Roteador

NOTA tt
8.8

Review D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L

DIR-506L é um roteador do tamanho de um smartphone que permite criar uma rede a partir de outras sem precisar de tomada. Dispositivo funciona como roteador wireless, repetidor e hotspot.

Edivaldo Brito
por
em

Quando não é possível ter uma conexão de Internet própria em locais públicos, sempre dá para pegar empestado, não é mesmo? E se você puder compartilhar com os amigos, fica melhor ainda. Essa é a proposta do D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L, um roteador versátil e portátil, que permite criar uma rede a partir de outras e sem precisar de tomada. Ele oferece todos os recursos de um roteador, access point, repetidor e unidade de armazenamento em rede.

Design

Roteador portátil também serve como repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Roteador portátil também serve como repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


O DIR-506 é um aparelho bastante portátil, do tamanho de um smartphone e, por isso, cabe na palma da mão. Por conta desse tamanho, ele pode facilmente ser carregado dentro de qualquer bolsa pequena sem ocupar muito espaço ou alterar o formato da mesma. Seu formato lembra muito um pequeno HD externo (dos bem pequenos mesmo), o que esconde todo o potencial do aparelho. 

Por se localizarem nas laterais, todas as entradas e botões do aparelho são bem discretos. Na lateral superior ele possui uma entrada USB (para compartilhamento de arquivos) que é acompanhada de um pequeno furo (Reset), que serve para colocar o aparelho com as configurações de fábrica. Ao lado dos dois fica o botão “WPS” e na lateral seguinte, encontra-se a entrada Ethernet, a chave de ligar/desligar e uma porta mini-USB para energizar o dispositivo ou recarregar a bateria.

O DIR-506L possui uma pequena e discreta haste que pode ser girada para servir como um apoio extra para mantê-lo em pé. Apesar de ser possível deixar o aparelho em pé apenas colocando-o sobre suas laterais ou deitado, esse recurso dá mais firmeza ao aparelho, principalmente porque ele desliza muito fácil em uma mesa quando fica nessa última posição.

Instalação

A instalação do DIR-506L depende muito de como ele será utilizado, mas basicamente se resume a colocar a bateria no aparelho (caso a mesma ainda não esteja dentro), mover a chave que fica na lateral para “On” e aguardar ele iniciar. Depois de alguns segundos, ele estará pronto para ser configurado. 

dir-506l-5 (Foto: dir-506l-5)Página para configuração do DIR-506L (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Antes de qualquer configuração lógica é preciso preparar o aparelho fisicamente de acordo com a funcionalidade a ser usada: Se for usá-lo como um roteador ligado a uma rede cabeada, basta ligar o modem ou cabo dessa rede na entrada Ethernet do aparelho. Mas se for usá-lo como um hotspot Wi-Fi, conecte ele ao ponto de acesso. 

dir-506l-8 (Foto: dir-506l-8)App oficial da D-Link (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A configuração do aparelho, pode ser feita pelo modo tradicional, usando um navegador no computador ou através do aplicativo D-Link QRS Mobile, disponível para Android e iOS, sendo esse último método o mais recomendável. Em ambos os casos, é  necessário estar conectado na rede sem fio padrão do aparelho. As informações necessárias para fazer isso estão disponíveis no manual do usuário no item “Como se conectar ao DIR-506L usando a rede sem fio”.

As duas opções de configuração são boas e bastante práticas, entretanto, cada uma é voltada para um tipo de usuário: a configuração via navegador para usuários mais avançados e a pelo aplicativo para usuários com pouco conhecimento de redes. Porém, na prática, a configuração pelo aplicativo não é tão simples, mas ainda assim, é bem mais fácil do que usando o navegador.  

Funcionalidades

O D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L é um “tudo em um”. Ele pode ser usado como roteador, onde além de prover acesso a uma rede com ou sem Internet, ele serve para ocultar os computadores que estão atrás dele, possibilitando que várias máquinas possam acessar usando apenas uma entrada na rede. O aparelho também pode atuar como um ponto de acesso secundário, como um repetidor, para ampliar o alcance de uma rede. 

