Jogos de corrida

NOTA tt
8.0

Review F1 2013

Game investe em modo clássico com pilotos e carros que fizeram história na categoria.

Diego Borges
por
em

F1 2013 é o mais recente título da franquia oficial da principal categoria do automobilismo mundial. O game busca ampliar o seu público com elementos nostálgicos, como a presença de carros e pilotos que fizeram a história do esporte, aliados a uma jogabilidade cada vez mais próxima do real. O game será lançado no Brasil no dia 10 de outubro para PS3, Xbox 360 e PS3. A edição normal custará R$ 179, já a edição clássica R$ 199 e a edi. Confira.

F1 2013 - Nigel Mansell em sua histórica Willians  (Foto: Divulgação)F1 2013 (Foto: Divulgação)

Modo F1 Classics é uma deliciosa viagem no tempo

A Codemasters mostrou que ouve seus fãs e realizou um dos pedidos mais antigos para a franquia: a presença de carros e pilotos clássicos. Dessa forma, F1 2013 conta com o modo F1 Classics que traz um variado leque de opções para que os jogadores possam desfrutar do controle de máquinas como a Ferrari F1 87/88C, pilotada por Gerhard Berger.

Além dos tradicionais modos Grande Prêmio, Tomada de Tempo e Contra o Relógio, F1 Classics também conta com o Modo de Cenários. Eles consistem em apresentar situações adversas as quais o jogador precisa "se virar" para resolver, tais como ultrapassar nada menos que Alain Prost na primeira volta, ou as Ferraris de Berger e Schumacher depois de cumprir uma punição com um Drive Through (aquela passagem pelos boxes que só serve para atrasar a vida dos corredores...).

Carros clássicos lado a lado em F1 2013 (Foto: Divulgação)Carros clássicos lado a lado em F1 2013 (Foto: Divulgação)

No geral, a forma com que tudo é apresentado encanta. A parte visual é composta pelos mínimos detalhes, como as zebras desgastadas e grama por todos os lados dos circuitos - exatamente como eram apresentadas nas pistas da época. A própria luminosidade do modo remete uma viagem no tempo, assim como os indicadores do carro e a própria telemetria - representada pela clássica fonte amarela na tela.

Confira a galeria de imagens de F1 2013

Para completar, os carros também são mais complexos do que os atuais. Se já é difícil controlá-los com todas as opções automáticas, imagine sem elas. Essa é a sensação que F1 2013 apresenta com maestria, mostrando o porquê de aqueles antigos pilotos serem considerados até hoje como verdadeiras lendas do esporte.

Carros clássicos estão presentes em F1 2013 (Foto: Divulgação)Carros clássicos estão presentes em F1 2013 (Foto: Divulgação)

Quem disse que pilotar um F1 era fácil?

A jogabilidade de F1 2013 evoluiu. Bom para alguns e ruins para outros. Isso porque mesmo com todas as opções no automático, como freios, direção hidráulica, tração, etc., ainda sim não é fácil guiar seu carro. É preciso saber usar o freio na hora de realizar curvas mais fechadas, ou tirar o pé do acelerador quando seu carro começa a sair do controle em curvas mais rápidas.

Para os amantes da categoria, essa complexidade fica mais próxima do real e exige cada vez mais atenção e cautela, pois qualquer descuido pode significar o fim da partida. Mas para quem busca apenas uma forma de se divertir, tantas dificuldades em guiar o veículo podem ser um ponto negativo.

Na tentativa de balancear essa complexidade, o game conta com o sistema de replay. Ele faz com que o jogador volte alguns segundos e repita um determinado trajeto. O problema é que esses replays são limitados a quatro por corrida, sendo que o mínimo para uma prova do modo carreira, por exemplo, é de 10% das voltas originais - algo em torno de 10 a 15 voltas.

Jean Alesi em F1 2013 (Foto: Divulgação)Jean Alesi em F1 2013 (Foto: Divulgação)

Pouca evolução nos principais modos de jogo

Parece que os esforços da Codemaster foram voltados para o modo F1 Classics, já que praticamente todos os outros modos continuam iguais. Até a forma como o game inicia, empurrando os jogadores para uma série de tutoriais, é semelhante a F1 2012. A pequena diferença é que eles mostram algumas novas atividades de treinamento, principalmente no que diz respeito às novas regras.

A grande novidade é a possibilidade de salvar a sua jogada no meio de uma corrida. Ideal para aqueles que buscam o realismo ao extremo e optam por disputar uma corrida inteira com o mesmo tempo de duração e números de voltas do GP original.

Já o Modo de Cenários ganhou uma boa leva de novas atividades. Divididas em graus de dificuldade, o game proporciona desafios que vão desde superar um adversário faltando poucas voltas para o final, como tentar guiar em pista complexas onde o asfalto está completamente encharcado e escorregadio.

No modo multiplayer online, além das partidas rápidas ou provas personalizadas, há ainda a opção de um campeonato cooperado com um amigo, onde devem agir em equipe em busca do título mundial. Também há um placar de líderes que mostra o seu desempenho perante seus outros amigos na rede online.

F1 2013 (Foto: Divulgação)F1 2013 (Foto: Divulgação)

Visual encantador, mas ainda sem pódios

Os gráficos de F1 2013 evoluíram com o jogo. É difícil não se encantar com cenários tão bem detalhados, como os circuitos de Mônaco, Cingapura e Emirados Árabes. O capricho começa pelos elementos externos como arquibancadas e outras construções ao redor. Algumas particularidades também estão no game, como as marcas no asfalto e o desgaste do terreno em determinados pontos. Todos bem fiéis aos circuitos de verdade.

As máquinas que compõem o circo da Fórmula 1 estão ainda mais encantadoras. Além de um brilho reforçado na lataria, todos os mínimos detalhes foram postos no game para deixar tudo ainda mais real. Destaque para os cockpits que mostram o volante e a infinidade de botões que presentes no complexo painel de um F1.

Já as animações continuam bem limitadas. E se a Codemasters atendeu o pedido dos fãs e colocou pilotos históricos no game, ela ainda precisa realizar outro desejo antigo: a presença dos pódios. A festa da vitória ainda é algo inexistente no game, limitando-se a uma comemoração nada empolgante do piloto e membros da sua equipe.

F1 2013  (Foto: Divulgação)F1 2013 (Foto: Divulgação)

Conclusão

F1 2013 é o jogo perfeito para os amantes de automobilismo. O modo GP Classic é o grande atrativo do game e coloca lado a lado carros e pilotos históricos da Formula 1, em contrapartida os outros modos do game receberam pouquíssimas novidades. O visual ajuda a recriar fielmente os anos de ouro da categoria, já a jogabilidade está mais próxima do real, tornando-a ainda mais complexa para os menos experientes com o game.


Opine no fórum: quais os melhores games de corrida?

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Moto Gp Classic
  • - Evolução da jogabilidade
  • - Cenários ainda mais bonitos

Contras

  • - Complexo demais para novatos
  • - Modos de jogo com poucas novidades
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Italo Penha
    2014-06-15T14:24:52

    O jogo é perfeito, a única coisa q falta na minha opinião, são as comemorações do pódio, espero q eles coloquem isso nos próximos jogos.

  • ADEMIR PEREIRA
    2013-11-28T01:19:24

    O estagiário escreveu que no modo carreira o mínimo de uma corrida é 10% do total real, algo em torno de "10 a 15 voltas!!!!!" Tá louco amigo? Já viu Fórmula 1 com algo em torno de 100 a 150 voltas? Que tem que fazer esse tipo de matéria é alguém que conheça tanto o esporte quanto o jogo. Não é o caso desse cara.

  • Elmer Almeida
    2013-09-30T23:55:24  

    Tem o Emerson Fittipaldi e vocês ficam aí chorando pelo Senna. Aproveitem o jogo!

    recentes

    populares

    • Elmer Almeida
      2013-09-30T23:55:24  

      São as viuvinhas viuvando

  • Clayton Santos
    2013-10-07T13:18:11

    Galera... eu jogo o F1 2012 todos os dias... quando consegui configurar corretamente meu Volante Ferrari GT, o jogo ficou uma delícia de jogar... meu F1 2012 ja esta reservado...

  • Alan Santana
    2013-10-03T22:39:55  

    Galera com uma placa de vídeo de 1gb e 128 bits dá para rodar esse jogo?

    recentes

    populares

    • Alan Santana
      2013-10-03T22:39:55  

      Com gráficos medianos da sim caro amigo Alan...

  • Rafael Britto
    2013-09-30T19:48:04

    esse eu nao tenho mais eu comprei o PES 2014 Nossa muito ruim o 2013 muito melhor

  • Alex Rodrigues
    2013-09-30T19:32:09

    o carro rodava direto nas...espero que nesse o carro nao rode tao facil

  • Guilherme Mello
    2013-09-30T18:49:10

    Tarefa difícil passar o Alain Prost na primeira volta? Não se ele rodar na volta de apresentação, como fez na vida real uma vez o dito "proessor", hahaha.

  • Carlos Nascimento
    2013-10-03T13:55:40

    F1 é um dos melhores jogos, é um jogo para jogar durante 1 ano inteiro, vale o investimento. Só falta a festa no pódio e um melhorar os danos no carro durante uma batida, mas isto acho que só na nova geração de consoles. Pra mim é nota 10.

  • Guilherme Mello
    2013-09-30T18:47:07

    O modo de cooperação com companheiro de equipe deveria se chamar Modo Ferrari, onde você seria o Schumacher ou o Alonso e iria contar com seus capachos Rubinho e Massa pra dar o seu lugar na frente para nós, primeiros pilotos da equipe, hahaha.

  • Guilherme Mello
    2013-09-30T18:45:09

    Deveria vir com um modo de jogo para os fortes como era a F1 de antigamente, onde se pudesse dar uma fechada ou um totozinho no adversário sem ser penalizado em 10 segundos. Agora uma crítica ao blogueiro: revisa o texto antes de postar, o começo da matéria está cheio de erros.

  • Sueli Machado
    2013-09-30T18:43:03

    show showwwwwwwwwwwwwwwwww

  • Guilherme Mello
    2013-09-30T18:51:51  

    Não tenho o F1 2013, mas pelo que vi nos trailers, não temos o Senna, certo? Será que a família não licenciou? Perde muito não tendo o Senna.

    recentes

    populares

    • Guilherme Mello
      2013-09-30T18:51:51  

      É verdade a "marca" Senna é muito cara...mas se fosse a minha deixaria usar por 100 reais....

    recentes

    populares

    • Guilherme Mello
      2013-09-30T18:51:51  

      Eita cambada de viúva do Senna. Pra mim faltaram muitos outros pilotos também! O Emerson Fittipaldi está e vocês não dão valor!

  • Rafael P.r.duarte
    2013-09-30T18:41:51  

    o jogo ta sensacional .... mas sinceramente faltou o AYRTON SENNA !!!!

    recentes

    populares

    • Rafael P.r.duarte
      2013-09-30T18:41:51  

      pra mim falta o console...

    recentes

    populares

    • Rafael P.r.duarte
      2013-09-30T18:41:51  

      ele não esteve por questões de licenciamento...

  • Everson Souza
    2013-09-30T15:27:31  

    Amo f1, e jogos voltados para a categoria, mas esse game da coldemasters, tornou-se muito irritante! vc faz a curva e se forçar o um pouquinho na zebra, o carro já roda como se fosse de papelão, fora outras coisas q não vou nem citar aqui.

    recentes

    populares

    • Everson Souza
      2013-09-30T15:27:31  

      Nossa vc quer jogar Mario Kart ??? só pisar menos nas saídas de curva!!!!