Jogos de ação

NOTA tt
9.5

Review Destiny

Um dos jogos mais esperados de 2014 chegou! Destiny traz mecânicas viciantes e um mundo que ganha vida e faz um dos melhores jogos do ano! Confira o review!

Bernardo Dabul
por
em

Destiny, o esperado game desenvolvido pelos criadores de Halo, finalmente foi lançado. Com o custo estimado em uma "bagatela" de US$ 500 milhões, Destiny traz uma história satisfatória, jogabilidade viciante e um mundo que ganha vida graças aos jogadores nele presentes. Definitivamente a desenvolvedora Bungie criou um game que ficará marcado na história. Confira o review completo abaixo!

Destiny: confira as primeiras impressões sobre o novo FPS da Bungie

destinyDestiny (Foto: Divulgação)


A Era de Ouro da Humanidade

No universo do game, a humanidade vem de uma era de ouro em termos de avanços tecnológicos. Em questão de séculos, ela foi capaz de deixar a Terra e povoar planetas do sistema solar e além. Tudo isto graças a Traveler, uma esfera gigantesca que deu aos humanos a sabedoria necessária para se expandirem além do seu planeta de origem.

Porém, depois de certo tempo, uma força maléfica conhecida como Darkness começou a atacar a raça humana e tomar todas as suas colônias. Após muito conflito, a humanidade está agora à beira da extinção, restando somente uma cidade na Terra, que fica sob a vigilância de Traveler.

O jogador assume o papel de um Guardian. Estes são guerreiros que usam o poder de Traveler para defender a humanidade, reconquistando os territórios tomados por Darkness.

destiny-travelerTraveler de Destiny (Foto: Divulgação)

A narrativa de Destiny é estabelecida de forma bem vaga, propositalmente. Ao final de cada missão, mais detalhes sobre o rico universo do game vão sendo revelados, servindo como incentivo para que o jogador se sinta motivado a seguir em frente.

Modos de Jogo Para Todo Gosto

Destiny possui uma enorme riqueza de conteúdo, seja para o jogador solitário, para aquele que quer trabalhar em equipe ou até mesmo para o que deseja enfrentar outros companheiros. Todos os modos de jogo são bem desenvolvidos, equilibrados e, acima de tudo, divertidos.

destiny-crucibleDestiny (Foto: Divulgação)

A narrativa principal de Destiny se dá através de uma série de missões que exploram vários locais como a Terra, a Lua e Marte. Ao iniciar cada uma, o jogador é colocado em um mapa aberto onde é possível explorar pelo tempo desejado. O objetivo principal ainda estará lá ao retornar para finalizá-la. Todas as missões principais podem ser jogadas individualmente ou com até mais dois Guardians.

Adicionalmente, o jogo oferece algumas opções secundárias. Strikes são missões onde grupos de três jogadores devem completar uma série de objetivos juntos. Patrols é a opção onde o jogador pode simplesmente explorar cada mundo, matando inimigos lá presentes e encontrando outros Guardians para completar eventos públicos (grandes acontecimentos no mundo, onde jogadores devem juntar forças contra inimigos fortes que surgem).

Para os que chegarem ao nível máximo do jogo, não há motivo de preocupação. Raids funcionam como os desafios máximos em Destiny, onde os jogadores devem trabalhar em equipe para desvendar qual objetivo a ser cumprido, além de derrotar poderosos inimigos que estarão em seu caminho. Os que se saírem vitoriosos serão recompensados com equipamentos da melhor qualidade.

destiny-hiveDestiny (Foto: Divulgação)

Finalmente, para os que desejam o combate com outros jogadores humanos, Destiny oferece o Crucible. Este modo coloca dois times em confronto, com vários mapas e objetivos diferentes, dando bastante variedade ao modo PvP.

Guardians armados até os dentes

Ao iniciar o game, o jogador pode escolher entre três classes para criar seu Guardian: Titan, Hunter e Warlock. Embora inicialmente sejam muito semelhantes, cada classe possui um estilo de jogo que vai se diferenciando ao longo do tempo. Além disto, cada uma apresenta sua própria habilidade especial, que ajuda na especificação das funções na equipe. Titans são soldados feitos para combate a curta distância, graças à habilidade de causar explosões que matam os inimigos ao redor. Hunters, por outro lado, são mais furtivos e rápidos, tendo a habilidade de carregar uma pistola com balas de alto calibre que causam dano extremo. Finalmente, os Warlocks são os magos de Destiny, tendo o combate a média distância como preferência, por conta do poder de criar enormes esferas de energia que consomem todos em sua área de efeito.

destiny-classesAs classes de Destiny (Foto: Divulgação)

Destiny tem grande foco em seu sistema de recompensa. Para toda ação do jogador, seja matar inimigos, descobrir caixas escondidas no mapa ou completar missões, existe a chance de premiação com uma nova peça de equipamento para ser utilizada um ou dois níveis à frente do atual. Como consequência, o jogador sempre tem algo a almejar, o que o incentiva a continuar. Neste aspecto, o game remete muito à franquia Borderlands ou até mesmo à Diablo, viciando o jogador sempre na expectativa de ganhar uma arma melhor que ainda pode ser aprimorada com o uso.

