Notebook

NOTA tt
9.0

Review Dell Inspiron 15R

O Dell Inspiron 15R SE tem uma ótima performance. Apesar de não ser muito indicado para jogos pesados, serve perfeitamente a todas as outras funções pedidas. Sua configuração é parruda e sai por metade do preço de um MacBook Pro, podendo satisfazer o consumidor dessa categoria.

Stella Dauer
por
em

O Windows 8 chegou e com ele também surgiram as novidades em notebooks. Modelos lançados com a versão anterior do sistema operacional foram atualizados e passaram oferecer o novo SO da Microsoft. É o caso da linha Inspiron 15R da Dell, que conta com três modelos. O TechTudo testou a edição mais completa, com com Blu-Ray e SSD. Com um design bonito e discreto, seu valor é metade de um Apple MacBook Pro, apesar de ter praticamente a mesma potência.

Visão geral do 15R (Foto: Stella Dauer)Visão geral do 15R (Foto: Stella Dauer)

Design e tela

O visual do Inspiron 15R é atraente, bonito e discreto. O acabamento é feito em alumínio preto anodizado e texturizado com “colmeias”, além do plástico cinza fosco, que dá um ar sério à maquina. Com os cantos arredondados, as arestas são bem definidas, deixando a moldura ao redor da tela bem grande. A tampa do 15R pode ser trocada: há três modelos, com cores diferentes, que podem ser adquiridos no site da Dell.

Por contar com uma tela grande, de 15.6 polegadas, e configuração poderosa, ele não é pequeno e pesa quase 2,7 quilos. Isso, infelizmente, faz muita diferença para quem precisa transportá-lo com frequência, mas, inda assim, é mais leve que outros modelos, como ThinkPads e Alienwares.

A tela é cercada por uma moldura em plástico preto fosco, enquanto que o teclado é acompanhado do botão de energia e mais três funcionais (configurações, perfis e um personalizável). O trackpad possui botões separados para os cliques do mouse, o que ajuda muito no uso diário. O dispositivo sensível ao toque é confortável e tem um bom tamanho.

Design diferente (Foto: Stella Dauer)Design diferente (Foto: Stella Dauer)

Acima da tela há uma webcam de 1MP HD ( com resolução de 720p), além de um LED de aviso e um microfone embutido. Ao redor do teclado,há um metal texturizado, que diminui eventuais marcas de dedo. Na frente, ficam quatro LEDs de aviso: para energia, uso do HD, duração da bateria e outro para o Wi-Fi.

O teclado lembra o estilo chiclete - ou seja, com pequenas telas chatas -, mas os cantos das teclas são bem arredondados. Isso faz com que seu uso não seja100% confortável, mas, em compensação, há iluminação atrás das 87 teclas, ajudando a visibilidade em locais mais escuros. A luz se desativa quando o teclado não está sendo utilizado e pode ter sua intensidade configurada.

A ação dos botões de função (de F1 a F12) também podem ter suas atribuições modificadas a bel prazer do usuário. Eles podem ser ajustados, por exemplo, para atuarem sem a tecla Function (Fn) a fim de ajustar volume, brilho e outros.

Material texturizado suja menos (Foto: Stella Dauer)Material texturizado suja menos (Foto: Stella Dauer)

O display tem respeitáveis 15.6 polegadas, LCD retroiluminado por LED, formato widescreen e com definição Full HD (1080p) de 1920 x 1080 pixels. Mesmo com pouco brilho, é bem luminosa. No nível máximo, pode até dar dor de cabeça. Seu acabamento e fosco, o que gera uma ligeira perda em vídeos, mas uma boa vantagem em locais iluminados. Ele pode ser aberto em até 140 graus.

Não é complicado realizar upgrades. Tanto o disco rígido quanto a memória RAM são facilmente acessíveis ao se retirar uma tampa localizada na parte inferior. O ventilador, entretanto, não está disponível para limpeza.

No geral, ele tem boa usabilidade. Seu peso garante estabilidade, a tela é grande o suficiente para qualquer tarefa e o teclado é espaçoso. O trackpad é suave, assim como os botões. A textura do alumínio não gruda e é fácil a navegação.

Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer)Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer)

Conexões

O Dell Inspiron 15R é muito completo no que diz respeito às conexões. Entre as sem fio estão Wi-Fi 802.11 b/g/n 2.4GHz e Bluetooth 4.0. No lado esquerdo, há conexão de energia, VGA, HDMI, duas portas USB 3.0 (uma delas com PowerShare, que permite recarregar algum dispostivo pela porta, mesmo com o computador desligado ou hibernando), conector para microfone e outro para fone de ouvido.

Na lateral direita, o computador é munido de conjunto ótico, mais duas USB 3.0 e uma Gigabit Ethernet 10/100. Na frente, há um leitor de cartões 8 em 1, compatível com SD, SDHC, SDXC, MMC, MMC+, MS, MS-Pro e xD.

Lado esquerdo do 15R, com conexões (Foto: Stella Dauer)Lado esquerdo do 15R, com conexões (Foto: Stella Dauer)

Processamento

Há uma confusão aqui. Enquanto o sistema indica 2.1GHz de processamento Core i7-3612QM Quad Core, o site da Dell mostra Core i7-3632QM 2.2GHz. Não há uma extrema diferença, ainda mais com a possibilidade de uso do Turbo Boost 2.0 em até 3.1GHz para um núcleo, e 2.8GHz para os quatro núcleos. O i7-3612QM não é tão poderoso, mas requer menos refrigeração e é, portanto, adequado para notebooks mais finos e mais compactos.

O computador vem com dois pentes de 4GB DDR 1600MHz e cache L3 de 6MB. A grande sacada desse modelo é a placa de vídeo dedicada, uma AMD Radeon HD 7750M, 128-bit, além de uma integrada tradicional, a Intel HD Graphics 4000. Tudo isso se junta a um disco rígido de 1TB SATA Seagate de 5400 rpm, e mais um SSD mSATA Samsung de 32GB com Intel Smart Response. É um conjunto bem parrudo.

Lado direito do 15R, com conexões e leitor de mídia óptica (Foto: Stella Dauer)Lado direito do 15R, com conexões e leitor de mídia óptica (Foto: Stella Dauer)

O disco ótico é um gravador de DVD/CD Dual Layer e leitor de Blu-Ray (BD Combo). Seu Índice de Experiência Windows é de apenas 5,2, graças à performance gráfica - mas geralmente esse índice não condiz com a realidade. A maioria dos jogos é executada sem lag, desde que a qualidade seja definida para média. Alguns games podem ser jogados com alta qualidade. Não fomos capazes de jogar Max Payne 3 com DirectX 11, sendo possível apenas com o DirectX 9.

O notebook é um pouco barulhento quando executa funções que exigem bastante do processamento, além da hibernação e da reprodução de Blu-Ray. Ele esquenta de forma razoável, mas não alcança grandes temperaturas, que incomodem no uso. O SSD, obviamente, não emite barulho, e com ele é possível utilizar a tecnologia Intel Rapid Start para tirar instantaneamente o computador da hibernação.

Linha Inspiron traz notebooks com Windows 8 (Foto: Stella Dauer)Linha Inspiron traz notebooks com Windows 8 (Foto: Stella Dauer)

Sistema

O sistema disponível é o Windows 8 Home Edition 64 bit, que servie como sistema operacional para portáteis variados e desktops. A interface do sistema operacional é leve, sólida e brinca com sabedoria com as cores. Ao ligar a máquina, o usuário encontra a interface Windows Experience. Ela possui os tiles, quadrados e retângulos, cada representando um aplicativo. Eles são dinâmicos, então mostram a todo tempo atualizações de notícias, slides de fotos, entre outros.

