Jogos de corrida

NOTA tt
6.3

Review Driveclub

Confira a análise completa do game de corrida exclusivo do PlayStation 4.

Emanuel Schimidt
por
em

Driveclub é um jogo de corrida exclusivo para PlayStation 4. O game foi lançado há um mês, e após ter sido adiado em quase um ano para ganhar melhorias, será que o tempo extra conseguiu deixar o jogo completo? Confira em nossa análise completa de Driveclub.

Driveclub: veja as diferenças entre a versão completa e a gratuita no PS4

Driveclub (Foto: Divulgação)Driveclub (Foto: Divulgação)


Game de lançamento do PS4. Ou não.

Veja, ao lado, o vídeo de uma corrida do DriveClub

Quando Driveclub foi anunciado ele seria um dos jogos de lançamentos do PlayStation 4. Com gráficos realistas, grande foco em partidas sociais  - os clubes, que inclusive ajudam a dar nome ao game -, e o oferecimento do game para os assinantes da PlayStation Plus deram instantaneamente a Driveclub instantaneamente o status de um dos jogos mais esperados do novo videogame.

Foi quando em outubro, pouco mais de um mês antes do lançamento do console, o presidente da Sony Computer Entertainment, Shuhei Yoshida, anunciou que o game seria adiado para 2014, sem data certa, afirmando que “o time de desenvolvimento precisava de mais tempo para implantar sua visão”. O fato é que o adiamento por tanto tempo começou a deixar os jogadores com a pulga atrás da orelha, e com razão.

Driveclub (Foto: Divulgação)Driveclub (Foto: Divulgação)


Bugs pra todo lado

Driveclub enfim chegou às lojas no dia 7 de outubro de 2014. E, para tristeza dos usuários, repleto de problemas que impediam os jogadores de se conectarem e experimentarem justamente a propagandeada rede social do jogo. A Evolution Studios, empresa responsável pelo game, reconheceu que não apenas a quantidade de servidores era insuficiente, mas os códigos implementados estavam com bugs profundos.

Para piorar a situação, a Sony adiou por tempo indeterminado a versão gratuita que seria oferecida em outubro aos assinantes da PS Plus, causando uma imensa revolta até de quem não tinha o game e queria experimentá-lo. Diversas correções foram lançadas, mas nenhuma conseguiu resolver de fato os problemas.

Em nossa análise, conseguir entrar e finalizar um evento multiplayer era motivo de celebração. De dez tentativas, em cerca de 6 ou 7 ocorriam problemas de conexão com os servidores. As que a conexão era mantida, apenas metade dos jogadores conseguiam continuar até o fim sem serem desconectados. Uma pena.

Driveclub: Impossibilidade de se conectar também impediu de continuar a jogar. (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Driveclub: Impossibilidade de se conectar também impediu de continuar a jogar. (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Além do multiplayer, todos os aspectos sociais do jogo foram afetados pela queda de conexão. Além de ser impossível criar eventos e participar de Desafios – os ícones estão travados para não serem acessados -, a própria área dos clubes era afetada. O cúmulo foi, após alterar o emblema do jogo e tentar salvar no servidor, o jogo ficar travado, obrigando a fechá-lo e reabri-lo para voltar a usá-lo…

E Driveclub tem algo bom?

Mas Driveclub não é apenas um poço de problemas! Vamos falar também dos aspectos positivos do jogo. Logo de cara o que chama atenção são os gráficos, muito bem feitos e bonitos. Os carros foram recriados com maestria, inclusive seus painéis internos e o som de seus motores. A natureza do game também é linda. Antes de cada partida são mostradas cenas do ambiente da fase, e é inevitável querer ver toda ela para notar cada detalhe.

Outro ponto que chama atenção no game é a sua jogabilidade, extremamente fácil de se começar, entretanto difícil de dominar completamente – principalmente o drift, manobra não muito fácil de fazer em Driveclub. Um ponto interessante é a possibilidade de usar o sensor de movimento do DualShock 4 como entrada de direção, função usada durante todo nosso teste e que se mostrou perfeitamente funcional.

E aqui vale uma nota: nossa avaliação baixa nesse quesito foi motivada não pelos controles em si, mas por toda a experiência frustrante com a conexão online do game, afetando também a nota para diversão.

Driveclub conta com carros bastante detalhados (Foto: Divulgação)Driveclub conta com carros bastante detalhados (Foto: Divulgação)


Modos de jogo

Driveclub tem basicamente três modos de jogo disponíveis: Tour, Multiplayer e Evento Único. O Tour é o modo de um jogador, com corridas e desafios com dificuldade gradual – o jogo não possui um seletor de dificuldade. A interface mudou bastante desde o ano passado, se inspirando bastante na interface de Real Racing 3, jogo de corrida para dispositivos móveis.

Os eventos são iniciados com intervalos de poucos segundos no modo multiplayer. Cada um tem suas regras, como poder usar apenas carros alemães ou super potentes. Caso você não tenha um veículo, o game te empresta, mas você não leva Fama, o medidor de sucesso do game.

O jogador pode optar por disputar uma corrida nos eventos únicos, contra o tempo ou disputa de drift. Esse modo é bom para treinar nas pistas do game e, depois, detonar no Tour ou multiplayer. Há ainda um outro modo chamado Desafio, que não está disponível  pelos problemas com os servidores.

Driveclub: menu de escolha de evento multiplayer (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Driveclub: menu de escolha de evento multiplayer (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

O game não é um simulador, pendendo mais para o estilo arcade de jogos como Need for Speed. Driveclub não tem um mundo aberto, contando com diversos trajetos em diferentes países: Canadá, Chile, Índia, Noruega e Escócia. Novos lugares devem ser adicionados futuramente, com rumores apontando para pistas no Japão.

Diversão

É possível se divertir com Driveclub – ao menos até tentar usar os recursos online do game. Cada corrida do modo Tour conta com no mínimo três desafios, que se completos, dão uma estrela cada, servindo para desbloquear corridas mais adiante, algo similar à diversos jogos casuais de hoje como o próprio Real Racing.

Os desafios das corridas são pouco variados, com objetivos que vão de não ultrapassar certo tempo ou terminar em determinada posição. Durante as corridas também aparecem desafios individuais que comparam seu desempenho com de outros jogadores. São basicamente três: andar o maior tempo na trajetória determinada, bater a velocidade máxima ou média em um trecho ou acumular mais pontos de drift. Esses desafios são interessantes no começo, mas acabam perdendo o apelo com o tempo.

Driveclub: Cada corrida do modo Tour conta com desafios extras (Foto: Reprodução/ Emanuel Schimidt)Driveclub: Cada corrida do modo Tour conta com desafios extras (Foto: Reprodução/ Emanuel Schimidt)

Nas partidas multiplayer o desafio se torna mais real. Como são outros jogadores humanos, é normal vê-los errando e sair rodando, as vezes voltando pro meio da pista e atrapalhando outros jogadores. Cada corrida tem também o ranking de tempo mundial e de seus amigos, algo bem interessante que te desafia a treinar mais para batê-los.

Lacunas

Infelizmente Driveclub passa a impressão de não ter sido acabado – e isso com um ano de atraso, o que leva a imaginar o nível do game há um ano… Os belos efeitos de chuva e neve serão disponibilizados apenas no futuro, sem data certa. O game também não conta com o replay das corridas, algo um tanto surpreendente, já que impossibilita curtir ainda mais o visual do jogo.

Esperados efeitos climáticos de Driveclub ainda não tem data para serem liberados (Foto: Divulgação)Esperados efeitos climáticos de Driveclub ainda não tem data para serem liberados (Foto: Divulgação)

Outra crítica é à trilha sonora. São 5 músicas, cada um delas contando com 5 versões diferentes, totalizando 25 diferentes melodias para embalar a partida. Mas são tão pouco empolgantes que elas nem estão habilitadas quando se começa o jogo, exigindo que o jogador vá até as configurações e aumente o som que estava em 0. Seria bacana poder dirigir por bonitas estradas com músicas mais inspiradoras.

Conclusão

Driveclub é um projeto de jogo muito bom. Infelizmente sua execução deixou a desejar. Os problemas com os servidores frustraram toda uma legião de usuários que estavam ansiosos há mais de um ano. O foco do desenvolvimento parece ter sido causar boa impressão nos gráficos, mas esqueceram de cuidar do resto. E o pior, mesmo com tantos meses extras Driveclub ainda parece estar pela metade, com ausência de efeitos climáticos, replay e bugs primários. O game pode divertir, sim, mas a frustração com a versão atual pode obliterar a experiência.

O que você achou de Driveclub? Opine no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
6.3
Gráficos
8
Jogabilidade
5
Diversão
5
Som
7

Prós

  • - Gráficos excelentes
  • - Boa qualidade dos sons
  • - Jogabilidade acessível

Contras

  • - Trilha sonora fraca
  • - Constante instabilidade da conexão com os servidores
  • - Ausência de features deixa o jogo com cara de inacabado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Douglas Kaucz
    2014-11-10T09:55:58  

    Não sou consolista, aliás odeio essas brigas e tal, mas se a Sony achou que Driveclub poderia ser um bom adversário ao Forza, caiu do cavalo... Para quem gosta de jogos de corrida, escolha é Xbox One, não tem jeito. O The Crew vai salvar o PS4, mas de qualquer jeito não é exclusivo.

    recentes

    populares

    • Douglas Kaucz
      2014-11-10T09:55:58  

      Jose Balbino Quanto ao Project CARS, se você realmente gosta de simulação, será um bom jogo! Jogo iRacing, Assetto Corsa e Project CARS. Esses jogos Arcades não me enchem os olhos...

    recentes

    populares

    • Douglas Kaucz
      2014-11-10T09:55:58  

      Carlos Schneider, Já se passou 3 anos desde seu comentário e nada de GT7 kkkkkkk

  • Samuel Rodrigues
    2016-07-27T13:07:32

    na boa ja tive um xbox one e hoje tenho um ps4 mas o melhor jogo de corrida é forza 6 eu sei por ja joguei

  • Rodrigo Pontes
    2015-12-10T04:42:14

    Trilha sonora fraca?? Eu n estou jogando GUITAR HERO... eu ate desabilito as musicas pq quero ouvir os carros... É até compreensivo a nota dada, haja vista, que no lançamento o DC realmente não veio conforme falaram, mas hoje é um jogo completamente novo e extremamente divertido e que apesar de não ser um simulador, também não quer dizer q seja completamente arcade... tente entrar em uma curva fecha a mais de 100 por hora que vc vai entender... DC é um game espetacular

  • Hélio Junior
    2014-11-10T09:33:43  

    Sentem e chorem sonystas! Forza 02 tacá-lhe pau!

    recentes

    populares

    • Hélio Junior
      2014-11-10T09:33:43  

      Paulo Neto olha só. eu tava só enchendo o saco da galera mesmo mas na verdade eu gostei dos dois jogos tanto de forza quanto de Gran Turismo. minha preferencia é o gran turismo mas o forza é bom demais. e olha que nem gosto de jogo de carro.

    recentes

    populares

    • Hélio Junior
      2014-11-10T09:33:43  

      Vamos esperar pra ver o GT novo no PS4, mas por enquanto não tem nem como comparar o GT6 do PS3 com o Forza 2. É como eu disse, o GT6 atual parece um jogo de Atari comparado ao Forza 2 do Xbox One.

  • Lavosier Barbosa
    2014-11-10T14:19:15  

    Nota 6.3? Como assim?!!! pensei que ia ganhar pelo menos uns 8.Essa nota não procede com esse jogo.

    recentes

    populares

    • Lavosier Barbosa
      2014-11-10T14:19:15  

      Concordo com o Emanuel, não cheguei a jogar Driveclub, mas pelo rio de reclamações e as constantes falhas do jogo fizeram o mesmo se tornar um terrível fracasso.

    recentes

    populares

    • Lavosier Barbosa
      2014-11-10T14:19:15  

      Beleza essa lado eu entendo. mas joguei o jogo e achei muito bom. o jeito é esperar uma atualização para tirar os bugs. Pena que foi a Evolution estudios que estava fazendo o jogo. se Fosse a Polyphony Digital ficaria impecável.

  • Raphael Massignani
    2014-11-11T07:36:49

    Simulador? Onde? Quando? Como? Site da Globo, falando bobagens como sempre...

  • Thiago Bernardo
    2014-11-11T00:57:02

    Trials Evolution nota 9 driveclub 6 kkkk parei com techtube

  • Alex Ribeiro
    2014-11-10T22:10:10

    Esse jogo resume tudo o que a garotada de menos de 20 anos pensa sobre jogos: Gráficos, e nada mais. Eu prefiro jogo bom, porque se fosse pra ver gráficos eu ia ver desenho animado no cinema.

