Jogos de raciocínio

NOTA tt
7.0

Review Freaky Forms

Chegou a hora de jogadores do 3DS demonstrarem a criatividade com FreakyForms: Your Creations, Alive. Na verdade, não é de hoje que o compartilhamento de conteúdo criado pelo usuário é a menina dos olhos de algumas produtoras de games...

Pedro Giglio
por
em

Nome: Freaky Forms: Your Creations, Alive!
Gênero: Customização / Plataforma
Produtora: Asobism / Nintendo
Sistema: 3DS (eShop)  

Freakyforms: You Creations Alive! (Foto: Divulgação)Freakyforms: You Creations Alive! (Foto: Divulgação)

Chegou a hora de jogadores do 3DS demonstrarem a criatividade com FreakyForms: Your Creations, Alive! Na verdade, não é de hoje que o compartilhamento de conteúdo criado pelo usuário é a menina dos olhos de algumas produtoras de games. São exemplos desse processo a customização de carros para partidas online de Forza Motorsport, ou mesmo algo que tem nesta função a razão de ser, como a criação de fases de LittleBigPlanet.

Não se deixe enganar pelo visual engraçadinho

Produzido pela Asobism, FreakyForms é vendido exclusivamente por download. A ideia parece bem simples: invente criaturas a partir de formas básicas (quadrados, elipses, círculos, semicírculos, triângulos, etc) e controle estes Formees para explorar um mundo que aumenta à medida que mais indivíduos são gerados. O tutorial do jogo também serve para habilitar mais peças, tanto decorativas (mais olhos, narizes e acessórios) quanto funcionais (bocas, asas, pernas, rodas, etc...). Também é possível escolher tons de voz, com hilárias variações de palavras sem pé nem cabeça.

Controle seu Formee com a stylus, faça com que seu bicho estranho caminhe ou voe pelo cenário, em busca de frutas, dinheiro e novos amigos. Isso também pode e deve ser customizado: das cores aos formatos de nuvens e casinhas. Vez por outra, pintam missões das naturezas mais variadas, incluindo comer tantas frutas de certo tipo, entregar um presente a alguém no cenário. A cada fim de rodada, o jogador pode quebrar os ovos obtidos no cenário para ganhar dinheiro e até mesmo kits completos de peças inspiradas em personagens pré-definidos.

Freaky Forms (Foto: Divulgação)Freaky Forms (Foto: Divulgação)

Um mundo de criações bizarras e inesperadas 

Eis aí o grande pulo do gato deste jogo. Digamos que o jogador obtenha as peças que formam o cavalo Whinny. O player pode criar absolutamente o que der na telha com aquele conjunto para deixar o jogo mais personalizado. Há um sistema de compartilhamento de Formees (via código QR ou StreetPass) e isso dá o potencial do jogo ser um laboratório de testes para artistas digitais. No entanto, um grande deslize foi não incluírem suporte ao SpotPass; seria interessante ver o LED aceso, avisando que outra criação chegou.

Verdade seja dita: a dinâmica de jogo  - explorar o mundo, cumprir missões, conhecer Formees - é simples demais, e ela por si só não agradaria tanto aos mais exigentes. Mas o jogo não é apenas a mecânica. É divertido inventar criaturinhas bizarras (felizmente, ainda não esbarrei com nada que remeta à Regra 34, mas é óbvio que alguém já deve ter feito isso), assim como ler os textos divertidos, tirar fotos de realidade aumentada, e por aí vai.

Freakyforms (Foto: Divulgação)Freakyforms (Foto: Divulgação)

Conclusão

FreakyForms é um jogo que tem de tudo para render maravilhas, mas que ao mesmo tempo depende demais da adesão dos jogadores. É divertido inventar os monstrinhos - o editor de personagens e cenários é fácil de usar e, com o tempo, destranca um monte de peças - para vagar em um mundo que cresce à medida que você cria, mas a experiência precisa de massa crítica pra realmente mostrar ao que veio. Enquanto isso, lá vou eu criar Formees esquisitos, dividir com a galera e catar outros na internet...

 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
6
Jogabilidade
6
Diversão
7
Som
7

Prós

  • - Editor de personagens variado
  • - Efeitos sonoros são bem-humorados
  • - Compartilhamento de criações via código QR e StreetPass

Contras

  • - Mecânica um tanto simplória
  • - Cadê o suporte ao SpotPass?
  • - Só engrenará com mais jogadores
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares