Publicidade

Por Dário Coutinho; Por TechTudo

TechTudo

Etrian Mystery Dungeon é um game de RPG onde os personagens encaram sequências de calabouços. Trata-se na realidade, de uma mistura de duas franquias, a série Etrian encontra Mystery Dungeon, que já teve versões até mesmo com Pokémons. Confira a análise deste game fofo e divertido para Nintendo 3DS.

Etrian Mystery Dungeon é a união de dois mundos bastante parecidos. A popular série de games nascida no Nintendo DS, Etrian, encontra outra franquia ainda mais clássica, porém, pouco conhecida no Brasil. Enquanto em Etrian, a jogabilidade se baseava em desenhos pelo caminho em uma dungeon, Mystery Dungeon possui a mesma temática, mas com sistema diferente.

Viciados em loot vão adorar esse RPG com foco em explorar dungeons (Foto: Divulgação / ATLU) — Foto: TechTudo

Desenvolvida pela Spike Chunsoft, a franquia teve poucos lançamentos no ocidente. Porém, ela se tornou muito popular devido a jogos para Nintendo DS e 3DS nos quais os protagonistas são Pokémons.

Personagens fofinhos encaram calabouços perigosos (Foto: Divulgação / ATLUS) — Foto: TechTudo

Então o que acontece quando elementos da série Etrian são combinados com Mystery Dungeon? O resultado é um RPG Dungeon Crawler com curva de dificuldade elevada, porém muito conteúdo para jogar várias vezes.

Ao colocar a história um pouco de lado, Etrian Mystery Dungeon tem como elemento principal a construção de uma equipe para encarar as infinitas dungeons geradas pelo game. Os motivos para visitar cada dungeon podem variar, mas os objetivos são quase sempre iguais, chega o mais profundo possível e voltar com vida.

Há até uma história de pano de fundo, mas ela não guia a aventura de Etrian Mystery Dungeon (Foto: Divulgação / ATLUS) — Foto: TechTudo

Há 10 classes à disposição do jogador e elas vão de personagens com ataques diretos, personagens de suporte, tiro do longo alcance até dançarinos que interferem na velocidade dos turnos.

A organização dos personagens durante a luta é essencial para que o time funcione perfeitamente. Por exemplo, não adianta colocar personagens de suporte como, curandeiras ou sacerdotisas, na parte frontal do time. Elas devem ficar atrás, oferecendo curas e status positivos para os outros guerreiros. O jogador comanda sempre quatro campeões e eles sempre se distribuem aleatoriamente no campo durante as batalhas.

Etrian Mystery Dungeon não possui gráficos surpreendentes. De fato, esse é o aspecto que pode desapontar. O game não faz uso do recurso 3D do Nintendo 3DS e a modelagem dos personagens e inimigos é bastante simplória.

Porém na maior parte do tempo, você pouco ligará para os gráficos de Etrian Mystery Dungeon, pois vai estar muito ocupado tentando não morrer nas dungeons iniciais. O começo do game é um pouco cruel com quem pensa que avançará facilmente.

Tela inferior do Nintendo 3DS exibe o mapa e a fila com os turnos (Foto: Divulgação / ATLUS) — Foto: TechTudo

Não serão poucas as vezes em que os personagens morrem tentando voltar para a vila para se reabastecer. Mas ao morrer em qualquer dungeon, você volta para vila imediatamente. Parece bom? Negativo. Ao ser derrotado, você perde todo o progresso, inclusive o que havia ganho até aquele momento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Parece muito punitivo, mas por ser um game que não tem uma história para se apegar, Etrian Mystery Dungeon tem como principal gancho o desafio elevado. Os calabouços começam com cinco e vão até 12 andares. Ao treinar bastante, o jogador consegue elevar o nível de sua equipe tanto que concluir o game não será dificuldade depois de mais de 40 horas de aventura.

Com um fator replay impressionante, Etrian Mystery Dungeon não promete uma jornada época, mas diverte casualmente graças a sua jogabilidade viciante. É interessante ver como esses dois jogos muito próximos combinaram tão bem, rendendo um game simples, mas muito divertido para Nintendo 3DS.

7.3

Gráficos
6
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
7

Prós

  • Fácil de jogar
  • História simples e direta
  • Dungeons infinitas

Contras

  • Visual fraco

Mais do TechTudo