Notebook

NOTA tt
8.0

Review Dell Studio XPS 13

Veridiana Serpa
por
em

O Studio XPS 13 impressiona, tanto na performance quanto no preço (modelo básico, estava na faixa de R$5.000,00 antes do lançamento do XPS14). Alguns usuários ficarão impressionados com o design enquanto outros irão achar um pouco chamativo, já que o case é composto por uma mistura de três componentes: a tampa tem um acabamento glossy (brilhoso), alumínio fundido que separa uma faixa de couro que permite ao usuário uma pegada mais firme na hora de carregar e/ou mover o notebook.

Teclado

O teclado com layout ABNT é bem comfortável, com teclas silenciosas e o touchpad possui boa sensibilidade. Na parte superior do teclado, podemos encontrar as hot-keys, que são botões sensíveis ao toque, iluminados por LED branco, designados para diferentes funções como volume, ligar/desligar, entre outras. Ao ligar o gadget, os LEDs piscam em sequência.

Assim como as hot-keys, a dobradiça direita do monitor também possui LED branco que permite verificar quando o notebook está ligado ou em modo de suspensão.

O teclado também possui backlight (iluminação de fundo ) com dois níveis de iluminação, o que não deixa de ser útil para os usuários que por um motivo ou outro precisam usar o notebook em ambientes pouco iluminados ou escuros. Definitivamente, o design e qualidade de acabamento do notebook, por si só, já mostra que o produto não é dos mais baratos.

Dell Studio XPS 13Dell Studio XPS 13 (Foto: Divulgação)

Tela

O modelo básico do Studio XPS 13 vem com tela de com tela LCD Edge to Edge (widescreen multimídia) de 13.3” resolução de 1280 x 800, com webcam WiFi integrada de 2 megapixels, já os modelos mais avançados permitem tela LCD com backlight de LED. A tela é até confortável, mas poderia ter uma resolução maior.

Sistema de reconhecimento facial

O software de segurança de reconhecimento facial , é um extra bem interessante, utilizando a webcam, é capaz de reconhecer e identificar o usuário, permitindo assim acesso apenas para quem já estiver previamente autorizado a acessar o notebook, caso alguém que não esteja autorizado tente acessá-lo, ele tem capacidade de bloquear o notebook automaticamente assim que o usuário que tiver utilizando-o se afastar.

Apesar de ser uma forma de proteção extra, já que caso o usuário esqueça o notebook ligado outra pessoa não consegue acessar os dados, o único problema é que às vezes o sistema falha e o usuário tem que tentar até que o sistema o reconheça.

Conexões

Poderia dizer que com a variedade de conexões disponíveis, o Studio XPS 13 seria uma estação multimídia ideal, porém mesmo contendo portas FireWire, HDMI, DisplayPort, VGA, três conectores de áudio com duas saídas e uma entrada, Ethernet (RJ45), leitor de cartões 8 em 1, ExpressCard, Bluethooth (opcional), porém possui apenas duas portas USB, sendo uma delas eSata.

Ao conectar o mouse, acaba sobrando uma única porta,dependendo do que o usuário necessite conectar ao notebook, a solução acaba sendo a utilização de um hub ou das outras conexões, dependendo do caso.

Dell Studio XPS 13Dell Studio XPS 13 (Foto: Divulgação)

Desempenho gráfico

O desempenho gráfico do Studio XPS13 gera imagens com excelente definição, graças a placa de vídeo Nvidia GeForce 9500M GE, formado pela placa integrada 9200M GS (quando utilizada economiza no consumo de energia) e a 9400M G . Quando as duas placas são utilizadas em conjunto, em Hybrid SLI, alcançam uma performance gráfica excelente.

O usuário ainda pode assistir o conteúdo (filmes em DVD) em alta definição, até mesmo os filmes tradicionais, pois são convertidos para o formato HD, além da porta HDMI conectar-se ao home theater (caso você tenha um) obtendo assim, som “surround” com tecnologia 5.1 Dolby Digital. rodando vários programas mais pesados sem dificuldade.

Ficha técnica

Tela LCD Edge to Edge de 13,3”
Resolução máxima 1280×800 pixels
Sistema operacional Windows Vista Home Premium SP1 Original 64-bit
Processador Intel Core2 Duo P8600 2.40 GHz
Memória RAM 4GB
Vídeo integrada NVIDIA GeForce 9400M G
Mídia ótica gravador de DVD/CD Slot-Load Integrado
rmazenamento 320GB
Webcam  sim (2.0 mp)
Conectividade Wi-Fi/Bluetooth/USB
Dimensões 31,9x 2,2×3,4x 23,6 cm
Peso 2,2kg
Autonomia de bateria 1 a 3 horas de uso

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Três saídas de vídeo.
  • * Alto desempenho.
  • * Solução gráfica com Hybrid SLI.
  • * Notebook potente.

Contras

  • * Somente duas portas USB.
  • * Super aquecimento.
  • * Bateria dura pouco.
  • * Preço alto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares