Jogos de corrida

NOTA tt
4.0

Review DreamWorks SuperStar Kartz

Aproveitando o sucesso e o carisma de seus personagens, a Activision colocou as principais estrelas da animação em uma divertida disputa de karts, no melhor estilo Mario Kart. Veja qual foi o resultado.

Diego Borges
por
em

Nome: DreamWorks SuperStar Kartz
Gênero: Corrida
Distribuidora: Activision (distribuído no Brasil pela Neoplay)
Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii, DS e 3DS

DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)

Aproveitando o sucesso e o carisma de seus personagens, a Activision colocou as principais estrelas da animação em uma divertida disputa de karts, no melhor estilo Mario Kart. Veja qual foi o resultado.

Aproveitando-se de um sucesso para criar um fracasso

Jogos baseados em filmes. A história é mais antiga que os contos da carochinha. Mesmo assim, não faltam produtoras insistindo na fórmula. Os games podem não ser um sucesso de critica, mas fazem a alegria do público infantil e dos fãs mais assíduos das obras cinematográficas.

A "vítima" dessa vez foi a Dreamworks e seus carismáticos personagens. Da longa lista, podemos citar a participação do elenco de Shrek, Madagascar, Monstros Vs Alienígenas, entre outros filmes. O elenco, aliás, é a única coisa que se salva no produto final.

Você ainda deve estar se perguntando: se esses jogos nunca ficam perto do esperado, por que insistem na prática? A resposta é mais complexa do que podemos imaginar, pois envolve desde uma simples questão de direitos autorais, até uma campanha conjunta de marketing. Contudo, o final deste filme geralmente amarga uma chuva de críticas negativas.

DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)

Modos de jogo simples e sem interação online

Os consoles atuais - sejam os portáteis ou os de mesa - possuem sistemas que permitem conexão à Internet de forma simples. Portanto, passa a ser uma espécie de obrigação dos jogos terem uma interação online, seja um multiplayer ou, na pior das hipóteses, um ranking para comparar com seus amigos virtuais. Entretanto, parece que a Activision não seja à risca essa "nova lei". DreamWorks SuperStar Kartz é um título que isola o jogador do resto do mundo.

O jogo até apresenta uma certa variedade de modos, com praticamente o mesmo leque de opções que qualquer título do gênero. Temos os pequenos circuitos (Circuit), em que é preciso ter a melhor pontuação em três corridas, o modo de corrida rápida (Quick Race), ideal para se acostumar com o jogo, e o modo contra o relógio (Time Trial), que consiste em completar um percurso no menor tempo possível.

A novidade fica por conta do modo Challenge. Nele, você precisa completar algumas missões, como recolher o maior número de estrelas ou eliminar seus inimigos numa espécie de batalha direta. DreamWorks SuperStar Kartz também conta com o modo Battle, um confronto "todos conta todos" em uma arena.

Mesmo limitado, o game agrada ao público infantil, e os diferentes modos dão um gás na vida útil do jogo. Entretanto, os problemas abafam todo o carisma dos filmes da produtora. O jogo se torna o pesadelo dos pais que são chamados para um partida com os filhos.

DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)

Gráficos longe da qualidade do cinema

Por mais que os filmes da produtora sejam encantadores, no jogo a qualidade dos gráficos é lamentável. A versão testada no PS3 possui um visual digno da geração anterior de consoles. Até nas versões para Nintendo Wii e Nintendo 3DS, que possuem gráficos com a qualidade inferior quando comparados ao console da Sony, o visual deixa muito a desejar.

Os personagens possuem características e personalidades idênticas a dos filmes, porém não apresentam tantos detalhes visuais e pilotam máquinas que não possuem sombra. Os efeito de luz são praticamente nulos durante o jogo. Por exemplo, na hora de entrar e sair de uma caverna, a iluminação do personagem é a mesma.

Por mais que os cenários encantem ao apresentar características dos filmes da DreamWorks, como o reino de Shrek e a floresta de Magadascar, estes são simples e nada atrativos. Os traçados também são repetitivos e nada desafiadores, mesmo quando a dificuldade aumenta.

DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)

Controle confuso e impreciso

Se a ideia de DreamWorks SuperStar Kartz era ser parecido com a grande maioria dos jogos de kart, no quesito jogabilidade, o game passa longe e faz feio. O controle é preso e pouco eficiente. Para que seu carro ganhe um boost, é preciso utilizar a manobra de drift, que consiste em realizar uma curva derrapando com o veículo. Além de ser um tanto difícil completar a manobra - uma vez que os carros viram e não voltam à posição correta -, o carregamento é interrompido na primeira colisão com a parede.

Ninguém imaginou que os pequenos karts atingissem uma velocidade absurda, porém a lentidão apresentada no jogo é decepcionante. Mesmo ao atingir uma boa velocidade, graças a efeitos de turbo ou no movimento de boost, o veículo ainda é bem lento. É quase impossível perder totalmente o controle, colidir ou cair fora da pista.

A única coisa que funciona é o poder especial de cada personagem. Para isso, é preciso coletar as estrelas espalhadas pelo circuito e encher a sua barra. Destaque para os arrotos de Shrek, que eliminam os adversário de sua frente, e as fotos de Alex, o leão de Madagascar, que atordoam seus oponentes.

DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)DreamWorks SuperStar Kartz (Foto: Divulgação)

Conclusão

DreamWorks SuperStar Kartz é mais um game baseado em franquias do cinema que acaba fracassando no console. Com uma jogabilidade pouco eficiente, gráficos decepcionantes e sem qualquer interação online, o jogo não diverte nem pelo elenco repleto de personagens famosos e carismáticos da DreamWorks.

Nota TechTudo

NOTA tt
4.0
Gráficos
3
Jogabilidade
4
Diversão
5
Som
5

Prós

  • - Personagens da Dreamworks
  • - Cenários cativantes

Contras

  • - Gráficos medíocres
  • - Péssima jogabildiade
  • - Sem interação online
  • - Conjunto limitado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares