Câmera

NOTA tt
7.0

Review Easyshare M530

Allan Melo
por
em

Essa câmera é perfeita para dois públicos distintos e complementares: Se você for uma daquelas pessoas que vive esquecendo de postar as fotos na internet, depois de algum evento; ou se você for um viciado em redes sociais que quer logo compartilhar tudo com os seus amigos. Se reconhece em algum dos casos?

A Kodak EasyShare M530 é o que diriamos ser “uma câmera BBB - boa, bonita e barata”: Design moderninho em quatro cores diferentes (vermelho, verde, azul e cinza), fotos em 12.2 megapixels, zoom ótico de 3x, detecção de rostos e bateria razoavelmente durável (até 200 fotos). Frente à outras opções, seu custo-benefício pela facilidade vale o preço que tem.

Kodak Easyshare M530_001Kodak Easyshare M530 (Foto: Divulgação)

Materiais e Ergonomia

Quem está acostumado com o design “padrão” das câmeras pode até estranhar o Kodak Easyshare M530 de primeira, mas depois de um breve tempo de uso você perceberá o quanto ela é confortável e prática de se usar. Sua carcaça não é lá essas coisas, mas aguenta algumas boas pancadas de uso semi-desastrado (vamos dizer assim).

Design e funcionalidades

Umas das sacadas da Kodak foi a de colocar os botões de Apagar, Visualização, Informações e Menu enfileirados na vertical, ao lado da tela (o que deixa a câmera fácil de operar, mesmo com uma mão). A tela de 2,7 polegadas tem um campo de visão que não passa dos 45 graus (em qualquer direção), mas ela tem uma boa visibilidade, mesmo sob a luz do sol.

O grande diferencial da câmera, no entanto, é o botão Share: Assim que você tira uma foto, basta apertar o botão para escolher onde as fotos serão publicadas assim que você plugar a câmera no computador. Você pode marcá-las para postagem no YouTube, Facebook, Flickr, Kodak Gallery e/ou para o seu e-mail; tudo isso configurado pelo próprio software da Kodak.

Fotos

A qualidade das imagem é uma das melhores, quando comparado à de outras câmeras da mesma faixa de preço. Seu nível de detalhes é excelente, e a faixa dinâmica (mais detalhes nas sombras e nas altas luzes) chega a ser melhor do que a de alguns modelos mais caros. Além disso, algumas funções como modo panorâmico e estabilizador de imagens tornam a Kodak EasyShare M530 uma ótima opção de compra.

Ao abusar um pouco mais dela (com fotos de ISO alta em ambientes de baixa iluminação), vimos que a reprodução das cores fica só um pouco pálida. No geral, no entanto, ela tem pouquíssimo ruído. Mas o delay de 2,5 s. entre o registro de uma foto e outra poderia ser um pouco menor, e infelizmente ela não possui disparo contínuo. Já o sistema de foco automático é lento, como todas as câmeras desta faixa de preço.

Vídeo

Vamos dizer que ela tem uma resolução aceitável para fazer alguns vídeos para o YouTube: 640 x 480 a 30 fps e áudio mono. É otíma para se fazer um vídeo rápido, ou registrar algo corriqueiro, mas não espere muito dela. A dica fica para qualquer câmera nessa faixa de preço: quer gravar vídeo com qualidade? Compre uma filmadora.

Kodak Easyshare M530_002Kodak Easyshare M530_002 (Foto: Divulgação)

Zoom e lente

A lente, apesar de ser Kodak, não mantém a fama da marca sobre as câmeras profissionais, mas isso também já é exigir demais. Para quem não está disposto a pagar valores acima de quatro dígitos, a qualidade dela é boa demais, conseguindo capturar um ótimo nível de detalhes, mesmo de longe.

Nas fotos sem zoom, o campo de visão da lente equivale a de uma lente de 36mm. Já com o zoom óptico de 3x no máximo, ela se aproxima de uma 108mm - o que até ajuda para fotos de detalhes, principalmente ao se tomar um pouco de distância (ajudando o foco automático a ter um melhor desempenho).

Visor e Menu

A câmera demora 4s para ligar e 3s para desligar, o que não chega a ser um incomodo grande, mas irrita quando você quer tirar uma foto corriqueira. Há algumas funções padrões, como modo automático e captura inteligente, e trabalhando no modo personalizado, dá pra fazer o balanço de branco, ajuste de ISO, filtros e foco automático.

Outra coisa legal do menu é que dá para você marcar as fotos com palavras-chaves pré-definidas, como "aniversário", “férias" e "casamento" - um recurso incrível para se organizar as fotos no computador. Por mais que o recurso seja ‘básico’, fica muito mais fácil renomear e reajustar os marcadores depois.

Ficha técnica

Resolução 12,2 megapixel
Zoom ótico 3x
Zoom digital 5x
Tipo de sensor 1 / 2,3 in. CCD
ISO 0, 100, 200, 400, 800, 1000
Tela LCD 2,7”
Touchscreen Sim
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MOV.M-JPEG-A
Cartão de memória Cartões SD e SDHC
Bateria Lithium-Ion
Conexões USB
Dimensões 9.4 x 5.6 x 2.3 cm
Peso 130 g
Itens inclusos Bateria recarregável, carregador de bateria, cabo USB, cabo de alimentação e software Kodak EasyShare (armazenado na memória interna da câmera)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Inclusão de marcadores.
  • * Bons níveis de detalhes.
  • * Pouco nível de ruído.

Contras

  • * Vídeo poderia ser melhor.
  • * Não tem disparo contínuo.
  • * Demora para ligar.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares