Jogos de RPG

NOTA tt
9.0

Review Dark Souls 2

Dark Souls 2 é um mergulho em um mundo de desafio e terror para o melhor dos jogadores. Confira o review completo de um dos jogos mais difíceis do mundo!

Felipe Velloso
por
em

Dark Souls 2, lançado para PS3, Xbox 360 e PC é continuação direta de dois clássicos dessa geração, Demon’s Souls e Dark Souls, ambos da From Software. Tudo o que você gosta e espera de um jogo da série pode ser encontrado neste excelente título, uma jogabilidade inteligente, inimigos brutais e uma dificuldade desafiadora.

Dark Souls: confira dicas para sobreviver no difícil game de RPG

Dark Souls II é o jogo mais difícil do ano (Foto: Divulgação)Dark Souls II é o jogo mais difícil do ano (Foto: Divulgação)


Uma história simples, porém sombria

Em várias circunstâncias Dark Souls 2 parece ser uma mistura de seu antecessor com Demon’s Souls, e mesmo na história isso pode ser sentido. Semelhante ao conto do Reino de Boletaria, desta vez os jogadores são um guerreiro que foi amaldiçoado com a não-vida no Reino de Drangleic. Seu objetivo é coletar o maior número possível de almas para curar sua maldição.

Como já era esperado, a história do jogo aparece de maneira discreta, com praticamente nenhuma cutscene, ela é contada ao longo do jogo no encontro com chefes e NPCs. Apesar, de interessante, e em muitos sentidos ser a melhor da série, a história de Dark Souls 2 fica em um lugar de pouca evidência e não é o foco do jogo.

Você pode usar qualquer arma com as duas mãos (Foto: Divulgação)Você pode usar qualquer arma com as duas mãos (Foto: Divulgação)


Um jogo apenas para os bons e os pacientes

Da mesma forma que os jogos anteriores, em Dark Souls 2 você terá que explorar um mundo vasto e perigoso, enfrentando dezenas de inimigos e poderosos chefões. Esta é uma jornada que se desdobra de maneira muito lenta, dado aos frequentes encontros com os perigosos opositores e as centenas de armadilhas espalhadas pelo mundo, que lhe obrigam a nunca correr e sempre prestar atenção.

Decidir se um buraco no chão leva a um tesouro ou a um poço sem fundo é um processo que deve ser vivenciado por erro e acerto, a não ser é claro que você encontre uma mensagem de um jogador.

As lutas continuam excelentes, em todas elas você será obrigado a memorizar os padrões de ataque do seu inimigo, ser muito inteligente e comedido nas escolhas de seus ataques, desvios e do uso do escudo. O único defeito é o target lock, que às vezes, não parece se focar no oponente correto e pode lhe custar a vida em locais pequenos com múltiplos inimigos.

Visualmente, Dark Souls II é o melhor da série (Foto: Divulgação)Visualmente, Dark Souls 2 é o melhor da série (Foto: Divulgação)

Dark Souls 2 possui o maior número de chefões de toda série, eles são tantos que até mesmo se tornam um problema. Muitas vezes não é possível sentir a intensidade de uma grande batalha épica quando elas ocorrem de maneira tão frequente. Apesar de no geral serem boas, também existem muitas batalhas com chefões que soam um pouco supérfluas, com inimigos que não são tão interessantes.

O modo online, onde você pode jogar ao lado de três outros jogadores e ser invadido por um inimigo continua funcionando da mesma maneira que nos jogos anteriores. Também é possível escrever mensagens e visualizar o fantasma de outros jogadores morrendo.

Os dragões são um dos pontos altos da série (Foto: Divulgação)Os dragões são um dos pontos altos da série (Foto: Divulgação)


Drangelic é o mais belo dos Reinos de Souls

Dark Souls 2 é um jogo muito bonito, certamente ele não consegue superar os títulos que tem saído para os consoles desta nova geração, mas certamente é muito superior aos seus antecessores. Os ambientes são agora mais variados, de belíssimas praias até os sombrios castelos góticos. O mais impressionante é a presença de locais iluminados e com várias cores, como campos verdes, fugindo um pouco da tradição de cinza e trevas dos jogos anteriores.

Outro grande avanço no campo visual foi a taxa de frames, que muitas vezes deixava a desejar quando haviam muitos inimigos na tela. Dark Souls 2 parece se manter sempre em seguros 30 fps, mesmo os momentos de ação desenfreada e com múltiplos personagens na mesma cena.

