Jogos de esporte

NOTA tt
9.0

Review Fifa Street

Depois do fracasso de FIFA Street 3, a EA Sports optou por uma reformulação da série, com isso, o novo FIFA Street impressiona e agrada. Confira:

Flavio Barboni
por
em

Review: FIFA Street
Gênero: Esporte
Distribuidora: Eletronic Arts
Plataformas: PS3 e Xbox360

FIFA Street (Foto: Divulgação)FIFA Street (Foto: Divulgação)

Depois do fracasso de FIFA Street 3, a EA Sports optou por uma reformulação da série. Muitas mudanças foram aplicadas ao novo FIFA Street e, como resultado, temos um jogo que impressiona e agrada.

FIFA Street traz o espírito “politicamente correto” das ruas

Apesar de a FIFA alegar que futebol é o esporte mais praticado no mundo, a realidade é que ter uma bola no pé quase nunca significa jogar futebol. Ao menos não costuma ser o mesmo esporte que vemos nos estádios ou na televisão. O que jogamos é o futebol de rua, muitas vezes com pares de tênis ou pedras improvisados para representar as metas, e uma bola, ou qualquer coisa que lembre uma.

A rua é o local que revela os maiores craques e FIFA Street tenta capturar essa essência de brigar por uma bola nas vielas, terrões e quadras espalhadas pelo mundo. A EA Sports vendeu esta versão do game como um reboot da série futebol arcade que fez tanto sucesso no PlayStation 2, formada pelos títulos FIFA Street 1 e 2.

A chance de criar seu avatar e dar um drible da vaca em Messi é indescritível (Foto: Divulgação) (Foto: A chance de criar seu avatar e dar um drible da vaca em Messi é indescritível (Foto: Divulgação))FIFA Street (Foto: Divulgação)

Cultura de rua realista

Diferente dos jogos anteriores, o título da série traduz com mais habilidade o que é o futebol de rua: uma batalha para conseguir abrir espaço até o gol. A arma para abrir este espaço é a habilidade do boleiro em questão. Um drible desconcertante, um chapéu, uma arrancada e o bom domínio da bola fazem milagres nas ruas. Os três primeiros games da série, ainda produzidos pela EA Big, eram caricatos, cheios de efeitos especiais, sempre ultrapassando as barreiras do possível.

Ainda que o visual do game seja mediano, com animações simplórias, os modelos dos jogadores são realistas e proporcionais. A bola possui tamanhos que variam conforme a modalidade de jogo. Até os cenários receberam atenção diferenciada e agora se assemelham mais à paisagem clássica do futebol de rua. E qualquer lugar tem potencial para se tornar “estádio” para uma pelada sem compromisso, indo desde quadras de escolas até um espaço livre embaixo do viaduto. As traves da meta também nem sempre possuem um tamanho definido, extinguindo até a função do goleiro em muitos casos. É a verdadeira cultura de rua!

Fifa Street (5)_924x521_940x521 (Foto: Fifa Street (5)_924x521_940x521)Fifa Street (Foto: Divulgação)

Várias formas de futebol

FIFA Street também reproduz a atmosfera do futebol amador, praticado por atletas de fim de semana. Dividido em quatro estágios (regional, nacional, continental e mundial), o modo World Tour faz lembrar a todo momento – principalmente nos dois primeiros estágios – aqueles confrontos entre times formados por funcionários de uma mesma empresa ou escola, por exemplo.

Modalidades de futebol raramente reproduzidas em jogos de videogame, tais como o futsal (futebol de salão), gol a gol (ou golzinho) e o futebol society, estão presentes em Fifa Street. O futsal merece destaque, já que é certamente a segunda forma de futebol mais praticada no mundo, só perdendo para o futebol association (futebol de campo). No título, ele vem com seu conjunto de regras e estilo de jogo. Não se trata de uma simples adaptação das tradicionais partidas de campo.

No Brasil, torneios como o antigo Desafio ao Galo, em São Paulo, e o Campeonato de Peladas do Amazonas, em Manaus, constituem alguns dos maiores campeonatos de futebol amador do mundo. No entanto, por serem jogados com as regras do futebol de campo, nenhum deles é reproduzido no game. Infelizmente, outra modalidade popular de futebol amador, o beach soccer (futebol de areia), também foi excluída do título.

FIFA Street (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA Street (Foto: Divulgação))FIFA Street (Foto: Divulgação)

Campeonatos amadores

O espírito do futebol amador está muito presente em FIFA Street. Dessa vez, é possível criar, por exemplo, uma equipe inteira formada por amigos. É possível montar uma versão virtual de um time amador, e dar a ele qualquer nome, como “União TechTudo” ou ainda alternativas mais inusitadas como “Furacão 2000″, “Nóis capota mas num breca F.C.” ou “Delírio da Barra da Tijuca”. Ao jogar os campeonatos online é que se descobre o quanto o ser humano pode ser criativo.

Apesar de toda a liberdade na hora da escolha do nome do time, o jogo é cheio de censuras e bloqueios para que os jogadores não divulguem mensagens ofensivas. Possivelmente um recurso para não restringir muito a classificação etária do game. Só que o politicamente correto nunca combinou com o futebol de rua. Aqueles apelidos clássicos, que são aceitos nas quatro linhas imaginárias do futebol de rua, não são permitidos pelo controle censor do EA Football Club, a rede social dos jogos de futebol da produtora.

FIFA Street (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA Street (Foto: Divulgação))FIFA Street (Foto: Divulgação)

Nos quatro cantos do mundo

Ainda que a ferramenta da EA seja praticamente um obstáculo na hora da criação do time e dos jogadores, jogar online é fácil e prazeroso. Para acessar, basta escolher “Play Online” na hora de selecionar a dificuldade do campeonato e voilá! O modo, porém, é restrito apenas aos campeonatos, o que exclui os desafios que aparecem durante o curtíssimo modo World Tour. 

Como cada nível de dificuldade (ouro, prata e bronze) equivale a um determinado número de itens a serem desbloqueados no caso de vitória, a EA premiou os jogadores dos modos online com a categoria Ouro. Assim, vencer um torneio online é o equivalente a derrotar o quase invencível, "imarcável" e "imprestável" computador na dificuldade mais difícil, mesmo que você dê sorte e pegue somente jogadores menos experientes em sua trajetória.

Outro mimo do modo online é a possibilidade de incluir no plantel jogadores baixados dos amigos, formando a versão virtual do time do colégio, universidade, da sua rua ou da empresa. Baixar times de outros jogadores também é um recurso fantástico, já que é possível criar apenas uma equipe por perfil de usuário.

FIFA Street (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA Street (Foto: Divulgação))FIFA Street (Foto: Divulgação)

Criação de peladeiros

A criação de jogadores é bastante inspirada em outros jogos da EA Sports, com a vantagem de poder atribuir apelidos, roupas diferentes (muito além dos uniformes padrões de jogo) e até mesmo escolher um sotaque para os jogadores, já que o título é todo em inglês. Ainda assim, é corriqueiro ouvir expressões em português, italiano, espanhol, francês, alemão e de outros idiomas misturados com a língua inglesa, conforme a escolha na hora da criação.

Os jogadores criados recebem pontos a cada partida e podem ser melhorados no decorrer do jogo. Também é possível utilizar os pontos para comprar novos dribles e técnicas com a bola. O único porém, principalmente para as garotas fãs de futebol, é a impossibilidade de criar uma boleira, aos moldes da Marta, Pretinha e tantas outras estrelas.

Movido pela intuição

Jogar bonito é fácil em FIFA Street, já que os comandos são intuitivos e os botões e sticks analógicos podem ser sempre combinados para a construção de jogadas eficientes. Quem está calejado nos últimos lançamentos da série FIFA Football não terá dificuldades com a disposição dos botões.

