Jogos de corrida

NOTA tt
8.0

Review Forza Horizon

Forza Horizon leva a franquia para um mundo aberto repleto de estradas que cortam o deserto dos EUA. O jogo, agora com uma pegada mais arcade, é a nova empreitada da série para competir com outros títulos do gênero, como Need for Speed, Test Drive e Burnout.

Diego Borges
por
em

Forza Horizon leva a franquia para um mundo aberto repleto de estradas que cortam o estado do Colorado, nos EUA. O jogo, agora com uma pegada mais arcade, é a nova empreitada da série para competir com outros títulos do gênero, como Need for Speed, Test Drive e Burnout.

Novos horizontes

Forza Horizon (Foto: Divulgacao)Forza Horizon (Foto: Divulgacao)

Depois de Forza 4 iniciar uma briga com Gran Turismo 5 em busca do posto de melhor jogo de corrida desta geração, a série revolveu encarar novos desafios e se aventurar em uma praia em que muitos já possuem uma vasta experiência. Sendo assim, a ideia da Playground Games foi colocar um mundo aberto cheio de provas secundárias, em meio a um enredo que está longe de ser digno de um roteiro de filme, mas que diverte, principalmente por estar totalmente em português - dublado e legendado.

A história gira em torno da competição Horizon, que é disputada em meio ao deserto americano. Você precisa alcançar o topo do ranking, para isso, é necessário vencer provas, evoluir seus carros e adquirir muita popularidade. Tudo aquilo que os tradicionais games de corrida exigem.

Primeira imagem de Forza Horizon (Foto: Divulgação) (Foto: Primeira imagem de Forza Horizon (Foto: Divulgação))Forza Horizon se passa no estado do Colorado (Foto: Divulgação)

Entre a popularidade e o sucesso

Em Forza Horizon, além da competição principal, há uma variedade enorme de provas secundárias. Disputar e vencê-las é necessário para que você acumule pontos e evolua seu nível de pilotagem - representado no jogo por pulseiras coloridas. A cada nível alcançado, novas competições surgem no mapa, e com elas, cresce a qualidade dos carros disponibilizados e, consequentemente, a dificuldade e a duração das provas.

Paralelo a isso, você possui um ranking de popularidade. Para evoluir nele, é preciso ser um piloto, digamos, nada correto. Ultrapassagens em alta velocidade, pilotar na contramão, manobras de drift e até acidentes espetaculares, rendem bônus de popularidade. Porém é preciso muita habilidade na hora de executar estas manobras ousadas, já que a cada colisão, os pontos são zerados.

Dessa forma, fica mais evidente o interesse da Playground Games em desenvolver um jogo para competir com tantos outros nesse estilo e fugir da similaridade com Forza 4. Só faltava a inclusão de carros de polícia para que o título ficasse mais parecido ainda com seus rivais.

Forza Horizon (Foto: GameInformer) (Foto: Forza Horizon (Foto: GameInformer))As personalizações estão presente em Forza Horizon (Foto: GameInformer)

Um mundo gigantesco a ser explorado

Colocar um mundo aberto livre de obrigações sempre é agradável para os jogadores do gênero. Já se foi o tempo em que eles se divertiam com uma prova atrás de outra. O que eles procuram é a possibilidade de adquirir dinheiro e evoluir seus carros antes do desafio principal. Forza Horizon decorou a receita direitinho e colocou todos esses elementos de uma forma brilhante.

Por mais que o game force o jogador a percorrer o mapa atrás de seus objetivos, isso torna-se algo benéfico para que você se sinta acostumado com os traçados. Até existe uma possibilidade de encurtar o trajeto, indo direto para postos espalhados pela pista, mas, ainda assim, dificilmente alguma prova será próxima o bastante. E como os postos, existem outros itens escondidos no cenário, como carros raros. Dessa forma, fique atento às dicas que surgem na sua tela e nos avisos da rádio.

O mundo aberto também é uma ótima alternativa para chamar um adversário para um racha. Isso mesmo! Ao se aproximar de um adversário, você pode convidá-lo para uma disputa um contra um e adquirir alguns pontos a mais de popularidade.

Forza Horizon (Foto: Reprodução)Forza Horizon conta com os veículos mais velozes do mundo (Foto: Reprodução)

Modos online repletos de bugs

O modo multiplayer online caiu como um luva em Forza Horizon. O movimento é intenso na rede e dificilmente você irá demorar muito até encontrar uma sala disponível para qualquer um dos modos. Estes, por sua vez, também se diversificam entre as modalidades do modo singleplayer e partidas exclusivas, como provas em que você precisa detonar o carro de seus adversários.

Entretanto, tudo fico menos divertido perante aos inúmeros bugs que atormentam a vida dos jogadores durantes as partidas online. A começar pelos carros que insistem em sumir e reaparecer. Exatamente, os veículos adversários somem da sua visão e aparecem novamente alguns segundos depois. Outro problema é durante as colisões, que muitas vezes acabam prendendo seu carro em um lugar que simplesmente não aparece na tela.

Esperamos que alguma atualização resolva estes problemas. Afinal, por mais que tenhamos que nos acostumar com eles, é difícil conviver com adversários que pipocam na sua frente a todo momento e que podem até comprometer a sua participação na prova.

Forza Horizon (Foto: Reprodução)Ferrari acelera em Forza Horizon (Foto: Reprodução)

Realista demais

Como foi falado ao longo do texto, Forza Horizon se esforçou para deixar o jogo com uma pitada arcade, mas deixou de lado o principal: a jogabilidade. O lado bom é que pilotar os carros em alta velocidade nunca foi tão perfeito, afinal, eles passam uma sensação de velocidade única. Se você já jogou Forza 4, nada de muito diferente, mas se nunca jogou, prepare-se para se surpreender.

Os ajustes dos carros continuam muito eficientes. Quando você evolui um carro da categoria E para A, é impossível não se surpreender com o avanço do veículo, tanto na velocidade final, quanto na tração e sistema de frenagem. Os veículos também continuam bem característicos.

Por exemplo, carros como Mustang e Corvete continuam sendo absolutos no quesito arrancada e uma grande dor de cabeça em curvas mais fechadas.
Tudo seria muito agradável, se não fosse um pequeno problema: o estilo do jogo é outro! Isso porque Forza Horizon vem com uma premissa de ser um jogo com uma pegada arcade, o modo com que as pistas são apresentadas - com tráfego constante de carros e traçado irregular - deixa isso bem evidente, mas a tentativa de encaixar um estilo em outro não agrada muito.

Talvez esta seja a grande fórmula de Need for Speed, que deixa de lado a complexidade de uma jogabilidade mais real, e apresenta carros e pistas em que dificilmente seu carro irá rodar que nem um pião na hora de fazer uma curva fechada. O que a Playground fez foi o mesmo que se um dia a Sony quiser encaixar a jogabilidade de Gran Turismo 5 em um jogo com uma pegada menos realista, como Motorstorm.

Forza Horizon (Foto: Reprodução)Caminhonetes também aparecem em Forza Horizon (Foto: Reprodução)

O visual encantador

Sobre os gráficos, Forza Horizon continua mantendo a franquia em um nível altíssimo. A beleza com que a luz reflete na lataria do seu carro ou nos detalhes do cenário externo deixa evidente o quanto o game impressiona pelo realismo. As colisões também são muito bem feitas, ao ponto de deixar uma sensação de angústia ao pilotar um carro completamente amassado.

As animações aparecem a todo momento, mas você não vai querer deixar de assisti-las. Além de mostrarem um enredo divertido, elas conseguem executar muito bem os bastidores das competições e tornam o game mais interessante.

Só que, como nada é perfeito, alguns pequenos problemas no visual incomodam. Por mais que seu carro esteja estraçalhado, a visão interna não mostra o vidro frontal partido - mandando o realismo pela janela do veículo. E quando o traçado passa por alguma cidade, é possível notar casas e outras localidades bem simples e sem muito detalhes.

Forza Horizon (Foto: Reprodução)Forza Horizon também conta com provas noturnas (Foto: Reprodução)

Conclusão

Forza Horizon mostra que a franquia apostou pesado em um título diferente do tradicional para competir com jogos como Need For Speed, que possuem uma pegada mais arcade. E, apesar de realista demais para este estilo de game - que exige menos complexidade - os gráficos incríveis, as inúmeras provas e um mundo aberto tentador, o tornam um dos jogos de corrida mais divertidos desta geração.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
9

Prós

  • - Gráficos de ponta
  • - Inúmeros modos de jogo
  • - Personalização de carros

Contras

  • - Jogabilidade realista demais
  • - Bugs no multiplayer online
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Barbosa
    2012-11-07T13:11:00

    jogabilidade realista demais ???,isso sempre foi o ponto forte de forza,ele quis dizer que só pq o game é mais arcade o jogador tem que ter a liberdade de fazer cuvas a 300 kh,como se faz em need for speed é midnight club

  • Luan Lupetti
    2012-11-06T13:08:18  

    me falem porque eu entro no techtudo analises feitas por amadores só pode!! contras : '' jogabilidade realista demais'' PQP e o fim amadores

    recentes

    populares

    • Luan Lupetti
      2012-11-06T13:08:18  

      GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA LESGISLAÇÃO QUE JOGOS EM MUNDO ABERTO NÃO PODEM SER REALISTAS??

    recentes

    populares

    • Luan Lupetti
      2012-11-06T13:08:18  

      Valter acho q vc e o vinicius estão com problemas. Forza Horzon é um jogo arcade, voltado para o publico arcade q nao prima em ter jogabilidade real ou qualquer tipo de personalização de direção e sim ter tudo simplificado. Logo o jogo ser realista demais dá a impressao de q o jogo deveria ter sido direcionado à simulação assim como Gran Turismo e Forza, por isso é um ponto negativo, entendeu? Fazer um jogo arcade com jogabilidade mais proxima de simulação é sim um defeito.

  • Jeff S.
    2012-11-07T04:20:04  

    Quanta gente criticando sem nem ler o review. Eu concordo totalmente com o editor. Gente, vamos ler, e interpretar. Ele criticou a jogabilidade ser realista de mais, justamente pela proposta do jogo ser ele ser mais arcade que os forza normais... E como bem sabemos, realismo e arcade não combinam... O que ele quis dizer, é que talvez o jogo ficasse melhor se eles "ignorassem" algumas leis da fisica e fizessem que o jogo ficasse mais "doido"(tipo NFS ou burbout) possibilitando manobras, ultrapassagens e outras coisas impossíveis de se fazer em simuladores como gt5 e forza 4..

    recentes

    populares

    • Jeff S.
      2012-11-07T04:20:04  

      Você deve ser parente do Editor!

  • Luiz Araujo
    2013-12-28T00:46:49

    cara sera q eh tão difcil os desenvolvedores d jogos perceberem q o publico, é fanático por jogos d corrida tipo o primeiro e o segundo nfs underground? tenho certeza q se fizessem mais jogos nesses estilos, venderiam dms, eu seria um q compraria, e vou comprar o forza H daq uns dias ...

  • Vinicius Gonçalves
    2012-11-29T17:40:36

    Diego Borges, com todo respeito, mas fiquei envergonhado de ler esta análise. Como que um game de carros pode pecar por ser realista? Forza possibilita assistências para amadores, e possibilita que os mais experientes desfrutem de uma direção mais realista em um munda aberto, o que nunca havia sido feito. NFS Most Wanted 2012 acabou com o pouquinho de dignidade que NFS tinha, quem não sabe dirigir que jogue Mario Kart ... A direção mais realista pode não agradar a todos os gêneros, mas nunca será o defeito de um game como este ...

  • Victor Silva
    2012-11-07T02:00:04

    Tenho os dois jogos o FORZA e realmente viciante com gráficos perfeitos e uma ótima jogabilidade já o NFS MW tem gráficos perfeitos porem durante as corridas você tem que presta a atenção na corrida e no mapa ao mesmo tempo se não presta a atenção no mapa você passa direto do seu trassado.

  • Gustavo Teixeira
    2012-11-06T20:06:44

    Acho que essa foi umas das melhores dublagens em português brasileiro que já vi um todos os jogos!!! INCRÍVEL!!!

  • Leandro Silva
    2012-11-06T18:30:53

    Jogabilidade realista demais, isso é ruim desde quando? Crie vergonha na cara e corrija isso amigo, está em tempo ainda!

  • Nadilson Borges
    2012-11-06T16:01:16

    O melhor jogo de corrida do ano me arrisco ate dizer dessa geração de consoles pode haver ums Bugs no modo multiplayer online mais não tira a perfeição desse belo Game...

  • Reynald Oliveira
    2012-11-06T12:59:19

    vocês fumam orégano, só pode... jogabilidade mais real deveria ser um ponto a favor do game... É um jogo pra quem é fã de corridas e carros, não pra quem curte joguinhos bobos... quer jogar acade??? compra o Mario Kart 64... será bem melhor!!!

  • Vandeckson Silva
    2012-11-06T12:42:07

    Esse review "ta com uma pegada arcade" aff, eu gostei do novo MW mas nao sei se da pra chamar de need for speed a criterion é excelente mas quando dizem MW lembro do primeiro q foi show,esse deveria se chamar Need For Speed: prenda-me se for capaz nao digo q é ruim, mas... Most wanted esperava mais, muito mais :/

  • Gustavo Teixeira
    2012-11-06T19:51:38

    Só eu sou adepto a causa de que realismo demais não é defeito?? Não pode ser considerado como defeito pois existem jogos hoje que possuem gráficos incríveis e não simulam tão bem a sensação de dirigir. Se o cara não esta procurando muito realismo é melhor ele nem ir atrás desses tipos de jogos!

  • Glóbulo
    2012-11-06T18:49:19

    Jogabilidade em controle (ou teclado) é uma coisa, em volante é outra. Dependendo, jogar em controle ou teclado, muitas vezes o realismo aplicado não tem grande influência, e muitas vezes até prejudica. Depois que comprei um volante, passei a ter uma visão diferente sobre jogos de corridas, e vi que controle ou teclado não é nada prazeroso. Não tive oportunidades de jogar Forza ou Gran Turismo, pois não tenho console, então acabo ficando restrito a basicamente NFS e jogos da Codemasters (DiRT, F1, Grid), mas essa minha opinião acho que acaba servindo para todos os jogos com suporte a volante.

  • Douglas Matheus
    2012-11-06T12:11:17

    Contras realista demais ? quem fez esse review é retardado né , quer que seja um jogo de criança ? o jogo tem q ser mentiroso para ser bom entao ? eu consigo fazer um review muito , mas MUITO melhor que esse ...

  • Valtair Almeida
    2012-11-06T12:06:48

    Eu tenho o jogo e acho que ficou muito bom a campanha mais online não fico bom poderia ficar melhor c ficasse igual a campanha ficaria um otimo jogo em vez dos carros serem a maquina poderia ser pessoas online

  • Vanderlei Junkes
    2012-11-06T11:42:53

    jogos de corrida estão muito para trás nesta geração , não fazem nem sombra aos fps e jogos de futebol , enquanto não fizerem 1 com desafio online bom vai ficar assim.

  • Leandro Paiva
    2012-11-06T10:33:35

    Cara, esse jogo está maravilho... ele junta o que ha de melhor do NFS Underground 1 e 2 com todo o encanto do Forza 4 e cria uma nova lenda na historia dos games de corrida, a direção é de longe complexa como a do Forza 4 e nem são simples como a do NFS, ao mudar o nivel de diculdade é possivel ir do arcade para a simulação... cabe ao jogador escolher... eu ja estou viciado e a dublagem ficou bacana.

  • Daniel Lima
    2012-11-06T10:18:07

    Comprarei , gosto de jogos de corrida tb, tenho need for speed : the run e vou pegar mais esse, e tb o F1 2012...

  • CorteStrike
    2012-11-06T09:44:59  

    Ainda bem que Need for Speed e o Forza paro de tentar imitar o Gran Turismo assim nos teremos jogos de corrida de rua novamente.

    recentes

    populares

    • CorteStrike
      2012-11-06T09:44:59  

      Forza só expandiu os horizontes... ainda tem o tradicional forza simulador e esse que está mas no estilo do Need For Speed que conhecemos, a série NFS tem que voltar as origens, um novo jogo underground séria o ideal

  • Pedro Zanon
    2012-11-06T16:35:50  

    Jogo de corrida do ano,melhor q NFS MW.Vai se danar Techtudo.

    recentes

    populares

    • Pedro Zanon
      2012-11-06T16:35:50  

      Concordo com você Pedro tenho os dois jogos e o Forza Horizon da de 1000 no NFS MW que foi completamente estragado nesse nova versão.

  • Diego Degan
    2012-11-06T11:42:16  

    Não vejo jogabilidade realista como um contra em um jogo de corrida, muito pelo contrário! Os gamers atuais não possuem 10 anos como nos anos 90, jogos hoje em dia precisam de realismo e dificuldade. Eu ainda sou da opinião que faltou dano na perfomace do carro, não só esse dano "cosmético" sem graça alguma.

    recentes

    populares

    • Diego Degan
      2012-11-06T11:42:16  

      dano é algo q eles "esquecem" .. fico P. com isso, o carro vem a 120km/h , bate no muro e nao tem dano, ou tem um arranhão... mas no Need For Speed : The Run tem dano sim, e muito .

  • Cássio Martins
    2012-11-06T11:33:26  

    Desde quando jogabilidade realista demais é ponto fraco?

    recentes

    populares

    • Cássio Martins
      2012-11-06T11:33:26  

      Pra mim é um ponto forte, bem mais real.

  • Matheus Guerra
    2012-11-07T12:53:45  

    Jogabilidade realista demais ? A proposta do Forza SEMPRE foi ser mais realista do que os concorrentes (Need for Speed, Burnout, Flatout, Midnight Club) é triste saber que a evolução do sistema de um jogo é dada como um ponto negativo. Piada.

    recentes

    populares

    • Matheus Guerra
      2012-11-07T12:53:45  

      realmente concordo contigo isso era pra ser um ponto positivo nao entendi poq o ponto negativo na realidade do gamee

  • Felipe
    2012-11-08T22:22:30  

    Pessoal,esse jogo tratar-se de um jogo onde você tem alta liberdade,com need of speed,para mim jogo esse e top.Jogabilidade realista demais,se ligar.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2012-11-08T22:22:30  

      trata-se