Jogos de corrida

NOTA tt
10

Review Forza 4

Um dos maiores simuladores de corrida da atual geração, finalmente chega ao Xbox 360. Forza 4 impressiona pela qualidade visual e apresenta uma jogabilidade impecável. Confira como ficou:

Diego Borges
por
em

Nome: Forza 4
Gênero: Corrida
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: Xbox 360  

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Forza 4 , um dos maiores simuladores de corrida da atual geração, finalmente chega ao Xbox 360. O game impressiona pela qualidade visual e apresenta uma jogabilidade impecável. Confira como ficou: 

Assumindo a liderança 

Desde o ano passado, quando Gran Turismo 5 foi lançado, uma nova rivalidade surgiu nos consoles da atual geração: qual o melhor simulador de corrida. O jogo da Sony levou cerca de 6 anos para ficar pronto, e o resultado final agradou a uma boa parcela de jogadores, mas ainda sim, muito reclamaram de determinados pontos, como a ausência da visão interna em mais da metade dos veículos do jogo.

Já o trabalho da Turn 10, não levou mais que 3 anos e trouxe aos fãs da série tudo que eles precisam, desde gráficos incríveis, a uma jogabildiade bem trabalhada para os mais exigentes.

Além disso, a desenvolvedora conseguiu realizar a façanha de mesclar um jogo bem próximo do real no que se refere à simulação, sem deixar a diversão de lado. Isso graças à variedade de provas, que vão desde corridas comuns, a competições que exigem que o jogador derrube a maior quantidade de pinos possíveis em uma volta.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Carreira de piloto 

O principal modo de Forza 4 é o Modo Carreira. Praticamente obrigatório em jogos do gênero, o modo surpreende pela qualidade que é apresentado e a forma com que o jogador evolui. Ele é dividido em três formas: 

Turnê Mundial – Consiste em uma série de corridas em uma única temporada. Essas corridas podem ser disputadas em até 3 estilos diferentes, seja de acordo com a classe de do carro ou outras exigências.  

Lista de eventos – Torneios simples divididos por categoria ou por outras especificações, como determinado modelo de carro.  

Rivais – Funciona de forma idêntica ao modo Time Trials. Você precisa realizar uma tomada de tempo menor que o recorde da pista.  

Você também pode visualizar seu perfil, que conta com inúmeras estatísticas e diversas opções, como compartilhar fotos de seus veículos ou replays salvos de suas corridas. Tudo isso através da rede social integrada ao game chamada de MyForza.

My Forza  (Foto: Reprodução)My Forza (Foto: Reprodução)

Monte sua equipe online 

As modalides online de Forza 4 agradam bastante aqueles que preferem a jogatina na rede. O game permite que você monte a sua própria equipe (chamada no jogo de clube) ou que ingresse em uma outra qualquer. A partir daí, é possível organizar corridas entre os membros do clube e compartilhar carros para serem usados em partidas online. Uma vez ingressado em uma equipe, os números do piloto entram pras estatísticas dela.  

Mas se você não quer se aliar a ninguém, não se preocupe, Forza 4 também conta com diversos modos para os gamers solitários. Além das tradicionais corridas, o modo Rivais também está disponível para a comunidade online, com isso, aquele que realiza o melhor tempo fica no topo do ranking mundial.

O jogo também conta com atualizações constantes de pacotes de carros. Estas podem ser adquiridas de forma avulsa ou em um plano anual. Uma vez adquirido, esse plano permite que qualquer pacote lançado esteja disponível ao jogador quando ele quiser.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Modo Auto vista 

Outra novidade interessante de Forza 4 é o modo Auto Vista. Nele, é preciso cumprir uma determinada tarefa para que os principais carros do mercado mundial estejam disponíveis para exibição.

Isso mesmo, o Auto Vista permite apenas que você visualize os carros da mesma forma que faria se fosse visitar a uma loja de carros. Você acha este modo dispensável? Fale isso para um apaixonado por carros e a oportunidade de conhecer as máquinas mais caras do mundo “na sua frente”.

Mas se visitar uma loja de carros virtuais é sem graça, o mesmo não pode ser dito sobre os desafios. As provas variam em derrubar pinos espalhados pelo circuito, realizar uma pontuação com manobras de Drift, realizar o menor tempo em um determinado circuito, entre outras tarefas.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

 

 

Personalização que vicia e leilões que dão lucros 

Se há algo mais divertido do que pilotar, é o modo de personalização de carros em Forza 4. O jogo conta com um incontável leque de opções para desenvolver os mais variados tipos de design. 

Além dos famosos adesivos, é possível mesclar pinturas de determinadas partes do carro, como capô, portas, parte traseira, rodas, etc. E se o resultado ficar uma verdadeira obra de arte, você ainda pode ganhar dinheiro (virtual) com o seu trabalho. Isso porque Forza 4 conta com um sistema de leilão virtual que permite ao jogador vender e comprar carros, adesivos e design completo de carros.

Mas a personalização não se limita apenas ao design de seus veículos. Assim como qualquer outro jogo de corrida, Forza 4 permite ao jogador ajustar o seu carro da melhor forma possível. A partir daí, você pode liberar o seu lado mecânico e buscar o melhor ajuste para seus veículos.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Evoluindo como piloto 

Para os pilotos de primeira viagem, Forza conta com um sistema de evolução do jogador como piloto. Após o termino de uma corrida, você adquire pontos de experiências que aumentam o nível de habilidade do jogador. Esses pontos são adquiridos de acordo com o seu desempenho na pista, por isso, capriche na trajetória de uma curva e abuse da agressividade durante uma ultrapassagem.

E não é só o piloto que evolui, você também adquiri pontos de fidelidade das montadoras à medida que usa seus veículos. Com isso, é premiado com veículos raros e em edições limitadas. Vale lembrar que os níveis de habilidade do piloto também rende veículos e uma quantia em dinheiro.

forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Inimigos inteligentes 

Para mostrar que o realismo é uma das maiores armas do jogo, Forza 4 apresenta um admirável sistema de inteligência artificial que faz com que o jogador se sinta desafiado a encarar os seus adversários virtuais, ao invés de recorrer a jogatina online.

O comportamento dos adversários varia com a dificuldade estabelecida. Enquanto no modo mais fácil eles não fazem a mínima questão de evitar uma ultrapassagem, no modo mais difícil chegam a jogar o carro em cima para dificultar a sua vida. E o problema não é pessoal, pois isso ocorre até mesmo na disputa entre eles.

Outro ponto que merece destaque é que nem os jogadores virtuais estão livres de cometerem erros. Não é difícil deparar com carros perdendo o traçado ideal e até mesmo dando um “passeio” fora da pista. E para completar, não existe a famosa fila indiana, comum em jogos de corrida, onde os adversários não abrem uma grande vantagem entre eles.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Aprenda a dirigir jogando 

Qualquer jogo, independente do gênero, precisa ter uma jogabilidade que agrade. Mas com os jogos de corrida em especial, torna-se quase uma obrigação apresentar controles eficientes e que simulem de forma bem realista, como é pilotar uma máquina.

Forza 4 faz isso de uma forma vista apenas em Gran Turismo 5, que era considerado o único e absoluto simulador do gênero, até o lançamento de seu rival. Ambos os jogos levam o jogador ao limite entre pilotar um carro de verdade e uma corrida virtual.

Forza Motorsports 4 (Foto: Divulgação)Forza Motorsports 4 (Foto: Divulgação)

O controle dos carros é totalmente adaptado a experiência do piloto. É possível abusar dos recursos automáticos, como freadas, tração e cambio, ou encarar tudo de forma manual como em uma competição de verdade. Vale ressaltar que a cada componente desligado, sua porcentagem aumenta no final de uma prova.

A nítida mudança entre os veículos também é um dos pontos altos do game. Eles não apenas se diferem pelas classes, mas também pelos modelos, em outras palavras, mesmo que dois veículos sejam de uma determinada classe, ambos possuem atributos diferente, como velocidade, tração, etc.

Uma verdadeira obra de arte 

Impecáveis! Não há outra palavra para descrever os gráficos de Forza 4. A começar pelos cenários, que deixam o jogador distraído por alguns momentos, apenas para admirar a paisagem dos circuitos. Desde pistas famosas, como Suzuka e Laguna Seca, a cenários genéricos, é nítida a preocupação da Turn 10 em reprodução de forma incrível todos os detalhes que compõe os ambientes do jogo.

Se não bastasse, o jogo trabalha muito bem o efeito de luz e sombra durante as provas, com direito a um reflexo incomodo quando a luz do sol reflete no vidro traseiro do veículo.

