Acessórios

NOTA tt
8.0

Review Eye-Fi Pro X

Seja você um fotógrafo precavido, moderno, rico ou que realmente precisa de uma ferramenta wifi na sua câmera, esse cartão pode ser o companheiro ideal para você, mesmo que custe uma nota preta...

Gustavo Ats
por
em

Imagine a seguinte situação: você está numa festa tirando fotos para um site ou para montar um álbum, Em tempo real, as fotos são publicadas num telão, enquanto um assistente recebe as fotos pelo laptop e envia para seu laboratório, onde os designers estarão prontos para corrigir os erros e fazer as devidas montagens. Detalhe, tudo isso com a câmera que você já usa, só trocando o cartão SD.

Pois isso é totalmente possível e até fácil de se fazer, basta que você compre um Eye-Fi Pro X2 e adicione recursos de rede sem fios na sua câmera digital... Não entendeu? Então, leia o resto deste review e conheça essa ferramenta que mais parece coisa de ficção científica.

Design

Você deve estar se perguntando: “O que diabos o tópico design está fazendo num review sobre o cartão SD ?” e ninguém aqui na redação discordaria, afinal, em via de regra eles são um pouco maiores do que uma moeda de R$ 1,00 com formato retangular e um chanfro no meio, certo? Mas no que esse tal de EyeFi é diferente?

Eye Fi Pro X2 (Foto: Divulgação)Eye Fi Pro X2 (Foto: Divulgação)

Para começar ele não é azul, como a maioria dos modelos da Sandisk, nem preto como a maioria dos outros modelos de cartões, ele é Laranja, tem uma etiqueta cinza e abriga um “rádio” wifi dentro dele.

Se colocar um rádio WiFi padrão n (300 megabits por segundo) dentro de um cartão SD de 8GB não é um mérito dos designers e engenheiros que fizeram esse cartão, nada será.




Desempenho e uso

Na câmera, o uso do aparelho não pode ser mais simples. Basta colocar o brinquedo na máquina e tirar fotos. Quando a memória acabar, ele se livrará das fotos antigas enviando tudo para o hotspot pré-configurado. Cartãozinho esperto esse, não?

Configurar o cartão requer algum conhecimento de informática (entenda: ler o manual) e seguir o passo a passo do mesmo. Não tem erro, o programa é simples e não exige malabarismos para ser configurado. No entanto, o manual é em inglês.

O primeiro passo para sair fotografando é configurar o cartão e ele já vem com um leitor de cartões de memória SD. Feita a configuração, basta colocar o cartão na máquina e sair fotografando.

A velocidade do cartão é boa, tanto para gravar as fotos nele quanto para enviá-las para o computador. Não é à toa, pois a especificação SD Classe 6 permite que a câmera grave dados no brinquedo à velocidades que chegam até 6Mbps. Pode parecer pouco, mas se contarmos que estaremos trabalhando com fotos de 5Mb no máximo ou com vídeos de no máximo 2Mb/s, dá pra considerar rápido o cartão.

Eye Fi Pro X2 2 (Foto: Divulgação)Eye Fi Pro X2  (Foto: Divulgação)

O wifi do aparelho também atinge altas velocidades, segundo a especificação, a velocidade máxima de transferência de dados é de 300 Megabits por segundo.

Nos nossos testes, mesmo em um ambiente cheio de celulares, laptops e até um forno de micro-ondas ligado, a transferência de arquivos ocorreu de forma simples e rápida entre a máquina e o laptop. Inclusive, tem horas que você nem percebe que a máquina tá transmitindo dados.

No computador, por sua vez, aparece um popup com a miniatura da foto e uma barra de transferência de arquivos.

Tanta facilidade teria que ter um efeito colateral. O chip de rede sem fio tem fome de bateria e reduz em até 50% a duração da mesma. Claro que isso depende muito do uso e do tipo de máquina a ser utilizada. Numa Nikon D 3000, por exemplo, o cartão foi responsável por 15% do consumo da bateria, enquanto numa compacta mais simples, da Canon ele conseguiu comer 40% da bateria.

Custo-benefício

Nessa altura do campeonato, você já deve ter pego seu cartão de crédito e pensado: "nossa, onde eu compro essa maravilha?”, bom, pois o cartão, quando encontrado para vender aqui no Brasil, custa a bagatela de R$ 800,00 (é isso aí Oitocentos reais) e lá nos EUA custa pelo menos 99 dólares – o que dá pra comprar uns 5 cartões de 8GB.

Ficha técnica

Capacidade 8 GB
Conexão 802.11 b/g/n
Conteúdo da embalagem Cartão de memória, Manual, Adaptador e software
Peso aproximadamente 11g
Dimensões Padrão SD

 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
5

Prós

  • * Envia as fotos via Wifi.
  • * Alta velocidade de gravação.
  • * Modo memória infinita.

Contras

  • * Preço muito alto.
  • * Difícil de encontrar no Brasil.
  • * Reduz a duração da bateria da máquina.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares