Jogos de corrida

NOTA tt
8.8

Review Forza Horizon 3

Game traz campanha cooperativa e novidades que o tornam ainda mais divertido.

Diego Borges
por
em

Forza Horizon 3 é o novo jogo da franquia de corrida para Xbox One e PCs. O título chega com um mapa imenso, baseado no território australiano, e uma série de novidades que deixam a experiência do game ainda mais divertida. Confira o review completo do jogo:

Percorrendo toda a Austrália na companhia de amigos

O novo game da franquia se passa na Austrália, onde o país apresenta uma variedade enorme de regiões, cada uma com características bem diferenciadas. Isso cai como uma luva para a temática de Forza Horizon 3, que é justamente um amplo mapa aberto e pronto para ser explorado.


Como fazer o download da demo de Forza Horizon 3 no Xbox One

O objetivo do jogo é popularizar o seu festival. Para isso, será preciso conquistar fãs e buscar novas regiões para que as edições do evento ocorram. E a melhor maneira de fazer com que isso ocorra é disputando as mais incríveis provas, que vão desde corridas simples até saltos, manobras de Drift e outras peripécias em quatro rodas.

E dessa vez tudo isso pode ser feito na companhia de seus amigos. Através de uma campanha toda cooperativa, você pode contar com a ajuda de aliados para se unirem ao seu jogo e lhe ajudar com as principais tarefas. Também é possível ter a ajuda deles em partidas online, que contam pontos para seu time. 

Forza Horizon 3 tem tudo para ser um dos maiores lançamentos do ano no Xbox One e Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Forza Horizon 3 tem tudo para ser um dos maiores lançamentos do ano no Xbox One e Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft))As partidas podem ser jogadas no Xbox One e no PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

Novidades como Modo Drone e Crossplay com PC

Para os acostumados com a franquia, as primeiras horas de Forza Horizon 3 não trazem muitas novidades. Dessa vez é possível escolher um personagem para representar você nessa aventura, o que aumenta a representatividade durante todo o jogo. Também há uma espécie de Siri ou Cortana te ajudando a todo momento. Ela é responsável por traçar rotas alternativas, dar dicas de como evoluir e até mesmo ajudar no crescimento do seu evento.

Outra novidade é a possibilidade de usar e controlar um drone. Com ele, o jogador pode fazer não somente incríveis fotografias, mas também filmar uma corrida completa. Isso mesmo, é possível gravar, por exemplo, seus amigos disputando uma prova, enquanto você comanda a cobertura visual da disputa.

E para completar, os jogadores de Xbox One e PC podem se unir em uma mesma disputa. Assim como outros jogos exclusivos da Microsoft, como ReCore, o game permite uma associação entre as plataformas diferentes, o que tende a ser cada vez mais comum em games para o console e Windows 10.

Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Forza Horizon 3 em corrida (Foto: Reprodução / TechTudo)

Modos de jogo com destaque para as provas de Rally

Forza Horizon3 não evoluiu tanto no que diz respeito a variedade de modos de jogo. O que não é ruim, uma vez que o jogo ainda conta com um leque enorme de desafios que o tornam agradável durante as inúmeras horas até alcançar todos os objetivos principais do game.

Merece destaque a variedade de terrenos que colocam a perícia do jogador em dia. Em uma única prova você pode encontrar trechos de uma corrida comum, em meio ao asfalto, e que em um piscar de olhos mudam para um disputado rally sobre muita areia e lama. Isso traz um desafio a mais ao jogo e traz uma emoção a mais, onde qualquer deslize pode comprometer a sua posição.

Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Provas de Rally são frequentes em Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)


Outros desafios também estão de volta, como o famoso Radar de Velocidade e Salto em Distância. Também há mais destaque para o Drift, principalmente em provas de habilidade e desafios ao longo da estrada, como um trecho todo dedicado para a prática da derrapagem, mostrando mais uma vez que Forza Horizon 3 é também para muitas modalidades de rally.