Os cenários são todos muito bem feitos e compõe um reino incrível (Foto: Divulgação)Os cenários são todos muito bem feitos e compõe um reino incrível (Foto: Divulgação)

Os inimigos são muito variados e tem designs incríveis, de elefantes guerreiros até humanos com armaduras completamente épicas e fantasiosas. Os chefões são, de maneira geral, um espetáculo a parte, de imensos dragões até monstros completamente originais e eles tornam Dark Souls 2 uma experiência ainda mais interessante.

Demon’s Souls e Dark Souls se tornaram um só

Uma das maiores marcas de Dark Souls 2 é a mistura de elementos presentes nos dois jogos anteriores. Não é apenas a história que é reminiscente de Demon’s Souls, mas a presença de uma área que funciona como hub world também nos leva ao jogo original. Lá se reúnem praticamente todos os NPCs do jogo, e é o lugar onde é possível aprimorar suas habilidades e gastar suas almas. Não dá para dizer que isto é necessariamente uma evolução, já que uma das coisas mais incríveis sobre Dark Souls era o mundo onde tudo estava conectado, mas para facilitar a vida dos jogadores é possível se teleportar ente as diferentes fogueiras do reino.

Os Chefes são variados e interessantes (Foto: Divulgação)Os Chefes são variados e interessantes (Foto: Divulgação)

Outra novidade interessante é o uso de tochas, que agora efetivamente são capazes de mudar o ambiente e interagir com os inimigos (já que muitos deles fogem da luz). Em compensação, segurar uma tocha significa abandonar o seu escudo, uma decisão extremamente difícil de se tomar.

Por fim, outra característica que retorna um pouco modificada de Demon’s Souls é a sua vida depois de morto. Se naquele jogo ela diminuía em 30%, neste ela se torna ligeiramente reduzida até chegar a metade da sua vida. Para restaurar seus pontos de vida, é necessário gastar um item raro (Humanity, um velho conhecido da série), esta também é a única forma de convocar outros jogadores para o seu mundo para ajudá-lo.

Conclusão

Dark Souls 2 é tudo que um jogador pode esperar de um jogo da série Souls. Extremamente desafiador, uma excelente jogabilidade e um ótimo cenário para se explorar. Você provavelmente irá morrer algumas centenas de vezes antes de chegar ao final, mas isso é o esperado. O que importa é que estas mortes nunca serão gratuitas e que você se sentirá o melhor jogador do universo quando superar cada um dos grandes desafios impostos por esse jogo. Ainda que ele não possua tantas ideias inovadoras quanto seus antecessores, ele é uma versão misturada, maior e melhor destes mesmos jogos.


Qual é o seu jogo preferido da série Souls?
Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - A jogabilidade é muito boa e precisa
  • - Os cenários são absolutamente bonitos e interessantes
  • - O jogo testa os seus limites de maneira positiva

Contras

  • - O lock-on é um pouco confuso e pode atrapalhar
  • - Falta um equilíbrio maior entre os chefões e as fases
  • - Perder 50% da vida pode ser penoso demais para certos jogadores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Costa
    2014-03-21T15:54:39  

    Só uma pequena correção. Sua vida cai pela metade no Demon's Souls quando você está em forma de alma. Existe um anel que alivia esta redução para os 30% que vocês mencionaram, o Cling Ring, mas é um espaço de equipamento a menos caso queira utilizá-lo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Costa
      2014-03-21T15:54:39  

      Carlos Henrique não é so vc comprar ele msm fera

    recentes

    populares

    • Rodrigo Costa
      2014-03-21T15:54:39  

      vlw Iago pq eu nao queria começar o 2 e ter historia do 1 e ae pra eu nao ficar bioando , mas agora só compra o 2 vlw

  • Caio Menezes
    2014-03-21T14:33:55  

    mto fraco esse jogo.. zerei ano passado!

    recentes

    populares

    • Caio Menezes
      2014-03-21T14:33:55  

      Poser...

    recentes

    populares

    • Caio Menezes
      2014-03-21T14:33:55  

      poser pra caramba provavelmente jogador de skyrim que não aseita a saga souls ter um enredo muito melhor de skyrim, e como assim vc zerou o no ano passado se o jogo lança nesse ano dia 13/03/2014 ?????

  • Wagner Rodrigues
    2014-04-18T15:55:21

    O review possui alguns erros: - A imagem do Dragão é do DLC de DS1. O rato é um inimigo da primeira edição também. Poderia ter colocado as imagens dos Dragões que realmente são da segunda edição; - Não se pode lutar ao lado de até 3 lutadores, o máximo são 2 ajudantes. - Não existe humanity em DS2. O item similar é Human Effigy que possui características diferentes.