Ler o manual interno do game certamente vai ajudar a conhecer novas possibilidades e truques. A curva de aprendizado do game, porém, é bem natural e mesmo os que optam por pular as instruções não demoram para aprender o esquema do título. Em pouco tempo de jogo já é possível fazer jogadas de efeito e oferecer humilhação constante aos adversários. E lembre-se: quanto mais bonito jogar, mais pontos de experiência.

Alguns pontos, porém, devem decepcionar os jogadores. O sistema de colisão é pouco eficaz, e faz com que braços e pernas atravessem os modelos dos outros jogadores, algo indigno da atual geração de consoles. A inteligência artificial é outra estranheza do futebol de rua da EA Sports, já que são comuns os esbarrões entre atletas da mesma equipe, por exemplo.

Fazer embaixadinhas é truque simples e eficaz no game (Foto: Divulgação)Fazer embaixadinhas é truque simples e eficaz no game (Foto: Divulgação)

Cadê a América do Sul?

Apesar da paixão e dos obstáculos derrubados pelos sul-americanos para a prática do futebol a qualquer hora, em qualquer lugar, as ruas do continente estão pouco representadas. Somente no estágio mundial do World Tour é possível jogar por aqui, e há apenas o Rio de Janeiro e Buenos Aires à disposição.

Nos desafios realizados na capital argentina e na Cidade Maravilhosa, o jogador não enfrentará times da região e sim equipes europeias reais, como Real Madrid, Barcelona, Arsenal. Nada de Boca Juniors, River Plate ou qualquer um dos grandes times do Brasil. Se tratando de futebol de rua, recriar pouco da paixão e ambientação dos sul-americanos é o mesmo que jogar a bola no quintal do vizinho.

Com um time forte de peladeiros é possível participar de torneios até no Japão (Foto: Divulgação) (Foto: Com um time forte de peladeiros é possível participar de torneios até no Japão (Foto: Divulgação))Com um time forte de peladeiros é possível participar de torneios até no Japão (Foto: Divulgação)

Conclusão

Esqueça efeitos visuais e aquele jeitão do anime Os Super Campeões. FIFA Street é um verdadeiro reboot da série e traz futebol de rua realista e próximo ao jogado em qualquer canto do mundo. É a melhor edição da série. Crie uma equipe com seus amigos e corra para o modo online. Se a EA estudar integrações com o futuro FIFA 13, a brincadeira pode ficar ainda melhor!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - Controles intuitivos
  • - Sem jogadas absurdas
  • - Várias modalidades
  • - Clima de futebol amador

Contras

  • - Sistema de colisão ruim
  • - Politicamente correto demais
  • - Faltou o futebol de areia
  • - Faltam times sul-americanos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luan Rodrigues
    2014-11-10T13:56:34

    O futsal é mais praticado que o futebol de campo (De forma amadora)

  • Matheus Jesus
    2014-08-23T17:02:08

    Apesar de não haver times sul-americanos no jogo, enquanto editava meu time no modo World Tour, encontrei um announcer name (o nome q o comentarista chama seu time) Corinthians. Talvez não tenha nesse FIFA Street, mas quem sabe, em um futuro não muito distante, poderemos fazer um Corinthians e Palmeiras no FIFA Street...

  • Ronaldo Junior
    2012-04-20T11:09:58

    O jogo Fifa Street tem um grande potencial, mas na minha opnião o jogo tem muito a se desenvolver ainda. Exemplos: Pontos positivos: O grafico melhorou bastante pois esta igual ao FIFA12, os dribles estão bem reais e o modo Futsal ficou muito interessante. Pontos negativos: O game continua com uma jogabilidade mediana; se vc levar um drible especial não tem como se recuperar(não tomar o drible) e não da para configurar livremente os botões a seu gosto. Conclusão: O jogo é bom e divertido, recomendo a todos. Se a EA estudar integrações com o futuro FIFA 13, a jogo pode ficar melhor.