Seagate Central oferece uma nuvem pessoal em três tamanhos 2 TB, 3 TB e 4 TB (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Roteador pode ser usado como central de compartilhamento com a função SharePort (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Também merece destaque a funcionalidade fornecida pelo botão WPS, que caso o equipamento a ser conectado tenha suporte, permite conectar na rede do DIR-506L com um simples pressionar desse mesmo botão. Isso funciona muito bem em aparelhos com Windows 8 que suportam a característica: basta tentar conectar pelo sistema na rede e em seguida pressionar o botão WPS do roteador que todo o resto é feito automaticamente.

Botão WPS é de fácil acesso e tem configuração bem simples (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Botão WPS é de fácil acesso e tem configuração bem simples (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Além de suas tradicionais funcionalidades, o aparelho também pode se transformar em uma unidade de armazenamento em rede e isso pode ser feito de uma forma bem simples: plugando um pendrive em sua porta USB. O acesso aos documentos disponíveis na mídia que está conectada ao DIR-506L pode ser feito a partir de um smartphone ou tablet, utilizando o app SharePort Mobile, que possui versões para dispositivos com Android e iOS. Já para acessar o conteúdo do pen drive pelo PC, é preciso usar o navegador e colocar o endereço do DIR-506L, seguido do número da porta indicada no manual.

Desempenho

Por ser um modelo compacto e usar uma antena interna, o alcance do DIR-506L é pequeno. Nos testes executados com poucos obstáculos, o sinal do dispositivo diminuía bastante, porém, ainda era possível acessar stream de vídeos com qualidade com algumas oscilações. No entanto, como o aparelho é focado em mobilidade, a questão da distância tem um peso bem menor na avaliação do seu desempenho. Pelo mesmo motivo, este aparelho não oferece a confiabilidade dos roteadores convencionais, e, portanto, não deve ser usado em atividades em que a conexão não possa ter oscilações. 

Bateria entrega boa autonomia para uso longe da tomada (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Bateria entrega boa autonomia para uso longe da tomada (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


O melhor desempenho dele foi no acesso através do aplicativo, onde mostrou-se bastante rápido. Já o acesso via navegadores tem seus problemas: em alguns casos ele simplesmente não funciona direito e, aparentemente, o problema está nas limitações dos mesmos frente a quantidade recursos exigidos. 

O DIR-506L vem com uma bateria interna que promete cinco horas de autonomia, o que ele conseguiu cumprir nos testes. Porém, quando a carga do aparelho começa a chegar ao seu nível mínimo, é acionada uma luz vermelha indicando a pouca energia, e a conexão se torna um pouco instável, comprometendo seu desempenho. 

Custo-beneficio 

Custando em média cerca de R$ 200, o aparelho vale a pena, principalmente por causa do seu perfil focado em mobilidade. O que o torna mais interessante ainda é o fato dele caber em qualquer bolsa, mochila, ou até mesmo um bolso, mais a simplicidade de sua configuração e a variedade de usos que ele oferece a usuários que vivem constantemente em trânsito. 

Um dispositivo pequeno e com preço acessível para o que oferece: roteador wireless; repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Um dispositivo pequeno e com preço acessível para o que oferece: roteador wireless; repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Ainda que não tenha o desempenho de um grande roteador, o DIR-506L é um opção interessante porque em caso de falta de energia (que derrubam até bons no-breaks), ele continuará funcionando por conta de suas particularidades. Isso o torna muito útil em algumas aplicações em que parar não é uma opção.

O DIR-506L é um roteador com múltiplas funções para quem vive sempre em movimento, mas não quer correr o risco de ficar desplugado. O aparelho é simples, compacto, fácil de instalar e usar e tem uma boa autonomia, podendo ficar por horas sem carregar. Além disso, ele é voltado para usuários com pouco conhecimento de redes e atende bem as necessidades de pessoas que precisam de mobilidade, autonomia e facilidade de configuração. Só não espere alcançar grandes distâncias, pois esse não é o foco dele.

Tabela configurações D-Link Pocket Cloud 506L (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações D-Link Pocket Cloud 506L (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • Pequeno e portátil
  • Boa autonomia
  • Padrão Wi-Fi 802.11n
  • Fácil instalação
  • Funções múltiplas
  • Conexão muito simples com o botão WPS

Contras

  • Configuração via aplicativo complicada
  • Acesso a documentos via web é falho
  • Alcance diminui fácil com barreiras
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliana Fernando
    2014-02-22T10:42:29  

    O que é WPS?

    recentes

    populares

    • Juliana Fernando
      2014-02-22T10:42:29  

      é um tipo de conexão wireless pra vc conectar aparelhos sem fio como impressoras por exemplo

    recentes

    populares

    • Juliana Fernando
      2014-02-22T10:42:29  

      tem um botao do lado do roteador. ai vc vai conectar pelo pc, ao inves de digitar a senha ... aperta ele um tempinho e solta, qmo pc entra na rede.

  • Leonardo Fonseca
    2014-02-22T15:45:15  

    Qdo falta luz vc continua usando. Como se o modem de banda latga parou de funcionar? Vai usar o 3G do celular? Não preciso de roteador pra isso. A única "vantagem" sobre qualquer outro roteador é ser mais "bontinho".

    recentes

    populares

    • Leonardo Fonseca
      2014-02-22T15:45:15  

      Continuo preferindo o meu ligado na tomada e se for necessário uso o celular como roteador.

  • Valdinei Santos
    2014-02-24T14:04:08

    Que porcaria de descrição. Uma informação básica hoje que é em relação a 3g/4g eles não mencionam.

  • Isaias Freitas
    2014-02-24T13:06:02

    porcaria. caro, nao tem nada de vantagem. nao te sinal decente.

  • Nailson Junior
    2014-02-23T08:54:44

    É isso que acontece quando gente totalmente despreparada faz reviews. Primeiro, tem um baita fonte nas imagens, e outra, ele não conecta direto na rede de telefone ou possui entrada para chip SIM. Então, como é que ele funciona sem energia mesmo????

  • Devanir Catanio
    2014-02-23T07:15:20

    quem falou que não precisa de TOMADA ? reportagem PANGARÉ .

  • Bruno Perna
    2014-02-23T03:23:16

    Que vergonha, matéria comprada...... vcs anum precisam disso.....

  • Andre Paiva
    2014-02-22T21:30:28

    Só me responda uma pergunta, se a luz acabar, como irá ter internet??? Mesmo que o roteador fique ligado, o modem ou cablemodem irá estar fora de funcionamento.

  • ERIVALDO SOUSA
    2014-02-22T20:37:51

    "é um opção interessante porque em caso de falta de energia (que derrubam até bons no-breaks)" Inacreditável...Um No-breaks, é exatamente para suprir a falta de energia, entra em operação após a queda de energia. "ele continuará funcionando por conta de suas particularidades. Isso o torna muito útil em algumas aplicações em que parar não é uma opção." !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcelo Souza
    2014-02-22T20:14:43

    Qualquer telefone celular faz isso (com wi fi)

  • Fabio Santos
    2014-02-22T20:09:59

    Bateria.... Se acabar a luz vou ler um livro..

  • Thiago Santos
    2014-02-22T19:35:20

    tem repetidor de WIFI que conecta na tomada e custa bem mais barato e é mto menor...

  • Braz Souza
    2014-02-22T19:21:07

    Existem aparelhos melhores e com o custo menor! Não vi propósito, além de assunto comercial, nessa matéria!

  • Romulo Navarro
    2014-02-22T17:45:49

    Que linguagem mais chula: mesmo no lugar de pronome pessoal, foco como sinônimo de objetivo. Sem falar em "focado na mobilidade" é demais!

  • Carlos Couto
    2014-02-22T17:33:06

    O que é o que é?

  • Gustavo Siqueira
    2014-02-22T13:51:32  

    Marketing é complicado, porque que não falaram do modelo da Asus RT-N10+ bem melhor, mesmas funções e melhor alcance e possui 4 porta lan...

    recentes

    populares

    • Gustavo Siqueira
      2014-02-22T13:51:32  

      Pq quem pagou a matéria foi a D-Link. No dia que a Asus pagar o Review Patrocinado, eles falarão dele. :)

  • Justo Cadafalso
    2014-02-22T11:34:16

    O que é roteador?

  • Eudalio Junior
    2014-02-22T11:25:34

    Hoje qq smartphone funciona como repetidor