Publicidade

Por Barbara Mannara; Por TechTudo

TechTudo

O Galaxy Tab S é um tablet de excelente qualidade, fabricado pela gigante Samsung, com uma tela Super AMOLED que realmente surpreende. Com brilho e nitidez, além de uma sensibilidade de toque perfeita, o dispositivo não deixa a desejar para os usuários. O tablet que roda sistema Android tem corpo bem fino, com 6,6 mm, e oferece um design elegante.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Tab S está disponível com dois tamanhos de display: 8,4 e 10,5 polegadas. Para começar, um dos maiores destaques do Tab S é a qualidade expressiva da tela e a sensibilidade ao toque. Com cores vivas e brilhantes, o tablet impressiona, além disso, qualquer toque tem resposta imediata.

Assim, não há bugs ou atrasos de resposta para acessar aplicativos ou rolar as páginas. E isso já é um bom avanço perante os dispositivos da concorrência: não é preciso tocar duas vezes para reconhecer o comando. Assistir vídeos, filmes e séries em alta qualidade é bem agradável aos olhos, já que a qualidade do display garante uma boa experiência de uso, com seus 2560 x 1600 pixels.

A resistência da tela também é boa e durante os testes saiu ilesa de arranhões. Como o dispositivo é grande, é normal ficar engordurado ou com marcas de dedos ao longo do tempo de uso, no entanto, com a tela ligada essas marcas são quase imperceptíveis e não atrapalham o uso ou sensibilidade de tela.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

A densidade de pixels de aproximadamente 288 ppi na tela de 10,5 polegadas permite visualizar imagens e textos de forma bem nítidas. Então navegar pela Internet ou ler uma revista virtual é algo bastante confortável, assim como ver fotos e vídeos. 

Para começar, a versão testada de 10,5 polegadas é bem ampla, mas nada que fuja muito dos concorrentes. Então o mesmo vale: não adianta tentar carregar em qualquer bolsa, e apesar de ser bem fino, com apenas 6,6 mm de espessura, o corpo ocupa bastante espaço pelo tamanho do display. Já que ele é fino e grande, a estabilidade durante o uso não é muito boa: com muito tempo de uso é cansativo ficar se equilibrando em segurar o tablet pelas bordas, sendo necessário deixar em uma superfície plana para evitar quedas. 

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

A traseira com pequenas perfurações ajuda a manter um atrito com as mãos durante o uso, e isso ajuda bastante na estabilidade. Navegar com apenas uma das mãos? Nem pensar. Mas essa é uma função para smartphones e foblets, e não para tablets. Sobre resistência, ao contraponto que a tela saiu ilesa, a traseira ganhou alguns arranhões facilmente, apenas sendo carregado na bolsa.

O Tab S é bem acabado e elegante, integrando um corpo único com opções de cores em branco e bronze. A versão testada, em bronze, é muito bonita. As laterais tem aspecto de metal escovado, de cor um pouco mais "dourada" do que a traseira. O conjunto estruturado no tablet de botões, tanto laterais quanto de menu frontal, estão harmoniosamente combinados em cores. O bom acabamento não permite que se acumule poeira ou sujeira  em seu corpo, nem nos "ligamentos" laterais. 

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mas um dos maiores problemas durante o uso foi a disposição dos botões: é quase impossível não esbarrar em algum deles durante o uso, seja nos frontais (menu) ou laterais (volume e on/off). O espaço para segurar o tablet é mínimo, com suas bordas finas. Se por um lado isso dá melhor expansão para a tela, por outro dificulta o uso. 

O desempenho do Tab S mostra sua qualidade de top. O dispositivo não trava, mesmo em jogos pesados com Alphalt 8, que já vem pré instalado. Para redes sociais então, como Facebook, Messenger, Google+ e funções mais básicas como Gmail, não há problemas para o uso diário. Além disso, o gadget não esquenta muito, mesmo com horas sequenciais de uso, o que não causa incômodo ao segurar. Integrado com um processador octa-core (quad 1,9 GHz + quad 1,3 GHz) e memória RAM de 3GB o tablet não decepciona neste quesito de desempenho. A memória interna não é das melhores, com 16 GB, principalmente se levarmos em compensação de que ele grava vídeos em Full HD (1080p). Mas a entrada para microSD de até 128 GB compensa essa função.

O sistema operacional é o Android 4.4.2 (Kit Kat) e responde perfeitamente ao padrão do tablet. O Android customizado da Samsung pode não agradar à todos os usuários e apresenta um menu de configurações confuso: não é tão simples encontrar as configurações desejadas. Além disso, ao ser iniciado pela primeira vez, a organização dos itens pode deixar o uso um pouco enrolado também, já que algumas funções estão agrupadas em pastas, ao invés de listados. Mas nada que não possa ser configurado manualmente. No geral, o desempenho foi muito bom durante os testes.

O Tab S está repleto de funcionalidades e um dos principais destaques é o leitor de impressões digitais, que permite o desbloqueio do tablet apenas tocando na parte inferior da tela. O sensor funciona muito bem, reconhecendo rapidamente a digital para destravar o aparelho. Há uma senha numérica de "reserva" para o caso de algum erro. Mas durante os testes, nenhum bug foi encontrado nesse recurso.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

A segunda função interessante é a de Multijanelas, que permite utilizar duas "abas" ao mesmo tempo, lado a lado, dividindo a mesma tela. Isso facilita bastante para quem quer se manter conectado em duas funções ao mesmo tempo, como navegar pelo Facebook enquanto assiste um vídeo no YouTube, por exemplo.

Multijanelas do Samsung Galaxy Tab S (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

A conexão com TV (WatchOn) já incluída na configuração do tablet é uma boa ferramenta de integração. Para quem não conhece, o recurso permite que o usuário controle a TV (seja aberta ou por assinatura) por meio do tablet como "controle remoto universal". Assim, é possível alterar volume, canal, ver programação e muito mais. Uma praticidade para quem perde o controle remoto pela casa: não precisa se preocupar com ele enquanto estiver utilizando o gadget. Já o "Modo Infantil" permite que seus filhos joguem e naveguem pela internet em um ambiente virtual seguro.

O tablet já oferece diversos aplicativos instalados para utilização do usuário, então basta ligar e usar. Algumas redes sociais e mensageiros não estão incluídos, como o Facebook ou o WhatsApp, mas nada que o Google Play Store não oferece para baixar.

O tablet tem três botões físicos: na parte frontal está o menu e na lateral superior estão os botões de liga/desliga e controle de volume. Além deles, são oferecidos dois sensíveis ao toque: um com função de troca de janelas/configurações e outro de "voltar".

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

Já as entradas de cartão SIM, microSD e micro USB, para conectar o cabo de carregamento e conexão com o computador, ficam localizadas na lateral direita. As duas primeiras tem uma tampinha protetora, o que ajuda na hora de não acumular poeira, já que na maior parte os cartões não precisarão ser removidos continuamente. 

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

A entrada de fone de ouvido fica perto de uma das saídas de áudio, na lateral esquerda. A outra caixa de som fica na lateral oposta, e isso proporciona um som bem projetado, com volume satisfatório e ambientado. Assim, é possível ver filmes e séries sem problemas com o áudio. É possível perceber que as entradas e conexões estão "espalhadas" pelo gadget, para deixar tudo mais equilibrado no design.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Tab S oferece conectividade para cartão SIM de operadoras. Ou seja, é possível utilizar recursos do celular, como fazer ligações, usar WhatsApp e se conectar com a Internet móvel. Além disso, estão inclusas conectividades como Bluetooth, controle remoto universal, GPS, Wi-Fi, 3G e 4G.

Bons sensores localizados na parte frontal podem ajudar no dia a dia: é possível, por exemplo, tirar screenshot da tela apenas passando a mão no display, ou silenciar/pausar músicas e vídeos cobrindo a tela com a mão. O recurso Side Sync 3.0, que também integra o Tab S, permite que o usuário sincronize o smartphone para interagir, atender e fazer ligações na tela do tablet.

Na luz do dia a câmera de 8 megapixels do Tab S registra belas fotos, mas isso não é grande novidades nos dispositivos mais avançados. Em luz de ambientes internos, a qualidade também é boa e a velocidade de foco se mantém rápida. Já em imagens noturnas, as coisas não são tão simples: as imagens ficam granuladas com facilidade e há mais dificuldade de manter uma estabilização na hora do clique.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

O flash LED ajuda para objetos próximos mas não tem muita extensão de alcance. Quanto à gravação de vídeos, a filmagem em resolução Full HD (1080p) garante bastante qualidade. Sobre os recursos, o tablet têm funcionalidades para edição de fotos, aplicação de filtros, compartilhamento e muito mais.

Para registrar fotos, dentre as funções, há ajustes de luz, HDR, regulagem pelo ambiente, marcas de localização, temporizador e fotos contínuas. A câmera frontal de 2,1 megapixels não foge muito do padrão: para registrar fotos "selfie" a qualidade não é muito boa, mas para videochamadas funciona bem.

Samsung Tab S Review (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

A bateria é uma boa surpresa nos dias atuais, nos quais a maior parte dos usuários levam o carregador do gadget na bolsa. A carga do Tab S com poderosos 7900 mAh dura dois dias, com uso mais frequente e chega a aguentar quase três dias com uso moderado à leve, como acessar redes sociais e navegar na Internet. E isso facilita bastante para quem precisa usar o dispositivo na faculdade ou trabalho, sem precisar se preocupar em encontrar uma tomada por perto.

O Tab S está disponível no mercado brasileiro pelo preço médio de R$ 1.750 na versão com tela de 10,5 polegadas e por R$ 1.530, com display de 8,4 polegadas.  Então, encontrar o tablet para comprar não é um problema, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.

O Galaxy Tab S da Samsung é um tablet de excelente qualidade, com hardware potente. O preço não é dos mais baratos, mas vale a pena se você procura um dispositivo com desempenho superior, para baixar jogos mais pesados ou assistir vídeos em FULL HD. A tela realmente impressiona, com brilho e cores vivas e qualidade de reprodução. O sistema não tem travamentos ou bugs durante o uso, com interface fluida. Então, se quer investir em um produto mais caro para funções além de ver redes sociais, o Galaxy Tab S vale bastante a pena. 

Tabela de configurações do Galaxy Tab S (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

9.2

Design
9
Desempenho
10
Tela
10
Câmera
8
Custo-benefício
9

Prós

  • Tela de qualidade
  • Leve e fino
  • Design elegante

Contras

  • Posicionamento dos botões

Mais do TechTudo