Tablet

NOTA tt
4.0

Review Foston FS-M786

Apesar do baixíssimo valor, dificilmente este aparelho poderia ser considerado uma boa compra. O excesso de travamentos e a baixa qualidade do touchscreen acabam com a paciência de qualquer um, principalmente nos momentos onde tudo o que você quer é relaxar.

Dennis Altermann
por
em

Testamos um dos poderosos tablets da mais famosa marca de 'xing-lings' do Brasil: o Foston Pad 7. Pelas especificações, pelos recursos e pela propaganda, o modelo tinha tudo para ser um bom tablet. Mas o resultado de um investimento baixo - entre R$ 200 e R$ 300 - nos revelou apenas uma coisa: pagar menos não é tão vantajoso quanto se pensa.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foston Pad 7 tem design de protótipo, sem nenhuma elegância (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Design

O Foston Pad 7 não tem nada de especial e não faz nenhum esforço para trazer alguma "mágica", como os aparelhos de maior valor. Na verdade, seu formato lembra bastante as primeiras tentativas de se criar tablets comercialmente interessantes. (Apesar de terem surgido há pouco tempo para o grande público, os tablets já são uma ferramenta que tem algum tempo de história - ao menos de tentativas falhas - com os tablets PC do começo dos anos 2000).

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Conexões para microSD, adaptador Ethernet, fones e carregador (Foto: Allan Melo / TechTudo)

À frente, o tablet tem um botão central redondo, muito semelhante ao Home, do iPad. Mas a semelhança é apenas estética: seu comando não o faz voltar para a tela inicial, como se espera. Na verdade sua função é de Voltar.

Por conta desta opção em usar apenas um botão físico, todas as outras funções do Android são operadas em botões virtuais, localizados na barra de tarefas do aparelho. Essa mudança não é algo exatamente prático, mas pelo menos o botão para a tela inicial está lá.

E há outro detalhe deste rearranjo de funções e botões: se você estiver usando um aplicativo em tela cheia, a barra do sistema desaparecerá, obrigando-o a apertar o botão central redondo repetidas vezes para retornar à tela inicial.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Nas laterais, um botão de menu e volume, e o botão para travar a tela (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Tela

Sua tela tem 7 polegadas, o que é considerado um tamanho agradável para um aparelho pequeno, capaz de oferecer portabilidade sem comprometer o consumo de mídias. Mas se por um lado a tela tem um bom tamanho, por outro, peca na qualidade: sem nitidez, com baixos níveis de contraste e cores pobres.

Com materiais de baixa qualidade, sua resolução é até desinteressante para um smartphone: tem apenas 800 x 480 pixels. Isso, entretanto, chega a ser irrelevante perto da dúvida que sua propaganda traz: como utilizar o "Full HD 1080", estampado com tanto orgulho na caixa, se a tela é tão ruim?

Por conta do material utilizado na fabricação, além disso, a tela arranha com facilidade. Nem foi preciso muitos dias de teste para perceber que a frente não iria durar muito tempo sem arranhões estragando a visibilidade da tela.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foston Pad 7 FS-M786 até roda bem o Angry Birds... (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O grande problema desta tela, entretanto, é outro: a Foston fez o favor de colocar um display resistivo. E como se não bastasse, usou um com materiais de baixíssima qualidade, tornando a situação ainda pior. E aí já dá pra ver o tamanho do problema: a qualidade da resposta ao toque é realmente ruim.

A tela resistiva foi uma das primeiras tecnologias a ser usada em dispositivos touchscreen. Hoje em dia elas são bem baratas, mas já foram superadas pelas novas telas capacitivas. A diferença entre elas é que a tela resistiva somente é sensível ao toque por conta da pressão que exercida sobre a tela. Por isso, ela é capaz de reconhecer somente um ponto de pressão (não é "multitoque").

  •  
Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)... mas é difícil demais controlar os passaros em sua tela touchscreen (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Isso, entretanto, seria extremamente tolerável, mas nem com um único toque de pressão o Foston Pad 7 FS-M786 consegue fazer um bom trabalho. Após usar um aparelho como este, é fácil começar a valorizar a resposta fluida de uma tela de boa qualidade.

Android

O Android 2.3 está na sua versão praticamente pura, contando apenas com a modificação da barra de tarefas. E apesar de não ser a versão mais atual do sistema, já "quebra o galho".

