Publicidade

Por Marlon Câmara; Por TechTudo

TechTudo

O Galaxy K Zoom é um smartphone da Samsung que tem praticamente uma câmera digital compacta em sua traseira. O aparelho, que chama a atenção justamente pelo design, também se destaca por ser um celular Android com especificações bem interessantes, na faixa de preço de R$ 1,7 mil. Confira o review do K Zoom e veja se vale apostar no curioso modelo.

Galaxy K Zoom tem uma tela de 5 polegadas (Foto: Marlon Câmara / TechTudo) — Foto: TechTudo

De frente, o smartphone não deixa dúvidas: é um modelo atual da Samsung, com um desenho bem semelhante ao do Galaxy S5. A grande diferença, porém, está na lateral e principalmente na traseira do dispositivo, que conta com uma lente retrátil que "domina" o espaço de trás e deixa o corpo muito mais grosso. Assim, o K Zoom se mostra um aparelho mais robusto que o S5, mesmo tendo uma tela menor (4,8 polegadas contra 5,1).

Além disso, o peso do Galaxy K Zoom é exagerado, já que ele tem 200g. A medida é bem maior até que aparelhos "gigantes", como o foblet Galaxy Note 3, que tem tela de 5,7 polegadas e pesa apenas 167g.

Samsung Galaxy K Zoom tem um design diferenciado e uma lateral "gordinha" (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

O acabamento do dispositivo, pelo menos, é relativamente bem feito. O plástico na parte de trás tem diversos pontinhos e uma aparência cintilante, o que dá um efeito interessante. Já na frente ele também conta com pequenas "bolinhas" que evitam que sua pintura seja chapada. O modelo está disponível em branco, cinza e azul.

Assim, por mais que impressione pelo seu "formato de câmera" e tenha um visual parecido com o dos demais smartphones da linha Galaxy, o K Zoom acaba sendo um modelo bem desconfortável de usar. No bolso, fica protuberante e pesado, enquanto na mão e no rosto parece um celular "tijolão". Além disso, pela presença da câmera grande e pesada atrás, fica a impressão de que com qualquer pequena queda o aparelho quebre de forma grave.

Samsung Galaxy K Zoom tem uma tela de 5 polegadas (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mesmo sendo um modelo mais focado em fotografias, o K Zoom tem especificações de respeito e uma performance à altura. Para começar, ele é um hexa-core (ou seja, tem seis núcleos para processamento), ainda que divida seu desempenho entre dois processadores, um dual-core de 1,7 Ghz e outro quad-core de 1,3 Ghz, além de 2 GB de RAM. O aparelho roda leve e rápido, como um verdadeiro top de linha.

Durante os testes, mesmo com jogos mais pesados, diversos aplicativos abertos e a memória totalmente cheia, o smartphone não pareceu mostrar que estava "cansado": se manteve em pé o tempo todo, sem travamentos ou engasgos. Seu desempenho, porém, é bem aquém se comparado lado a lado com o top de linha Galaxy S5, por exemplo. Embora seja suficiente para um uso "leve", não chega a ter a velocidade de um aparelho tão avançado.

Samsung Galaxy K Zoom tem apenas 8 GB de armazenamento interno (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

O grande ponto negativo na questão das especificações é a baixa capacidade de armazenamento do Galaxy K Zoom. O aparelho vem de fábrica com somente 8 GB disponíveis - sendo que ele tem menos ainda do que isso livre, pois o sistema "pega" boa parte. O fato do smartphone aceitar cartões de memória de até 32 GB atenua o defeito, mas usar microSD nunca é a opção mais prática, até porque o Android tem certas limitações na troca de aplicativos e arquivos entre a memória interna e o cartão.

O modelo vem de fábrica com a versão 4.4.2 KitKat do Android, um sistema bem atualizado e que roda com muita fluidez. O que poderia ser destacado negativamente nesse aspecto é a personalização TouchWiz, padrão da fabricante, que deixa o sistema operacional extremamente colorido - o que é uma questão de gosto, claro - e traz um grande número de aplicativos que não podem ser desinstalados.

Exemplos de aplicativos "chatos" são o Samsung Apps, uma loja de apps da própria companhia sul-coreana, além de demos de jogos como Monopoly, Iron Man, UNO e Little Big City, entre outros, todos pré-instalados e impossíveis de serem apagados. Embora sejam jogos de qualidade, demandam muito espaço na memória e são apenas "demonstrações", requisitando pagamento para que o usuário o tenha por completo.

Galaxy K Zoom tem espessura de 16,6 mm (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

Tratando da qualidade do áudio do telefone, o K Zoom tem um som muito bom durante ligações, sem apresentar problemas. Já o áudio do próprio aparelho, porém, na reprodução de músicas e vídeos, deixa a desejar, sendo muito baixo e "espalhado".

As conectividades do smartphone também são um ponto alto. O dispositivo tem um ótimo desempenho em captar sinal de telefonia e nas conexões com a Internet, tanto por 3G quanto por Wi-Fi. O Bluetooth e o NFC também funcionaram perfeitamente durante os testes. Ficou faltando somente, nessa lista, uma conexão 4G, que já é encontrada em outros aparelhos com essa faixa de preço.

Galaxy K Zoom tem uma lente com performance muito boa (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

A pessoa que quiser investir em um smartphone como este deve estar preocupada com a sua câmera acima de tudo. E, de fato, o modelo tem uma câmera traseira muito boa, com 20,7 megapixels e lentes Samsung de 24 mm. Se comparado a boa parte dos celulares disponíveis no mercado, ele pode impressionar, mas ainda assim não chega a ser um primor nas fotografias.

O grande diferencial da "máquina fotográfica" do K Zoom é, como o nome sugere, seu zoom óptico com ampliação em 10 vezes. A imagem, mesmo muito maior, mantém o mínimo de qualidade, sem distorcer ou "quebrar" demais a fotografia.

O zoom da câmera, somado ao ótimo controle de foco do aparelho - que é impressionante, se for considerar que estamos tirando fotos com um celular Android - fazem com que a câmera seja um destaque. Além disso, a boa saturação e baixo nível de distorção das imagens retratadas garantem o K Zoom como um aparelho próprio para fotografias.

Foco manual do K Zoom permite tirar fotos bem interessantes (Foto: Marlon Câmara / TechTudo) — Foto: TechTudo

O smart ainda traz diversos modos de fotografia, como HDR-  que deixa as fotos mais vivas -, Panorama e Disparo Contínuo. No entanto, ainda que ajudem bastante na hora de fazer boas imagens, são funções encontradas em diversos outros smartphones.

Além disso, não espere tirar fotos excepcionais, como se tivesse uma câmera fotográfica de verdade: em lugares com iluminação baixa, o K Zoom tira fotos apenas medianas, ainda que melhores que a maioria dos smartphones da categoria. Se comparado ao Galaxy S5, por exemplo, as imagens são visivelmente melhores em qualquer condição, mas ficam muito abaixo de aparelhos com câmera "tops", como os da linha Lumia da Nokia.

Em relação aos vídeos, o dispositivo grava em Full HD com bastante qualidade. O áudio, porém, pode deixar a desejar caso o ambiente esteja um pouco mais barulhento. Porém, se o foco for a imagem, o K Zoom provavelmente vai fazer bonito.

Zoom do smartphone da Samsung mantém qualidade e definição de cores (Foto: Marlon Câmara / TechTudo) — Foto: TechTudo

O display de 4,8 polegadas do modelo segue o padrão dos aparelhos mais avançados da Samsung: muito iluminado, com muitas cores e boa resolução. Em questão de especificações, a tela traz densidade de 306 ppi, um valor bem alto, embora abaixo de grandes nomes do mercado - o Galaxy S5, por exemplo, tem 432 ppi. A diferença, porém, só é percebida por usuários que realmente se preocupam com a quantidade de pontinhos que aparecem, porque a qualidade da imagem é bem alta.

A tela ainda traz a proteção Gorilla Glass 3, que promete ser bem resistente a arranhões e pancadas leves. Durante os testes não foi percebido nenhum arranhão ou "machucado", mesmo com uso intenso. O tamanho do display tambem é bem agradável, ideal para ser utilizado no dia a dia, além de ótimo para assistir vídeos e ler conteúdo na Internet.

Samsung Galaxy K Zoom é um aparelho com boas configurações e uma câmera chamativa (Foto: Tainah Tavares/TechTudo) — Foto: TechTudo

Samsung Galaxy K Zoom tem na câmera o grande diferencial (Foto: Marlon Câmara / TechTudo) — Foto: TechTudo

O aparelho tem valor semelhante ao do "louvado" Galaxy S5, que é bem mais completo no geral, com exceção da câmera. Assim, a conclusão é: se você tem necessidade de comprar um smartphone Android que tire fotos com foco semiprofissional, tenha um zoom ótico impressionante e faça realmente imagens de qualidade, o Galaxy K Zoom pode ser a sua escolha mais acertada. Porém, tenha consciência que, pelo menos preço, é possível conseguir modelos superiores em vários quesitos - armazenamento, resolução de tela, design, etc.

Tabela de especificações do Galaxy K Zoom (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

8.6

Design
8
Desempenho
9
Tela
9
Câmera
9
Custo-benefício
8

Prós

  • Desempenho leve e rápido
  • Tela bonita e iluminada
  • Câmera de qualidade
  • Design 'chamativo'

Contras

  • Corpo pesado e desajeitado
  • Pouca memória interna
  • Preço de top de linha
  • Ausência do 4G

Mais do TechTudo