  • Jose Balbino
    2014-11-10T12:04:39  

    Outra coisa pessoal do tech mundo o trabalho de vocês é legal as materias e reportagens Mas drive não simulador de corrida arcade total

    recentes

    populares

    • Jose Balbino
      2014-11-10T12:04:39  

      Oi José. Foi o que comentamos no texto. Segue o trecho: "O game não é um simulador, pendendo mais para o estilo arcade de jogos como Need for Speed.". Abraço

  • Plinio Santos
    2014-11-10T10:44:32  

    Gráfico excelentes nota 8, jogabilidade acessivel nota 5, som fraco nota 7... Cara, qual o problema do pessoal do techtudo ser o minimo de coerente??? Nem as notas individuais fazem sentido. Vejo mta gente falando das falhas do modo online, ora gta 5 lançou com um o modo online porco q demorou 2 meses pra se tornar estavel e mesmo assim todo mundo deu 10. Nao q driveclub seja um grande jogo, mas coerencia eh sempre bom..

    recentes

    populares

    • Plinio Santos
      2014-11-10T10:44:32  

      Joaquim o GTA não veio com o servidor funcionando e ainda o Jogo estava cheio de Bugs. muita gente perdeu o save por conta dos bugs e depois saiu atualização para corrigir.

    recentes

    populares

    • Plinio Santos
      2014-11-10T10:44:32  

      Plinio Santos pq não pode comparar com Forza? os 2 são jogos de corrida.. os 2 custam o mesmo preço... se custasse mais barato até faria sentido não poder comparar... e o Forza tbm foi refeito pra nova geração.. tanto é que teve reclamações por ter "poucas" pistas e carros no lançamento por ter sido tudo refeito... e to comparando com o Forza 5 pq o Driveclub era pra ter saido no lançamento do PS4.. junto com o forza 5.. mas teve um ano de atraso e mesmo assim não conseguiram arrumar os problemas...

  • Dylan
    2014-11-10T17:02:13

    Estava até pensando em compra-lo mas pelos comentários que vi nem vale a pena...

  • Leonardo Ferreira
    2014-11-10T11:02:13  

    Na moral? Real Racing 3 é melhor

    recentes

    populares

    • Leonardo Ferreira
      2014-11-10T11:02:13  

      Isso é verdade

    recentes

    populares

    • Leonardo Ferreira
      2014-11-10T11:02:13  

      Real racing 3 é um dos melhores jogos de corrida, se não o melhor.. Gráficos impressionantes, excelente jogabilidade, seria MUITO top ver ele sendo lançado pra videogame..

  • Danilo
    2014-11-10T13:04:45  

    Eu comprei este jogo no "gogó" dos letrados de sites que diziam que o jogo era isso e aquilo,o jogo tem graficos bonitos...E SÓ...os eventos são extremamente enjoativos e o carro chefe que era o Dinamic Weather nem veio...Preferia um GranTurismo Remastered do que isso.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-11-10T13:04:45  

      Se curte jogo de corrida vc precisa jogar Forza Horizon 2. Compra um XOne, vale muito a pena. Eu jogo com volante e o jogo é perfeito.

  • Paulo Neto
    2014-11-10T16:52:43

    Prefiro Forza Horizon 2!

  • Cesar Mattos
    2014-11-10T16:51:08

    FH2 'e melhor.. Tenhos os 2

  • Leonardo Ferreira
    2014-11-10T16:41:08

    Jogo de corrida bom é aquele que você começa de baixo, com um carro simples e vai ganhando dinheiro pra equipar seu carro e comprar outro novo, isso te motiva a competir, dá um sentido ao jogo. Pra se ter uma ideia, esse jogo não interessa se vc chega em primeiro ou não, só precisa cumprir as metas pra avançar. É serio, esse jogo é muito chato

  • Luiz Justi
    2014-11-10T16:38:48

    é um bom beta

  • Hugo Souza
    2014-11-10T16:26:15

    kkkk Grid 2 no pc dá um banho em qualidade grafica e jogabilidade ....

  • Leonardo Albuquerque
    2014-11-10T12:51:46

    Vixe ta longe ainda do forza! haha

  • Daniel Cerdeira
    2014-11-10T11:36:10

    Drivebug é o pior erro da história da sony. Maior decepção do ano! Propaganda enganosa, quero meu dinheiro de volta.

  • James Miserável
    2014-11-10T10:38:35  

    hoje em dia o jogo fica em segundo plano, o importante eh o grafico, por isso esses jogos tudo lixo e enjuativo, antes um jogo bom com um grafico ruim, do q um jogo lixo com um grafico "real"

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-11-10T10:38:35  

      A gente chega lá um dia, kkkk

  • Semnome
    2014-11-10T10:42:05

    nheeeeeenhenerhehrhenrnheeeeeeeeee

  • Marcelo
    2014-11-10T10:24:44

    sorte da Evolution é que driveclub "é o que tem pra hoje".. se o project cars ja tivesse lançado eles não precisavam nem se preocupar em corrigir os erros/lançar a atualização do clima pq ninguém mais ia se preocupar