Uma das vantagens interessantes deste aparelho é que ele já vem com alguns bons aplicativos pré-instalados. Merecem destaques o Skype, o SoundHound, o QuickPic, o MSN, o IReader, o Documents To Go e os jogos Angry Birds e Fishing Joy. Na caixa, ainda, é indicado a presença de "jogos 3D", mas não achamos nenhum dentro dele.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)O botão "Home" do Foston Pad 7: ao invés do menu, ele é usado para "voltar" (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O interessante em ter esses aplicativos pré-instalados é que fica fácil para o usuário leigo começar a usar o Foston Pad 7, diminuindo a necessidade de baixar aplicativo no Google Play. Desta forma, quem não tem conta no Gmail (necessário na loja de apps) ou nem sabe usar este recurso, ter os apps lá dentro é vantajoso.

No teclado, o Foston Pad 7 usa o app padrão do Android 2.3. No geral, é um bom teclado virtual, mas é recomendável baixar teclados desenvolvidos por outras companhias, como o Swiftkey.

Processamento

O Foston Pad 7 FS-M786 é equipado com um processador de 1 Ghz e 256 MB de memória RAM DDR2, o que não é exatamente um conjunto interessante, mas é o suficiente para se fazer algumas leituras e navegar no Facebook de vez em quando.

O problema do desempenho, entretanto, é mais culpa de responsividade da tela do que do processador. Navegar na internet pode ser considerado uma tarefa complicada, considerando o fato de tablet "reconhecer" alguns comandos de arraste como toque, clicando em links sem querer de vez em quando.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foston Pad 7: sistema limpo, mas com engasgos (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Graças à troca lenta entre os aplicativos e à tela, é muito comum experimentar esses toques acidentais. Com comandos errados, muitas vezes o Foston Pad 7 abrirá menus, ativará aplicativos errados, abrirá páginas que você não queria,... Este problema consegue atrapalhar até quando você vai jogar algum jogo que exige um pouco mais de precisão, como o Angry Birds.

Falando nele, o Angry Birds rodou de forma aceitável, mas ficou mais desafiador de jogar graças à péssima qualidade do touch. O Fishing Joy, que utiliza bastante a modelação em 3D, funcionou normalmente, mas é perceptível a queda de desempenho quando aparecem muitos elementos na tela.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foston Pad 7 roda a versão 2.3.3 do Android e não receberá atualização (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Conectividade

No primeiro dia de testes o Wi-Fi não funcionou tão bem quanto deveria, o que resultou em um factory reset (para "restaurar para as configurações de fábrica"). Uma vez zerado, o Wi-Fi se desligou sozinho mais algumas vezes ao longo dos dias, indicando algum erro com instabilidade no próprio driver.

Este problema do Wi-Fi, entretanto, pode ser solucionado com o adaptador que vem junto com o Foston Pad 7 FS-M786. Por meio dele é possível conectar o tablet a uma rede cabeada, assim como os notebooks e PCs.

Além da entrada Ethernet, o adaptador traz duas entradas USB para plugar mouse, teclado e/ou pendrives - e todos são reconhecidos sem problemas, deixando o tablet até com um desempenho melhor (até porque, então, não será necessário usar a sua "ótima" tela resistiva).

Áudio

A parte de hardware de som é ruim. Assistir vídeos no Youtube é tolerável, mas para ouvir músicas ou ver filmes longos, o Foston Pad 7 não se mostra como uma boa opção. Falando em YouTube, ele até consegue executar vídeos em alta qualidade, sem problemas.

Bateria

A autonomia longe das tomadas costuma ser o calcanhar de Aquiles de qualquer dispositivo móvel moderno. Smartphones e tablets sofrem muito com a bateria, e com este tablet o problema não é diferente.

Para começar, na embalagem nem há informações sobre a capacidade da bateria. Além disso, não há como abrir o aparelho para remove-la ou troca-la, e por isso não é possível achar nenhum detalhe sobre seu tempo de duração fora da carga.

