Roteador

NOTA tt
8.8

Review DIR-505

O DIR-505 é um roteador descomplicado e que atende bem no quesito mobilidade. A maneira mais simples e com bom custo-benefício, já que o dispositivo é um "3 em 1" com funções de roteador wireless, repetidor e hotspot.

Edivaldo Brito
por
em

Ter uma conexão sem fio (wireless) e poder navegar em situações e lugares distintos, nem sempre é possível. Na maioria das vezes, é preciso usar diferentes equipamentos e carregar toda parafernália de cabos. Felizmente, existem equipamentos que podem ajudar a eliminar boa parte dessa estrutura e ainda permite se conectar em (quase) qualquer lugar sem complicações. Um bom exemplo desse tipo de aparelho é o D-Link Cloud Shareport DIR-505, um dispositivo que combina mobilidade com versatilidade.

Roteador minimalista da D-Link; DIR-505 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Roteador minimalista da D-Link; DIR-505 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Design

O DIR-505 é um roteador que pode facilmente ser confundido com um carregador de celular, pois seu formato lembra muito esse tipo de acessório. O dispositivo possui apenas dois botões (WPS e seletor de função), que estão posicionados em lados diferentes e são bem discretos, por causa de seu formato quase todo em baixo relevo. No lado oposto ao botão seletor do modo de operação, encontra-se uma entrada Ethernet e outra USB, sendo que a primeira serve para ligar o roteador a um rede cabeada ou a outro dispositivo e a segunda, para conectar dispositivos de armazenamento (pen drive ou hd externo).

Dispositivo só traz um cabo ethernet para quem precisa conectar o aparelho em algum computador ou roteador (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Dispositivo só traz um cabo ethernet para quem precisa conectar o aparelho em algum computador ou roteador (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Simplicidade e portabilidade, são os pontos fortes do aparelho, ele tem um desenho minimalista, porém é bastante completo. Por causa de seu formato, ele nem mesmo precisa de fonte de alimentação, pois já tem um plug embutido. Isso torna mais fácil carregar o aparelho por aí e reduz a quantidade de cabos, aliás, tirando o Guia de instalação e alguns documentos legais relacionados à licença dos softwares usados e as etiquetas de informações, o produto vem acompanhado apenas de um cabo de rede categoria 5 em formato achatado, e nada mais.

Instalação

A instalação do DIR-505 se resume a mover o botão seletor do modo de operação para uma das opções disponíveis (roteador, repetidor e ponto de acesso) e em seguida, conectá-lo na tomada.

O próximo passo será a configuração do aparelho, que pode ser feita pelo modo tradicional, usando um navegador no computador ou através do aplicativo QRS (Quick Router Setup), disponível para Android e iOS.

App permite configurar o roteador usando um smartphone ou tablet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: App permite configurar o roteador usando um smartphone ou tablet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))App permite configurar o roteador usando um smartphone ou tablet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Para fazer a configuração usando um navegador ou aplicativo, é preciso primeiro conectar na rede sem fio padrão do aparelho, cujo nome e senha estão escrito em um adesivo no próprio aparelho ou em uma etiqueta chamada “D-Link DIR505 Wi-Fi Configuration Card” e que acompanha o produto. As duas formas de configuração são boas, mas a utilização do aplicativo deveria ajudar a simplificar a vida do usuário, pois ele não precisa entender quase nada de conceitos de redes para fazer a configuração do aparelho. Na prática não é tão simples assim, mas é bem mais fácil do que usando o navegador.

Funcionalidades

O DIR-505 pode ser usado como roteador, ponto de acesso principal de uma rede sem fio ou como um ponto de acesso secundário. Ele também pode atuar como repetidor, para ampliar o alcance de uma rede. A utilização de um ou de outro, depende da necessidade do usuário e lógico, da configuração de rede do mesmo. Para ajudar nessa aplicação, além do aplicativo QRS, a página de introdução do manual do aparelho traz instruções e ilustrações que dão uma boa compreensão dos diferentes usos do dispositivo.

Aparelho traz porta USB, chamada de SharePort para compartilhar arquivos pela rede (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Aparelho traz porta USB, chamada de SharePort para compartilhar arquivos pela rede (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Mas o grande destaque do aparelho é o recurso que permite compartilhar arquivos de um pen drive. Basicamente basta plugar um dispositivo de armazenamento na entrada USB do aparelho e usar o app SharePort Mobile para acessar os arquivos a partir de um smartphone ou tablet. Assim como o QRS, o SharePort também possui versões para iOS e Android. Para acessar o conteúdo do pen drive pelo PC, é preciso usar o navegador e colocar o endereço do DIR-505, seguido do número da porta. Esse acesso, entretanto, mostrou-se problemático em alguns navegadores.

Apesar de não deixar o usuário manipular pastas e arquivos diretamente, o aplicativo que permite o acesso ao conteúdo do pen drive, fornece uma interface simples e direta, baseada em tipos de documentos. Nos testes, ele se comportou bem. O programa mostrou-se rápido e reproduziu o conteúdo sem engasgos. 

Acessando arquivos compartilhados pelo app SharePort (Foto: Divulgação) (Foto: Acessando arquivos compartilhados pelo app SharePort (Foto: Divulgação))Acessando arquivos compartilhados pelo app SharePort (Foto: Divulgação)


Outra característica importante do DIR-505, é o uso do botão WPS na configuração de repetidor. Caso o roteador principal tenha o mesmo botão, basta pressioná-lo e em seguida, apertar o botão WPS no aparelho da Dlink. Em aparelhos com Windows 8 é possível conectar à rede sem fio do DIR-505 de forma parecida: basta tentar conectar pelo sistema na rede e em seguida pressionar o botão WPS do roteador que todo o resto é feito automaticamente. Isso torna muito fácil a sua configuração e a conexão ao roteador.

Desempenho

Por ser um modelo compacto, o DIR-505 tem um alcance pequeno, o que foi comprovado nos testes feitos. No teste de alcance, com poucos obstáculos (paredes), o sinal do dispositivo já diminuía bastante, ficando entre três barras, mas ainda conseguindo transmitir stream de vídeos com qualidade e sem engasgos.

Já no teste de velocidade de transmissão, o roteador foi bem rápido, uma consequência direta da tecnologia usada por ele (802.11n).

Custo-benefício

Botão seletor do modo de operação do DIR-505 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Botão seletor do modo de operação do DIR-505 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


O aparelho se mostrou bem interessante com o preço que se encontra o dispositivo no mercado (em média por R$ 200). Voltado para os viajantes de plantão, o miniroteador cabe em qualquer bolsa ou mochila e não precisa nem de cabos ou baterias externas. Sua simples configuração também é um dos pontos fortes do modelo da D-Link.

Tabela configurações D-Link DIR-505 (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações D-Link DIR-505 (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • Bem pequeno e portátil
  • Padrão Wi-Fi 802.11n
  • Fácil instalação
  • Funções múltiplas roteador, repetidor e hotspot
  • Conexão muito simples com o botão WPS

Contras

  • Configuração via aplicativo não é tão simples
  • Acesso a documentos via web pode não funcionar em alguns navegadores
  • Compartilhamento via SharePoint é complicado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Souza
    2014-03-08T10:03:48  

    D-Link é um empresa chinesa, e tudo que vem da China não presta. Quantidade VS Qualidade

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-03-08T10:03:48  

      Xi nem olhe as etiquetas atrás dos produtos que tem na sua Casa, se Tu ver vai jogar muita coisa fora kkkkkkk, principalmente se Você tiver um Iphone.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-03-08T10:03:48  

      Bobagem... a China fabrica de tudo, coisas boas e ruins. Diz o quanto quer pagar pelo produto e eles fabricam. A qualidade será de acordo com o preço.

  • Leandro Nascimento
    2014-03-07T14:01:53  

    esse REVIEW DIR-505 por ter uma entrada USB 2.0 funciona com moldem 3G ? Alguem sabe me responder.

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2014-03-07T14:01:53  

      "Review" não é o nome dele sua anta.

    recentes

    populares

    • Leandro Nascimento
      2014-03-07T14:01:53  

      não ele não funciona como 3G

  • Francisco Neto
    2014-10-17T14:42:16

    Não entendo porque tanta raiva... Bom ... Eu deixo no corredor da escada.... Funciona muito bem.. Consigo conexão Média no andar de cima no Wi-Fi...... Agora se você colocou ele do outro lado da sua casa socado na parede, não vai conseguir grandes ganhos mesmo...

  • Tiago Bezerra
    2014-03-07T10:41:35  

    R$ 200???? Comprei um dispositivo que faz a mesma função por $20... 300Mbps 300M Mini WiFi Alcance Sem Fio Roteador Repetidor Rede Boosters Amplificadores

    recentes

    populares

    • Tiago Bezerra
      2014-03-07T10:41:35  

      Capetonis : Ebay... Pesquisa por REPEATER WIFI... É um quadradinho preto e branco, com duas portas ethernet... Facil configuração e faz tudo que promete...

    recentes

    populares

    • Tiago Bezerra
      2014-03-07T10:41:35  

      Valeu, Tiago Bezerra! Vou dar uma olhada no ebay... Obrigado!

  • Alexandre Mello
    2014-09-10T17:57:18

    Horrível. Não cumpre a função proposta. O suporte técnico informa que ele precisa ser instalado num local onde a potência mínima do sinal de wifi seja de 40% (e é verdade, pois com sinal fraco ele gera uma rede que não oferece conectividade à internet). Ora bolas, se o sinal de wifi na minha cozinha fosse de 40%, EU NÃO PRECISARIA DE UM REPETIDOR no ambiente. Já solicitei a devolução do produto. Embuste ridículo.

  • Genesis Rangel
    2014-03-08T13:29:43  

    Comprei e tive que deixar de lado pois da conflito entre os computadores por causa do ip. já tentei colocar manual mas não da certo. A rede fica caindo dinheiro jogado fora.

    recentes

    populares

    • Genesis Rangel
      2014-03-08T13:29:43  

      olá Genesis Rangel conseguiu alguma solucao no conflito de ip? estou com o mesmo problema..

    recentes

    populares

    • Genesis Rangel
      2014-03-08T13:29:43  

      para não ter conflito de ip, vc precisa definir o range de ip no roteador ! se não fizer isso com certeza irá ficar com conflito. abç

  • Alexandre Paz
    2014-04-24T22:39:11

    não funciona, dinheiro jogado fora.

  • Deivid Benicio
    2014-03-07T13:47:21  

    A Apple Cria e o Mundo Copia kkk

    recentes

    populares

    • Deivid Benicio
      2014-03-07T13:47:21  

      Luiz Freitas, a sua irritação não solucionará problema algum... O seu mau humor não modifica a vida. Não estrague o seu dia. Quanto mais eu enfezo, mais mala me aparece!

    recentes

    populares

    • Deivid Benicio
      2014-03-07T13:47:21  

      Tiago Costa, dizer que me irrita não significa que essa atitude muda meu humor, não leve tudo ao pé da letra. Existem coisas muito mais importantes na vida, por isso mesmo acho desnecessário ficar enchendo o saco querendo falar que quem tem X é porque é esperto e tem grana, quem tem Y é burro e pobre. Isso sim é ser mala (sem alça e sem rodinha). É minha opinião, vou expressá-la concorde ou não. Argumente dentro do assunto, mantenha o foco, evite tirar conclusões equivocadas sobre a personalidade de alguém, ainda mais sendo de quem você nem conhece.

  • Wagner Silva
    2014-03-08T22:05:02  

    Perde a conexão com o Roteador wifi depois de um tempo quando usado como repetidor !

    recentes

    populares

    • Wagner Silva
      2014-03-08T22:05:02  

      Aconteceu isso comigo, alguém sabe o que pode ser feito? Apesar de reconfigurar não funciona mais como repetidor..

    recentes

    populares

    • Wagner Silva
      2014-03-08T22:05:02  

      Alguem ja conseguiu resolver este problema?

  • Gustavo Guerra
    2014-03-13T09:24:16

    Alcance limitado e velocidade baixa, como qualquer dispositivo wifi. Minha internet é 35mbps, tenho que ligar o PC via cabo pois o wifi gera perda e so consigo bater uns 25mbps. Cabo é o que há.

  • Marcos Pinto
    2014-03-11T07:35:58

    ponto negativo ele so tem uma entrada para cabo rj 45

  • Paulo Souto
    2014-03-10T11:15:45

    Pesquisei em site de busca de preço e vi por até R$86,00 nunca esquecer de pesquisar antes de comprar

  • Pedro Menezes
    2014-03-07T10:47:47  

    Sou mais o Airport Express!! Pago 479,90 e tenho certeza de qualidade. Aliás, o que vindo da maçã não é flawless?

    recentes

    populares

    • Pedro Menezes
      2014-03-07T10:47:47  

      kkkk tem otario pra td.. quando foi que a apple adquiriu know how em redes? Pelo que sei as melhores são ainda a 3com e cisco.. mas infelizmente não é para seu bolso..

    recentes

    populares

    • Pedro Menezes
      2014-03-07T10:47:47  

      fanboy.. virgem e n tem amigos...

  • Alexandre
    2014-03-07T15:37:20  

    No Ebay custa U$ 17,00 c/ frete grátis. +ou- R$ 43,00

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-03-07T15:37:20  

      Bom dia meu caro Alexandre! poderia me tirar uma duvida, como faço para comprar pelo Ebay? ouvi falar que tudo sai mais barato comprando pelo Ebay!

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-03-07T15:37:20  

      Milton Teixeira, vale a pena comprar no Ebay. Importante saber inglês e filtrar bem o que procura. Basta encontrar um produto que possa ser entregue no Brasil, avaliar as qualificações do vendedor e ter paciência até receber o produto (já comprei itens que levaram quase 3 meses). Boa sorte lá!

  • Daniel Garcia
    2014-03-07T16:47:07  

    Porque um monte de gente insiste em falar e escrever moldem? Sem maldade, rsrsrs....

    recentes

    populares

    • Daniel Garcia
      2014-03-07T16:47:07  

      AH POR QUE SIM...

    recentes

    populares

    • Daniel Garcia
      2014-03-07T16:47:07  

      É complicado mesmo Daniel kkkk... Não sou professor nem tenho pretensão, mas é doloroso ouvir de vez em quando alguém dizer que usa "moldem", que deu pau no "cd-rum" (é pra beber e ficar tonto?), que tem internet de 10 "megas", escrever e-mails e comentários com letras maiúsculas, usar "aonde" no lugar de "onde" ou "porque" no lugar de "por que", digitar frases gigantes sem nenhuma vírgula ou pontuação, etc.

  • Aderson Pereira
    2014-03-08T08:30:37

    Não faz milagres e só consegui configurar ele, colocando um IP fixo na minha placa de rede.

  • Nilson Barbosa
    2014-03-07T18:49:23

    Poderiam fazer uma review com o TP-LINK TL-WA850RE. E um modelo do mesmo seguimento desde. aguardando...

  • Alan Rocha
    2014-03-07T17:37:22

    Comprei e me arrependi por causa do pequeno alcance. Sem falar que a tal "fácil" instalação é mentira. Um usuário básico não dá conta de configurar ele só. Sem falar que o tal de aplicativo que ajuda a instalar mais facilmente, não funciona direito.

  • Fabio Maiche
    2014-03-07T17:34:55

    Prefiro pagar R$40 num roteador TP-LINK e transformar ele em um repetidor com o DD-WRT

  • Rafael Faleiro
    2014-03-07T16:35:24  

    Genial mesmo seria se esse Roteador D-Link tivesse a função também de modem. Compraria hoje mesmo.

    recentes

    populares

    • Rafael Faleiro
      2014-03-07T16:35:24  

      certeza. Não deixou de ser trambolho por não ter essa função.

  • Carlos Conceição
    2014-03-07T16:54:34

    Inútil comparando com que já existe no mercado, sem falar do preço.

  • Rafael Faleiro
    2014-03-07T16:31:16

    Bom mesmo seria se esse Roteador tivesse a função de Modem! Seria genial, compraria hoje mesmo.

  • André Callazzans
    2014-03-07T12:23:22  

    R$200,00 é piada?

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2014-03-07T12:23:22  

      R$129,00 ainda é uma piada, com esse preço posso te listar pelo menos uns cinco modelos bem superior a esse.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2014-03-07T12:23:22  

      não é piada, é Brasil

  • Oswaldo Araujo
    2014-03-07T14:38:42

    Trouxe um desse de viagem mas o nome no configuration card é diferente do que o notebook reconhece. Entrei em contato com a DLink mas é perda de tempo. Melhor escolher outra marca.

  • Leandro Jb
    2014-03-07T13:44:27

    Não é R$ 200,00, encontra-se até por menos de R$ 100,00 em algumas lojas, mas em lojas mais conhecidas sai em média por R$ 130,00.