Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Fallout 4

Candidato a game do ano, Fallout 4 prefere inovar pouco para oferecer um jogo dedicado a liberdade de exploração dos fãs. Confira a análise!

Tais Carvalho
por
em

Fallout 4 é o novo jogo da famosa franquia para PS4, Xbox One e PC. Desenvolvido pela Bethesda, mesmo estúdio responsável por Skyrim, o título aposta mais uma vez na fórmula da série, misturando jogabilidade com elementos mais polidos que expandem a sensação de liberdade dentro do game. Confira a análise.

Lista traz códigos, cheats e macetes para jogar Fallout 4 no PC

A guerra nunca muda

Como a própria abertura de Fallout 4 faz questão de relembrar, a guerra nunca muda. E o mesmo acontece neste novo capítulo da franquia pós-apocalíptica, que traz na jogabilidade características bem familiares aos fãs da Bethesda. O título segue os passos dos anteriores e nos envolve em uma trama que reflete as ações catastróficas do próprio ser humano, com longas horas de exploração por terras quase desertas.

Fallout 4 (Foto: Reprodução/Steam)Fallout 4, o game onde a guerra nunca muda. (Foto: Reprodução/Steam)

O game começa na cidade de Boston, cenário pré-catástrofe que mescla tecnologia moderna com o charmoso visual da década de 50. O prólogo traz uma pequena reunião familiar que logo é interrompida pelo caos que se instaura antes do ataque nuclear.

O jogador assume o papel do único sobrevivente da Vault 111, onde acorda anos depois do ocorrido. Ao sair do abrigo subterrâneo, ele é apresentado ao ambiente devastado pela radiação, repleto de mutantes e do melhor e o pior da humanidade. E é a partir daí que você pode escolher, com muita liberdade, seu próprio caminho e história em Fallout 4.

Fallout combina tecnologia moderna com o charmoso visual da década de 50 (Foto: Divulgação/Steam)Fallout combina tecnologia moderna com o charmoso visual da década de 50 (Foto: Divulgação/Steam)


Explosão de liberdade

O primeiro destaque do novo título fica a cargo de um mundo aberto cheio de possibilidades. Fora da Vault 111, o jogador fica livre para explorar o ambiente pós-apocalíptico como e quando quiser, com poucas restrições.  Há muito mais para se fazer e descobrir além da campanha principal, detalhe que por si só já acrescenta certa espontaneidade ao game. Você sente que o mundo está “vivo”.

Já a trama é contada em parte e, ao mesmo tempo, feita por você, a medida que conhece novos locais e conversa com pessoas diferentes. Mas a roda de diálogos, que deveria ajudar na narrativa, não traz a mesma liberdade para o jogador. As escolhas se resumem em opções genéricas ou pouco expressivas.

Fallout 4 dá liberdade para o jogador escolher e explorar (Foto: Divulgação/Steam)Fallout 4 dá liberdade para o jogador escolher e explorar (Foto: Divulgação/Steam)

Felizmente, a naturalidade dos acontecimentos dentro do game consegue compensar a limitação. Mesmo que a narrativa ainda siga os passos de Fallout 3, ela permite ao jogador ver com mais clareza as consequências de suas ações. Aliás, não é apenas esse detalhe que Fallout 4 carrega dos jogos anteriores. Se você jogou New Vegas, Skyrim, Oblivion ou qualquer outro da Bethesda, certamente encontrará várias familiaridades.

No entanto, se você é o tipo de jogador que não consegue deixar uma área antes de explorá-la completamente e adora coletar objetos, Fallout 4 (e todos esses outros títulos) são uma boa pedida para você. Mas com elementos tão peculiares e parecidos, é bem provável que se você não curtiu o estilo de Skyrim, por exemplo, também estranhe a jogabilidade deste novo game.

Evolução natural

O combate está mais polido, inclusive o V.A.T.S, que funciona de forma mais precisa. Outros adicionais também são excelentes, como a possibilidade de personalizar tanto os equipamentos como sua Power Armor. tudo isso é feito de forma sustentável, com sucatas e materiais encontrados pelo mapa. Ou seja, qualquer pedaço de lixo encontrado pode ter alguma utilidade e não apenas ocupa espaço no inventário.

A customização de armas e equipamentos garante mais opções estratégicas (Foto: Divulgação/Steam)Fallout 4: customização de armas e equipamentos garante mais opções estratégicas (Foto: Divulgação/Steam)

Além disso, o sistema de atributos S.P.E.C.I.A.L também está de volta, só que com novidades. A cada level o jogador ganha um ponto para distribuir em os atributos, estes que vão determinar como o seu personagem consegue lidar com diferentes situações. E dependendo do nível da habilidade, você pode investir em bônus secundários (Perks). E ainda é possível administrar tudo isso por meio do aplicativo do Pip-Boy no celular, que funciona como uma segunda tela diretamente ligada ao game.

Ainda sobre o personagem, a ferramenta de criação também amplia a parte de personalização do game. Com opções que lembram The Sims, você pode modificar os mínimos detalhes da face, olhos, boca, aplicar cicatrizes, manchas e características que podem deixar seu personagem único. Mas enquanto os rostos receberam melhorias, não podemos dizer o mesmo sobre os modelos de corpo. O físico dos personagens da Bethesda ainda possuem proporções um tanto questionáveis.

Com as habilidades, você pode combater inimigos com estratégias diferentes (Foto: Divulgação/Steam)Com as habilidades, você pode combater inimigos com estratégias diferentes (Foto: Divulgação/Steam)

Outro ponto interessante e muito divertido de Fallout 4 é que você não precisa se limitar a própria sobrevivência. Assim como em Fallout Shelter, aplicativo do game para iOS e Android, você pode criar comunidades com o novo sistema de construção. Com ele é possível administrar recursos básicos como água, comida, energia e ajudar a população a se manter fora de um ambiente hostil.

E somando todos esses elementos acima, o título consegue mostrar que é capaz de ampliar a liberdade que o jogador tem em fazer suas próprias escolhas. No entanto, a impressão que fica é que Bethesda ainda continua apostando na boa e velha fórmula da série. Inovando pouco mas melhorando aquilo que os fãs já gostavam em Fallout 3.

O visual impressiona, mas o modelo dos personagens poderiam estar mais polidos (Foto: Divulgação/Steam)O visual impressiona, mas o modelo dos personagens poderiam estar mais polidos (Foto: Divulgação/Steam)


Gráficos e Som

No quesito visual, Fallout 4 impressiona na ambientação. A sensação de mundo “vivo” citada anteriormente também se aplica com paisagens em constante mudança. No entanto, enquanto os cenários exibem mais realismo, outras texturas como as da face e de NPCs não apresentam tanta evolução desde Fallout 3. No geral, o jogo está bem bonito, mas poderia estar mais caprichado por ser um título só da geração atual.

Outra grande novidade é a localização. Fallout 4 traz legendas e interface totalmente em português, um ponto muito positivo que facilita o uso das ferramentas e customizações do jogo para quem tem dificuldades com o idioma original.


A trilha sonora do game é espetacular, principalmente para quem curte clássicos dos anos 50 e 60 ou um bom jazz. A lista conta com músicas de Bob Crosby, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, entre outros, que podem ser ouvidas em rádios dentro do game.

Efeitos da radiação

Apesar de serem vistos como uma das características marcantes dos jogos da Bethesda, os bugs de Fallout 4 caminham entre a linha tênue da comédia e frustração. Há quem diga que são engraçados, porém, existem aqueles que arrancam cabelos entre um travamento e outro - principalmente para quem conta com salvamento automático. 

Mas independente de qual seja a situação, ter seu progresso travado ou impedido por conta de falhas ou congelamentos pesa mais para o lado negativo do que positivo. Claro que, eventualmente, esses problemas serão corrigidos em futuras atualizações pela Bethesda. No entanto, a espera por um patch pode se tornar mais irritante do que divertida.

Conclusão

A Bethesda provou, mais uma vez, que a fórmula da sua série funciona e consegue proporcionar longas horas de diversão e exploração em cenários de destruição total. Mesmo com bugs e pouca inovação, Fallout 4 reúne todas as características que os fãs amam na franquia e ainda conseguiu dar mais liberdade para decisões do usuário. Se você curte a mistura de RPG e FPS, Fallout 4 é certamente uma ótima escolha.

Qual o melhor jogo da Bethesda? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Liberdade
  • Mundo aberto
  • Sistema de construção
  • Personalização da Power Armor

Contras

  • Diálogos fracos
  • Muitos Bugs
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mais Tolo
    2015-11-20T06:55:28  

    esse jogo e melhor que the witcher?? to afim de coomprar um ou o outro..

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2015-11-20T06:55:28  

      comprei e the witcher e realmente o melhor game lançado ate agora.... valeu pela dica

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2015-11-20T06:55:28  

      Com certeza melhor jogo dessa nova geração.

  • Maria França
    2015-11-19T17:45:33  

    O unico premio que o Phantom Pain merece é o de jogo mais superestimado do ano.

    recentes

    populares

    • Maria França
      2015-11-19T17:45:33  

      O jogo foi caprichado maria, não seja injusta. Achava apenas que o multiplayer deveria ser mais atraente.

    recentes

    populares

    • Maria França
      2015-11-19T17:45:33  

      Repetitivo demais. Historia toda deslocada, nao flui naturalmente.

  • Júnior Castro
    2015-11-20T10:59:48  

    Gráficos top? =O Kkkkkk kkkkkkkkkkkkkk TÁ DE BRINCADEIRA TECHTUDO!!!!!

    recentes

    populares

    • Júnior Castro
      2015-11-20T10:59:48  

      concordo júnior, pensei que tivesse ficando cego, até black do ps2 tem gráfico melhor,kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Júnior Castro
      2015-11-20T10:59:48  

      Comprei o jogo para versão Ps4 , fiquei receoso em relação aos gráficos devido aos comentários na internet no entanto quando comecei a jogar fiquei surpreso a qualidade do gráfico superou minha expectativa, o que eu quero dizer é que essa polêmica dos gráficos de fallout 4 é pura frescura é claro não se compara a um the order ou ryse da vida mas mesmo assim não está nada mal, e Pesca Pedras inferior ao Black do ps2? Cara não force tanto!

  • Artur Napoleão
    2015-11-19T17:12:07  

    pra mim os melhores desse ano foi The Witcher 3, Rise of tomb Raider ou Forza 6 quem ganhar tá bom, jogo de carro dificilmente ganha

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2015-11-19T17:12:07  

      Eu acho que se forza for pra um lado nfs underground n ficaria legal. Deixa isso pra EA

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2015-11-19T17:12:07  

      A questão era mesmo por competição, ou seja, uma concorrência... Se Forza tivesse uma versão de rua, com upgrades e personalização, isso faria com que a EA e outros estúdios trabalhassem para melhor nos agradar... e isso quem ganharia somos nós...

  • Thiago Karam
    2015-11-19T13:42:05  

    The Witcher 3 está rindo loucamente agora... uahuahahuhauha Ah TechTudo... chamem pessoas que realmente saibam sobre jogos para escrever uma coluna.....

    recentes

    populares

    • Thiago Karam
      2015-11-19T13:42:05  

      The Witcher 3 melhor game do ano, isso só pode ser brincadeira!

    recentes

    populares

    • Thiago Karam
      2015-11-19T13:42:05  

      Bloodborn...... kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Lima
    2015-11-20T17:38:38

    Fallout 4, na minha opiniao, e o melhor jogo de console, rpg, atualmente. Porem, creio que The Witcher 3 leva o jogo do ano.

  • Ronaldo
    2015-11-20T13:17:42

    Esse jogo é melhor que GTA 5 e GTA Online?

  • José Neto
    2015-11-20T12:01:01

    Quero comprar um Kinect do Xbox One

  • Guilherme Pinhal
    2015-11-20T11:26:10

    Esse pessoal ta precisando de uma aula de analise de games com o zangado

  • Wesley Araujo
    2015-11-20T09:00:36

    Eu comprei e não gostei e não sou o único. Vejo nos grupos de trocas de jogo, uma galera trocando esse jogo recém adquirido.

  • Lelre Ferreira
    2015-11-20T08:55:52

    Olha o título: Fallout 4 tem gráficos tops! Mentira! Faça me o favor e corrija isso, todos sabemos que o jogo foi feito usando Creation Engine que pelo seu histórico é conhecida pelo seu pouco recurso gráfico. E o Fallout 4 está longe de ser GOTY.

  • Willian
    2015-11-19T16:04:22  

    The Witcher nem é tudo isso não........acredito que Phantom Pain leva ......joguem ambos e comprovem.....Já fallout 4 passou longe do GOTY junto com o Batman........

    recentes

    populares

    • Willian
      2015-11-19T16:04:22  

      Meu console é o x 360 e gostei do gráfico do the witcher 2, mas o RISE OF THE TOMB RAIDER é melhor, mais até que o the plantom pain, em questão de gráfico

    recentes

    populares

    • Willian
      2015-11-19T16:04:22  

      não concordo para mim o batman foi o jogo do ano, o que estragou foi a procura pelos troféus do charada muito chato isso

  • Alex Sales
    2015-11-20T07:27:17

    Caramba, 9,9!! Deve ser bom mesmo...vou procurar jogar esse jogo. Não acredito muito em sites, (principalmente esse aqui), por isso prefiro eu mesmo analisar mesmo jogos! O que é bom para um, nem sempre é bom para o outro.

  • Maycon Maia
    2015-11-20T02:14:11

    gráficos? só pode estar de brincadeira

  • Julio Souza
    2015-11-19T23:51:58

    Nesse mundo só duas coisas são certas a primeira e a morte e a segunda é se pular perto do Sagat toma um tiger uppercut

  • Isaquehg
    2015-11-19T21:18:04

    O gráfico do cenário ta incrível msm mas o das pessoas ta terrível principalmente nas falas

  • Juseh Cardoso
    2015-11-19T21:17:40

    Jogo bem ruim quero meu $ de volta, eu li ali gráfico? kkkkk, kkkkkk, não estamos falando do msm jogo

  • Maria França
    2015-11-19T17:44:08  

    The Witcher 3 foi o melhor fácil.

    recentes

    populares

    • Maria França
      2015-11-19T17:44:08  

      concordo mais de 200 horas de exploração

  • Marcos Antonio
    2015-11-19T20:50:36

    acredito que em gráficos ninguem se comprar ao Call of duty black ops 3, pode ser q o multiplayer não tá la essas coisas;

  • Daniel Oliveira
    2015-11-19T12:19:40  

    se o Geraldão e cd project red perderem , vou começar achar que o mundo dos games é igual ao mundo do futebo ...

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2015-11-19T12:19:40  

      Ainda vai achar??? HALO e TOMB RAIDER fora da lista, o que me diz? Até Mario Maker tá concorrendo.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2015-11-19T12:19:40  

      sempre tem uma treta ... kk

  • Happy Amt
    2015-11-19T17:06:13

    witcher 3 sem dúvida melhor do ano seguido de star Wars Falltout 4 e metal gear solid

  • Artur Napoleão
    2015-11-19T17:05:01

    jogo do ano para mim será the witcher 3 ou Rise of tomb Raider ou forza 6. mais jogo de carro dificilmente ganha

  • Silvia
    2015-11-19T17:04:04

    .Tem um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

  • Luis Mattos
    2015-11-19T14:20:44  

    bom na minha opinião sim é o melhor jogo do ano se fó comparar com Call of duty black ops 3 e star Wars Battlefront , Fallout 4 esta 99% na frente dos 2 sem comparação.

    recentes

    populares

    • Luis Mattos
      2015-11-19T14:20:44  

      Nossa, que comparação bacana vc fez, Fallout com CoD e Star Wars!

    recentes

    populares

    • Luis Mattos
      2015-11-19T14:20:44  

      The witcher 3 manda um abraço

  • Alexsandro Canal
    2015-11-19T16:47:09

    the witcher 3 e ponto final