Jogos de ação

NOTA tt
7.5

Review Gears of War: Ultimate Edition

Confira a análise completa da remasterização de um dos maiores clássicos do Xbox 360.

Murilo Molina
por
em

Gears of War: Ultimate Edition é a versão remasterizada do jogo de tiro em terceira pessoa lançado originalmente para Xbox 360 e PC. Com gráficos remodelados e novidades no modo online, o game é um prato cheio para os aficionados pela franquia de ação. Confira a análise completa do game para Xbox One a seguir:

Xbox One: confira os piores games lançados para o console

A onda de jogos "reformulados" parece ter tomado conta da atual geração, e, como um dos nomes de maior peso do Xbox 360, era difícil imaginar que Gears of War fosse ficar de fora da festa. A poucos meses de completar 10 anos, o título faz seu retorno triunfal na versão Ultimate Edition.

Gears of War: Ultimate Edition (Foto: Divulgação/Microsoft)Gears of War: Ultimate Edition celebra o sucesso da franquia (Foto: Divulgação/Microsoft)

Lançado para Xbox One e com versão para PC anunciada, o jogo tem como missão revitalizar o já clássico shooter da Epic, considerado um dos grandes games da geração passada.

Diferentemente de outras remasterizações, como Halo: The Master Chief Collection e Uncharted: The Nathan Drake Collection, Ultimate Edition conta apenas com o primeiro título da franquia da Epic, e deixa de fora os populares Gears of War 2, Gears of War 3 e Gears of War: Judgement, todos exclusivos do Xbox 360.

A escolha por incluir somente um jogo é contestável e tira parte do valor do lançamento, que poderia ser uma verdadeira homenagem à franquia. Apesar disso, todos os outros games da saga serão disponibilizados gratuitamente via retrocompatibilidade para aqueles que comprarem Ultimate Edition até o final de 2015.

Memorável campanha está de volta em Ultimate Edition (Foto: Divulgação/Microsoft)Gears of War: memorável campanha está de volta em Ultimate Edition (Foto: Divulgação/Microsoft)


Veterano em forma

É possível reparar nas primeiras novidades já no menu inicial do título. Totalmente remodelada, a tela apresenta visual mais moderno e simples, o que remete a Gears of War 3. Há a possibilidade de selecionar entre campanha principal, modo multiplayer, configurações e série de extras, como quadrinhos e artes conceituais.

Grande estrela do jogo, a campanha individual está presente de forma quase intocada. Durante a jogatina, os usuários controlarão Marcus Fenix e enfrentarão hordas intermináveis dos Locust.

Game também conta com mapas de Gears of War 3 (Foto: Divulgação/Microsoft)Ultimate Edition conta com mapas de Gears of War 3 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Mesmo com quase 10 anos, o modo parece surpreendentemente fresco - apesar de algumas mecânicas que entregam a idade do game. Geralmente, é fácil curtir a campanha sem grandes incômodos, mesmo para jogadores no primeiro contato com o título.

Outra excelente função que retorna em Ultimate Edition é a campanha completa para mais de uma pessoa, seja no mesmo console (tela dividida) ou online (pela Xbox Live). A experiência é divertida, recompensadora e rende conquistas adicionais.

Upgrade merecido

Alvo das mudanças mais radicais do game, o multiplayer chega para matar saudade dos fãs do primeiro jogo da franquia. Isso sem se esquecer das outras versões, também bem sucedidas quando o assunto é partida online.

Novos gráficos são um dos atrativos (Foto: Divulgação/Microsoft)Gears of War: Ultimate Edition: novos gráficos são um dos atrativos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Em vez de replicar o modo visto no game de estreia, a desenvolvedora resolveu incorporar elementos de Gears of War 3. Entre as adições estão mapas exclusivos e ajustes na jogabilidade, que deixaram o título mais leve e fluido. Mecânicas modernas, como marcação de inimigos no mapa, também ajudam a tornar as partidas mais atuais.

Apesar das novidades, o modo online requer dedicação e atenção dos jogadores, pois é muito mais tático e cadenciado do que títulos como Call of Duty e Halo. A experiência pode não ser exatamente divertida para novatos, mas é de fácil adaptação.

Cicatrizes da guerra

Os gráficos estão entre os aspectos mais importantes do jogo, e não chegam a decepcionar - nem impressionar - os apaixonados pela saga. Em Full HD e 60 fps, o visual é agradável, mas denuncia a idade do game em diversos momentos.

Mesmo com texturas em alta definição e novos efeitos de iluminação, é impossível não perceber a modelagem datada dos personagens. Isso, é claro, sem falar nas animações limitadas, especialmente quando comparadas a títulos contemporâneos.

Dublagem em português do Brasil estreia no título (Foto: Divulgação/Microsoft)Gears of War: Ultimate Edition: título tem dublagem em português do Brasil (Foto: Divulgação/Microsoft)

No geral, o esforço é válido, mas, com o anúncio de Gears of War na retrocompatibilidade do Xbox One, é válido se perguntar até que ponto a remasterização valeu a pena. A grata surpresa, pelo menos, foi a inclusão da dublagem em português do Brasil, que não existia no versão original do game. As vozes caíram bem nos personagens, e fazem um bom trabalho em transmitir o clima tenso das batalhas.

Conclusão

Gears of War: Ultimate Edition é uma boa opção para relembrar o clássico, ou experimentar as aventuras de Marcus Fenix pela primeira vez. Com novidades bacanas no multiplayer, gráficos decentes e a memorável campanha que deu início à franquia, o título peca por não seguir o exemplo de Halo e incluir outros títulos da série com os retoques.

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo! 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
6
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
7

Prós

  • Campanha para dois jogadores
  • Novidades no multiplayer
  • Dublagem em português
  • Conteúdo adicional

Contras

  • Gráficos datados
  • Ausência de outros jogos da franquia
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jamila Freitas
    2016-11-11T12:32:16

    Qual o melhor? Gears of war 4 ou o ultimate edition??

  • Ricardo17
    2015-09-23T14:31:00  

    Faltou modo horda, fui seco achando que teria...

    recentes

    populares

    • Ricardo17
      2015-09-23T14:31:00  

      Ao q tudo indica, em breve teremos outra vez o modo Horda...

  • Ale502
    2015-09-21T09:22:49

    ''contras: Ausência de outros jogos da franquia''... a análise é da versão resmasterizada ou da saga??