Além de auxiliar no trânsito, indicando os melhores caminhos e atalhos alternativos, o Garmin nüvi 1410, um bom GPS para se ter ao lado como co-piloto, ainda dá a opção de rotas mais econômicas, isto é, as que gastam menos combustível.
Visual
Simples, mas com uma atraente tela de 5 polegadas, sensível ao toque, o dispositivo tem uma interface agradável e de fácil utilização.
Desenvolvido numa cor que predomina o preto, sendo um preto mais brilhante na parte da frente, o corpo do aparelho conta com cantos arredondados. Na parte detrás, que é emborrachada, fica o conector miniUSB.

Os botões do display são grandes e de acionamento satisfatório. Os menus são intuitivos e os mapas, que contam com a ilustração de um carro no centro, não confundem e cumprem bem a função de orientar. Nada leve, o GPS pesa 221 gramas.
Funcionalidades
O Garmin nüvi 1410 permite navegação completa por 495 cidades, embora o número de cidades identificadas seja de 1.259.
Além de contar com Bluetooth e um altofalante que, por meio da função Text-to-speech, fala os nomes das ruas, o nüvi 1410 faz marcações de velocidades e distâncias precisas e, ainda, identifica de que lado está o destino do usuário. A voz do altofalante, apesar de alta, tem sotaque lusitano e, às veze, parece um robô falando.
Um recurso do aparelho que merece destaque é o modo de direção EcoRoute, cuja função é calcular a emissão de gás carbônico, segundo o tipo de carro e combustível usado, orientando ao motorista qual trajeto é mais econõmico. Há 660 mil pontos de interesses incluídos, tais como hospitais, restaurants, postos de gasoline, entre outros.
Para um GPS de sua categoria, o Garmin nüvi 1410, no entanro, peca feio por não catolagar radares. Em nossos testes, o desempenho do nüvi 1410 foi muito bom e apresentou sinal estável por muito tempo.
Bateria e armazenamento
Longe da alimentação, em nossos testes, o aparelho aguentou cerca de 150 minutos – uma marcação muito boa para um GPS nüvi. O dispositivo conta com 2 GB memória interna, expansível para cartões SD ou SDHC.