Jogos de estratégia

NOTA tt
8.0

Review Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia

Remake de clássico do Super Nintendo estreia no ocidente em grande estilo e muitas novidades.

Felipe Vinha
por
em

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia é o novo título da série de estratégia da Nintendo para 3DS, mas ele não é exatamente inédito por completo. Trata-se de um remake de Fire Emblem Gaiden, o segundo título da série. Sua principal novidade, além dos gráficos 3D, é ter sido lançado no ocidente, em inglês, marcando a estreia do game por aqui – ainda que seja em formato de remake. História épica, personagens marcantes e combates emocionantes dão o tom da aventura, que tem a marca registrada da saga e uma boa dose de ação. Confira nosso review completo do game.

Leia o review de Fire Emblem Fates

Uma guerra inesperada

Shadows of Valentia mantém boa parte da história de Gaiden intacta. Na verdade, o jogo se concentra em ser um remake visual e também em termos de mecânicas, mas, no enredo, ele traz apenas diálogos expandidos e alguns outros elementos inovadores para a narrativa – sem detalhar, para não entregar surpresas.


Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia (Foto: Divulgação)Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia: confira o review completo (Foto: Divulgação/Nintendo)

A saga é centrada em Alm e Celica, casal de protagonistas, que enfrenta uma guerra inesperada, após crescerem juntos, em lados opostos do combate. Alm e Celica tornam-se comandantes de seus respectivos exércitos e, assim, precisam se enfrentar, mesmo sem desejar de verdade que isso ocorra.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Boa parte da história se passa no desenvolvimento do casal ao longo do enredo. Alm e Celica são dois personagens com alguma profundidade, e o jogo faz você ter certeza disso, já que mostra como eles eram na infância e também um período extra de sua juventude. Mais tarde, Alm descobre ainda mais detalhes de sua origem real, ainda que seja um aldeão comum, assim como Celica também é uma princesa em segredo.

É claro que o enredo não fica apenas entre os dois e também envolve personagens secundários, coadjuvantes com força e carisma, além de vilões que vão fazer com que os dois lados, eventualmente, unam-se em combate – ainda que essa aliança não seja verdadeiramente duradoura em vários momentos.

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia (Foto: Divulgação)Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia: confira o review completo (Foto: Divulgação/Nintendo)


O "feijão com arroz" bem feito

O “novo” Fire Emblem segue de perto o que foi visto nos outros jogos da série: é um "arroz com feijão", sem inovar de verdade a marca, mas que faz o básico bem feito. Como foi em Fire Embem Fates, a jogabilidade faz bem seu papel e é muito bem trabalhada e apresentada. O jogador que é fã da saga não vai se cansar tão cedo e, ao mesmo tempo, ela pode atrair novatos com facilidade.

Em Shadows of Valentia, temos o mesmo princípio: as lutas são de estratégia em turnos, com ações possíveis que os personagens de seu batalhão podem fazer contra os inimigos. Ataques, defesas, habilidades especiais e movimentos. Está tudo aqui, pautado por uma barra que mede o cansaço da unidade, frente ao esforço realizado durante o combate. Há pouco espaço para novidades, até por conta do velho ditado: “Em time que está ganhando não se mexe”.

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia (Foto: Divulgação)Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia: confira o review completo (Foto: Divulgação/Nintendo)

Há algumas diferenças, porém, que tornam a experiência mais básica, mas não limitada. O sistema de força das armas, por exemplo, bem como as armas que quebram, foram removidos. Agora o armamento dura indefinidamente, o que pode parecer como uma facilitação, mas há a limitação de uma arma por unidade, para balancear tudo.

O formato mais clássico deste Fire Emblem pode desapontar jogadores que esperavam algo mais desenvolvido, como nos anteriores, mas acredite, é recompensador participar das batalhas. Os controles estão bons e a jogabilidade não cansa. É certo que esse tipo de combate com esquema mais tradicional foi inserido para que o game se mantivesse fiel ao material original, o que foi alcançado com certo sucesso.

O único problema que encontramos é que, por ter um estilo de jogo até datado, de certa forma, ele requer uma certa repetição de batalhas, para avançar de nível. Nem sempre isso combina com ritmo mais moderno de jogos recentes, o que pode causar frustrações.

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia (Foto: Divulgação)Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia: confira o review completo (Foto: Divulgação/Nintendo)


Visual emblemático

Em termos gráficos, Shadows of Valentia não é bonito e nem feio. Tem uma beleza natural e se destaca pela simplicidade. O visual dos personagens, durante a história, é no estilo “desenho japonês”, enquanto nas batalhas entram em cena os gráficos 3D que já conhecemos de outros games mais recentes da série. Não compromete, mas também não se destaca. Novamente, fazendo o "arroz com feijão" bem feito e esperado de um jogo do naipe do Fire Emblem.

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia (Foto: Divulgação)Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia: confira o review completo (Foto: Divulgação/Nintendo)


Conclusão

Fire Emblem Echoes Shadows of Valentia é o tipo de game que vale a pena ser jogado por fãs de longa data, mas que pode causar estranheza em alguns pontos de jogabilidade mais clássicos. Porém, por se tratar de um remake de um jogo do início dos anos 90, é possível relevar alguns destes pontos. Com gráficos simples, mas eficientes, Shadows of Valentia pode ser aproveitado como história fechada e bem trabalhada por todos.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • Batalhas divertidas no modo história
  • Enredo bem desenvolvido
  • Personagens marcantes
  • Elementos clássicos na jogabilidade

Contras

  • Gráficos
  • Problemas de repetição de batalhas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Costa
    2018-10-01T10:56:55

    Alm e Celica profundos? Esse cara sequer jogou o jogo?