Jogos de corrida

NOTA tt
8.5

Review Dirt Rally

A série de corrida da Codemasters volta às suas origens com um simulador para fã algum botar defeito

André Luiz de Mello Pereira
por
em

DiRT Rally, novo game da série de corrida da Codemasters, foi lançado sem fazer muito alarde no Steam através do sistema Early Access e prometia uma experiência mais voltada para os fãs de simuladores. Agora, chegou a hora de saber se, mesmo em uma versão ainda em desenvolvimento do game, ele conseguiu entregar o que prometeu aos fãs do gênero.

Confira a análise de GRID Autosport

ss_1ff4f447ba2d85e19226a902fc18668d9c7b16a7DiRT Rally (Foto: Divulgação)

Começando com o pé no acelerador

Por ter sido lançado sem quase nenhuma divulgação prévia através do Early Access do Steam, a primeira impressão ao instalar Dirt Rally é que o jogo está inacabado. Essa sensação some quando você entra no game e percebe o quanto a Codemasters já trabalhou no título.

DiRT Rally traz 16 carros (entre modelos clássicos e mais recentes) e 36 trajetos divididos em três cenários: as montanhas asfaltadas em Monte Carlo, as ruas de lama do País de Gales e a estrada de chão na Grécia.

Ao escolher qualquer veículo, é possível ver o preciosismo com detalhes, já que cada um dos carros possui características próprias, além de câmeras que mostram o seu interior. Se você é daqueles que prefere correr com a visão de dentro do cockpit, DiRT Rally vai trazer um pouco mais de alegria à sua jogatina.

ss_97de6bd7a8284bfe82b324d54c822a0c7257ff7cDiRT Rally (Foto: Divulgação)

Os cenários são um show a parte. Em vários momentos, é possível esquecer que estamos em um mundo virtual, graças a maneira como tudo parece real. Os gráficos de DiRT Rally estão realmente incríveis e melhores que muitos jogos já finalizados que você encontra no PC.

Outro elemento que ajuda bastante nessa imersão do game é trabalho de som que a Codemasters fez. Esqueça o estilo dos últimos games da franquia. DiRT Rally não traz trilha sonora alguma durante as corridas.

Você tem apenas a voz do seu co-piloto ajudando no seu trajeto (não existe um minimapa para guiá-lo), o barulho do seu carro e a maneira como o cenário reage a ele. É incrível deixar a visão do game dentro do carro e ouvir o barulho de pedregulhos batendo no metal nas corridas na Grécia ou da chuva do País de Gales.

ss_e8ca3ab0bcad9e48dfb11af9cdf37db561ddfd16DiRT Rally (Foto: Divulgação)

Jamais jogue no teclado

Um bom jeito de classificar DiRT Rally é que ele não é um game para todo mundo. Se você é do tipo de jogador que prefere o seu game de corrida frenético, em que você simplesmente acelera e sai pelas pistas, esse realmente não é o título ideal.

A Codemasters resolveu voltar às origens da série e transformou DiRT Rally em um verdadeiro simulador. Isso fica claro quando você começa a primeira corrida, pensando que será uma tarefa fácil e em poucos segundos termina com o carro em uma valeta.

Isso acontece porque a Codemasters pesou a mão na hora de simular a experiência de um rally. Cada carro tem um jeito diferente de se comportar na estrada, você deve considerar muito bem o terreno, a velocidade e tentar não forçar demais o veículo.

ss_4588bbccc2276d8655f4906ef398849608168bc9DiRT Rally (Foto: Divulgação)

Caso você dirija de maneira descuidada, o seu carro apresentará danos consideráveis e que não permitirão você chegar ao final do percurso. Um belo exemplo disso é ter pneus estourando pelo fato de você resolver fazer curvas forçando demais o carro.

A vantagem, principalmente se você estiver jogando através de algum periférico, como controles ou volantes, é que, com o tempo, o jogo ensina o jogador a se comportar da maneira correta nas corridas. Você começa a prestar mais atenção nas instruções do seu co-piloto e respeita mais o carro e a pista.

Modo carreira considerável

Além das corridas normais, DiRT Rally ainda traz um modo carreira em que você deve, além de apresentar o melhor desempenho durante as provas, também gerenciar a sua equipe. Isso é feito ao contratar profissionais que lhe trarão melhorias, ajudando cada vez mais na competição.

Dirt Rally (Foto: Divulgação)Dirt Rally (Foto: Divulgação)

Esse modo deve preencher o vazio que o game algumas vezes apresenta. Por ser um título lançado em Early Access, é seguro afirmar que muito mais conteúdo será incluído até a Codemasters lançar a sua versão final.

Mesmo assim, em alguns momentos, você deseja um pouco mais do game e não recebe. Um exemplo disso é que, mesmo existindo a opção, em momento algum conseguimos sequer conectar na liga online presente no jogo.

Isso é um problema que deve ser eliminado conforme o desenvolvimento do game continue, então, esse sentimento serve de consolo para aqueles que também possam vir a se frustrar.

Dirt Rally (Foto: Divulgação)Dirt Rally (Foto: Divulgação)

Conclusão

DiRT Rally é um jogo difícil, focado em grupo mais fechado de jogadores mas que, nem por isso, deixa de ser incrível. A Codemasters conseguiu lançar uma versão prévia que é melhor que muitos jogos já finalizados. O game apresenta um controle que deixa o jogador com os nervos a flor da pele, mas no bom sentido, gráficos fantásticos e uma sensação de imersão que poucos jogos de corrida conseguem proporcionar. 


Qual é o melhor título de corrida dos games? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
9

Prós

  • Gráficos incríveis
  • Ótimo para fãs de simuladores

Contras

  • Sensação de um game incompleto
  • Simulação pode afastar alguns jogadores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mano Junior
    2015-05-11T17:26:49  

    O Dirt é sem dúvida o melhor jogo de Rally ja feito... ja zerei todos!!

    recentes

    populares

    • Mano Junior
      2015-05-11T17:26:49  

      O melhor Dirt até agora é o 2. Este tem tudo para superar o 2. Espero que saia logo no Xbox One, é o melhor jogo de Rally.

  • Mauricio Souza
    2015-05-18T11:46:44

    Será que vai lançar para os consoles? Só está disponível para PC!

  • Marcos Castro
    2015-05-12T10:16:01

    10

  • Hudson Lucas
    2015-05-12T06:48:43  

    O forza é mais realista!

    recentes

    populares

    • Hudson Lucas
      2015-05-12T06:48:43  

      FANBOYOLA DETECTED...