Forza 4 (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

E quando falamos dos veículos, os elogios continuam. Modelos famosos aparecem de forma tão realista que qualquer fã de carros vai ficar babando frente à tela. E para esses fãs, o modo Autovista, citado mais acima, é o local ideal para que possam “conhecer” melhor seus sonhos de consumo.

Os sistema de colisão pode não ser o mais perfeito possível, mas convence bastante. As pequenas colisões deixam arranhões que cortam o coração de qualquer amante de carros. O pára-choque e outras peças do carro também quebram de uma maneira bem real, mas ainda sim, os estragos de uma batida em alta velocidade, poderiam ser mais intensos.

Totalmente em português

Para os fãs brasileiro, um motivo a mais para comemorar: Forza 4 possui menus e tutoriais totalmente em português. Para aqueles que não conhecem o game, é um atrativo a mais, pois o jogo conta com diversas explicações bem detalhadas e objetivas. Até mesmo o mapa de comandos, que geralmente apresenta comandos em inglês, vem traduzido. 

Também facilita muito na hora de navegar pelos inumeros menus do jogo, pois além de uma infinidade de caminhos, estes são apresentados de forma bem confusa, necessitando ao jogador decorar muito bem aonde, por exemplo, vender seu carro ou leiloar um design.

Kinect decepciona  

A integração do game com o Kinect poderia ser uma dos grandes atrativos do jogo, mas decepciona demais. Não há como negar que a utilização do sensor de movimentos para controlar o carro é inovadora, mas ao mesmo tempo torna-se algo tão sem graça, que acaba se tornando inútil.

saiba mais
  •  

Isso porque a captação do jogador movimentando os braços como se estivesse controlando um volante virtual é bem falha e imprecisa. E quando o jogador utiliza o aparelho em sua outra função, de “olhar para os lados”, a decepção é ainda maior. Na hora de calibrar o aparelho, você precisa estar muito bem posicionado a frente do sensor, o que já leva um bom tempo, depois, é necessário evitar movimentos bruscos que podem descalibrar tudo, ou seja, mantenha o pescoço firme o tempo todo.

Mais uma vez sobre de quem é a culpa vem a tona. Será que o hardware ainda precisa evoluir ou a Turn 10 não conseguiu aproveitar todo o potencial do Kinect?

Forza 4  (Foto: Divulgação)Forza 4 (Foto: Divulgação)

Conclusão  

Forza 4 desbanca Gran Turismo 5 como o melhor game de corrida da atual geração. Com gráficos impecáveis, jogabilidade eficiente, uma extensa lista de veículos oficiais e um leque infinito de opções de personalização, o game entra pra historia como um dos melhores já lançados para o Xbox 360. Nem a tentativa frustrada de integração com o Kinect suja a imagem de um jogo praticamente perfeito. Obrigatório para os fãs do gênero. 

Nota TechTudo

NOTA tt
10
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Gráficos de tirar o fôlego
  • - Jogabilidade impecável
  • - Variedade de carros e pistas
  • - Opções de personalização
  • - Leilões virtuais
  • - Totalmente em português

Contras

  • - Interação via Kinect
  • - Menus confusos
  • - Loadings demorado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Rodrigues
    2011-12-12T02:02:40

    Xbox 360 é podre...graficos de propaganda

  • Joao Santos
    2014-04-10T14:48:30

    Que grafico é esse... sensacional

  • Luan Lupetti
    2011-12-11T18:11:27  

    ai vcs falam A VAI LANÇAR GT6, resumindo vcs vão esperar mais 5 anos então...

    recentes

    populares

    • Luan Lupetti
      2011-12-11T18:11:27  

      Henrique Cataldo Dezembro

    recentes

    populares

    • Luan Lupetti
      2011-12-11T18:11:27  

      o GT6 vai sair dia 6 de Novembro, não sei de você tirou esperar mais 5 anos o.O

  • Henrique Cabral
    2011-12-11T16:12:14

    Para os burros de plantão... Forza é EXCLUSIVO do XBOX! Como o Granturismo é do PS3!

  • Renato Medeiros
    2011-12-11T15:32:26

    ps3 ou xbox360... whatever! O artigo é sobre o forza4... De qualquer forma comprem os dois!!!!!!

  • Thiago Alonso
    2011-12-12T14:51:29

    Esse Daniel Taniguchi, não entende nada de consoles, tem um Xbox 360 e soh deve comprar jogos falsos, e tem a cara de pau de falar que seu Xbox e superior ao Ps3... huahau essas é uma discução que vai longe ... eu não sou de defender console , até pq cada um tem seus jogos exclusivos, assim como o Ps3 tem : God of war 1,2,3, Metal gear solid 4 ,GT5,uncharted 1,2,3, ,Killzone 1,2,3,The Resistance 1,2,3 ,Infamous1,2 , Heavenly Sword, MotorStorm , SOCOM 4 ,Twisted Metal , Yakuza 4 O Xbox 360 tem seu valioso : Halo

  • Paulo Ribeiro
    2011-12-12T14:36:23

    kkkkkkk, muito boa da bunda Nicholas rsrsrs

  • Thiago Silva
    2011-12-12T14:09:09

    Não sei explicar, mas a Microsoft mostrou que menos é mais...

  • Daniel Taniguchi
    2011-12-12T14:00:55

    Bicholas, digo, Nicholas... Eu tenho os dois videogames e acho o Xbox melhor em vários jogos. Opinião é igual bunda, cada um tem a sua.

  • Daniel Taniguchi
    2011-12-12T14:48:59

    Mimimimimimi! Chorão.

  • Paulo Ribeiro
    2011-12-12T14:37:54

    Eu também tenho os dois vídeo games também a unica coisa que presta no xbox o kinect... pra jogar em família ... mas prefiro o PS3 bem melhor

  • Nilson Ramos
    2011-12-11T20:10:53

    é facil ficar do lado de um videogame que os jogos vc compra em qualquer feira de domingo tenho certeza de q a maioria dos que tem xbox são desbloqueados dai então a raiva do ps3

  • Wellington
    2011-12-11T15:03:43

    tem para ps3 kkkkkkk.

  • Marcos Oliveira
    2011-12-12T13:32:37

    acho que deveria acabar essa história de jogos exclusivos para um console.Por que quem tem ps3 fica preso somente ao GT5.

  • João Mattos
    2011-12-11T16:07:18

    Realmente GT5 me decepcionou o GT4 continua sendo o melhor e Forza 4 é um ótimo jogo, mas recomendo que tenham os 2, o X-Box nunca vai superar o PS3, mas se puderem façam como eu, tenham os 2.

  • Renan Machado
    2011-12-11T12:54:27

    Não e de hoje que o xbox360 tem superado o playstation 3

  • Rafael Mendonça
    2011-12-11T20:33:18

    Forza 4 foi lançado um ano depois de GT5, tempo mais que necessário pra se copiar coisas boas e aprender com os erros do concorrente. GT5 pecou por escolher quantidade no lugar da qualidade, e isso se reflete nos detalhes da maioria dos carros. Forza se aproveitou disso e fez um jogo mais polido e tecnicamente superior. A concorrência entre os títulos só beneficia os gamers que gostam de velocidade.

  • Gabriel Oliveira
    2011-12-11T19:51:16

    Que Forza 4 e gt5 nada,o melhor jogo de corrida é mario kart kkkkk

  • Fernando Mena
    2011-12-11T19:15:33

    Um chupa pro Ps3 !!! infelizmente é só assistir quaisquer video comparando quaisquer jogo ... entre xbox 360 e o ps3zinhuuuuu !!! Bando de Otários !!!

  • Humberto Almeida
    2011-12-11T12:58:44

    Eu já sabia.FORZA THE BEST

  • Purukinho Kistler
    2011-12-11T20:40:31

    é normal o xbox é para quem nao tem condiçao de compra jogos originais...normal isso nada d+...acho que os jogos devriam custar no maximo 100 reais no lançamento

  • Antonio Souza
    2011-12-11T13:53:19

    se pensarmos bem ,o forza 3 foi lançado na mesma época do gt5 e comeu poeira ,o forza 4 ,ta um pouco melhor que o gt5,imaginem quando sair o gt6,tenho o gt5 e é um game fantastico,num vejo a hora de sair o gt6,com certeza vai deixar forza4 no chinelo.

  • Vinicius Apolinario
    2011-12-11T13:04:28

    O Forza 4 foi lançado pra competir com GT5 que já é bem velho, agora vamos ver o GT6 que esta vindo por ai. Ai sim vamos ver qual é melhor!

  • Renan Machado
    2011-12-11T12:53:28

    Não e de hoje que o xbox360 tem superado o playstation 3

  • Renan Machado
    2011-12-11T12:52:14

    Não e de hoje que o xbox 360 tem superado o play3