem já teve a oportunidade de ouvir o som desta placa em alto-falantes de qualidade saberá que (ainda) não há concorrente à altura. Isso, claro, se você não for dono de um estúdio de música, com aquelas placas de alta fidelidade.

Creative Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro_001 — Foto: TechTudo

Design e Conectividade

O X-Fi Titanium Fatal1ty usa um slot PCI Express x1, e como todas as placas desse tipo, ela pode ser instalada em um slot maior (x8 ou x16). Mas o que chama a atenção mesmo, sem dúvida, é a tampa grafite escura que cobre a parte superior da placa, protegendo os capacitores de contatos acidentais e servindo de base para o logotipo da placa, que se acende quando o computador está ligado.

Já as conexões na parte de trás da placa oferecem algumas poucas, mas preciosas, opções: quatro saídas de áudio analógicas (2.1, 5.1 e 7.1), line-in, além de uma entrada e uma saída SPDIF ópticas. Certamente esta economia de plugues só vai irritar quem costuma plugar muitas coisas na caixa de som.

Qualidade de áudio

“Excepcional” é a palavra que mais se aproxima da qualidade de som produzida pela X-Fi Titanium Fatal1ty. Nem pense em plugar as saídas desta placa em um home theater baratinho ou ouvir MP3 de baixa qualidade. É sério! Se você quer investir em uma placa dessas, faça o favor de comprar algumas caixas de som decentes.

Nos nossos testes, diríamos que esta Sound Blaster só perde para as placas de áudio profissionais, usadas em estúdios. No geral, ela tem a capacidade de deixar qualquer gamer de plantão alucinado com a riqueza dos detalhes, a profundidade e a experiência surround dos jogos de última geração (que, se compatíveis, ainda poderão usufruir dos 64 MB de memória X-RAM, que melhora o desempenho do sistema).

E quem preferir jogar com fones de ouvido ou em um bom sistema de som estéreo, pode ativar o recurso de surround virtual X-Fi CMSS-3D e sentir o som ganhar mais direcionalidade.

Software

A placa vem com um conversos de áudio, um player de música compacto e o software Creative Audio Console, usado para configurar a maioria das funções disponíveis na X-Fi Titanium Fatal1ty. A placa também tem três perfis de uso (Entertainment, Game e Audio Creation), usados para virtualizar algumas melhorias no som, o que até é útil se você não sabe como ajustar um equalizador corretamente.

Outro recurso interessante que a Creative tem usado em suas placas é o X-Fi Crystalizer, que recompõe as informações perdidas ou danificadas nas compressões de áudio (muito comum em arquivos de música MP3), deixando os médios e os agudos mais bem distribuídos e os graves menos abafados e mais definidos.

Ficha Técnica

Tabela

Tipo de interface PCI-Express
Qualidade de áudio 24-Bit / 96kHz 5.1
Gravação 24-bit / 96kHz
Saídas de áudio 109 dB
Conectores - Saída Analógica (Central analógica e Subwoofer) - Saída Digital (saída SPDIF Ótica) - Entrada Digital (Entrada SPDIF Ótica) - Saída de áudio Line out (Anterior / Lateral / Posterior/ Central / Subwoofer) - FlexiJack (Entrada digital / Saída digital / Entrada de linha / Microfone) - Conector AD_Ext interno para ligação à unidade X-Fi de E/S (incluso) - Entrada Auxiliar
Conexões do Painel I/O Interno - Saída para fones de ouvido (conector estéreo com controle de volume) - Saída para microfone (conector estéreo com controle de volume) - Entrada estéreo auxiliar (2 conectores RCA)
Embalagem Manual e CD
7

Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
5

Prós

  • * Qualidade de áudio excepcional.
  • * Todas as vantagens de ser PCIe.
  • * Vários recursos inclusos.

Contras

  • * Preço surrealmente caro.
  • * Merece alto-falantes de qualidade.
  • * Briga por espaço na motherboard.

Mais do TechTudo