Fone de ouvido

NOTA tt
8.0

Review Fone Philips SHE9550/00

Uma das maiores reclamações dos usuários de iPods é a qualidade dos fones de ouvido que vêm com o gadget. Na verdade, a maioria não gosta mesmo é da sua (falta de) ergonomia, embora o som reproduzido seja muito bom. Por isso, é importante pesquisar por um equipamento que ofereça conforto, fidelidade sonora, e que não deixe o barulho externo atrapalhar.

Bruno do Amaral
por
em

Uma das maiores reclamações dos usuários de iPods é a qualidade dos fones de ouvido que vêm com o gadget. Na verdade, a maioria não gosta mesmo é da sua (falta de) ergonomia, embora o som reproduzido seja muito bom. Por isso, é importante pesquisar por um equipamento que ofereça conforto, fidelidade sonora, e que não deixe o barulho externo atrapalhar.

Uma boa opção pode ser o Philips SHE9550/00, com relação custo-benefício acima da média. Ao contrário do SHE2550, que é barato, mas não oferece conforto e qualidade de som; e do SHE6000/10, que oferece desempenho semelhante, mas com design pouco ergonômico, o SHE9550 aparece como uma alternativa em conta aos fones oferecidos junto com alguns celulares ou players portáteis de mídia (PMP).

Fone Philips SHE9550-00 (Foto: Divulgação)Fone Philips SHE9550-00 (Foto: Divulgação)

Design

Quem está atrás de um fone intra-auricular sabe que entre seus maiores benefícios está o melhor isolamento acústico. Claro, não chega a ser um cancelamento de ruído, mas juntando a vedação com o volume da música (que, da mesma forma, não precisa ser tão alto quanto em acessórios comuns), é possível até esquecer um pouco o mundo em volta.

O SHE9550 traz o sistema Angled Acoustic Pipe que, na prática, explica o design curvado do fone em 15°. A posição angular acompanha a curvatura do canal auditivo "para que as ondas sonoras do alto-falante sejam direcionadas com precisão para o tímpano, com a mais alta definição", como diz a fabricante. De fato, o som é bom, mas não se nota tanta diferença assim em relação à earbuds comuns. A curvatura não interfere na parte que realmente é introduzida na orelha, que se mostra normalmente reta.

As borrachinhas podem ser trocadas (o fone vem com mais dois tamanhos sobressalentes) para testar a que melhor se adéqua ao seu ouvido. Mas a tarefa de trocar essas borrachas requer certa paciência, já que o pequeno acessório se ajusta firmemente no falante. É bom ficar atento também para não rasgá-los na hora de tirar.

A Philips afirma que o material do corpo do fone e do cabo de 1,2 metros são "flexi-grip", assim como no caso do SHE6000. Da mesma forma, o acabamento do conector é folheado a ouro para impedir a oxidação. Ele ainda vem com um enrolador de cabos, para ajudar na durabilidade, na hora de armazená-lo (dobrá-los demais pode partir o fio, deixando-o inutilizável em um dos lados).

SHE9550 sem borracha (Foto: Divulgação)SHE9550 sem borracha (Foto: Divulgação)

Conforto

Dependendo da borracha que for escolhida, o SHE9550 pode trazer relativo conforto em usos prolongados. Mesmo que seja uma tarefa desagradável, testar os diferentes tipos permite encontrar o ponto ideal, unindo isolamento acústico e posição confortável. Uma borracha pequena demais pode permitir o vazamento de som e, consequentemente, a perda das frequências mais graves. Já se ele estiver muito grande ou pontudo, você pode ficar com a sensação de incômodo.

Em nossos testes de uso prolongado, o conector maior se mostrou mais adequado, com ajuste firme, vedação para barulhos externos, sem entrar demais no ouvido. Mas, realmente, vai muito do tipo físico e opinião de cada um. Por isso, ponto positivo pela Philips ter disponibilizado três tamanhos diferentes de borracha, agradando a maioria dos usuários.

Qualidade de áudio

De nada adianta o equipamento ser confortável se a fidelidade sonora não estiver ali. Principalmente em se tratando de fones de ouvido pequenos, é comum ter um som estridente e sem frequências mais graves, o que faz muita gente pensar erroneamente que é um problema do formato MP3 ou do PMP.

Felizmente, o SHE9550 entrega um áudio encorpado, com frequências bem delineadas, incluindo o grave. Em comparação com fones mais caros, percebe-se um som um tanto abafado, mas há de se levar em consideração o seu preço em relação à concorrência. E, na faixa dele, é um dos melhores tanto pelo baixo forte quanto pela fidelidade de médios e agudos.

Pelo fato de ser intra-auricular, é recomendável escolher uma equalização que se ajuste ao ganho natural dos graves. Ou seja: compense o exagero e não coloque as pré-configurações do tipo "extra bass", pois isso só vai tornar o áudio mais distorcido. Mas, assim, claro... Caimos novamente no gosto pessoal.

Ficha técnica

Sistema acústico Semi-aberto
Tipo de ímã Neodímio
Bobina de voz CCAW
Diafragma Cúpula de mylar
Resposta em frequência 6 a 23.500 Hz
Impedância 16 ohm
Potência de entrada 50 mW
Sensibilidade 105 dB
Conector 3,5 mm
Comprimento do cabo 1,2 m

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Isolamento acústico.
  • * Graves bem definidos.
  • * Três tamanhos de borrachas.
  • * Conforto em uso prolongado.

Contras

  • * Aspecto frágil.
  • * Design curvo não faz diferença.
  • * Complicado trocar borrachas.
  • * Som levemente abafado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pablo Darde
    2012-04-02T11:08:15  

    Eu tenho um desses e realmente o som é muito bom. Recomendo desativar o "super graves", o som fica mais nítido sem perda de graves. Ótimo, custo benefício.

    recentes

    populares

    • Pablo Darde
      2012-04-02T11:08:15  

      onde vc comprou?