Menos simulação e mais diversão

Se em Forza Motosport a busca é pela simulação ao máximo, na franquia Forza Horizon o importante mesmo é se divertir. Ou seja, enquanto um título tem os ajustes como cruciais para seu desempenho nas provas, o outro faz com que isso seja apenas algo que vem a somar, e não é um ponto vital para o seu desempenho. 

Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Dessa forma, Forza Horizon 3 até ganhou novas opções de personalização que tornam o game mais parecido com seu "irmão" no quesito ajuste. Mas a influência que ele desempenha nas corridas é basicamente tornar seu carro mais veloz e mais balanceado. Isso porque o game traz uma jogabilidade arcade sem muito espaço para simulação ou coisa parecida.

Outra aspecto que deixa isso bem claro é a forma com que seu veículo não sofre dano ao longo das corridas. Pelo contrário, Forza Horizon 3 até instiga o jogador a destruir tudo que encontra pelo caminho, pontuando-o com uma bonificação de destruição, que ajuda a elevar seu nível de pilotagem. 

Visual encanta, mas comete algumas gafes

O visual de Forza Horizon 3 continua sendo um dos pontos altos da franquia. A escolha de um cenário tão amplo e variado não poderia ter sido melhor. A sensação é a de estar mesmo em um carro cruzando um país de ponta a ponta. E cada detalhe dessa variação foi colocado de uma forma que contribui para o realismo visual que o game quer proporcionar.

Em qualquer uma das regiões, pequenos detalhes fazem com que você se sinta dentro daquele local. Seja um jacaré passando por um riacho ou a poeira carregada de uma área mais deserta, cada um desses componentes foi minuciosamente colocado para que o jogador se sinta ali.

Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Entretanto, ainda há algumas pisadas na bola. Mesmo que em 95% do tempo você esteja a uma alta velocidade, nos momentos em que você precisa se deslocar de uma forma mais devagar, é possível notar uma falta de capricho com certos componentes, como espectadores, objetos e vegetação.

Isso faz com que o jogo tenha extremos. Ou seja, que brilhe pelo cenário como um todo e em efeitos de luz, sombra e mudanças de clima. Mas deixe a desejar em coisas mais simples, como a composição de construções, público dos festivais e objetos espalhados pelas ruas.

Forza Horizon 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Em detalhes do cenário, Forza Horizon 3 decepciona (Foto: Reprodução / TechTudo)

Conclusão

Forza Horizon 3 é a melhor forma de se divertir sobre quatro rodas com segurança e ousadia. O game traz uma jogabilidade ainda mais agradável em meio a cenários variados e encantadores. Mesmo com limitadas novidades e falta de um capricho maior com detalhes da parte visual, o jogo é recomendado para os amantes da velocidade que preferem a diversão ao realismo.

Qual o melhor jogo de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Campanha cooperativa
  • - Cenários encantadores
  • - Diversão o tempo todo
  • - Variedade de modos

Contras

  • - Falta de capricho visual
  • - Provas repetitivas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Ricardo
    2019-01-28T11:52:35

    Comprei esse jogo e recomendo demais.. Ja joguei Horizon 1 e 2 no 360 e é muito top. Mudei para o Xbox One para continuar jogando a franquia e não me arrependo. Melhor jogo de corrida que já joguei, ja comprei o FH 4, só esperar acabar Horizon 3 para começar a jogar

  • Matheus Freitas
    2018-08-10T17:26:25

    Curto muito ps4 ja tive porém hj em dia possuo Xbox onde e com toda certeza forza horizon 3 ate hoje foi o melhor jogo de corrida ja feito sensacional , as radios o cenário e tudo envolvente e muito mais do que somente dar voltar com um carro na pista sem palavras só jogando pra poder entender.

  • Wendel Pereira
    2016-09-20T16:00:55  

    8,8 é a nota só da demo. Melhor jogo de corrida já feito!

    recentes

    populares

    • Wendel Pereira
      2016-09-20T16:00:55  

      Concordo

  • Rafael Oliveira
    2016-11-07T10:48:25

    Comparado em termos de seguir um propósito, tipo ( MODO JORNADA DO FIFA 17), seria excelente. Resumindo, se esses jogos de corrida que usufrui de gráficos excelentes usasse a ideia principal do ''THE CREW'' que é o fato de seguir uma história, acho que os jogos de corrida seriam mais valorizados. Pq isso de jogar modo história em fazer missões sem uma história por tras, já perdeu a graça.

  • Fabio
    2016-09-20T12:52:28  

    contagem regressiva para o mimimi dos fanboy de qual jogo e melhor, forza ou gran turismo...

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-09-20T12:52:28  

      Acho o forza melhor, mas vai de cada um

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-09-20T12:52:28  

      Comparem Gran Turismo com Forza MotorSport. Forza Horizon tem outra intenção, ao invés de simulador, ser um jogo divertido e de mundo aberto.

  • Miguel Passos
    2016-10-19T00:17:08

    falta capricho no visual ??? o gráfico está espetacular mutos detalhes para um mapa tão grande menos simulação ?? saia do comodismo desligue as ajudas de direção terá uma jogabilidade não simulador mas difícil e muito melhor que muito jogo ae ..... criticando o jogo que foi premiado em varios paises !!!! esta querendo colocar pelo em ovo.. parece a turma recalcada ps4 drive club

  • Jurado 3
    2016-09-21T10:11:13  

    Menos simulação e mais diversão, parei de me interessa no jogo ai

    recentes

    populares

    • Jurado 3
      2016-09-21T10:11:13  

      acho que eles quis dizer que prefere simulação, pra isso tem o forza 6, eu curto mais horizon por que e mais arcade, mas os 2 sao top

    recentes

    populares

    • Jurado 3
      2016-09-21T10:11:13  

      Amigo, você pode setar as configurações do jogo para ter uma experiência mais sólida, no entanto não chega a ser um simulador porque a proposta não é essa Forza 6 está mais voltado para esse fim.

  • Raphael Campos
    2016-09-20T13:13:25  

    Prezado Diego Borges, não consegui entender quando você informa que o game possui falta de capricho visual e adiciona que o game possui cenários encantadores . Isso não seria antagônico ?

    recentes

    populares

    • Raphael Campos
      2016-09-20T13:13:25  

      Prefiro os jogos individuais do PS4, mas olhando o Forza Horizon 3 mudei esse pensamento, o gráfico dos ambientes estão perfeito, o gráfico dos carros tbm, o único defeito de gráfico está nos personagens, mas na verdade quem liga, pois estaremos visando os carros e o ambiente, q por sinal tá perfeito!

    recentes

    populares

    • Raphael Campos
      2016-09-20T13:13:25  

      Ha dois anos atras troquei o meu ps4 pelo xone pois não tinha jogo de corrida no sony, imagina se tivesse ficado esperando o Gran Turismo??? Rapaz!!

  • Daniel Oliveira
    2016-09-20T13:54:02  

    ué , o forte desse jogo não eram os gráficos ?

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2016-09-20T13:54:02  

      pra mim o ponto forte do Forza, além da jogabilidade, sempre foi o Som

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2016-09-20T13:54:02  

      já baixei a demo no One e pode acreditar que estão lindos os graficos.

  • Joao Vega
    2016-09-23T09:25:28  

    alguem sabe se vai ter opcao de customizar o sound track? nao curto muito musica eletronica, jogar esse jogo com van hallen de fundo chessus......

    recentes

    populares

    • Joao Vega
      2016-09-23T09:25:28  

      parece que sim, tera opção de 8 estações e podendo personalizar com suas musicas...

  • Fabiano Carvalho
    2016-09-20T15:22:26

    FORZA É FORZA NÉH PAI

  • Jair Jr
    2016-09-20T14:23:15

    Sexta tem a largada pra quem tem o Ultimate!!!!