Foston Pad 7 FS-M786 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Conector de rede cabeada e USBs: melhor do que se esperava (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Nos testes, percebemos que a bateria, assim como a tela, é de má qualidade. O aparelho passa a impressão de sempre precisar estar na tomada. Em stand-by, sem uso nenhum, ao fim do expediente de trabalho ele já estará completamente sem bateria (levando em consideração que ele fique conectado em uma rede Wi-Fi, sincronizando e-mails, redes sociais, etc). Com o Wi-Fi desligado, usando ele apenas para leitura ocasional, é possível que a bateria aguente um dia inteiro.

Portanto, ao levá-lo para alguma área externa, com a intenção de usá-lo por algumas horas antes de voltar para casa, lembre-se de levar uma bateria extra ou manter o carregador em mãos - e se prepare para caçar alguma tomada.

Ficha técnica

CPU Infotmic iMAPx210 1Ghz
RAM DDR2 256 MB
Android 2.3
Câmera 0,3 megapixels
Capacidade 4 GB
Conectividade Wi-Fi b/g/n
Entrada externa para cabo de rede e modem 3G
Leitor de cartão microSD (max 32 GB)
Formatos de áudio MP3, WAV, WMA, AAC
Formatos de vídeo 1080p AVI, RM, RMVB, MKV, WMV, MOV, MP4, MPEG, ASF, 3GP
Formatos de foto JPEG, BMP, GIF, PNG, TIFF
Áudio Caixas de som estéreo e microfone embutido
Flash Sim, versão 10.1

 .

Nota TechTudo

NOTA tt
4.0
Design
4
Desempenho
3
Custo-benefí­cio
5

Prós

  • * Muito barato;
  • * Abre diversos arquivo;
  • * Gráfico básico, mas bom.

Contras

  • * Péssima tela resistiva;
  • * Sistema travado;
  • * Pouca bateria.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Benedito Barbosa
    2013-05-27T09:23:12  

    O mercado tá cheio destes com marcas conhecidas é só encomendar que eles vem da china com sua marca carimbada ,seria interessante lista-los para que o consumidor desinformado não compre "gato por lebre" pois muitos são vendidos em lojas famosas,aquelas que te dizem:compre!,compre!,compre!

    recentes

    populares

    • Benedito Barbosa
      2013-05-27T09:23:12  

      Os tablets da Sansung também são fabricados na China meu chapa.

  • Gabriel Nascimento
    2013-11-21T16:55:25

    Comprem tablet da Evertek (GENESIS), vale muito a pena. É barato e atende a todas as nossas necessidades.

  • Aline Santos
    2013-05-27T11:30:05  

    Após muita pesquisa comprei o tablet da Genesis 7220S2, estou muito satisfeita com o tablet, tem um excelente desempenho, a bateria dura muito mesmo eu utilizando com jogos e navegação na internet. Estou muito satisfeita.

    recentes

    populares

    • Aline Santos
      2013-05-27T11:30:05  

      Eu tb gostei dele, é um ótimo aparelho o ruim é que a Tv digital só funciona com acesso a internet

  • Leonardo Costa
    2013-05-27T11:52:40  

    Sinceramente, tablet bom é iPad...

    recentes

    populares

    • Leonardo Costa
      2013-05-27T11:52:40  

      Tablet bom é tablet que funciona como o esperado, independente da marca ou modelo, se funciona e atende a necessidade então é bom.

  • Sergio Santanna
    2013-05-27T10:49:31

    Tenho um Titan Mid 7010, com Android 4.0, processador "dual-cortex" de 1 Ghz e 1 Ghz de Ram e 8 de SD interno (o que deixa a memória interna com 1 Ghz...). Pelo menos o meu tem umas três horas de autonomia com o wi-fi ligado, e o dia inteiro sem wi-fi e sem forçar a amizade...

  • Caio Silva
    2013-05-27T10:34:19

    Esse tablete realmente me pareceu muito bom... Acho que vou comprar 10!!

  • Paulo Moreira
    2013-05-27T11:32:09

    hei, façam um reviewdo m787, parece ser um produto bem melhor. é muito semelhante ao genesis 7200

  • Luis Carlos
    2013-05-27T11:10:53

    Gostaria que fosse feito um do Genesis GT 1240 - É um otimo tablet, mas tem o porém de custar 530 reais...

  • Marcelo Alves
    2013-05-27T10:55:30

    das marcas baratas, o melhor é os da genesis, esse modelo da foston ai que fizeram review é um lixo, tem outros da propria foston mais novos e melhores