Câmera

NOTA tt
8.0

Review Fujifilm FinePix S2800HD

Neste review da Fujifilm FinePix S2800HD, entenda o motivo de o custo benefício ser o grande destaque deste modelo. Na faixa de R$ 500, a câmera filma em HD, tem zoom óptico de 18x, grande angular de 18 mm e produz imagens com 14 megapixels.

Mariana Coutinho
por
em

Neste review da Fujifilm FinePix S2800HD, entenda o motivo de o custo benefício ser o grande destaque deste modelo. Na faixa de R$ 500, a câmera filma em HD, tem zoom óptico de 18x, grande angular de 18 mm e produz imagens com 14 megapixels. É uma máquina superzoom que captura os detalhes e gera ótimas imagens para impressão. É uma boa opção para quem quer ter bons resultados com baixo custo e fácil manejo. 

Fujifilm FinePix S2800HD  (Foto: Divulgação)Fujifilm FinePix S2800HD vista de frente (Foto: Divulgação)

Design

Um ponto positivo dessa câmera é o design. Pequena e leve, a câmera é de fácil manuseio e também pode ser transportada com facilidade. A tela de LCD de 3 polegadas tem boa qualidade e permite se ter uma boa ideia de como as fotos ficarão. A lente Fujinon ocupa a maior parte da frente da câmera, tendo apenas o logotipo da Fuji acima e o flash retrátil.

Os botões de ligar e de disparo ficam também na parte de cima, assim como o disco que ajusta o modo da câmera. Na parte de trás, temos a tela, um visor e os botões principais de ajuste. Há entrada para tripé na parte inferior e para quatro pilhas alcalinas. As entradas para cartão de memória e ligações externas ficam na parte lateral da câmera, que é ligeiramente abaulada para facilitar o manuseio. Já o microfone da câmera fica na parte lateral.

Fujifilm FinePix S2800HD (Foto: Divulgação)Parte de trás da Fujifilm FinePix S2800HD (Foto: Divulgação)

Usabilidade

Como já mencionado, os modos da câmera podem ser selecionados por meio de um disco na parte superior e as demais funções (flash, visualização, regulagem de contraste e luminosidade, etc) são reguladas por botões na parte traseira do equipamento. O menu nem sempre é intuitivo, mas a câmera oferece inúmeros recursos de regulagem automática e manual. Em determinados modos, você pode mexer em recursos como velocidade, exposição e abertura.

O zoom é controlado no próprio botão de disparo, que tem um dispositivo que, manejado para a direita, aumenta a proximidade com o objeto a ser fotografado. Para focar, o usuário deve dar um toque leve no botão de disparo e então apertar mais para realmente tirar a foto.

Qualidade das fotos e dos vídeos

A S2800HD pode servir bem tanto a usuários iniciantes como àqueles que já tem um maior domínio.  A câmera da Fuji faz fotos em alta resolução e tira boas macrofotografias, além de ter função panorâmica, em que combina três fotografias sequenciais. A função panorâmica é de fácil manejo para usuários iniciantes e produz resultado razoáveis, embora as fotos nem sempre sejam combinadas perfeitamente.

A maior diferença da Fujifilm S2800 para o modelo anterior (S1800) é o sensor de 14 megapixels, já que o da S1800 atingia 12 megapixels. A câmera filma em HD com resolução de 1280 x 720. A única desvantagem é que ela capta o ruído produzido pelo zoom ótico durante a filmagem. A dica é sempre ajustar o zoom antes de começar a filmar e tentar não modificá-lo durante a filmagem.

A S2800 possui função de dupla estabilização de imagem, que combina a estabilização por desvio do sensor e a estabilização digital. Ela conta também com um sistema de foco que segue objetos em movimento.

Fujifilm FinePix S2800HD (Foto: Divulgação)Fujifilm FinePix S2800HD vista de cima (Foto: Divulgação)

Recursos

A câmera apresenta reconhecimento de cena e detecção de sorrisos. Há recursos para ajustar contraste, brilho, e você também pode “bater branco” e ajustar a luz de acordo com um elemento branco da cena. Outra vantagem  é a entrada HDMI que permite a conexão direta com aparelhos televisores de alta definição. A câmera possui também entrada para cartão de memória SD, já que são apenas 23 MB de memória interna. Normalmente o equipamento já vem com um cartão de 2 GB ou 4 GB, dependendo do pacote da compra.

O que vem na caixa

Além do cartão de memória, a câmera vem com cabo USB e HDMI, manual, cordinha, proteção para a lente e CD com softwares para Windows. Ela não vem com nenhuma bolsa de proteção, nem com as quatro pilhas alcalinas necessárias.

Veja abaixo algumas fotos tiradas com a Fujifilm S2800HD:

angra (Foto: angra)Angra dos Reis, Rio de Janeiro (Foto: Mariana Coutinho)
SD1 (Foto: SD1)Niterói, Rio de Janeiro (Foto: Mariana Coutinho)
  •  
Tipo Câmera superzoom
Resolução 14 megapixels
Tela LCD 3 polegadas
Zoom ótico 18x
Zoom digital 6,3x
Tipo de sensor CCD
ISO Auto / Auto(400) / Auto(800) / Equivalente a ISO 64 / 100 / 200 / 400 / 800 / 1600 / 3200* / 6400
Estabilizador ótico Sim
Detecção de rostos Sim
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MP4 (H.264)
Cartão de memória SD
Conexões USB, HDMI
Peso 341 g
Dimensões 11 x 7 x 8 cm
Itens inclusos Câmera, cabo USB e HDMI, cordinha de proteção, CD com softwares para Windows e manuais

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Baixo custo;
  • * FIlma em HD;
  • * Presença de entrada HDMI;

Contras

  • * Modo panorâmico ruim;
  • * Ruído do zoom em filmagens;
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Szalyga
    2016-06-09T15:23:41  

    Quanta informação útil! Nem tamanho do sensor e abertura do diafragma disseram!

    recentes

    populares

    • Thiago Szalyga
      2016-06-09T15:23:41  

      Esta câmera tem entrada para microfone?