Jogos simuladores

NOTA tt
8.5

Review Football Manager 2015

Football Manager 2015 é mais do mesmo, mas quem disso que isso é ruim? Confira a análise completa do game!

Thiago Barros
por
em

Football Manager 2015 chegou e, com ele, aquela sensação tradicional de se jogar um novo FM a cada ano: “é mais do mesmo”. Mas quem disse que isso é ruim? Afinal, ele mantém o que há de bom e tem até algumas inovações interessantes em relação aos seus antecessores.

Football Manager: técnicos de futebol poderão contratar jogadores usando o game

FM 2015 mantém a qualidade, e ainda tem melhorias (Foto: Reprodução/Thiago Barros)FM 2015 mantém a qualidade, e ainda tem melhorias (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Se os acertos seguem a linha do FM 2014 e dos outros jogos da série, nos erros idem. Poucos times e ligas licenciados, além da falta de uma trilha sonora, contribuem para, infelizmente, o game não ser perfeito. A primeira opção, no entanto, pode ser resolvida caso o usuário tenha paciência de editar o jogo ou baixar arquivos de terceiros e instalar.

Visual muito mais agradável

A principal mudança de FM 2015, sem dúvida, é visual. O menu do jogo está muito mais agradável, bonito e simples de navegar. A começar pela barra lateral, com as opções de navegação. Está tudo no mesmo lugar, com ícones melhor explicados e com um acesso muito mais prático.

Nova barra superior facilita a navegação (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Nova barra superior facilita a navegação (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Além disso, uma nova barra superior, para buscas, deixou o sistema de pesquisas bem mais interessante e fácil de navegar. Agora, ela fica na parte de cima da tela, e o usuário precisa apenas inserir ali o que quer pesquisar. Seja um jogador, um membro de staff, e até mesmo um clube.

Os menus seguem muito intuitivos, com acesso rápido às ferramentas – e agora há uma nova funcionalidade de tutoriais, com ícones amarelos que mostram o que há de novo, e explicam o conteúdo. Ou seja, no geral, a apresentação do jogo evoluiu, e bastante. Football Manager ele sempre foi, mas agora está mais bonito.

Jogo mostra as novidades, caso usuário deseje (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Jogo mostra as novidades, caso usuário deseje (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Isso vale também para os gráficos in-game. O jogo segue sem ser uma experiência das mais realistas em termos visuais, mas está muito melhor em vários detalhes. Os lances das partidas, por exemplo, estão mais reais, com movimentações melhores dos atletas. Além disso, os estádios e seus ambientes são retratados no game.

Treinar está mais personalizado do que nunca

A outra mudança significativa de FM 2015 para seu antecessor é que agora está mais personalizado (e fácil) do que nunca treinar uma equipe. A começar pela criação dos treinadores. Agora, o usuário pode escolher seu estilo de treinar – se é mais de tática, treinamento e beira de campo, ou se um “manager”.

Escolha do estilo de treinador é fundamental (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Escolha do estilo de treinador é fundamental (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Assim que se inicia um novo jogo, o gamer tem a opção de fazer esta escolha e de ter os seus atributos variados de acordo com isso. O que faz uma diferença enorme. Se seu forte for o futebol em si, os resultados de treinos, táticas e interações com os jogadores serão melhores. Se for a administração, terá melhores finanças e contratações.

O sistema de táticas também está mais completo. Agora, o usuário pode definir várias opções interessantes além da formação. É possível mudar a mentalidade do time, dar mais instruções para o grupo, perceber onde o jogador melhor se encaixa em campo, com um sistema de notificação mais intuitivo, e também criar formações diferentes.

Táticas estão mais fáceis de customizar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Táticas estão mais fáceis de customizar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A resposta dos jogadores em campo continua excelente. Quando o usuário pede que sua equipe faça uma coisa, ela realmente faz. Para comprovar isso, basta assistir às partidas em uma velocidade razoável, observando com atenção os lances. E isso é o melhor que, pelo menos para jogadores mais hardcore, a série oferece.

As interações com jogadores e comissão técnica estão ainda mais frequentes e seguem influenciando bastante no rumo da sua carreira. O processo de observar jogadores ainda está melhor do que o que já era excelente. Os relatórios de olheiros são completíssimos – e você pode customizar totalmente o que busca num atleta.

Os modos de jogo seguem os mesmos: tradicional, clássico (simplificado, lembrando os Football Managers antigos) e desafios (com cenários que o usuário deve superar para se alcançar uma meta e ganhar conquistas). O básico do funcionamento do game também. E, felizmente, isso é uma notícia ótima.

Interações com jogadores estão cada vez mais úteis (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Interações com jogadores estão cada vez mais úteis (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ou seja, o que evoluiu em mais um jogo da franquia é o fato de deixar mais personalizada a experiência do usuário. Afinal, de resto, não há muito o que se melhorar. Mais uma vez, FM está divertido, emocionante e viciante. Sem licenças de vários clubes, atletas e ligas, inclusive no Brasil, mas com seu estilo de jogo praticamente irretocável.

Conclusão

Football Manager 2015 vale cada centavo dos R$ 69,99 que são cobrados por ele via Steam. É um jogo cada vez mais maduro, e, ao mesmo tempo, simples para seus jogadores. Com melhorias importantes nas animações, buscas e interações, além de um novo estilo de criar treinadores, o game honra a tradição da franquia.


Tendo problemas na compra do FM 2015 pelo Steam?
Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
7

Prós

  • Criação de tática melhorada
  • Novos menus mais simples
  • Animações evoluíram
  • Novos estilos de treinador
  • Mais interações com jogadores e técnicos

Contras

  • Poucas ligas licenciadas
  • Ausência de trilha sonora
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Barbosa
    2015-03-01T15:45:17

    Galera, ao jogar football manager 2015, a tela do jogo fica toda laranjada e só da para ver os vultos dos jogadores, alguém sabe me dizer que erro é esse e como faço para arrumar??

  • Carioca Gema
    2015-02-10T13:09:50

    meu flamengo ta voando com essa tática de cima 4-2-3-1...GOL : Cesar (no jogo melhor q o P.V) LAT DIR: Daniel alves (com muito sacrifício, pede muito alto salario, veio a custo zero)...LAT ESQ: Casco...ZAG : samir e wallace (boa dupla de zaga, fazem muitos gols de cabeça)... MEIO: Canteros e Pereyra (argentino sem contrato, muito bom de marcação e saída de jogo) MEIA DE CRIAÇÃO: aimar (sem contrato, muito bom, porém cansa rapido) ou gabriel...TRIO OFENSIVO: everton, eduardo da silva e guerreiro( peguei por menos de 1 milhão, matador nato)...muito bom essa versão do FM...show !

  • William Brandino
    2014-11-14T14:58:24  

    Trilha sonora nunca foi o foco do FM / CM / Brasfoot - Eliffoot. Poucas ligas no FM não se resume a não tê-las ou ou jogadores não existirem (caso de FIFA), e sim, logos e uniformes, assim como as fotos dos jogadores. Não altera em nada a diversão do jogo, sem contar que logo na Steam se resolve isso (Workshop ta aí pra isso!!)

    recentes

    populares

    • William Brandino
      2014-11-14T14:58:24  

      E pode baixar varios arquivos terceiros...

  • Júlio MAtinez
    2014-11-14T08:51:08  

    Não acho que ausência de trilha sonora seja algo ruim. O jogo em si requer dedicação/concentração e demonstra um trabalho de um 'manager'. Trabalho sério. Trilha sonora daria menos ênfase no quesito simulação e seria meio arcade. Qualquer um pode resolver isso colocando um player do PC pra tocar e ouvir uma música, caso queira. Vai do gosto. Agora por isso in-game tiraria um pouco da qualidade (além de ter que pagar direitos autorais, etc). Faria o game sair mais caro. A questão das ligas já é mais burocracia do que falta de interesse da Sports Interactive.

    recentes

    populares

    • Júlio MAtinez
      2014-11-14T08:51:08  

      Mas pra isso, Cristiano, ainda precisa pagar direitos aos Clubes/Federações. É muita burocracia.

    recentes

    populares

    • Júlio MAtinez
      2014-11-14T08:51:08  

      Eu gosto é da torcida, só falta botar cantos igual ao FIFA...

  • Guilherme Silva
    2014-11-14T14:21:00  

    Há muito tempo tenho vontade de jogar o FM, mas com essa história de ter poucas ligas e times licenciados me fez perder o interesse...

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2014-11-14T14:21:00  

      Pode jogar sem medo, Guilherme. Existem vários patchs na internet (e até dentro da própria Steam) onde os fãs fazem atualizações e deixam tudo com nome, logos e etc. Até os jogadores-lenda existem (todos novos, claro) como Pelé, Maradona, Garrincha, etc.

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2014-11-14T14:21:00  

      Cr é só baixar facepacks (cara do jogador), logopacks (Escudos dos times) e kitspacks (Uniforme)