  • Futebol
    2014-03-21T20:50:11  

    ''Perder 50% da vida pode ser penoso demais para certos jogadores '' só se for para os jogadores de COD que ficam escondidos esperando a vida se regenerar sozinha , isso é um ponto positivo por que aumenta o desafio

    recentes

    populares

    • Futebol
      2014-03-21T20:50:11  

      Definitivamente, Dark Souls não 2 é um bom começo pra quem só joga FPS, mas vale tentar, joguei o primeiro e via as curses que diminuiam a HP pela metade como o maior desafio do jogo, mas depois de um tempo conhecendo a lógica e os itens de jogo não fica muito difícil, só tem que ter paciência

  • Patricio Pereira
    2014-03-22T00:52:57  

    RPG não é muito minha praia, mas vou experimentar jogar esse!

    recentes

    populares

    • Patricio Pereira
      2014-03-22T00:52:57  

      Se RPG não é sua praia, vc terá que ter paciencia dobrada para jogar esse jogo, mas isso é bom. Eu depois de meses jogando dark souls e partindo para outros RPGs os achei fáceis e enjoativos demais! Mas nesse se aprender a jogar Dark Souls vai conseguir jogar qualquer outro, pois a lógica é a mesma ;)

  • Arthur Schwengber
    2014-03-21T16:47:19  

    Gostaria de saber porque o som tem nota 8, se não há nenhuma referência no texto sobre a qualidade do mesmo.

    recentes

    populares

    • Arthur Schwengber
      2014-03-21T16:47:19  

      Mas eu não discordo nao. O som tem altos e baixos, os efeitos dele correndo, pisando na grama e até de algumas armas é muito ruim. Por outro lado, qd vc entra em algum local escuro o silencio te causa um terror psicológico e qdo escuta algo a adrenalina sobe, isso eu acho legal. Por mim a nota é justa.

    recentes

    populares

    • Arthur Schwengber
      2014-03-21T16:47:19  

      Eu não to discordando, mas não falaram nada na review sobre o som! E mesmo assim atribuíram nota!! Nem ao menos falaram se a música interfere quando vai lutar contra um chefe, review fraco.

  • Hugo Dias
    2014-03-23T09:34:21  

    O cara joga os 10 minutos iniciais de cada game da serie e ja se acha conhecedor o suficiente para criar um review ridiculo desse.... Majula não é um "hub' como o Nexus era, e sim, o mapa todo é conectado como em Dark Souls 1....

    recentes

    populares

    • Hugo Dias
      2014-03-23T09:34:21  

      Acho q vc não entendeu os pontos do cara. Majula é sim como o Nexus, no sentido de ser onde ficam boa parte dos NPC'S, Firelink Shrini do DS não ficavam quase nenhum deles. Os lugares não são conectados como no primeiro DS q vc entrava numa caverna e saia no mapa do outro lado. Em DS2 Basicamente tudo parte de Majula, mas não dá por exemplo pra vc descer por Giants e chegar em Fire Keeper, se vc entra em algum lugar a partir de Majula já há as fases certas a vc acessar, nao tem como acessar um atalho pra outra entrada de Majula.

  • Carlos Henrique
    2014-03-21T19:57:34  

    pra zerar o 2 é necessario jogar o 1 ?

    recentes

    populares

    • Carlos Henrique
      2014-03-21T19:57:34  

      Não precisa, mas se vc jogou o primeiro e aprender o sistema de combate o 2 fica muito mais tranquilo.

    recentes

    populares

    • Carlos Henrique
      2014-03-21T19:57:34  

      vlw

  • Murilo Carvalho
    2014-03-22T11:42:35

    30 fps no xbox 360 no Ps3 ta bem ruim em certos momentos tu acaba ate morrendo tinha que ter um patch de correção vi algumas matérias em sites estrangeiros algum problema ocorreu na versão do ps3

  • O Makio
    2014-03-22T01:34:06

    Paciência e RPG... Duas coisas que não combinam comigo, vou ter que deixar esse de lado :/

  • Fernando
    2014-03-22T01:29:02

    Pelo menos dessa vez a produtora pensou nos brasileiros e teremos a versão legendada, já que a primeira (apesar de ter poucos diálogos), nem sequer pensaram em fazer algo para a nossa língua.