Quanto à parte de tiro, o game não foge tanto dos padrões. Armas seguem arquétipos conhecidos como metralhadora, rifle de precisão, pistola, lança míssil e afins. No decorrer do jogo, porém, ganham efeitos adicionais, que as tornam cada vez mais interessantes. Adicionalmente, o fato de cada classe ter uma granada especial e um golpe corpo a corpo único ajuda na variedade do combate.

Um Mundo Vivo

Parte do atrativo de Destiny também está no fato do jogo estar sempre conectado. Como em um MMO, não é incomum ver outro Guardian andando pelo mundo, tentando cumprir seus próprios objetivos. Além disto, a Tower, que funciona como um quartel general para os jogadores, está sempre povoada por Guardians dos mais diversos níveis. Assim, o universo do game ganha vida, fazendo com que o jogador realmente se sinta fazendo parte da resistência, tentando salvar a humanidade.

destiny-GuardiansDestiny (Foto: Divulgação)

Destiny é especialmente indicado para ser jogado com amigos. Ao jogar sozinho, encontros com outros Guardians são passageiros e dificilmente oferecem uma aliança duradoura. Por outro lado, com amigos, coordenar o combate é muito mais fácil e divertido.

Gráficos e Som

O som em Destiny é simplesmente espetacular. A trilha sonora feita pelo compositor Marty O’Donnel, com colaboração de Paul McCartney, ajuda a criar perfeitamente o clima do game, com músicas que encorajam nas batalhas, assombram em momentos mais intimidadores e acalmam no descanso entre missões.

No geral a atuação também é boa, com atenção especial para o ator Peter Dinklage que dubla o Ghost do jogador, sendo ele o principal companheiro nas aventuras. Embora o nível de atuação de Dinklage não seja tão bom como o visto em Game of Thrones, este ainda interpreta bem o personagem. O resto do elenco também entrega suas falas de forma convincente, ajudando na imersão.

destiny-marsPlaneta Marte em Destiny (Foto: Divulgação)

Graficamente, Destiny é um dos jogos com o melhor visual na geração atual de consoles (Xbox One e PlayStation 4). Os cenários são amplos, sendo possível enxergar longas distâncias - fato raro para um jogo multiplayer. O nível de detalhes nos gráficos e a direção de arte fantástica tornam a experiência um espetáculo visual. Infelizmente, as versões de Xbox 360PlayStation 3 não apresentam o mesmo impacto, em função das limitações de hardware.

Conclusão

Destiny arriscou com sua mistura de gêneros de jogos diferentes, mas o resultado é fantástico e viciante. Apesar da narrativa um tanto vaga, isto é mais do que compensado pelas mecânicas cativantes. Se você é fã de jogos de tiros ou jogos como Borderlands e Diablo, não pode perder esta experiência marcante!


O que achou de Destiny, o novo game da Bungie?
 Opine no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Universo Rico
  • - Atuação
  • - Mecânica viciante

Contras

  • - Loads demorados
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raposão
    2016-08-26T16:28:01

    comprei esse jogo pensando que era muito loko.... mas achei fraquinho.....

  • Carlos Oliveira
    2014-09-14T21:08:47  

    Jogo horrível !!! Não vale nota 5 !!! Um dos piores multiplayers que joguei, consegue ser pior que ghosts de longe...Muito arrependido de ter comprado isso...

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2014-09-14T21:08:47  

      Qual seria os bons jogos multiplayer que voce ja jogou, fiquei curioso, pois eu gostei muito deste, queria saber outros bons e se melhor entao, mas dizer que este jogo é horrivel as suas opções tem que ser deslumbrantes

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2014-09-14T21:08:47  

      Qual seria os bons jogos multiplayer que voce ja jogou, fiquei curioso, pois eu gostei muito deste, queria saber outros bons e se melhor entao, mas dizer que este jogo é horrivel as suas opções tem que ser deslumbrantes

  • Iuri Gonçalves
    2015-10-28T20:16:57

    roda sem HD no xbox 360 ?

