Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Dead Island

Um dos jogos mais polêmicos e aguardados do ano finalmente chega aos consoles. Dead Island coloca o jogador em um cenário paradisíaco em meio a um combate eterno contra zumbis. Confira o resultado:

Diego Borges
por
em

Nome: Dead Island 
Gênero: Ação
Distribuidora: Telltale (distribuído no Brasil pela Arvato Games)
Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC 

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Um dos jogos mais polêmicos e aguardados do ano finalmente chega aos consoles. Dead Island coloca o jogador em um cenário paradisíaco em meio a um combate eterno contra zumbis. Confira o resultado:

A polêmica que deu certo

Assim que seu primeiro trailer foi lançado, Dead Island já começou a atrair a atenção do mundo dos games. O vídeo não mostrava absolutamente nada em relação a jogabilidade do game, entretanto, focava em uma violenta cena em que um pai era obrigado a assassinar sua própria filha, depois que a mesma foi contaminada e transformada em zumbi.

Confira o polêmico vídeo aqui. 

Hoje, com o jogo em mãos, podemos dizer que o trailer faz pouco sentido com a historia principal, mas serviu exatamente para colocar o nome do jogo na boca dos gamers e críticos de todo o mundo. Posteriormente, foram divulgados mais vídeos, dessa vez mostrando a jogabildiade. Desde então, os rumores sobre um excelente titulo à caminho estavam consolidados de vez.  

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Uma pessoa caridosa em meio ao caos 

A historia gira em torno de 4 protagonistas que, após uma noite daquelas, regadas a muita farra e bebedeira, se vêem em uma ilha dominada por uma infestação zumbi. A partir daí você deve lutar para sobreviver em meio ao caos que tomou conta do lugar. O enredo, no melhor estilo Geroge Romero, remete ao jogador vivenciar todo clima que cerca os protagonistas dos filmes do gênero.

Mas para sobreviver a este pesadelo, não basta apenas fugir e lutar, é preciso ser generoso. Sim, generoso, pois ao longo do jogo, grande parte de suas missões são relacionadas a ajudar alguém. E prepare-se para vivenciar de tudo um pouco, pois é preciso percorrer todo o território, para resolver todo tipo de tarefa, desde buscar mantimentos para um grupo refugiado, ou situações inusitadas, como encontrar o querido ursinho de pelúcia de uma menina (de 20 e poucos anos) em estado de choque.

Essa fórmula funciona perfeitamente para aumentar a vida útil do jogo e moldar uma mistura de ação com RPG, onde você pode simplesmente seguir as missões principais, ou gastar horas e horas em missões secundárias em buscar de pontos de experiência.Através destes pontos, é possível moldar seu personagem de acordo com as habilidades adquiridas.   

Dead Island (Foto: Divulgação)O cenário paradisíaco de Dead Island (Foto: Divulgação)

Chame seus amigos 

Assim como em Left for Dead (considerado o grande rival de Dead Island graças a similariedade entre os jogos), a grande diversão é jogar online no modo cooperativo. Além de se agregar perfeitamente a campanha principal, tudo fica mais simples e divertido quando você conta com o auxilio de seus companheiros.  

É claro, você pode terminar o jogo sozinho sem muitos problemas. Isso porquê problemas você vai encontrar, afinal é praticamente impossível dar conta de dezenas de zumbis lhe atacando ao mesmo tempo. Isso resulta em uma fuga pelas ruas ou na busca pelo melhor caminho (aquele com menos inimigos). Só reserve muitas horas na sua agenda, pois o game possui um modo Campanha bem longo, com algo em torno de 20 horas de duração (sem completar boa parte das missões secundárias). 

Uma pena que Dead Island não conte com um multiplayer local, algo que grande parte dos jogos apresenta sem menores problema. Mas se isso compensa, você pode evoluir cada um dos quatro personagens e utilizá-los em campanhas separadas, além de também utilizá-los no modo online.  

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Use a criatividade para eliminar zumbis 

A grande diferença de Dead Island para outros jogos similares é a variedade de armas encontradas no jogo. Praticamente tudo pode ser utilizado contra seus inimigos, desde simples pedaços de madeira, até armas de fogo como pistolas e metralhadoras.  

Entretanto o que vale aqui é golpear, nada de mirar e atirar. A começar pela diferença de dano entre pistolas e porretes. É muito mais fácil detonar seus inimigos a base da pancada do que se preocupar em achar balas e acertar em alvos específicos, como cabeça ou tórax. Até porque o sistema de mira do jogo não ajuda nada, sendo bem ineficaz.  

E se não bastasse a imensa lista de armas brancas, você ainda pode contar com bombas de fabricação caseira ou outras bugigangas que o próprio personagem cria unindo itens específicos e um valor em dinheiro. É claro que para isso é preciso achar determinados locais para essa operação, sinalizados no mapa com o símbolo de uma ferramenta.  

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Perto ou longe? 

Mas se a criatividade joga a favor do game, a jogabilidade não. Isso porque o sistema de combate de Dead Island confunde o jogador, principalmente na hora de medir a distancia entre você e seus adversários. Além disso, alguns golpes críticos confundem bastante, por isso, não estranhe se um golpe em uma direção, decepar um braço localizado na direção oposta.  

Sobre os golpes críticos, estes merecem destaque e funcionam de forma idêntica a um RPG tradicional. Dependendo da arma utilizada, ela pode quebrar ou decepar um braço ou uma perna do zumbi inimigo. Geralmente esses golpes acontecem com mais facilidade quando sua arma ainda está quase intacta, por isso, lembre-se de sempre consertá-las.  

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Variedade de zumbis impressiona 

Os gráficos de Dead Island não decepcionam, mas também não são considerados de ponta. Com cenários bem diversificados e um belo sistema de luz e sombra, o jogo consegue reproduzir toda uma atmosfera de terror em meio a um cenário tropical.  

As animações não impressionam tanto quanto no polemico trailer divulgado no inicio da campanha promocional do jogo. Pelo contrário, elas são simples e bem parecidas com o gráfico do gameplay. Os personagens também beiram a simplicidade, sem muitos detalhes ou expressões faciais.  

O que devemos aplaudir é a enorme variedade de zumbis espalhados por todo o mapa. Isso ajuda a quebrar aquela monotonia de deparar-se sempre com as mesmas criaturas. Além de vestimentas diversificadas, a cor da pele e outras características físicas mudam a cada criatura encontrada. Algo raro de se encontrar em jogos do gênero.  

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

Conclusão  

Dead Island é um dos jogos mais divertidos do ano, principalmente para aqueles que gostam de aventuras em modos cooperativos online. Mesmo com alguns problemas, a jogabilidade inova e quebra o paradigma de que zumbis devem ser eliminados com tiros na cabeça, aqui o foco é bater e cortar. Com uma campanha gigantesca, que cresce ainda mais com as inúmeras missões secundárias, tão cedo Dead Island repousará na prateleira de sua casa.  

 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Diversão garantida
  • - Métodos para eliminar os zumbis
  • - Mapa gigantesco
  • - Modo cooperativo

Contras

  • - Jogabilidade imprecisa
  • - Enredo fictício
  • - Sem multiplayer local
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Oliveira
    2014-02-02T10:28:00

    muito bom o jogo adoro jogos de zumbi, estou jogando ele é ótimo e vc toma muitos sustos kkkkkkkkkkk

  • Thiago Freitas
    2011-10-29T00:13:26

    E os bugs são irrelevantes. Salvei na versão 1.0 que fluiu normalmente. Existem, mas são sutis, nada que atrapalhe o desenvolvimento do jogo

  • Thiago Freitas
    2011-10-29T00:07:52

    foda, foda, e foda pa kct esse jogo. acabei de salvar e quero voltar novamente a campanha, dessa vez pra cumprir todas as missões secundárias tb, ja que pra continuar a missão principal no quarto mapa (da prisão) vc abre totalmente mão de voltar a ilha. Aceitei por curiosidade mas valeu, mesmo assim a campanha rendeu 56h na minha mão com uma porrada de quests secundárias em aberto. Explorei bem o jogo e recolhi muito dim dim como todo mercenário que se preze. Vale muito a pena, me diverti muito mais que gta 4, que a proposito perde feio até no grafico. Próximo passo: modo coop

  • Felipe Cavalcante
    2011-10-26T14:22:48

    Douglas Carnevale, .Citei Sonic e Mario pois são os ícones do mundo dos games e histórias fictícias, assim como 99,99% dos jogos. Concordo com você sobre a dificuldade, o pessoal está muito acostumado com Modern Warfare e similares, o jogador não morre e completa em poucas horas. Para aproveitar o Dead Island é preciso se deixar levar pela história e se ambientar com as missões secundárias, algo que poucos gostam hoje em dia.

  • David Leal
    2011-10-26T09:05:09

    Adriano, acho difícil se basear por críticos, nunca vi um jogo ser lançado com tanto bug e ser adorado por todos. A melhor coisa é ler comentários de quem está jogando. Veja o caso da EA quando quis tendenciar bons comentários pro BF3 e o techtudo pendendo pro lado do CoD por algum motivo. Acho difícil também comparar com o L4D, este não tem singleplayer. Agora, história fictícia foi comédia.

  • Adriano Cardoso
    2011-10-25T22:10:03

    Estou baseado no CJBR,quem conhece sabe o que eu to falando,não vou especiaficar o que é isso ,ou serei moderado,ontem fiz um comentário do BATTLEFILD 3 que muitos iriam se decepcionar se visse,dizendo dos gráficos do jogo,o próprio produtor falou,mais fui moderado todas as vezes que tentei dizer o que eu vi,mais aqui tenho que ficar quieto!! ok meu comentario sobre Dead Island foi com base no CJBR !!

  • Adriano Cardoso
    2011-10-25T22:06:18

    Vendo aqui da vontade de comprar esse jogo na hora,selecionaram as melhores fotos,de impactos,enfim mais vendo na internet especialistas jogarem deu pra ver que o jogo é parado,entediante e cansativo e os gráficos ficaram muito ruins!! quem quiser tenta a sorte e compre o jogo!!

  • Miguel Pereira
    2011-10-25T18:25:34

    pior que e verdade matheus fika lixo depois kkk

  • Matheus Michetti
    2011-10-25T16:33:19

    Nao gostei da jogabilidade dele tbm nao , grafico e bom , e outra nao tem historia o jogo , coisasa de missao e tao meio cansativo , voce perde a vontande de jogar o jogo pq sempre a msm coisa , fazer missao e tal , tenho ele no PS3 e no PC , jogar no PC e horrivel , no PS3 e melhor, enfim o jogo e maneiro

  • Ueliton Santos
    2011-10-25T20:42:21

    O gráfico é muito feio, ñ achei muito legal ñ.

  • Douglas Carnevale
    2011-10-25T18:43:05

    É sério esses comentários? Se vocês jogassem menos videogame saberiam dizer sobre um jogo ou outro, não é mário nem sonic, pra quem não sabe juntar os pedaços, a "história" está dividida, mas de repente não sabem ler em inglês né? A jogabilidade realmente é difícil, mas é tão bom um jogo difícil hoje em dia não? E na boa, se não gostou vai jogar resident evil. Outra coisa, vocÊ não leva meia hora pra matar um zumbi com o cano, mas o jogo tentou trazer uma "realidade" maneira pro jogo, tipo, você cansa de ficar batendo, muito bom, vou tentar jogar online agora, recomendo.

  • Livia Sales
    2011-10-25T16:29:58

    E, sinceramente, vou baixar...

  • Livia Sales
    2011-10-25T16:28:27

    Eu quero!!!! Quanto ao jogo ser violento demais, ou sei lá o quê, pelo menos isso não é realidade e você escolhe se vai ou não jogar. E quanto aos jornais sensacionalistas que colocam imagens horrendas que, mesmo você não querendo, acaba vendo?

  • Felipe Cavalcante
    2011-10-25T14:58:55

    E ai filhão... Enredo Fictício - Como assim? Seria contra também para Super Mario, Sonic e 99% dos jogos? Qual jogo não tem enredo fictício? Jogabilidade imprecisa - Você realmente jogou o Dead Island? A jogabilidade é justamente igual a todos os outros FPS do mercado. Sem multiplayer local - Como o colega disse abaixo, você queria tela dividida em um FPS/RPG ? hehehe... Na boa, se for para criticar é melhor jogar antes e ainda assim fazê-lo de forma ponderada

  • Alvaro
    2011-10-25T14:53:29

    Poxa, realmente um ponto contra ser um enredo fictício em um jogo de Zumbis, total sentido e realmente que ruim não ter multiplayer local em um jogo de tiro com split screen né? N64 rules. Só lan e on é tenso!!!

  • Flávio Silva
    2011-10-25T14:31:31

    Eu confesso que estava louco para comprar e jogar. Acabei comprando só que não achei lá essas coisas, o tipo de jogo não me agradou muito

  • Thomas Torres
    2011-10-25T14:01:05

    jogo é muito chato, ficar meia hora matando 1 zumbi com um cano não é tri !

  • Lindomiro Walciscley
    2011-10-25T11:34:16

    Não sei da onde a jogabilidade é horrososa, só se for muito ruim jogando esse tipo de jogo. Já acabei o jogo varias vezes e posso falar que a jogabilidade tem nada de ruim. Outra coisa, ta atrasado esse review hein, jogo lançado em setembro e review apenas agora? Pelamor...

  • Gabriel Almeida
    2011-10-25T10:42:47

    Os gráficos são bacanas, o som também, agora, cá pra nós, a jogabilidade é horrorosa. Msm assim, ainda diverte muito.