Jogos de luta

NOTA tt
9.5

Review Dragon Ball FighterZ

Eis o melhor jogo baseado no anime de Akira Toriyama

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

Dragon Ball FighterZ é o novo lançamento de luta disponível para PS4, Xbox One e PC baseado no popular anime. Publicado pela Bandai Namco e desenvolvido pelo experiente estúdio Arc System Works, o título combina a dinâmica dos games de luta clássicos em 2D com modelos de personagens em 3D. Confira as impressões do TechTudo:

Adaptação à altura do anime

Ao ser anunciado durante a conferência da Microsoft na E3 2017, Dragon Ball FighterZ ganhou os holofotes por parecer uma versão jogável do anime. O combate frenético em 2D, aliado ao visual fiel ao desenho, foram suficientes para formaro hype até dos fãs casuais, tornando FighterZ um dos jogos mais aguardados de 2018.


Conheça os novos personagens de Dragon Ball FighterZ

Mesmo com a pancadaria desenfreada característica do anime, Fighterz surpreende por ser um dos games de luta mais acessíveis entre todas as opções disponíveis atualmente. Combos insanos podem ser executados com a combinação de um mesmo botão, por exemplo, e golpes especiais clássicos são desferidos ao toque de dois ou três comandos. 

Por incrível que pareça, todas as técnicas estão ao alcance do jogador desde o início e, felizmente, não é necessário passar horas treinando e estudando lista de movimentos e tutoriais. O maior mérito de FighterZ é fazer com que golpes estilosos e Kamehamehas sejam fáceis de serem executados, independente do nível de habilidade do jogador. 

Dragon Ball FighterZ: confira a análise (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)Dragon Ball FighterZ: confira a análise (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)

A Arc System Works fez questão de trabalhar no conceito "acessível a novos jogadores, mas difícil de dominar completamente". Embora os combos automáticos sejam acessíveis, há muito a se administrar durante o combate. As lutas de três contra três elevam o nível de complexidade, já que personagens podem atacar juntos e a troca possibilita reabastecer energia. 

Além disso, o jogador precisa carregar o Ki para aplicar especiais e ainda é permitido reunir as esferas do dragão para invocar Shenlong, que concede um único desejo durante a batalha, como amplificar a taxa de dano ou recuperar energia. Lidar com todos os detalhes parece difícil à primeira vista, mas é apenas uma questão de adaptação.

Dragon Ball FighterZ: jogabilidade simples torna combos acessíveis (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)Dragon Ball FighterZ: jogabilidade simples torna combos acessíveis (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)

O grande lance é conhecer as minúcias de cada personagem. Goku, por exemplo, é um personagem com atributos equilibrados, ideal para quem está começando. Por outro lado, Freeza é especialista em golpes de longa distância, enquanto Piccolo utiliza truques para confundir os adversários. São 24 lutadores disponíveis - mais oito serão adicionados por DLC - de diferentes eras do anime, incluindo caras novas de Dragon Ball Super, como Beerus, Hit e Goku Black.

Pacote completo

Você pode jogar tanto online como offline em Dragon Ball FighterZ. Caso não haja conexão à internet, o jogo vai direcionar o seu personagem para o lobby offline, sendo possível desfrutar de todos os modos com exceção do torneio mundial. Já online, a área funciona com uma cidade virtual no melhor estilo MMO, onde é possível interagir com outros usuários e agendar brigas locais.

Dragon Ball FighterZ segue uma estrutura de MMO com lobby offline e online (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)Dragon Ball FighterZ segue uma estrutura de MMO com lobby offline e online (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)

A variedade de modos não é tão grande, mas há conteúdo suficiente para se divertir por dezenas de horas. No Modo Batalha Local, há a opção de organizar torneios para disputas locais entre amigos, sendo também um ótimo modo para testar lutadores casualmente. 

O Arcade é um modo imprescindível em qualquer jogo de luta que se preze. Em FighterZ ele está presente e dividido em três torneios, cada qual com um número específico de combatentes a serem vencidos. Dependendo da sua nota final depois do confronto, o nível de habilidade dos inimigos pode aumentar ou diminuir. Quanto mais difícil, maior será a premiação em zeni ao final da competição. 

Dragon Ball FighterZ: modo online permite disputar partidas casuais e ranqueadas (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)Dragon Ball FighterZ: modo online permite disputar partidas casuais e ranqueadas (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)

O modo online, por sua vez, é a cereja do bolo e oferece modos para partidas casuais e ranqueadas. Com o dinheiro acumulado nas batalhas, é possível adquirir cápsulas Z que oferecem itens cosméticos, avatares e gestos. Um ponto importante a ser ressaltado que é o sistema de loot boxes não funciona com dinheiro real, algo surpreendente de se ver em jogos atuais.

Nova história e personagem inédita

Para quem deseja começar sozinho e aproveitar uma boa história, há o modo campanha dividido em três arcos. Além de presentear os fãs com um roteiro original, o título introduz a estreante Androide 21 e sua forma Majin, que é cientista da Red Ribbon, cujo desenvolvimento foi supervisionado por Akira Toriyama.

Com legendas adaptadas ao nosso idioma, a história consegue se conectar ao universo original de todas as gerações e proporciona bons momentos com a dose de humor característica do anime.

Dragon Ball FighterZ: modo história se conecta ao universo original com nova história (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)Dragon Ball FighterZ: modo história se conecta ao universo original com nova história (Foto: Reprodução / Victor Teixeira)

Em resumo, a trama inicial gira em torno dos clones dos heróis e vilões criados pela Força Red Ribbon. Na verdade, o ponto negativo da história está mais relacionado a um aspecto técnico. As cutscenes que exibem os diálogos dos personagens são engessadas, lentas e demoram a engrenar, o que torna o progresso um pouco cansativo depois de algumas horas. 

Anime jogável

FighterZ nada mais é do que uma versão jogável do anime, como se cada novo confronto fosse um episódio inédito. Personagens, cenários e golpes foram adaptados com maestria, e o resultado é simplesmente fantástico. O capricho da Arc System Works ao adaptar cada detalhe é reconhecido em todos os cantos do jogo, inclusive na parte sonora, que traz efeitos nostálgicos.

Conclusão 

Dragon Ball FighterZ é simplesmente o melhor jogo baseado na obra de Akira Toriyama. Com gráficos que são um deleite à parte, o título se sobressai com uma experiência amigável para os novatos, ao mesmo tempo em que oferece camadas de complexidade para estimular o cenário competitivo. Seja você fã do anime ou não, saiba que FighterZ vale cada centavo gasto.

Quais são os melhores jogos de Dragon Ball? Comente no Fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
10

Prós

  • - Jogabilidade acessível
  • - Visual fantástico e fiel ao anime
  • - Divertido em todos os modos
  • - História inédita

Contras

  • - Ritmo do modo história
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Xfactor Informatica
    2018-01-30T11:10:31  

    KKKKKKKKK quem escreveu essa matéria realmente nunca jogou dragon ball z budokai tenkaichi 2/3

    recentes

    populares

    • Xfactor Informatica
      2018-01-30T11:10:31  

      Budokai 3 mano que saudade. Jigava no PS2 melhor jogo de todos

    recentes

    populares

    • Xfactor Informatica
      2018-01-30T11:10:31  

      BT3 é o melhor! Nao me desfaço do meu ps2 por conta dele!

  • isaac dutra
    2018-04-12T09:26:48

    Eu comprei o meu tem uns 5 dias, ele ainda nao chegou e eu nunca joguei o FighterZ! Mesmo assim posso fala com total certeza e convicção q, nenhum jogo q saiu depois do DBZ B.Tenkaichi 3 consigo supera-lo! Espero fielmente q um dia a Bandai se toque e perceba q o DBZ BT3 foi seu melhor jogo e mais aclamado pelos fãs, e perder essa mania de fazer dois jogos de cada geração da franquia ( aliás, o Budokai Tenkaichi foi o unico q teve 3 jogos ), e fazer um novo jogo pelo menos baseado na franquia Tenkaichi! Sei la, quem sabe um, "Dragon Ball SUPER Budokai Tenkaichi" Sonha nao custa nada!

  • Rafael Silva
    2018-01-30T12:20:54  

    Pra mim, deixou um pouco a desejar. Cade as transformações? Quantidade de personagens.... só isso?

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2018-01-30T12:20:54  

      Nudokai 3 era DEUS

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2018-01-30T12:20:54  

      Budokai* rs

  • Fabricio Oliveira
    2018-02-24T15:23:48

    Vi imagens no YouTube de senas iguais ai anime,exemplo quando trunks venceu freeza mas nao achei no game esse modo

  • Raphael Castanheira
    2018-01-30T10:17:48  

    quase levou um 10, mas ai começaram a acrescentar centenas de variações do goku no game ai, já começo a inventa demais.........

    recentes

    populares

    • Raphael Castanheira
      2018-01-30T10:17:48  

      3 variações, SS, Black, e SSGSS, só

    recentes

    populares

    • Raphael Castanheira
      2018-01-30T10:17:48  

      O Black apesar de ter a aparencia do Goku tem estilo de luta bem diferente, assim como seus golpes

  • Carlos Pinto
    2018-01-30T10:46:13  

    Nota 9,5 é altíssima para um joguinho que não tem nem versão para o PS3. Por isso a nota correta seria 4,5

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2018-01-30T10:46:13  

      Whatsapp, merece nota 0 por não funcionar no meu Nokia de 1992...

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2018-01-30T10:46:13  

      Pode não ter, mas rodaria tranquilamente em um ps3, nada de gráficos absurdos, tamanho 5gb, nada que o ps3 não aguente.

  • R Brasco
    2018-01-31T12:09:15

    Ficou bem bacana, mas melhor game de DBZ ? NUNCA SERÁ! DBZ Budokai Tenkachi deixa ele no chinelo!!

  • Sei Tu
    2018-01-30T15:11:06

    Tirando o baixo número de personagens, o jogo é ótimo mesmo.

  • Lucas Melillo
    2018-01-30T14:41:22

    "Combos insanos podem ser executados com a combinação de um mesmo botão, por exemplo, e golpes especiais clássicos são desferidos ao toque de dois ou três comandos. " Isso foi uma das coisas que não gostei no jogo.. O legal é vc treinar para conseguir executar um combo e não apertar 1 para isso. O jogo é muito bom, mas acho que pelo preço "ainda" não vale a pena.

  • Higor Gomes
    2018-01-30T14:35:36

    Carlos para de ser lokooo kkkkk !! Se está falando que é para vídeo games mais novos como vai pegar em museu irmão ?! Fabian vai assistir pantera cor de rosa vai hahahaha

  • Ademir Júnior
    2018-01-30T11:08:44

    Longe de ser o melhor de todos os tempos

  • Fabian
    2018-01-30T10:42:51  

    Pena que é um desenho tão bobo

    recentes

    populares

    • Fabian
      2018-01-30T10:42:51  

      Sacrilegio, que queime em uma fogueira.

    recentes

    populares

    • Fabian
      2018-01-30T10:42:51  

      Esse ai assistia Ursinhos Carinhosos

  • Douglas Dias
    2018-01-30T13:41:43

    Butões ?

  • Emerson Santos
    2018-01-30T13:33:52

    Grande jogo,esperar uns meses pra comprar mais em conta,kk

  • Theodore Bagwell
    2018-01-30T10:35:01  

    Passei só pra lembrar que quem gosta de DB é só a geração Nutella...vão caçar uma mulher seus virjãooo!!

    recentes

    populares

    • Theodore Bagwell
      2018-01-30T10:35:01  

      Complicado esses haters, com certeza ele deve estar sozinho, ninguém quer ficar perto de um cara que não respeita nada

    recentes

    populares

    • Theodore Bagwell
      2018-01-30T10:35:01  

      engraçado o theodore falar isso, minha mina sempre assiste com o virjao aqui, esse desenho nutella kkk

  • Lucas Almeida
    2018-01-30T10:42:05

    Não consigo terminar de ver o vídeo devido ao sotaque carregado.

  • Bruno Correia
    2018-01-30T10:03:03  

    Ainda não chegou no Brasil, e não vou acabar com meu cel baixando apk... em sites piratas..

    recentes

    populares

    • Bruno Correia
      2018-01-30T10:03:03  

      Vc é burro mesmo ou se faz?

    recentes

    populares

    • Bruno Correia
      2018-01-30T10:03:03  

      além de ser ranzinza é burro

  • Leandro Ferreira
    2018-01-30T10:07:40

    TOP