Jogos de esporte

NOTA tt
7.8

Review FIFA 15 Ultimate Team

FIFA 15: testamos a versão do jogo de futebol exclusivo para smartphones. Modo Ultimate Team é a principal função do jogo que promete agradar aos fãs dos famosos Managers de futebol. Confira a análise completa!

Dário Coutinho
por
em

FIFA 15 chegou gratuitamente aos smartphones e tablets. A nova versão para dispositivos móveis começa exatamente onde parou a anterior. FIFA 15 Ultimate Team traz poucas novidades positivas e uma bastante negativa, a ausência de clubes brasileiros. Confira nossas primeiras impressões.

Fifa 15: Pelé, Neymar e Ronaldinho são alguns dos melhores dribladores

FIFA 15 já está disponível no Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: FIFA 15 já está disponível no Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))FIFA 15 já está disponível no Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Quando foi lançado no ano passado, FIFA 14 tinha uma proposta bem diferente da que possui agora. O jogo possuía modos gratuitos, mas os mais procurados como torneios e a possibilidade de jogar com qualquer clube a sua escolha, era exclusiva dos modos pagos. Porém, a EA foi atualizando o jogo e o FIFA 14 incorporou completamente o conceito do modo Ultimate Team.

Nesse modo, o jogador deve montar o seu time com craques de outros clubes e jogar partidas em várias ligas. É justamente aqui que começa o FIFA 15, o jogo é uma continuação literal desse modo. Não possuindo modos como “Multiplayer online” ou “Modo VS”, dentre outros.

Modos do Fifa 15 Ultimate Team

FIFA 15 concentra sua jogabilidade exclusivamente em modos “free-to-play”. Logo no início do jogo, o game dá ao jogador a oportunidade de escolher um time pré-determinado através de alguns cards.

Depois de escolhido a posição dos jogadores no time, o jogador poderá escolher jogar entre os modos: Temporadas, Partida Rápida, Seleção da Semana, Jogos da Semana e Torneios.

Tela inicial de FIFA 15 para Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: Tela inicial de FIFA 15 para Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))Tela inicial de FIFA 15 para Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

O modo “Temporadas” consiste em um modo estilo “arcade” onde o jogador enfrenta partidas em sequência para conquistas vários prêmios, dentre eles, moedas douradas. O jogador disputa esse modo contra outros clubes controlados pelo jogo.

O “Partida Rápida” consiste em jogos contra equipes montadas pelo jogo. A seleção dos clubes também é aleatória, assim como no modo “Temporadas”. Porém o modo “Partida Rápida” é apenas casual e não rende tantas recompensas.

O “Seleção da Semana” coloca o jogador para enfrentar uma seleção de um país especialmente preparada para aquela “semana”. O grande destaque é a possibilidade de ganhar um dos jogadores daquela seleção. E por fim temos o modo “Torneios”. Onde o jogador poderá colocar o seu clube em ligas clássicas como Campeonato Europeu, dentre outros.

Feito para os amantes de 'Manager'

Modo de simulação irá agradar os jogadores que curtem apenas a experiência "Manager" (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: Modo de simulação irá agradar os jogadores que curtem apenas a experiência "Manager" (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))Modo de simulação irá agradar os jogadores que curtem apenas a experiência "Manager" (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Uma das novidades de FIFA 15 é o modo de “Simulação Rápida”. Disponível em qualquer partida, o modo “Simulação Rápida” aparece sempre antes de iniciar um jogo. O jogador poderá escolher entre jogar a partida ou simplesmente administrá-la no melhor estilo “Manager”.

Além disso, jogo conta com um sistema completo de substituição e organização do seu time. Ao vencer partidas e campeonatos, o jogador recebe pacotes de cards com jogadores e “power-up” para contratar jogadores. O jogador pode escolher salvar tudo no seu clube ou simplesmente vender o pacote e aumentar o caixa do clube.

Há muitas opções para compra e troca de jogadores. É possível ver lista de jogadores por preço, clubes e posição. Outra novidade é a possibilidade contratar também a comissão técnica, o que resulta em melhoria na habilidade dos jogadores e recuperação rápida de lesões durante os jogos.

Aquisição e venda de jogadores é um dos destaques do novo FIFA (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: Aquisição e venda de jogadores é um dos destaques do novo FIFA (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))Aquisição e venda de jogadores é um dos destaques do novo FIFA (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Caso o jogador tenha pouco moedas douradas ou “FIFA points”, ele poderá comprar pacotes utilizando dinheiro de verdade. É aqui que entra o sistema de monetização do jogo. A boa notícia é que é possível jogar sem precisar recorrer ao sistema, mas tenha em mente que para subir no ranking de jogadores é preciso bastante esforço.

Jogabilidade melhorada

FIFA 15 traz os mesmos comandos de FIFA 14 com algumas leves modificações. O jogo possui dois esquemas de controles. No modo “Casual”, o jogador realiza passes, chutes e marcação apenas tocando na tela. No modo “Clássico”, temos botões virtuais e um analógico na tela, simulando controles de um videogame.

Os comandos em FIFA 15 para smartphones ficaram mais simplificados. Assim como em FIFA 14, FIFA 15 permite ao jogador utilizar comandos de gestos também nos controles clássicos, mas o botão virtual “Finta” foi removido.

FIFA 15 possui dois tipos básicos de controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) (Foto: FIFA 15 possui dois tipos básicos de controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho))FIFA 15 possui dois tipos básicos de controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Agora, para que cada jogador faça fintas, basta dar leves toques no direcional. Ainda no controle clássico, o jogador pode adicionar mais um botão de comandos, permitindo chamar uma segunda marcação ou fazer um lançamento mais preciso. É possível variar a função do botão deslizando o dedo após tocar na tela. Por exemplo, para passar a bola para outro jogador, basta tocar no botão “Passar”. Tocar e deslizar o dedo para cima, resulta em um passe alto. O mesmo serve para “enfiadas” e outras jogadas.

Evolução gráfica e necessidade de conexão constante

FIFA 15 é riquíssimo em conteúdo, ainda sim, o jogo não apresenta uma grande evolução gráfica desde a versão de 13. A novidade aqui fica por conta da interface, mais limpa e intuitiva. O jogo está todo em português, mas infelizmente ainda não contamos com a narração em português.

As músicas do jogo são alegres e divertidas. Mas mesmo que o jogador não goste desse recurso, é possível jogar com o áudio desligado ou escutar uma música do próprio aparelho, já que o jogo é bastante leve e isso não impacta na jogabilidade.

FIFA 15 tem gráficos bonitos, mas não é um jogo que exige muito hardware (Foto: Reprodução) (Foto: FIFA 15 tem gráficos bonitos, mas não é um jogo que exige muito hardware (Foto: Reprodução))FIFA 15 tem gráficos bonitos, mas não é um jogo que exige muito hardware (Foto: Reprodução)

Um dos pontos negativos do novo FIFA 15 é a necessidade de conexão constante com a internet. Mesmo para jogar partidas que sequer precisam de acesso a rede o jogo exige conexão constante, interrompendo a partida caso haja erro de acesso ao servidor.

Uma falta dura: os times brasileiros

Fifa 15 Ultimate Team, assim como a versão para consoles e PC, não conta com clubes brasileiros. Há apenas os jogadores brasileiros, aqueles que jogam em clubes estrangeiros. FIFA 15: Ultimate Team já está na Google Play, disponível para vários aparelhos com Android. Contudo, o jogo ainda não está disponível para acesso aos Brasileiros. É preciso estar em outro país para poder baixar o jogo ou utilizar uma VPN.

Conclusão

FIFA 15 mantém a mesma qualidade do jogo anterior. Assim como a versão 14, o jogo perdeu alguns modos, dentre eles, o modo versus. Mas ganhou o modo de "Simulação Rápida" que fará bastante sucesso entre os técnicos de plantão. A jogabilidade foi levemente melhorada, mas os gráficos continuam no mesmo lugar desde a versão 13.

O que você achou do novo FIFA para Android? Opine no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
7

Prós

  • - Bons gráficos
  • - Duas opções de controle
  • - Foco maior no sistema "Manager"

Contras

  • - Modo Ultimate Team dominou o novo jogo
  • - Necessita de conexão com a internet
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Grillo
    2015-09-22T14:18:51

    Não estou conseguindo entrar, fala que tem que atualizar mas não há atualização disponível... Oque eu faço?

  • Fábio Costa
    2014-12-29T17:27:40  

    Gostei muito do jogo, faltou apenas a narração!

    recentes

    populares

    • Fábio Costa
      2014-12-29T17:27:40  

      vc tem que baixa-la

  • Luan Cortat
    2015-01-09T08:11:16

    quando terá a narração do fifa 15??

  • Marcelo Guerzoni
    2015-02-23T13:38:50

    baixei o app mas está em inglês, outro amigo tem em português. Como resolvo?

  • Harã Nascimento
    2014-09-20T20:57:11

    Onde esta no play store, procurei e não achei

  • Gustavo Tabanes
    2015-02-13T23:00:31  

    gostaria de saber se dá pra jogar com Leadership Gamer Joypad? Obrigado ;)

    recentes

    populares

    • Gustavo Tabanes
      2015-02-13T23:00:31  

      depende muito do seu celular, pois não sao todos que aceitam controle (joystick), tanto via usb (com o cabo adaptador) ou via wireless (controles do xbox ou ps4). o jogo suporta sim joystick, pois eu jogo com um da Thrustmaster padão xbox atravez do adaptador otg (de usb pra micro usb) e funciona perfeitamente. dica, conecte o controle sempre antes de carregar a partida (o ideal é ja conectar antes de abrir o jogo, pra nao ter problemas). abraço

  • Luizmiguel Silva
    2014-09-27T09:20:19

    joguei a primeira partida depois sair do jogo quando fui entrar novamente deu erro status 609 *called 1002 oq fazer?

  • Guilherme Silva
    2014-09-20T21:23:28

    Ja cheguei a ter 8 times só de jogadores do Brasileirão, vai fazer muita falta kkkkk. Vou comprar o 15, mas vou deixar o 14 aqui pra jogar tbm. Meu primeiro time no fifa 15 vai ser todo BR

  • Cleyton Sousa
    2014-09-20T19:03:46

    Não ligo se tem time brasileiro....nem jogava mesmo com nossos times. rs

  • Davi Melo
    2014-09-20T18:17:43

    Futuramente vocês vão fazer o do videogame?

  • Aldair Mascarenhas
    2014-09-20T16:55:50

    a babação de ovo está demais