LEDs de aviso (Foto: Stella Dauer)LEDs de aviso (Foto: Stella Dauer)

Essa interface é pensada para o mouse, trackpad e também para o toque, embora o 15R não tenha touchscreen. Para os que não querem ainda lidar com essa interface bem diferente, o sistema operacional disponibiliza desktop convencional. Entretanto, a tecla Windows não leva mais àquele menu na lateral e sim, ao Windows Experience.

Cada área e aplicativo possui seu menu, que pode ser acessado através de uma barra de ferramentas lateral, presente em todos os locais (tudo bem similar à SOs de smartphones). O Windows 8 é muito bonito, fluido, sendo realmente uma nova experiência para desktops e notebooks. É muito, muito diferente do que o tradicional usuário de Windows está acostumado.

Porém, como nem todos os aplicativos já são compatíveis com o Windows 8. Ainda é necessário que usar ações das edições prévias e botões como o “X”, que fecham os programas, sumiram. Aqueles que já estavam acostumados com as antigas versões do Windows passarão por alguns apertos antes de se acostumar a tudo.

Teclado no estilo chiclete, mas com modificações (Foto: Stella Dauer)Teclado no estilo chiclete, mas com modificações (Foto: Stella Dauer)

Os cantos da tela são atalhos para duas funções. No lado esquerdo, existe acesso à lista de aplicativos e janelas abertos, bem parecido com o Android. Segurando uma janela e arrastando-a para a tela principal leva ao aplicativo desejado. Arrastando o aplicativo atual para esse canto faz com que ele entre na lista.

O lado direito abriga uma espécie de dock que dá acesso a itens como configuração, dispositivos conectados, iniciar, compartilhar e pesquisar. E em pesquisar você também encontra todos os aplicativos disponíveis. Deslizar o aplicativo de cima para baixo revela uma tela dupla, em é mantido um programa com 80% da tela e outro com 20%, podendo trocar com outro arrasto de cursor.

Botões especiais acima do teclado (Foto: Stella Dauer)Botões especiais acima do teclado (Foto: Stella Dauer)

Aplicativos

Há muitos aplicativos já instalados no 15R. Além de uma versão de demonstração do Office, há também Skype, Calendário, Bing, Internet Explorer, Mapas, Movie Maker, Leitor de livros, Música, Câmera, SkyDrive, Galeria de Fotos, Jogos (se conecta também a uma conta na Xbox Live e seu console Xbox 360), Loja e eMail.

Pequenos softwares para a Windows Experience também estão presentes, como Notícias, Esportes, Clima, Finanças, Mensagens, Pessoas, Fotos, Viagens, Vídeo. A Dell oferece dois: Dell Getting Started (vídeos e tutoriais sobre o uso do W8) e o Dell Digital Delivery, que ajuda a instalar aplicativos e realizar updates.

O que não for encontrado na máquina, pode ser buscado na loja de aplicativos do Windows 8. É necessário reconhecer que ela ainda está um pouco pobre, são poucos os apps migrados para a nova interface, mas já há muita opção por lá. Só de jogos, são mais de 2500.

Botão de energia junto à dobradiça (Foto: Stella Dauer)Botão de energia junto à dobradiça (Foto: Stella Dauer)

Outros modelos

O modelo testado aqui é o mais poderoso e bem configurado da linha 15R da Dell. Se você não tem tanto poder de fogo, pode optar por um exemplar igual, mas sem o Blu-Ray e SSD. Há ainda outro, mais simples, com processador Intel Core i5 e HD de 750GB. Entretanto, seu disco rígido é de 7200 rpm.

Bateria e mídia

Com uma bateria convencional de seis células, o 15R chega a até quatro horas e meia com WiFi desligado e brilho baixo. Com uso normal, navegando pela internet, esse período cai para três horas. Com DVDs ou Blu-Ray, tivemos duração de uma hora e meia. Jogos pesados e brilho máximo consumem a energia em uma hora. A recarga leva mais de três horas.

Mídia é um dos fortes dessa linha. Para concorrer com o Beats da HP, a Dell trouxe uma parceria com a Skullcandy, junto à tecnologia Waves MaxxAudio 4. São alto-falantes estéreo integrados que impressionaram na qualidade. As saídas de som ficam na parte de baixo do notebook, localizadas na parte curva que leva à frente do aparelho. Isso evita abafamento do áudio e o leva direto ao usuário.

Sistema de som em parceria com a Skullcandy (Foto: Stella Dauer)Sistema de som em parceria com a Skullcandy (Foto: Stella Dauer)

Tanto música como vídeos tem clareza no som, que é equilibrado e tem ótimo e alto volume, além de um estéreo muito bom. Não há distorção, independente do volume, e notamos apenas uma leva falta de graves. Não é perfeito para audiófilos, mas em filmes ele arrebenta.

O mesmo acontece com a tela. As 15 polegadas, junto com LCD retroiluminado por LED e definição Full HD formam um ótimo conjunto para filmes de alta qualidade. A união do sistema de som com a tela fazem dele um ótimo notebook para quem procura entretenimento.

Ficha técnica

Tela: 15.6" LED Full HD
Resolução máxima: 1920 x 1080 pixeis
Processador: Intel Core i7-3632QM 2.2 ghZ
Memória RAM: 8GB DDR3
Mídia ótica: Gravador DVD/CD Dual Layer/ Leitor de Blu-Ray
Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n/ Bluetooth 4.0/ USB 3.0/ RJ-45
Armazenamento: 1 TB HDD + 32 GB SSD
Webcam: HD 720p 1MP
Dimensões: 37,8 x 3.4 x 25.2 cm
Peso: 2,76 Kg
Autonomia de bateria: 4,5 horas
Itens inclusos: Notebook, bateria, fonte de alimentação, manual de instrução, CD de instalação e cabo de energia

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Tela fosca
  • * Ótimo processador
  • * Armazenamento
  • * Conexões completas
  • * Com o Windows 8

Contras

  • * Baixa duração de bateria
  • * Pesado
  • * Não aguenta jogos pesados
  • * HD tem 5400 rpm
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Lima
    2014-04-12T00:10:41

    Não recomendo o Dell 15R 5537 para ninguém. Estou tendo sérios problemas por causa de conflito e drivers da placa AMD Radeon 8850M e placa onboard com atualizações do Windows. Como pode não deixar atualizar o Windows? O problema é conhecido e recorrente neste modelo Dell e vi na internet reclamações desde Outubro do ano passado...O suporte Dell não resolve e me diz para esperar atualização do driver, mas é um computador novo!!! Se não saiu atualização desde Outubro, quando vai sair? A AMD diz que não terá atualização e a Dell não consegue resolver. Estou pensando em pedir meu dinheiro de volta

  • Jamil Filho
    2014-01-05T22:11:31

    Pelas especificações é realmente um notebook top, no entanto existem inúmeras reclamações, até mesmo no site da Dell, referentes à travamentos, seria um problema relacionado a um lote ou é um problema frequente, ou seja, "comum"?

  • Wilian Brito
    2013-11-12T11:55:21

    Teclado junto é mais legal!..

  • Denis Becker
    2013-10-19T14:20:26  

    Mas no site da DELL aparece com teclado numérico. Afinal tem ou não teclado numérico ?

    recentes

    populares

    • Denis Becker
      2013-10-19T14:20:26  

      esse aqui é o inpiron 15R Se, mas já saiu de linha. A Dell nao vende mais. Agora é o inpiron 15R apenas, esse é o que tem teclado numerico e é diferente deste aqui.

  • Lorran Anjos
    2013-04-21T19:40:18

    Faz duas semanas que o meu Dell 15R chegou ele e perfeito, só a bateria que não dura muito mas qual bateria dura com um notebook desses no máximo, o meu e a versão completa e já coloquei 5 jogos nele como por exemplo o gta 4 e assassin's creed, nenhum deu problema como travar, e ele e perfeito para filmes. Obs.: A Dell ajuda na compra ela da varias formas de pagamentos.