  • Isaquehg
    2015-09-28T18:30:47

    A cara esse jogo sem dlc só é 30% do total senão seria MT fera

  • Plinio Rafael
    2014-09-12T09:08:38  

    Se o Brasil quiser crescer, vai precisar cobrar 60% de impostos em cima dos ricos, e distribuir pra todos o pobres

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T09:08:38  

      Pobre tem que tomar vergonha na cara e começar a trabalhar para crescer ao invés de esperar o Estado dar tudo sem esforço. O maior erro do Brasil é esse raciocínio que o Estado deve ser paternalista.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T09:08:38  

      sai daí, comunista

  • Snake Plissken
    2014-09-12T10:38:11  

    Cara na boa, porque lançar um jogo assim para PS3?? Qual o propósito? Por que perder tempo portando esse game para uma plataforma que vai morrer logo?? Por que fazer o jogo para PS3 se o mesmo não vai poder tirar proveito de todos os novos recursos que o inovador game traz consigo? Até agora tô sem entender essa maneira da Sony conduzir essa transição do PS3 para o PS4. O PS4 já tem um ano! Tá bom já, tá na hora de investir só no PS4 que aliás está muito carente de jogos o que é um absurdo e descaso com quem comprou. Os consoles já chegam no mercado com hardware defasado....

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-09-12T10:38:11  

      existem muito mais ps3 do que ps4 no mundo, eles querem grana, dinheiro. Quanto mais vender melhor, nem que seja pra Atari

  • Roger Silva
    2014-09-12T06:19:01  

    traveler? guardian? o jogo é todo traduzido, então faça a matéria com os nomes em português! que ridículo

    recentes

    populares

    • Roger Silva
      2014-09-12T06:19:01  

      ficaria sem graça cara, o jogo é assim !

  • Diego Fagundes
    2014-12-29T12:06:25  

    Até que enfim uma análise sensata e correta. Não importa se o jogo não correspondeu alguma expectativa, ou se não inovou, o que importa é que o gráfico e jogabilidade são perfeitas, e é muito viciante e divertido. Em um jogo, o que importa é a diversão. E Destiny diverte e muito.

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-12-29T12:06:25  

      O jogo é divertido, mas o gráfico...sinceramente é fraco, longe de ser de nova geração.

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-12-29T12:06:25  

      Vitor Andrade eu sei que é opinião e respeito a sua mas gráfico é bom pra vc se sentir no jogo mas com uma boa jogabilidade e o jogo sendo divertido o gráfico pode ser desconsiderado um pouco.

  • Plinio Rafael
    2014-09-12T10:22:35  

    Se os ricos pagassem ao menos 5% de impostos teriamos arrecadado 100 bilhoes de reais! seria muito dinheiro pra educação! Mas como no brasil quem paga imposto são os desfavorecidos (toda a classe média e a pobreza)

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T10:22:35  

      Plinio Rafael Eu entendi, mas mesmo assim a carga é bem superior a 5%. Somos a carga tributária mais alta do mundo! Além disto, ainda tem o fato dos altos impostos espantarem os investidores, não é justo jogar sobre os mais abastados a responsabilidade do governo. E olha que não sou rico, só acredito que o governo tem de prover a infraestrutura pros pobres irem a luta com dignidade e ganharem seu próprio dinheiro.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T10:22:35  

      esses comunistas...

  • Edivan
    2014-12-15T11:49:57

    Quem decide comprar um game pelos comentários desses aqui tá perdido... Pra vc que esta afim de pegar o game, vai em frete, é ótimo, sem dúvida o melhor game da nova geração até agora, todos os outros são continuações, remasterizações que são bons mas se quer algo novo, divertido, esse é Destiny. Merecia ganhar melhor game do ano.

  • Paulo Rossi
    2014-12-08T12:16:00

    Na moral, jogo fraco, superestimado. O site tem um conteudo otimo, mais precisam rever sua equipe de analise, esse jogo não passa de um 7,0, 7,5 pra estourar,

  • Especialista Assento
    2014-09-27T12:05:24

    Sera que nao conseguem inventar nada alem de mapas esses produtores? QUe muda só os mapa, nao ultrapassam criatividade nesse ponto, o restante o mesmo de sempre. Mesmice

  • Plinio Rafael
    2014-09-12T08:53:38  

    os jogos de tiro deveriam ser proibidos no Brasi!!!!

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T08:53:38  

      por que, cria o risco de termos um assassino? sempre joguei banco imobiliário, e nunca vi ninguém ficar rico. se a pessoa não tem predisposição pra se tornar um psicopata, não interessa o quão violento o jogo seja.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-12T08:53:38  

      Ah, sim, claro. Isso causaria um ENORME impacto na criminalidade; Inclusive sendo mais relevante do que qualquer reforma penal, combate ao tráfico internacional de drogas e armas, unificação da inteligência das polícias, reformulação das regras de Processo Penal e de Execução das Penas Privativas de Liberdade. Enfim, tudo isso é irrelevante. O que importa é proibirmos um videogame de tiro em primeira pessoa. SÓ QUE NÃO... É cada maluco que aparece aqui.

  • Diogo Pace
    2014-09-13T23:16:22

    a estrutura de Destiny é revolucionária num importa o que digam. Misturar as mecânicas de MMO com o gameplay de ação de um FPS num é pra qualquer um. E mesmo o jogo da Bungie num sendo excelente em nenhuma dessas suas vertentes é admirável ao menos pela ambição (e sólida execução). Mas sim o universo é interessantíssimo mas a narrativa e evolução da história são superficiais e decepcionantes.

  • Kail Vérganis
    2014-09-13T13:44:39

    Joguei o multiplayer ontem e já vou jogar novamente. Aposentei o COD definidamente. Vai camperar no Destiny para ver. rs E o uso da faca me faz lembrar dos bons tempos de CS, não aquela coisa ridícula do Call of Camper.

  • Ricardo Jorge
    2014-09-13T08:24:13

    Fala sério!? Jogo mais isso e mais aquilo da história. Cenários ridículos e MONSTROS? kkk pára! Acho que não vai ser dessa vez que vão desbancar a série COD ou BATTLEFIELD!

  • Juarez Nato
    2014-09-11T18:33:08  

    falaram a mesma coisa de starhawnk, the last of us, etc, e ngm mais joga esses jogo. já ta todo mundo jogando gta ou call of duty como sempre, esses sim ficaram pra historia. esse destiny pode ate ser bom mas daqui uns meses ngm vai mais joga isso

    recentes

    populares

    • Juarez Nato
      2014-09-11T18:33:08  

      The Last Of Us tem modo multiplayer, mas não é o foco do jogo. Quem comprou o jogo quis jogar uma ótima história. E quem quiser platinar tem que terminar pelo menos duas vezes (e jogar um bom tempo no multiplayer):)

    recentes

    populares

    • Juarez Nato
      2014-09-11T18:33:08  

      Ninguém mais joga The Last of US por ser um jogo com foco single player, simples! Mas é um jogo que entrou para a história.

  • Marcelo Teixeira
    2014-09-12T06:43:19

    Americano adora joguinho de tiro. Povo doente!

  • Plinio Rafael
    2014-09-12T08:44:41

    Quem quer a qualidade máxima de gráficos vai precisar jogar em PC! Até tenho pena de quem comprou console pq já tá mega ultrapassado.

  • Charles Fraga
    2014-09-12T10:13:37  

    Ficara na historia por ser o game mais caro do mundo, certo? Porque o jogo não é lá estas coisas, apos 24 horas de jogo, já começa dar sinais de mesmice, mesma lógica, não tem a pegada de MMORPG, e um FPS que chega perto de bom, e acaba por ai.....

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2014-09-12T10:13:37  

      É cara, isso é uma característica dos games atuais, vai se acostumando: gráficos mirabolantes em contraste com pouco conteúdo, desafio e imersão....realmente um pena! Os jogos já foram melhores...

  • Lula Molusco
    2014-09-11T22:09:22  

    PREFIRO O JOGO DE ESTOURAR BALÃOZINHO COM A FLECHA.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-11T22:09:22  

      O Jogo que você mais gosta é de desviar dinheiro e enganar o "inguinorantes"!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-11T22:09:22  

      Vinicius Santos ----------O POVO QUE VOTA NO PT SABE BEM O QUE ESPERAR DOS POLÍTICOS. -------------OS POLÍTICOS SÃO OS REPRESENTANTES DO CARATER DO POVO. -----ME DIGA EM QUEM VOCE VAI VOTAR QUE EU TE DIGO OS PODRES DO SEU CANDIDATO.

  • Marco Medeiros
    2014-09-12T10:00:56

    esse jogo lembra em quase tudo o DEFIANCE que esta gratuito para play3, pc, xbox360 ... só que o DESTINY é uma versão moderna com graficos bem melhores .... mas se voce quizer ter pelo menos uma ideia do jogo em multiplayer abaixe o que eu citei ai em cima de graça ...

  • Giovanni Mati
    2014-09-12T09:08:57

    Para quem gosta de jogo de primeira pessoa futurista, com trilha sonora de filme e ótimos gráficos é um prato cheio, agora aqueles não gostam, não passem nem perto. Parem com esta mania de comparar um estilo de jogo com outro. Isso não tem não tem nada a ver com GTA ou jogos do gênero. Analisem sem ser fan boys.

  • Rei Silva
    2014-09-12T07:49:42

    esse jogo ta demais no X1 !

  • João Nascimento
    2014-09-12T07:12:07

    Joguei o BETA e não gostei. O jogo é muito repetititvo e cansa. NÃO RECOMENDO.