Acessórios

NOTA tt
9.0

Review FILM 2 SD Slide Scanner

Entrando no mundo da tecnologia digital, muita gente se viu com medo de perder todo aquele acervo de fotos antigas cuidadosamente armazenadas em slides, negativos e até em papel. A possibilidade de se enviar essas fotos para parentes ou amigos do outro lado do oceano é bastante limitada, além de demorado. Então começaram a surgir várias formas de se ...

Gustavo Ats
por
em

Entrando no mundo da tecnologia digital, muita gente se viu com medo de perder todo aquele acervo de fotos antigas cuidadosamente armazenadas em slides, negativos e até em papel. A possibilidade de se enviar essas fotos para parentes ou amigos do outro lado do oceano é bastante limitada, além de demorado. Então começaram a surgir várias formas de se escanear essas fotos, e uma delas, fabricada pela Ion Audio, se chama FILM 2 SD Slide Scanner

Quando se usa o aparelho pela primeira vez, nota-se que ele é feito para pessoas que nunca tenham possuído - ou sequer operado - um scanner de negativos. A utilização é bem simples, e o aparelho tem vários controles manuais para melhorar a qualidade da foto ao escaneá-la.

FILM 2 SD Slide Scanner (Foto: Divulgação)FILM 2 SD Slide Scanner (Foto: Divulgação)

Design

O aparelho tem um design bem característico, em formato de torrem com os cantos arredondados e um display LCD no topo, onde as fotos que estão sendo escaneadas são exibidas. Os botões de fácil acesso e a entrada USB na parte traseira da torre deixam o aparelho ainda mais simples de operar, até para quem não quer usar o computador.

Na parte de baixo, há uma abertura para colocar os filmes fotográficos de 35mm ou slides, cada qual com seu respectivo adaptador, todos inclusos no pacote.

O aparelho é sensivelmente menor que a maioria dos seus concorrentes, e isso se deve ao fato de que os engenheiros e designers da ION perceberam que era inútil manter os negativos e os slides dentro do scanner. Então, fizeram essa bandeja para só ocupar espaço enquanto o aparelho for utilizado.

Uso

Enquanto a maioria dos scanners precisam de um computador para funcionar, o FILM 2 SD consegue realizar toda a tarefa sozinho, salvando os arquivos em cartões SD.

A pouca quantidade - e objetividade - de funções só o deixa mais prático para o uso, mas ao mesmo tempo em que isso é uma vantagem, é também uma desvantagem, pois carece de recursos de edição e aprimoramento de fotos. O problema, no entanto, pode ser contornado com o uso do Photoshop, mas isso pode dar um pouco mais de trabalho para o usuário.

Para escanear os filmes e slides, você precisará usar uma das bandejas inclusas. Você pode escanear até seis filmes ou três slides por vez. Essas bandejas possuem um clipe que segura os slides e negativos no lugar, evitando que a imagem não saia tremida, e nem que você precise escaneá-la novamente.

A posição da bandeja inferior permite que você escaneie a imagem com perfeição, e o software interno ainda tem ajustes de rotação e inversão da imagem. E só. Como os ajustes de imagem se limitam a essa pequena parcela de recursos, quase todas as fotos escaneadas em nossos testes precisaram passar por pequenos ajustes no Photoshop.

Desempenho e custo-benefício

O sensor CMOS de 5 MP é de um tipo muito parecido com os sensores utilizados nas máquinas fotográficas digitais, só que um pouco maior e com uma definição superior, comparado aos sensores da maioria das câmeras compactas.

Por US$ 99,00, o aparelho é sem dúvida uma das melhores escolhas para quem procura um scanner de negativos de baixo custo, alta portabilidade, e de boa qualidade.

No geral, a qualidade da imagem do scanner é muito boa, e apesar de pequeno, o aparelho desempenha bem suas funções, provando que não é preciso ser grande para conquistar o mercado de entusiastas e profissionais iniciantes da área fotográfica.

Ficha Técnica
 
Tamanho da tela 3,5”
Slot para cartão de memória Sim
Resolução ótica 2592x1680 dpi
Resolução interpolada 3600 DPI
Conectividade USB, saída de vídeo
Dimensões 75 x 75 x 150mm
Peso 408 g
Itens inclusos Scanner, Fonte, Bandejas para Filme e Slides

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
7
Desempenho
10
Custo-benefício
10

Prós

  • * Design compacto
  • * Baixo custo
  • * Boa qualidade de imagem
  • * Alta velocidade de trabalho

Contras

  • * Difícil encontrar no Brasil
  • * Poucos recursos de edição
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tadeu Santos
    2014-02-02T12:15:00

    Alguém sabe informar onde posso encontrar o ION FILM 2 SD ?