Media centers

NOTA tt
8.0

Review FreeAgent Theater+

Ter um bom media player, nos dias de hoje, não requer do consumidor nenhum grande conhecimento em informática. É evidente que é sempre bom saber quais as conexões que você pretende utilizar em sua TV, ou em qual resolução você deseja reproduzir seus vídeos, mas não temos mais a obrigatoriedade de gastar caro para montar um computador para esta ...

Eduardo Moreira
por
em

Ter um bom media player, nos dias de hoje, não requer do consumidor nenhum grande conhecimento em informática. É evidente que é sempre bom saber quais as conexões que você pretende utilizar em sua TV, ou em qual resolução você deseja reproduzir seus vídeos, mas não temos mais a obrigatoriedade de gastar caro para montar um computador para esta finalidade. Só temos que nos preocupar com a comodidade de assistir filmes e séries na própria TV, no conforto do seu sofá.

O media player da Seagate FreeAgent Theater+ é uma dessas opções de media player. O produto é uma atualização do FreeAgent Theater, com algumas melhorias interessantes que podem agradar os usuários que almejam mais opções de entretenimento.

FreeAgent Theater (Foto: Divulgação)FreeAgent Theater+ (Foto: Divulgação)

Acessibilidade

O FreeAgent Theater+ possui telas de menus relativamente simples. Há ícones na tela indicando cada uma das funções e itens do player, facilitando o acesso aos recursos. Alguns menus podem ser mais complicados para os usuários mais novatos, pois possuem itens secundários de opções que exigem o uso das setas do teclado do controle remoto, que à primeira vista, não ficam muito evidentes na tela. Porém, quem já tem uma experiência de uso com os menus de DVDs e players de Blu-ray poderá navegar pelas suas telas com facilidade após um curto período de tempo dedicado ao produto.

Para visualização das pastas de arquivos, o usuário pode escolher os modos de exibição de ícones grandes ou ícones pequenos, ou até em forma de árvore, tornando a identificação de arquivos simples e direta. Além disso, durante a reprodução de arquivos, o usuário pode ter as informações mais importantes mostradas diretamente na tela, como o tempo de reprodução, tempo restante, nome do arquivo, entre outros.

Infelizmente não há como remover, copiar ou alterar arquivos nas pastas salvas do HD, o que incomoda um pouco àqueles usuários que querem ter um controle melhor daquilo que já assistiram.

Conexões

O player da Seagate se destaca por ser compatível com uma grande variedade de TVs, sendo uma opção válida até mesmo para aqueles que não possuem uma TV de LCD ou LED. Ele possui conexões RCA, vídeo-componente, USB, HDMI e uma entrada de rede, usada para acessar o conteúdo online.

As atualizações, comparado ao modelo anterior, são a porta HDMI e a entrada de rede, que oferecem melhorias evidentes na performance do produto. É altamente recomendado a utilização da porta HDMI, justamente por causa da resolução de vídeos suportada pelo produto, com um resultado final de reprodução de áudio e vídeo bem superior. O problema, nesse caso, é que o usuário vai ter que adquirir em separado o cabo HDMI - Pelo menos no modelo enviado para testes, o cabo não estava presente no kit do produto.

FreeAgent Theater  (Foto: Divulgação)FreeAgent Theater+ (Foto: Divulgação)

Conectividade

Um dos grandes trunfos do media playerSeagate FreeAgent Theater+ é a sua capacidade de se conectar à internet e a reprodução de conteúdos online. Com ele, o usuário pode assistir vídeos de serviços como YouTube, Hulu e Netflix. A má notícia é que, dos serviços suportados, apenas o YouTube está habilitado para o Brasil. O Netflix também pode ser acessado por aqui, mas seria necessário que o usuário configurasse sua conexão de internet para que o seu IP fosse "mascarado", uma vez que os serviços do Netflix reconhecem a sua localização. E esse tipo de configuração é pouco acessível para usuários com pouco conhecimento técnico.

Além disso, um problema encontrado durante os testes é que o produto só possui a entrada de rede para se conectar à internet, o que obriga ao usuário a utilizar o produto no local aonde o ponto de rede está. O ideal é que esse media player já contasse com conexão sem fio, tornando o processo mais prático. O problema pode ser minimizado com a utilização de um pequeno conector Wi-Fi USB.

Tipos de arquivos suportados

O produto suporta os formatos mais populares de arquivos de vídeo, como MPEG-1, MPEG-2 (VOB/ISO), MPEG-4 (DivX/XviD), DivX HD. Xvid HD. AVI, MOV, MKV, RMVB, AVC HD, H.264, WMV9 e VC-1. Os principais formatos de áudio também são suportados, como AAC, MP3, ASF, FLAC, WMA, WAV, OGG, entre outros, assim como os formatos de imagens JPEG, BMP, GIF, PNG e TIFF. No caso dos vídeos, ele suporta arquivos nos padrões NTSC e PAL, em resoluções de até 1080i ou 1080p.

O media player também suporta legendas dos tipos SRT e SUB, exibindo essas legendas em um tamanho grande e confortável para leitura. Porém, assim como outros players, ele exibe essa legenda na cor branca, o que pode dificultar a leitura das frases em algumas cenas com tons mais claros. Outro detalhe a ser observado é que o FreeAgent Theater+ tem a vantagem de ajustar automaticamente a imagem do arquivo a ser rodado, de acordo com a resolução que o mesmo foi gerado. No caso dos arquivos em 480p, duas barras laterais em preto são acionadas. Para os arquivos em 720p e 1080p, a imagem fica expandida, sem matrizes ativas (faixas pretas na parte superior e inferior da imagem), aproveitando ao máximo a resolução da tela.

FreeAgent Theater+ (Foto: Divulgação)FreeAgent Theater+ (Foto: Divulgação)

Ficha técnica

Dimensões 18,2 x 17,5 x 3 centímetros
Peso 0,5 kg
Sistema Operacional Firmware própria da Seagate
Rede sim, rede 10/100
Conexões USB 2.0, RGB, RCA, áudio digital e HDMI
Formatos de vídeo MPEG-1, MPEG-2 (VOB/ISO), MPEG-4 (DivX/XviD), DivX HD. Xvid HD. AVI, MOV, MKV, RMVB, AVC HD, H.264, WMV9 e VC-1
Formatos de áudio AAC, MP3, ASF, FLAC, WMA, WAV e OGG
Saída de vídeo 480p/i, 720p, 1080p, 1080i
Itens inclusos Media player Seagate FreeAgent Theater+, controle remoto, cabo RCA, cabo RGB, CDs de instalação para o PC e manuais

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • * Legendas em português.
  • * Conteúdos da internet.
  • * Ajuste de resolução automático.

Contras

  • * Serviços internacionais.
  • * Sem cabo HDMI.
  • * Sem conectividade sem fio.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares